Por que não consigo um timbre legal

Autor Mensagem
Pedroviski
Veterano
# jul/14


Toco guitarra há alguns anos já e o timbre sempre foi um dos meus fatores limitantes.

Investi em pouca coisa no quesito equipamentos nesse tempo, realmente é complicado querer se assimilar à David Gilmour, por exemplo, quando estamos bem limitados em relação à aparelhagem.

O que eu tenho é uma guitarra Ibanez 350 DX, um cubinho da Behringer de 15 watts e uma pedaleira G2... Acho que daria pra fazer um sonzinho legal até, mas não sei, não consigo ficar com o mínimo de satisfação, digamos, o som é sempre aquela caixa de abelha, e outro problema é o som da palheta que soa nitidamente no amplificador quando toco as cordas.

Será que tem alguma coisa a fazer com esses equipamentos ou só investindo em pedais?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


Pedroviski
cubinho da Behringer de 15 watts e uma pedaleira G2...
O problema está aqui meu filho...
Abç

SkyHawk
Membro
# jul/14
· votar


Posso falar da minha experiência pessoal, quando comecei a fuçar timbres tinha uma guitarra simples porém honesta, um cubo Onerr e um iphone .... Comprei um iRig e baixei a versão grátis do Amplitube, falando sério dá para conseguir muito som com essas coisas: JamUp, Amplikit+, Amplitube, GuitarTone.

Alguns apps tem versão para android. Se conseguir um iPad aí a coisa fica bem legal. Se tiver um PC, mesmo que simples, bem sequinho, bem configurado, livre de tudo que seja desnecessário, e sem jogos e tranqueiras do tipo, dá para rodar o Amplitube 3, esse sim é ducarai !!!!

Garanto que vc terá um universo de timbres pela frente, eu até hoje não uso pedais analógicos, tenho uma ME-25 que atualmente só uso como interface e monto o timbre todo no PC e no iPad, acho que nunca vou montar um pedalboard e não é por falta de recursos pois meu setup hoje é bem bacana com muita coisa boa tanto em termos de instrumentos, quanto amps e equipos em geral.

Investe seu tempo em setup digital, basta uma interface tipo iRig HD ou Apogee Jam e um PC reciclado e minimamente honesto, ou um dispositivo IOS.

vinibassplayer
Veterano
# jul/14
· votar


como que dá pra fazer um sonzinho legal, se não consegue ficar com o mínimo de satisfação??

Pedroviski
Veterano
# jul/14 · Editado por: Pedroviski
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu há um tempo atrás ganhei um amp da meteoro, Demolidor FWG 50... E confesso que não me empolgou muito, achei o drive fraco... Achei que iria conseguir um timbre legal, mas bem dizer voltei à estaca zero, hehehe.

SkyHawk
Esses dias eu tentei investir no Guitar Rig, instalei todas as parafernalhas, mas nada de rolar o som, coloquei o ASIO4ALL pra tentar eliminar o delay entre o som da guitarra e a saida no note, mas não deu tbm, acabei largando de mão.

Mas esse amplitube não conheço, vou pesquisar, se for mais simples de manusear que o Guitar Rig tá show.

vinibassplayer
O que eu quis dizer é que eu acredito que dê pra fazer um som aceitável com o que tenho, mas por talvez eu ter pouca noção de configurações eu não esteja conseguindo, logo, estou insatisfeito. Mas pode ser que não seja possível mesmo com esses equipamentos.

SkyHawk
Membro
# jul/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Pedroviski
Insiste, estuda, vale a pena ! O Amplitube é melhor que o Guitar Rig, e tem uma versão free com alguns amps, pedais e microfones.

Fuça, usa o Google, pede ajuda, esse é o caminho de todos nós.

