Maneira correta de guardar sua guitarra na bag

Autor Mensagem
Batistata
Veterano
# jul/14


Bom galera ! Usei a busca mas não achei nada que tirasse minha dúvida . Então é o seguinte : sabemos que devemos sempre ao usar , limpar o instrumento , tirar o suor das cordas e etc.. mas ai que vem uma dúvida : Para melhor conservação das cordas , devo guardar o instrumento da bag e fechá-la completamente ( não deixando o ar entrar ) ou devo deixar o zíper um pouquinho aberto para que o instrumento possa '' respirar '' ??
Essa é minha dúvida e garanto que muitos outros guitarristas devem estar com essa dúvida e as vezes pode ate esta guardando seu instrumento de forma incorreta . Obrigado !

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


Batistata
Hehehe, fechando ou deixando aberto o ziper, te GARANTO que continuara fluxo de "ar" dentro...

Limpar as cordas depois de tocar ( apesar deu nao fazer isso ) ja esta de bom tamanho.

Desencana disso!!!

:)

GAT621988
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: GAT621988
· votar


Batistata
Olá!
Se Há Um Mecanismo De Abertura E Fechamento (Zíper), É Óbvio Que Deva Ser Utilizado Em Sua Totalidade, Ou Seja, Totalmente Fechado.
Este É Mais Um Tópico Probatório Sobre O Que Ex-Membros Comentam.
Obrigado!

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


Batistata

Eu obtive melhores resultados deixando meu case um tempo aberto antes de fechar com a guitarra. Por mais q vc limpe seu instrumento sempre fica um pouquinho de umidade nele, e se vc fechar imediatamente apos tocar essa umidade irá ficar armazenada no instrumento.

Penso q o ideal é q haja um equilíbrio entre a umidade interna e externa. Sendo assim, eu limpo minha guitarra, coloco ela no case e deixo ele aberto por uns 15 minutos antes de fechar para q possa evaporar o restante do suor...

LeandroP
Moderador
# jul/14
· votar


Acho isso puro preciosismo.

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


puro preciosismo [2]

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


GAT621988
Este É Mais Um Tópico Probatório Sobre O Que Ex-Membros Comentam.
Demorou para se juntar a eles!

Batistata
Sua preocupação tem lógica (madeira x umidade, etc.), mas é infundada, pois não exige tanto cuidado (é preciosismo, como disseram). No começo eu era muito preocupado com minha guitarra também, ainda mais por ser semiacústica. Hoje geralmente largo jogada em cima da bag com o cabo ainda plugado, ou dentro da bag guardada em um armário, já não limpo as cordas... e ela está muito bem :)

Tem uma técnica que é infalível: quanto mais tempo fora da bag, no seu colo ou pendurada no seu ombro, melhor soa o instrumento.

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


LeandroP
T. Forge

Cara tudo depende da quantidade de suor das suas mãos, eu tenho hiperidrose nas mãos, então ha dias q eu molho até o chão do local onde estou tocando....

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


GAT621988
Olá!
Se Há Um Mecanismo De Abertura E Fechamento (Zíper), É Óbvio Que Deva Ser Utilizado Em Sua Totalidade, Ou Seja, Totalmente Fechado.
Este É Mais Um Tópico Probatório Sobre O Que Ex-Membros Comentam.
Obrigado!


Cara, porque você escreve de forma tão mecânica? Você não fala português e está usando algum programa tradutor? Me parece que você usa uma maquina pra digitar.

Luis A.
Se o problema é suor basta limpar as cordas com uma flanela umedecida com álcool.

Estou apostando uma jujuba que óleo de peroba protege as cordas contra ferrugem, recentemente dei uma boa hidratada na guitarra e a escala ficou bem úmida, isso acabou deixando as cordas com um pouco o óleo, e o resultado é que já faz um bom tempo e as cordas ainda não oxidaram.

geronimo.correa
Veterano
# jul/14
· votar


Luis A.
Cara tudo depende da quantidade de suor das suas mãos, eu tenho hiperidrose nas mãos, então ha dias q eu molho até o chão do local onde estou tocando....

Cara, eu também tenho... houve uma época que passava até wd40 nas cordas hauaha hoje desencanei, após tocar, passo uma flanela (seca, sem nada) por cima e por baixo das cordas e atrás do braço e guardo no bag / case. Te digo que as minhas cordas nunca duraram tanto. Abs!

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


geronimo.correa

Corda pra mim ja nao é problema desde q comecei a usar elixir, mas ja tive de trocar só a ponte 3 vezes por causa de ferrugem....

