Por que não consigo um timbre legal

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao
Tinha uns Hiwatt que uma época eram bastante elogiados, inclusive o canal drive deles.
Ia citar esses. Um amigo meu tinha o G100r de 100w e é muito bom tanto o drive (2 modos) quanto o clean que me surpreendeu.
Tem um modelo de 50w, o G50r acha uns usados por aí.

Eu tive um Tagima Tube 50r valvulado, vendi por R$1000 pra pegar outro, novo... se achar um desses Tagima, eu recomendo!!!

Greenwood
Veterano
# jul/14
· votar


Pedroviski

Tem um ampli maravilhoso: o Fender Frontman de 25 w. É transistorizado, mas soa muito bem!

E troca a tua Ibanez!!! Eu iria de Squier modelo Tele.

Estou sugerindo com pleno conhecimento de causa.

Iversonfr
Veterano
# jul/14
· votar


william_1985
minha guita tem emg 81/85

Desperdício demais gastar com dois captadores desses e plugar num amp com falante de 6''! Vende esses captadores que não estão tendo utilidade mesmo e pega um amplificador decente. Nunca que voce vai conseguir som bom desse jeito aí.

SkyHawk
Membro
# jul/14
· votar


Cara eu sou mais prático do que isso de falar para comprar isso, vender aquilo, etc, etc, etc.

Na real faz o melhor que conseguir com o que vc tem !!!! Vou dar um exemplo: tem um amp de US$ 40,00 ( só quarenta dólares !!!! e até de US$ 30,00 usado !!!) com falante de 5 polegadas e que funciona a pilha que é ducaralho !!! O amp é uma lenda e se chama Pignose 7 - 100. É amp de estúdio nos EUA, e muita coisa do rock que vc já ouviu foi gravada com ele. Puta timbre, claro que não é de ensaio (volume baixo e não é feito para isso) mas já vi um ampzinho desses microfonado fazer um som alto pra porra !em um show até grande !!!

Tem limão faz limonada, a turma do rock clássico nunca teve dinheiro nem grandes recursos no inicio, fuzz verdadeiro é cone rasgado de amp fudido. Os amps eram velhos, pequenos e estragados e hoje nego gasta fortunas para tentar tirar o mesmo timbre com mil equipos.

Eu tento (e muitas vezes consigo) timbrar qualquer coisa, tenho uma cigar box guitar que faço cantar alto com 3 cordas enferrujadas e um captador piezo de US$ 1,00 ( UM DÓLAR !!!) acho que meia dúzia custa 5 dólares !!! O nut e a ponte são dois parafusos e rola um blues animal com a danada.

Tenho um microfone de gaita que eu fiz com a lata vazia de sopa Campbell de tomate e modéstia a parte ficou muito style !!!! Timbre bacana demais !!!!

Em volume baixo qualquer amp pode te dar um som limpo minimamente aceitável e o resto do timbre vc constrói sobre ele, o maior erro das pessoas é meter ganho no amp de saída.... Aprende-se a timbrar a partir de um som CLEAN !!!! Esquece esse negócio de drive de valvulado, saturação do power !!! Isso um dia fará sentido (ou talves nunca venha a sentir falta) tem muito guitarrista famoso que só usa transistorizado !!!

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


william_1985
Pedroviski
Só guitarra reaper e vsts:

https://www.youtube.com/watch?v=GU39V6WnFYk

O problema de vcs é saber timbrar.

SkyHawk
Membro
# jul/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Velhinho, terminei meu post acima e não resisti, tive que fazer para provar que dá... Olha o que eu fiz, segue a fórmula do timbre:

Iphone rodando AmpKit+
Amp American Rebel (simulação de Fender Hot Rod Deluxe)
Volume 6
Drive 7,4
Bass 6,1
Mid 6,6
Treble 6,5

Noise Gate
Threshold 1,7
Decay 1,4

Sonic Edge Tumbleweed (compressor)
Boost 6,0
Gain 5,0
Sustain 8,0
Boost Mode California
Compressor On
Boost On

Rocktron Cottonmouth Fuzz
Bite 7,9
Low 6,5
Mid 6,0
Spit 7,5
Strike 8,9
Venon 7,1
Level 4

D-Delay
Effect Level 5,0
Feedback 2,5
Delay 5,0
Spread 8,5
Mode 200-800 ms

Simulação de gabinete e microfone desligada pois estava com o Pignose timbrando o speaker.

Guitarra SX 62
Captador da ponte single coil Duncan Design SC-101 alnico (chinês)
Cabo Santo Angelo Ninja P10-P10 até a interface.

Interface de Audio JamUp da Apogee ligando no 30 pinos do iPhone (entrada digital)

Saida do iphone para ampzinho com falante de 5 polegadas com cabinho P2-P10 handmade de 3 metros

Amplificador
Pignose 7 - 100
Volume em 4 horas
Meio centímetro ou menos de abertura do gabinete para o falante respirar

Resultado: Modéstia a parte ficou muito bom !!! Para quem não acredita que é possível timbrar High Gain com volumes ridiculamente baixos em amps minusculos !!!