JC Back
Veterano
# jul/14
· votar


Pedroviski
Sobre o timbre , seu problema está na escolha do equipamento.
Sua guitarra não casa com o estilo do Daivid Gilmor, Floyd Rose tem sua originalidade por efeitos de alavancas e brincadeiras afins e tende muito a ser uma guitarra um pouco "plástica" de som, você sempre acaba recorrendo a Caps de alta saída para ter um som bacana com elas, e outra as pontes tem que ser Gotoh, essas de fábrica não rolam, mas se seu estila é chegar próximo ao David Gilmor, livre se dela e compre uma Strato ou Tele, vi esses dias num show o caro usar uma tele da marca vintage eu não conhecia me impressionei pelo som e não creio que seja mais de 1500 dilmas, seriam uma opção.....

Quanto ao Amp é somente para estudo mesmo, mas não atrapalharia tanto pois você usa pedaleira e ela simula amps melhores, somente ao vivo com ele não rolaria.

E a pedaleira cara eu já tive uma dessas mas tipo você precisa de um drive mais orgânico pro seu estilo, hoje em dia tem tantos pedais ai true bypass de baixo custo, que te atenderia mais que essa pedaleira a não ser que você use muitos efeitos, mas se for o contrário você vende ela e dá pra comprar uns 3 ou 4 pedais ai entre novos e usados que te atenderiam muito bom e deixariam teu som muito mais característico, veja os Joyo, Nux, Landscape, Furhman, Nig....

Pedais são mais dinâmicos e experimente deixar o amp em Flat (com as regulagens de equalização no meio) pra tentar e utilizar pedais.

O lance do som da palheta só ouvindo mesmo pra saber kkk

raphael.rui
Veterano
# jul/14
· votar


JC Back

Essa tele é a Vintage V52 (se for com relic é a V52 Icon) vi uns reviews dela no youtube, puta guitarra. e é menos de 1500 dilmas mesmo, porem é dificil de achar ela por aí. sou doido pra testar uma e nunca consegui.

krixzy
Veterano
# jul/14 · Editado por: krixzy
· votar


Pedroviski
cubinho da Behringer de 15 watts e uma pedaleira G2...
O problema está aqui meu filho...
Abç


X2

A solução para os seus problemas:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/313727/

JC Back
Floyd Rose tem sua originalidade por efeitos de alavancas e brincadeiras afins e tende muito a ser uma guitarra um pouco "plástica" de som, você sempre acaba recorrendo a Caps de alta saída para ter um som bacana com elas

Nada ver, onde foi que vc leu uma coisa dessas?

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


Pedroviski
Que timbre vc procura? Oq gosta de tocar??

Se falar, "de tudo" ae nao tem como!! Só um amplitube mesmo e MUITA paciencia e SUOR pra começar a tirar timbres BEM BONS desses VSTs...

RenatoSchoen
Veterano
# jul/14
· votar


Pedroviski

Teu equipo realmente não ajuda muito, mas...

Timbre tem muito a ver com pegada. Como tá a sua??

De resto, ou você envereda pelos VSTs ou investe em equipos (R$!!!). Não tem outra solução.

Boa sorte na sua jornada... ela é árdua, porém fascinante.

R. Carvalho
Membro Novato
# jul/14
· votar


Floyd Rose tem sua originalidade por efeitos de alavancas e brincadeiras afins e tende muito a ser uma guitarra um pouco "plástica" de som, você sempre acaba recorrendo a Caps de alta saída para ter um som bacana com elas

wut?

Funeral Doom
Membro Novato
# jul/14
· votar


"....tende muito a ser uma guitarra um pouco "plástica" de som..."

hehe mas o que é isso cara, explica certinho ae!

Iversonfr
Veterano
# jul/14 · Editado por: Iversonfr
· votar


Floyd Rose tem sua originalidade por efeitos de alavancas e brincadeiras afins e tende muito a ser uma guitarra um pouco "plástica" de som, você sempre acaba recorrendo a Caps de alta saída para ter um som bacana com elas

wut? 2

Pedroviski

Como o Mauricio Luiz Bertola e o krixzy falaram teu problema está no ampli. não adianta nada comprar uma guita melhor como alguns sugeriram e plugar num behringer com falante de 8''. Nem uma Custom Shop fica boa nisso aí. Compre pelo menos um ampli melhor com falante de 12'', use o tópico para quem quer comprar amplificador, vai te ajudar bastante.