Batistata
Veterano
# jul/14
· votar


Ahh sim galera ! Vou fazer que nem o Luis A. disse , manter um equilíbrio entre a guitarra e a bag ! Estou totalmente cuidadoso com minha guitarra rsrs . Tagima T735 ! Guitarra muito show galera

Spect
Veterano
# jul/14 · Editado por: Spect
· votar


Batistata
Ahh sim galera ! Vou fazer que nem o Luis A. disse , manter um equilíbrio entre a guitarra e a bag ! Estou totalmente cuidadoso com minha guitarra rsrs . Tagima T735 ! Guitarra muito show galera

Cara, eu entendo que por ser uma guitarra nova você queira tomar o máximo de cuidado, mas não precisa disso. Se isso importasse, seria prejudicial tirar a guitarra do case/bag simplesmente num dia de chuva, por exemplo. Não tem a mínima necessidade disso, ainda mais pelo fato de que o verniz da sua guitarra é PU, que sela muito bem.

Só passar uma flanela nas rodas é o suficiente já.

Luis A.
Corda pra mim ja nao é problema desde q comecei a usar elixir, mas ja tive de trocar só a ponte 3 vezes por causa de ferrugem....

O chato de Elixir é que elas enganam, pois oxidam só nas partes que ficam em contato com os trastes. Tem que sempre prestar um pouco de atenção nisso, para não ficar tocando com esses pontos oxidados que destroem os trastes.

Slash_1989
Veterano
# jul/14
· votar


devo guardar o instrumento da bag e fechá-la completamente ( não deixando o ar entrar ) ou devo deixar o zíper um pouquinho aberto para que o instrumento possa '' respirar '' ??

Quando a gente acha que ja não tem mais nada pra se perguntar, me aparece alguém com uma dessas.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/14
· votar


vish galera, relaxa uheuheuhe.

Minha Squier ja ficou meses encostada na parede pegando pó. ja ficou meses no bag. ficou meses em uma caixa de papelão. comprei ela em 99,mas pelo numero de serie, ela foi feita em 96. A caixa estava lacrada, e quando abri vi umas manchas de ferrugem no plug....dalhe bombril e kaol, ta até hoje saindo som e o braço não esta empenado. Mas claro que recomendo cuidar, não tive o melhor cuidado com ela sempre.

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/14
· votar


falando nisso, alguem tem a sensação que hardcases estilo fender deixam as cordas secas?

sempre que troco as cordas da minha strato e guardo no hardcase no dia seguinte as cordas estão asperas, sem aquela lubrificação,não necessariamente enferrujadas, quando guardo em bag ou mesmo deixo fora isso não acontece.

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


rhoadsvsvai

Eu transpiro MUITO nas mãos, e lendo a respeito de cuidados em outros instrumentos, vi essa ideia de deixar o instrumento um tempo no case aberto para evaporar o restante da umidade (msm apos passar um pano)

Talvez vc esteja fechando o case com o instrumento ainda úmido, eu particularmente obtive resultados melhores depois q passei a esperar para fechar o case....

JeGuitar
Veterano
# jul/14
· votar


provavelmente jimmy hendrix fazia esse processo de conservação de suas stratos entre uma dose e outra de lsd

SuicideGuy
Membro
# jul/14
· votar


Digam o que disserem, mas eu já tive uma Les Paul que ficou trancada em um softcase por pouco mais de um ano e pra minha surpresa as cordas ainda estavam zero bala. Em contra partida tive outra guitarra que ficava em um suporte (nessa época eu não toquei nenhuma das guitarras pois tinha parado de tocar completamente) e as cordas causariam sério ferimento por tétano a qualquer um que tentasse tocar.
Creio que não basta só limpar as cordas após tocar como alguns disseram não. Deixa a menina totalmente trancada se tiver como.

OBS: As duas guitarras estavam equipadas com as mesmas cordas e sempre eram trocadas as cordas ao mesmo tempo. Quando comprava corda pra uma, automaticamente já trocava a da outra junto.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Preciosismo por preciosismo, tire o escorpião do bolso e compre cordas Elixir que duram bem mais que as convencionais. Eu deixo minhas guitarras em suporte no quarto e as Elixir duram 4 meses fácil sem oxidar nem perder timbre. Já cheguei a deixar por 6 meses e nada de oxidação, mas o timbre começou a ficar mais frouxo.

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


Por sete anos case/bag só me serviu pra tirar a guitarra de casa para show/ensaio. Enquanto estava em casa, era pedestal, parede ou cama.

Não vou dizer que isso é correto, pois nesses anos ela sofreu muito e hoje a ponte, as tarraxas, a chave e os parafusos estão em um estado deplorável.

