Não é uma semi-acustica Top é apenas uma Strinberg lespaul- Som Clean!

    Autor Mensagem
    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Alex guitar man


    Não quero comparar essa guitarra com outras, o titulo é propositalmente pra chamar o atenção do ARTCHOPeiros mesmo :)

    Eu exploro a muito tempo o som dessa guitarra, afinal, não tenho outra, e fico muito admirado com seu som Maraviolhoso (pra uma guitarra de 600 reais) , seu clean perfeito, então queria a Avaliação de vocês sobre esse som que gosto tanto.

    Comecei tocando a base junto com o cap do braço, logo depois ja fiz um sonzinho, pra tentar mostrar o som, logo em seguida fechei o tone e coloquei o captador do braço e ponte e ja voltei ao normal... só pra mostrar mesmo..

    Galera, não avaliem por favor o meu improviso, não sei tocar esse tipo de musica, e não deu muito certo....

    O som é a simulação de um Fender com volume quase estourando (to sem o microfone se não microfonava meu fender porque o som é muito melhor!)

    Bom tai, só não vale ouvir sem fone em!!!

    http://www.4shared.com/mp3/lhmCr3jRce/solo.html?

    Filippo14
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Podia ser mais scooped, na minha opinião ahahahah. Achei o timbre bom, pelo custo da guitarra. Assim, é complicado julgar as coisas, mas uma guitarra "profissional" em um amp top soa melhor, pelo menos para o meu gosto. Vale lembrar que a "melhora" de timbre não é proporcional ao preço das guitarras, acho que da para dizer que enquanto o preço sobe linearmente, a qualidade sobe de forma logarítmica, é um exemplo tosco, mas acho que cabe aqui.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Filippo14

    que bom que gostou, rsrs, eu queria mostrar o que essa guitarrinha era capaz de fazer em suas limitações..

    Filippo14
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Agora que eu vi que é uma lespa!!! Achei que era uma strato, scooped o cacete ahahhaha. Ela podia ter mais peso, os médios estão legais ahahaha.

    Mudanças grandes para guitarras caras é a definição, corpo do timbre, sustain. Com uma boa regulagem o timbre fica bacana com uma guitarra decente.

    Abração e boa timbragem

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Filippo14

    Repara no final lixo que eu deixei que bato um acorde e ele sou por mais de 10 segundos hehe, e tava ligada em linha, ou seja NADA de feedback! hehe

    Frankie
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Frankie
    · votar


    Upa no SoundCloud aê pra gente.
    Os captadores da minha Strinberg CLP79 são de uma semi-acustica da Strinberg, até que gosto do clean deles.

    MMI
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Mandou bem!

    Pelo que entendi, você não queria som de archtop... Porque daí não enganaria nem um pouco. Um dos segredos das archtop é que elas não tem esses agudos nem o sustain, por isso são boas sequências dissonantes, não sustentam, então pode-se colocar um atrás do outro.

    Em todo caso, vale lembrar que a Les Paul foi uma guitarra desenhada para jazz. O Les Paul, que era um representante famoso do estilo, deu seu nome, deu ideias, ajudou o desenvolvimento, mas não foi seguido por muitos guitarristas. Não fez sucesso e saiu de linha, não vendia, ninguém queria saber. Uma das razões foi esse timbre que falta ressonância das hollowbody (antes de mais nada, a mim me agrada, acho legal!), com muito sustain, mais brilhante. Depois ela voltou à linha muito mais com a turma do rock e hoje se toca de tudo com todos os tipos de guitarra.

    Seu timbre realmente funcionou, sua pegada idem. De fato hoje em dia é surpreendente que guitarras baratas consigam fazer isso. Provavelmente você não conheceu as puro-sangue Tonante e Jennifer da vida... kkkkk

    Filippo14

    Mudanças grandes para guitarras caras é a definição, corpo do timbre, sustain.

    Mais que isso, tem uma complexidade de timbre, talvez menos reforços de frequências. Mas em gravação engana, se mistura bastante.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    MMI


    Pelo que entendi, você não queria som de archtop... Porque daí não enganaria nem um pouco.

    Hehe, não mesmo kk

    por isso são boas sequências dissonantes


    Pode me explicar mais um pouquinho?

    Seu timbre realmente funcionou, sua pegada idem.