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JC Back

"compre uma Strato ou Tele"

Ahhhh....esses "conceitos" de Internet são de efeitos devastadores!

- Solo de Another Brick On The Wall Pt 2 - Gilmour fez com uma Gibson Les Paul.
- Música toda "This Heaven" - Do álbum solo do David Gilmour, com Gibson Les Paul.

Gilmour timbra qualquer guitarra. Já declarou que seu único problema com as Les Pauls é que ele não se adapta ergonomicamente. Nada a ver com o som!



ogner
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
Eu queria ver como ele se viraria com uma Ibanez dessa do tópico!!
Seria bem educativo/didatico...Ou não...
ahuehauhuehuae!!!

\o/

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ogner

Cara, uma vez toquei numa parecida (Ibanez alguma coisa) e não achei ruim não. Não é meu estilo, mas não diria que é uma guitarra ruim.

Gilmour, por sua posição, há muito tempo só põe a mão em coisas top. Mas, não me surpreenderia de ver ele timbrar uma guita dessas não. Quem sabe sabe....hehehe.

Ó ele sem Strato de novo!



ogner
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
Minha primeira guitarra "boa" foi uma Ibanez de entrada dos 90's, acho que era a linha EZ 350 , nao me lembro bem, talvez EX mesmo.... Eu timbrava uma maravilha com minha pedaleira digitech!!! hauheuhua!!

Oq importava era distorção, compressão e delay!!! Tipo, mal relar nas cordas e sair som de trovão, hehehe...Meu timbre limpo dava inveja a qualquer teclado..aheuhuahue!!

Pedroviski
Veterano
# jul/14 · Editado por: Pedroviski
· votar


JC Back
Na verdade usei o David Gilmour apenas como exemplo de quando a gente deseja um timbre semelhante a um guitarrista quando se tem um equipamento precário, é querer fazer milagre quase, hehehe.

RenatoSchoen
Eu já me considero com uma pegada boa... mas na minha situação acho que não tem jeito, creio que até EVH ia se aperta uaehuaheahue

Pelo que percebo nos comentários o limitante seria o amplificador mesmo... E qual seria o indicado? Teria algum valvulado a preço acessível?

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


Pedroviski
acredito que dê pra fazer um som aceitável com o que tenho, mas por talvez eu ter pouca noção de configurações eu não esteja conseguindo, logo, estou insatisfeito. Mas pode ser que não seja possível mesmo com esses equipamentos.

Timbrar é uma arte para poucos. Levei 3 meses pra arrancar com acordes, e mais de 5 anos pra aprender a timbrar.

Arranquei com um guitarra (EGS216), que me acompanha até hoje, e com um Vox Pathfinder 10. E um tempo depois uma Zoom G1N - saudades ficaram.

Até eu me entender com ele e tudo mais, foram 5 anos. A cada pedal novo, precisava começar quase que do zero a timbragem.

A dois meses comprei o valvulado. Pensava que era plug and play. Pensava. Levei mais de mês tentando tirar algum som que me agradasse dele - o que mais me complicou é que como é um amp de baixo, o médio já responde como agudo.

Terça cheguei em algo definitivo. Ontem me mudei pra Chapecó/SC, e ele ficou pra trás :'(.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Pedroviski
O pessoal apontou pra você dois caminhos a seguir: VSTs ou uma melhoria no "set de verdade". Vou dar uns pitacos na segunda vertente pois é mais a minha praia.

Ao contrário da maioria, eu acho sim que a sua guitarra é versátil, por ter humbuckers e singles e uma ponte tremolo pra umas alavacadinhas básicas. Se os humbuckers tiverem 4 condutores, providencie uma ligação com push-pull pra splitá-los e você terá uns timbres de single coil no braço e na ponte que serão bem satisfatórios.