Depois para ganhar volume microfonei o Pignose (agora sim com equipos mais caros pois não tem nada haver com timbre e sim com potência)

Sure SM57
Posição colado no centro do falante
Joguei na mesa com um pouco de ganho no pré
Volume do canal 0db

Saida da Mesa para um PA de 300 watts RMS
Com falante de 15"

Resultado som alto pra cacete e timbre sensacional com um iphone, um amp a pilha com falante de 5 polegadas e uma interface de mão.

Detalhe importante: para estudo no quarto o volume do Pignose sozinho é perfeitamente suficiente, baixo porém adequado para fechar a porta e tocar a vontade sem incomodar ninguém.

william_1985
Veterano
# jul/14 · Editado por: william_1985
· votar


Iversonfr

Cara minha guitarra ja veio com esses caps comprei usada de um amigo, ele estava se desfazendo de suas coisas e me vendeu por 900 a guita + jackhammer

krixzy
Para tocar c meu fone de ouvido, até tiro uns timbres legais misturando o jackhammer c o amplitube, o problema é quando jogo o som pro cubo.

esse som aqui www.youtube.com/watch?v=R2ru2OEMWtY tirei usando distorção da zoom c um ampli padrao do amplitube logo quando comecei a usar o programa, hj em dia ja consigo coisa muito melhor.

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


Pedroviski
vou lhe falar. tenho 35 anos e comecei a aprender aos 25. se eu fosse de uma geração mais recente, investiria em interfaces de audio e faria um curso técnico de som. os programas são da hora, vários timbres e tal, os que rodam em machintosh são os top.

makumbator
Moderador
# jul/14
· votar


INNARELLI
os que rodam em machintosh são os top.

Que nada. Em geral são os mesmos do windows. Uso os dois sistemas e dentro dos programas não há diferenças.

SkyHawk
Membro
# jul/14
· votar


makumbator
Concordo, e os novos do iPad, a saber, BIAS, JamUp Pro e ToneStack, estão tão bons ou até melhores que muita coisa que já rodei no PC e Mac.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


william_1985
Pedroviski
Com R$1500 dá pra pegar um transistorizado legal. Abaixo disso, vale mais a pena quebrar um pouco a cabeça com fones de ouvido e VSTs ou pedaleira com saída para fone.

SkyHawk
Membro
# jul/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


erico.ascencao
Não precisa de fone não, tem muito amp SS com som limpo bom por menos de R$ 600,00, por exemplo o cubo da Roland 20xl usado.

Valvulado todo mundo sonha mas o caminho do timbre não começa por aí.

Minha banda tem 4 cabeçotes de sonho, 1 Orange, 1 Mesa, 1 Soldano e 1 ENGL. Eu tenho em casa um Viralata da Gato Preto e mesmo assim sou fãn do Ipad com seus apps e do Amplitube 3.11 que rodo em um notebook velhinho, que tirei tudo, reduzi ao minimo os efeitos e cores de tela e coloquei mais um pente de memória (agora ele está com maravilhoso 3 mega da RAM !!!! Kkkkkkkkk).

Eu apredi e continuo aprendendo a timbrar com vst, uma infinidade de opções de pedais, amps, gabinetes, microfones, ambiência, posição de mics, modelos de válvulas, prés, transformadores, bias, equalizações, rotas de sinal, mudança de fase, uso de 2 amps diferentes simultaneamente, trilhas no DAW com duas ou mais guitarras com uma no Pan esquerdo e outra no Pan direito com simuladores e cadeias de efeitos totalmente diferente, infinitas posdibilidade de posicionamento de pedais.

Esse laboratório de timbres não tem preço, e quanto mais eu fuço mais eu aprendo e melhor vai ficando a pegada e o som.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


Não acho o fim teu amp. Uma dicas de timbragem:

- plugue a guitarra no amp
- deixe tudo em flat (12hs)
- não mexa nos graves, eles são secundários

Teu amp segue as tendências dos Fender, com médios atenuados.

- abra o médio (corpo da guitarra) até o 6, e balanceie com agudos, eles trazem definição ao som
- deve estar pronto o som clean, aqui entra colocar a pedaleira, e ver as perdas. Isto é comparar o som com ela na cadeia, com a ligação direta. Teste os presets, e anote os que vc gostou. E claro, começar a programação a partir deles.

Agora é contigo.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


SkyHawk

Não seria 3Gb ?

SkyHawk
Membro
# jul/14
· votar


Ismah
Isso, isso, isso !!!! Kkkkkkkk

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


makumbator
meu professor usa pro tools e um que chama logic.

william_1985
Veterano
# jul/14
· votar


Alguem ai sabe de da para usar o amplitube como "cabeçote" ligando direto em uma caixa acustica 1x12?

Ex: Guitarra -> interface usb -> amplitube -> saida interface usb -> caixa, sem passar por um amplificador?

SkyHawk
Membro
# jul/14
· votar


william_1985
Acho que não rola não, vc vai precisar de pelo menos 1 estágio de potência.