    O timbre sim, agora a pegada acho que não mesmo, nesse tipo de som, sou totalmente inexperiente, só toquei consigui fazer isso porque ando ouvindo muito esse tipo de musica

    Provavelmente você não conheceu as puro-sangue Tonante e Jennifer da vida

    Não, mas ouvi falar sobre finder em tremendões rsrs


    MMI

    Olha esse timbre (de onde veio a inspiração)

    https://www.youtube.com/watch?v=HH8vjxFIUC4

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Agora a gente apelou. Tens uma Stringberg também...

    INNARELLI
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man
    vc tem o guitar pro 6?

    MMI
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    O timbre sim, agora a pegada acho que não mesmo, nesse tipo de som, sou totalmente inexperiente, só toquei consigui fazer isso porque ando ouvindo muito esse tipo de musica

    Bom... Se você for comparar com Les Paul, Joe Pass etc. não mesmo, passou longe. Mas para quem disse: "não avaliem por favor o meu improviso, não sei tocar esse tipo de musica, e não deu muito certo...", acho que deu certo, teve uma pegada satisfatória. Tem méritos, especialmente ao dar a cara a tapa numa praia que não domina, achei legal sim, fazendo concessões, óbvio. :)

    Pode me explicar mais um pouquinho?

    Imagina um violão, esse com certeza você conhece bem o som. Imagine um som mais abafado, com um peteleco a mais de sustain. A grosso modo esse é o som de uma archtop. Inclusive, já tive a oportunidade de testar uma daquelas excelentes archtops, tampo maciço, bem construída, mas com cordas roundwound normais de guitarra. Daria para enganar, passando por violão, dependendo do que se tocasse e metendo um microfone na frente. Mas eu (e muita gente) prefiro cordas lisas, flatwound. Diga-se de passagem, esse é um dos segredos do som dos Beatles, Yardbirds e muitos outros da década de 60, especialmente do início, já que não se dispunha de roundwound, o que tinha eram as Thomastik-Infeld flatwound na Europa, nos EUA começava a aparecer roundwound.

    De toda forma, experimente pegar sua guitarra sólida com distorção e fazer uma sequência cromática de acordes dissonantes, sem abafar. Fica feio pra caramba, porque a sustentação vai sobrepor o acorde seguinte (que sozinho já é carregado de sobretons e harmônicos), acabando por parecer um acordo com as 12 notas, embolado. O menor sustain das guitarras jazz joga a favor disso, porque ao tocar um acorde dissonante, ele já está morrendo para vir outro na sequência!

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    MMI

    Ah! entendi agora!!

    Mas esse som característico das artchtop é ocasionando somente pelo corpo?


    O menor sustain das guitarras jazz joga a favor disso, porque ao tocar um acorde dissonante, ele já está morrendo para vir outro na sequência!


    Isso chega ocorrer nas semi-acusticas?


    Se você tiver ao poder umas matérias sobre essas guitarras (pode ser em ingles mesmo) poderia manda um link pra mim?

    Ismah
    Tambem tem? rsrs



    INNARELLI

    Tenho não, porque?

    MMI
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Mas esse som característico das artchtop é ocasionando somente pelo corpo?

    Sim. Um pouco pelas cordas flatwound, mas isso você pode colocar em qualquer guitarra. A grande diferença é o corpo mesmo.

    Isso chega ocorrer nas semi-acusticas?

    Sim, é um meio termo. Se você pensar em termos de energia, quanto mais a energia vibratória vira som (ressonância da guitarra desplugada), mais energia é dissipada e menos sustenta o som. Indo mais longe, quanto quanto mais uniforme essa vibração, menos energia do sistema é dissipada, esse é o segredo das grandes guitarras, vintages, etc.

    Que tipo de matérias? Tem um monte...

    clebergf
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: clebergf
    · votar


    Alex guitar man

    Mto bacana cara.
    Curti o som, improvisou bem com uma pegada mto legal...

    Achei o timbre mto bom, Les Paul é Les Paul, toca-se de tudo com ela...:D
    O MMI já matou a pau tudo que poderia ser falado sobre timbres e afins... xD

    só toquei consigui fazer isso porque ando ouvindo muito esse tipo de musica
    Mas a pegada é essa msm, as notas são as mesmas para todos os estilos, ouvindo a linguagem característica de cada é que vai fazer soar de uma forma ou outra...

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    MMI

    Obrigado pela explicação cara :)

    Materias sobre o timbre, captadores usados (vejo muito hambucker e P90) etc rsrs


    Brigado mais uma vez..
    clebergf

    Valeu cara :D Hehe eu defendo o uso de uma guitarra certa pra um estilo certo...