O mais importante no set é o amplificador. Aqui vale aquela máxima: melhor uma guitarra chumbrega num bom amplificador do que uma guitarra boa num amplificador chumbrega. De uma forma ou de outra você vai cair no mundo dos valvulados. Os primeiros aspectos que você vai precisar pesquisar são: qual a sua necessidade em termos de potência, utilização de pedais de drive em conjunto ou não, utilização de drive do amplificador ou não e loop de efeitos. Se você acertar na compra de um bom amplificador você terá grandes chances de se satisfazer timbristicamente.

Quanto à pedaleira, se for pra usar só os efeitos de modulação e delay, está de bom tamanho. Pra os drives eu já torço o nariz, prefiro umas latinhas ou um drive de amplificador valvulado.

cafe_com_leite
Veterano
# jul/14
· votar


Eu consigo timbre aceitável até com a minha g1. Um pouco mais de vontade pra fuçar e tu consegue melhores timbres.

Pedroviski
Veterano
# jul/14 · Editado por: Pedroviski
· votar


Ismah
De fato, quando a gente não se contenta com o timbre que está ''facilmente ao nosso alcance'', tem que ralar pra encontar o som desejado. Até hoje ainda não consegui.

erico.ascencao
Bueno, eu sou um músico ''caseiro'', não exigo muita potência, mas gostaria de um drive legal pra conseguir tocar um Van Halen ao menos.

Eu comentei acima que tenho também um amp da Meteoro, modelo Demolidor FWG-50.. Falei que não tava satisfeito com o drive dele, agora, achei um video aqui dum review desse amplificador, me impressionei com a qualidade de som que é apresentada no vídeo, acho que vou ter que destrinchar o amp pra tentar encontrar um som semelhante:

https://www.youtube.com/watch?v=jrfp0ezbHOA

Isso seria falta minha de conhecimento pra manusear o aparelho ou méritos do guitarrista do vídeo? Hehehe

EDIT: no início do video tá descrito que ele usou uma placa de áudio Line 6, seria isso um dos motivos do timbre legal?

RenatoSchoen
Veterano
# jul/14
· votar


Pedroviski

Olha, se você prefere investir num amplificador, a primeira pergunta é: Quanto está disposto a gastar???

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Pedroviski
Um Blackstar HT-5 seria uma ótima pedida, tem um drive moderno bem na onda de um Van Halen da vida. Valvulado de 5 W é o suficiente pra tocar em casa.

Pedroviski
Veterano
# jul/14
· votar


RenatoSchoen
Bah, seria no máximo uns mil conto.

erico.ascencao
Os Blackstar sempre ouço falar bem... Mas pelo que pesquisei esse modelo, a faixa de preço pra mim tá inviável no momento kkk

RenatoSchoen
Veterano
# jul/14
· votar


Pedroviski

Por esse valor indico o Fender Vibro Champ XD. Tenho um e recomendo pra quem quer ótimo timbre e não precisa de muita potência .

Pesquise no forum de amplificadores que tem bastante informação sobre ele. Tá meio difícil de achar pra vender... se quiser me mande uma MP que te dou mais informações.

Boa sorte.

glpkeys
Membro Novato
# jul/14
· votar


É a caixa tinha que ser um pouco melhor, a pedaleira também , mas com essa pedaleira da pra se virar, mas a caixa... Tem que ser melhor.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Pedroviski
Então parte pra um transistorizado com falante de 12" e com mais de 50 W. Tinha uns Hiwatt que uma época eram bastante elogiados, inclusive o canal drive deles.

william_1985
Veterano
# jul/14
· votar


estou no mesmo barco, tenho um cubo giannini g6, um pedal jackhammer e uma zoom g1u, minha guita tem emg 81/85, não tem combinação q fique boa (amplitube, amplitube + jackhammer) rs como só toco em casa, um valvulado fica fora do orçamento e qualquer transistorizado q pesquiso aqui no forum falam q é ruim, fica dificil kkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que não consigo um timbre legal