Pedroviski
Veterano
# jul/14
· votar


Greenwood
Bah, trocar de guitarra é minha última prioridade, digamos... Tô satisfeito com essa minha, é minha segunda guitarra já.

Mas valeu pela sugestão.

SkyHawk
Isso me lembrou há uns meses atrás, comprei aquele mini amp da Fender, Tonemaster. Era furiosinho até, mas não fiquei muito e logo repassei pra outro (vendi, em outras palavras... Hehehe)

erico.ascencao
Não sei nada sobre esse tipo de amplificador (transistorizado). Pelo que li em uns fóruns, a maioria parecia achar o som inferior ao do valvulado, fora o preço que pareceu ser maior. Bom, não sei, só testando pra ver.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Pedroviski
Procure se informar mais sobre valvulados, suas vantagens e desvantagens, etc. Mas lembre-se que o segredo para um bom timbre é o amplificador, pois é dali que vai sair seu som.

Will Bejar
Veterano
# jul/14
· votar


Acho que a pegada é amplificador. Começar com regulagem tudo flat, e vai mexendo os botõezinhos até achar o som legal. Depois vc testa com pedal e vai se acertando (como já foi dito).

william_1985
Veterano
# jul/14
· votar


Um blackstar HT-1 valvulado de 8 (com saida p caixa) para tocar só em casa é uma boa pedida ou tem que ser 12?

Pedroviski
Veterano
# jul/14
· votar


A pergunta vai ser bem de mirim, mas...

Como faço pra colocar meu amp em flat? Seria ''resetar'' ele, colocar tudo no zero?

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


Pedroviski

Isso não existe em amplificador de guitarra, FLAT response se não me engano é quando o amplificador é fiel ao som de entrada, algo que não existe em amplificação de guitarra, seja qualquer amplificador, um nitrous como um JCM, mas o que você quer, seria colocar o controle de equalização tudo em 5, no meio, depois você vai ajustando o som..

Boa sorte!! Manda ver com seu Equipamento cara, Equipamento não faz musico!!

SkyHawk
Membro
# jul/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Pedroviski
Flat na maioria dos amps é agudo, médio e grave em 5 (ou 12 horas como preferir). Alguns projetos de tonestacks tem outras regulagens flat como por exemplo tudo no 10 (mas isso não é relevante). Parta de tudo no meio, com a guitarra ligada direto no amp, sem pedal, sem drive, sem boost, e acha o melhor som limpo que conseguir calibrando a Eq, essa é a base de seu timbre.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


william_1985
Ah, eu preferiria o HT-5, que tem falante de 12" e 5 W.

Headstock invertido
Veterano
# jul/14 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Pedroviski
Falem o que quiser, mas eu tenho sempre guardada comigo a opinião de que o amplificador é o grande responsável pelo timbre. Digamos que seja algo como:

80% - Amp
10% - Pedais
5% - Captadores
5% - O resto

Considerando, claro, apenas o equipamento e deixando de fora a "pegada" do músico e sua habilidade natural de tirar leite de pedra.

Esse timbre de "caixa de abelha" muito provavelmente vem do preset que está usando na sua pedaleira. Para um amp ter esse som como uma característica "fixa" dele, tem que ser um amp muito (muito mesmo) ruim. E acredito que não seja o caso desse seu Behringerzinho aí.

Tenta pegar uns presets da G2 na net ou vai fuçando você mesmo até chegar a um som que te agrade. Deixe o amp em flat (todos os knobs na metade) e vai mexendo na pedaleira.

Tenho um ampzinho de estudo também, um Marshall MG-10 e como drive utilizo um GDI-21. Consigo, modéstia a parte, um timbre muito legal utilizando apenas eles dois e muita, mas muita paciência.

Enfim, não tem segredo. Quanto mais qualidade você demandar, mais investimento em equipamento deve ser feito. E isso é caro, muito caro.

Ou, caso queira um timbre matador, porém, pra tocar em casa apenas, o caminho é VST.

Como já falaram aí, o mais conceituado e "parrudo" dos mais conhecidos é o Amplitube 3. Recomendo fugir dos Guitar Rig. São até legais, mas a linha Amplitube é superior.

Aliás, o meu preferido é o Amplitube Fender. Ele tem menos ruídos que os demais, mesmo com distorções.

Dá uma olhada em um tópico que fiz sobre ligar a guitarra no PC e como configurar esses VSTs. Qualquer dúvida, pergunta lá.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/

SkyHawk
Membro
# jul/14
· votar


Headstock invertido
Concordo quase que 100%, eu só acho que captador tem uma influência um pouco maior, fora isso vc está certíssimo.

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


Olha o meu timbre de puro VST's, comentem lá.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/316444/

Pedroviski
Veterano
# jul/14
· votar


Falei da potência do meu amp citado, mas não mostrei qual é ele, aqui vão dois vídeos de review com ele:

https://www.youtube.com/watch?v=fbKwD9J4tmg

https://www.youtube.com/watch?v=H47ZvdjP4Qo

Creio que dê pra tirar um som aceitável com ele e minha guitarra,

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que não consigo um timbre legal