    MMI
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Bom, vou tentar lembrar algo mais acessível. Mas logo de cara, lembro de livros:

    Acquired of the Angels - Paul William Schimidt

    Making an Archtop Guitar - Robert Benedetto

    e um dos mais legais, Blue Guitar.

    clebergf
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: clebergf
    · votar


    Alex guitar man

    Com certeza alguns estilos são marcados por alguns timbres característicos, mas a Les Paul é uma das mais versáteis na minha opinião.
    Hoje não tenho nenhuma LP, tenho apenas uma semi e uma archtop que é exatamente o que preciso para o que eu gosto de tocar...

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Com certeza alguns estilos são marcados por alguns timbres característicos, mas a Les Paul é uma das mais versáteis na minha opinião.

    Tem razão, é mesmo, por mais que eu não queira admitir ela é usada em tudo quanto é estilo musical, mas não é uma guitarra tão versátil na minha opinião.

    Isso me fez lembra a ES 345 hehe

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man[

    Tbm uma Strinberg mas não LP.

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Alex guitar man
    o titulo é propositalmente pra chamar o atenção do ARTCHOPeiros mesmo
    No meu caso, inicialmente, saiu pela culatra. Ouvi logo que postou, mas não comentei pois achei o timbre ruim, magro, nada do "warm" de uma semiacustica e/ou archtop.
    Como disse para eu vir comentar, reli e superei o lapso de analfabetismo funcional (ler mas não conseguir interpretar) e vi que se tratava da avaliação de uma LP, sem tentar reproduzir o timbre das archtops. Aí sim! hehe
    O timbre está mesmo bom, ainda mais se considerado o custo da guitarra. Mas o que mais gostei comento abaixo.

    Maraviolhoso (pra uma guitarra de 600 reais) , seu clean perfeito
    Menos, Alex, menos... kkkkkkkkk
    De guitarras de valor mais baixo, o timbre da Vintage AF me agradou mais, porém deve custar o dobro da sua, então se tiver apertado de grana, fez um bom negócio com a que tem.

    não avaliem por favor o meu improviso
    Essa foi justamente a melhor parte, o que é ótimo, pois de nada adianta o melhor instrumento na mão de quem não sabe tocar. Já você, com uma guitarra "modesta" mas que "cumpre o que promete", conseguiu tirar um timbre bom e tocou muito bem, ainda mais para um gênero musical que disse estar pouco familiarizado. Parabéns!

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    FBlues_rock

    Acho que realmente deixei o objetivo confuso, rsrs, que bom que gostou!!

    Olha a minha inspiração aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=HH8vjxFIUC4

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    MMI

    Quanto mais madeira (e oca?) menos sustain e maior ressonância?

    JoaoAgs1
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    O Pride and Joy é você tocando?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    JoaoAgs1

    Hã? AH?? na conta do 4shared? não sou eu, é o proprio SRV tocando com sua stratocaster no seu TS

    MMI
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Quanto mais madeira (e oca?) menos sustain e maior ressonância?

    Entenda, sustain e ressonância são opostos.

    Se fosse um sistema perfeito, daqueles da física básica, ao aplicar uma energia vibratória nas cordas ela iria vibrar indefinidamente - ter sustain infinito. Por que não? Ao aplicar uma força vibratória nas cordas, elas vão transferir ao corpo com a mesma energia, claro que pela diferença de massa a corda vibra mais intensamente. Então quanto mais massa tiver o sistema de fixação das cordas, maior o sustain. A corda não vai ficar vibrando infinitamente porque haverá resistência do ar, aquecimento da corda e do corpo (mínimo, mas há, o que significa que parte da energia vira calor), o magnetismo dos captadores vai puxar as cordas em algum grau, etc. Só que se a energia vibratória é transformada em energia sonora, ou seja ressonância, parte da energia da sustentação está indo embora para virar som. Então um corpo ressonante está transformando a energia que seria da sustentação em som, sendo características opostas.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    MMI

    Ah sim! Agora entendi certinho! Nas guitarras solidas, pela grande quantidade de massa (madeira solida) sustentacao é maior, devido ao fato de nao transformar a eneria mecanica das cordas em energia sonora, ja que ocorre o posto quando possui uma caixa de ressonancia onde ira tranformar a energia vibratoria das cordas em som, perdendo assim o sustain, isso me fez entender porque faz diferenca nas semi-acustica como 335!

    MMI
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Dá uma olhada... Essa guitarra é uma archtop super moderna, feita pelo Ken Parker. Mas o som é de archtop, que no caso está desplugada, mas podia estar plugada com um som um pouco diferente, mas de características próximas.

    Video

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não é uma semi-acustica Top é apenas uma Strinberg lespaul- Som Clean!