Cordas eu tinha que trocar a cada 3 semanas, praticamente. Ou ficavam um nojo de tão oxidadas.

Acho que é preciso dosar. É óbvio que é bem recomendável que se guarde a guitarra em um bag ou case enquanto não tiver usando, assim como qualquer outro objeto que tenha partes delicadas e sensíveis à "erosões".

O "preciosismo" entra quando começa a se estabelecer regras milimétricas (to até com medo de usar esse termo aqui agora) pra isso. Basta limpar, guardar e pronto, simples assim. A guitarra não é feita de titânio, mas também não é de isopor.

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


erico.ascencao
em suporte no quarto e as Elixir duram 4 meses fácil sem oxidar

Cara, isso é verídico mesmo? Qual Elixir especificamente e qual o calibre? Isso seria uma grande mão na roda pra mim.

Atualmente uso SG .010. O jogo custa em torno de 17 reais, mas tenho que trocar, como disse, a cada 3 semanas. Se cuidar bem, troco a cada mês, mas mesmo assim ainda tenho que amargar uma semaninha com as cordas bem velhas.

Se essa elixir durar mesmo quatro meses, seriam pelo menos 4 jogos SG. Ou seja, se a Elixir custar até 68 reais em média, já vale a pena pela comodidade de não precisar ficar trocando.

Sei lá, me parece tão surreal as cordas durarem meses assim sem oxidar.

A única vez que testemunhei isso foi quando coloquei cordas São Gonçalo de violão na minha Les Paul. Foi quase um ano sem o mínimo sinal de oxidação. Troquei por causa do timbre, mas se deixasse acho que estariam até hoje como novas.

Natanael_DM
Veterano
# jul/14
· votar


Cara, isso é verídico mesmo? Qual Elixir especificamente e qual o calibre?
T. Forge, é sério sim. Duram meses. Pra mim também tem funcionado muito bem. Nos últimos anos tenho usado
essa aqui.

o/

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


T. Forge
Elixir duram muito, é fato, algo em torno de 3x, 4x mais que cordas normais.
Não uso pois me agrada mais o timbre das Ernie Ball, D'addario Chrome e mesmo as GHS, mas as Elixir são boas também.

coloquei cordas São Gonçalo de violão na minha Les Paul. Foi quase um ano sem o mínimo sinal de oxidação
Não era santo Expedito? hehe

estabelecer regras milimétricas
Tem trauma de padrões de medida? Milímetros podem ser enormes, ainda mais se falamos de espessura de cordas... ;)

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao
elixir realmente é a que mais dura, comigo dura 2 semanas /suor de porco

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


T. Forge
Cara, isso é verídico mesmo? Qual Elixir especificamente e qual o calibre? Isso seria uma grande mão na roda pra mim.
Verídico, por experiência própria. Uso as Nanoweb 0,009-0,042 e 0,010-0,046. Após 4 meses de uso, deixando as guitarras na estante e tocando em média 1 hora por semana com cada uma, a única coisa que acontece é um "descamamento" das cordas na região da palhetada e um início de oxidação no ponto onde as cordas encostam nos trastes. Após 6 meses esta pequena oxidação começa a ficar mais incômoda (principalmente ao executar bends) e a minha unha começa a desgastar mais também (sim, não uso palheta, uso unha grande mesmo).

Compro sempre encordoamentos no Strings by Mail. Mesmo com o frete e o imposto de importação, comprando um único encordoamento fica mais barato do que comprar aqui no Brasil.

daimon blackfire
Membro Novato
# jul/14
· votar


quanto custa em média um jogo de cordas elixir? Se dura muito, vou comprar, difícil é achar por aqui. Só tem geanini, nig e dadario.

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


Natanael_DM
Boa. FBlues_rock

Não era santo Expedito? hehe

Agora fiquei na dúvida rsrs.

erico.ascencao
Boa, man. Vou testá-las então. Isso é muito bom.

T. Forge
Membro Novato
# jul/14
· votar


erico.ascencao
Compro sempre encordoamentos no Strings by Mail. Mesmo com o frete e o imposto de importação, comprando um único encordoamento fica mais barato do que comprar aqui no Brasil.

A Nanoweb 10-52 (híbrido que uso) está 60 reais aqui já com frete (42 sem frete). Quanto sai mais ou menos, em reais, já com frete, uma nesse site? E a entrega? Demora muito?

Thyago_Trajano
Veterano
# jul/14
· votar


Eu passo silicone, ao terminar de usar! minhas cordas duram MUITO tempo, e as vezes nem mesmo guardo na bag!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Maneira correta de guardar sua guitarra na bag