O desconforto de uma Gibson Les Paul adeus (um desabafo)

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Acho que você não entendeu... O Lindy Fralin desses custom talvez seja o mais famoso, por isso um ou outro até compra os básicos para vender. Mesmo assim, é quase impossível se achar em prateleira. Pelo jeito você não achou em prateleira, você achou no eBay, o que é bem diferente. Entrar numa loja e pegar na prateleira um é bem difícil, eu só vi 2 lojas na minha vida oferecendo e olhe que eu já entrei em muuuuuita loja. De qualquer forma, a Proguitarshop que o nichendrix falou, tem 1 set à disposição hoje. Então na internet é fácil achar, Lollar nem tanto (não tem lá), mas na prateleira é difícil. Lollar só vi uma vez em prateleira, numa lojinha muito especial.

O Cassias é talvez o luthier de guitarras com melhor formação, que mais estudou, do país. Se atualmente não for o melhor, no mínimo está entre os 3 melhores do Brasil.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


MMI
É tudo "força de expressão", uso o termo prateleira como sinônimo "pronta entrega". É o que você disse, ainda sim são poucos que vendem na net. Lollar parece que só compra direta.

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Toquei em uma tele esse mês q se nao me engano foi o Cassias q fez, fiquei impressionado com a qualidade e principalmente o acabamento....

MMI

Ainda hoje vou enviar um email para o fabricante e ver oq ele tem a dizer...

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock
Para guitarras, o João Cassias e o Felipe Oliveira pra mim são os únicos luthier nacionais que em qualidade se equiparam às Custom Shop tops de linha dos EUA. Com uma vantagem, todas as Les Paul delse custam menos do que 10mil e são melhores que a maioria das Gibson de 25000 que já toquei.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


nichendrix

Para guitarras, o João Cassias e o Felipe Oliveira pra mim são os únicos luthier nacionais que em qualidade se equiparam às Custom Shop tops de linha dos EUA. Com uma vantagem, todas as Les Paul delse custam menos do que 10mil e são melhores que a maioria das Gibson de 25000 que já toquei.

Em outras palavras, é isso aí.

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


MMI
Da última vez que eu fui no Felipe tinha uns corpos de SP lá estou curioso pra ver o que vai ser.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


nichendrix

corpos de SP

O que?

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


MMI
SG celular sux

nichendrix
Veterano
# jul/14 · Editado por: nichendrix
· votar


Luis A.
Toquei em uma tele esse mês q se nao me engano foi o Cassias q fez, fiquei impressionado com a qualidade e principalmente o acabamento....

Cara, as Cassias são ótimas, as madeiras que ele usa são melhores que as Gibsons Custom, talvez as Tom Murphy tenham madeiras tão boas ou melhores, mas as regulares não chegam no que o João tem lá no estoque dele (além de luthier, a família dele tem uma madeireira e uma importadora de madeiras). A atenção aos detalhes dele, no Brasil só é comparável à do Felipe Oliveira, que também usa madeiras fornecidas pela empresa da família do João e os dois são amigos também.

Enfim, são instrumentos que só tem comparação com os tops dos tops das custom shops americanas.

No meu caso, a Les Paul mais próxima da perfeição que já toquei, foi a Les Paul que o João fez para ele mesmo, é o intrumento pessoal dele e não está a venda, mas no primeiro acorde eu disse pra ele que se algum dia ele quiser vender, eu sou o primeiro da fila.

E acredite, não são instrumentos baratos, mas custam apenas uma fração do preço de uma Gibson ou Fender de Série, e muito menos que uma Custom Shop.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Luis A.

Quando o nichendrix fala:
são instrumentos que só tem comparação com os tops dos tops das custom shops americanas.
acredite, é verdade. Basta dizer que ele trabalhou como assistente de caras como Erwin Somogyi e Tom Ribbecke. Se o nome não lhe diz nada, são 2 dos melhores e mais tops luthiers do mundo, basta dizer que o instrumento mais simples e básico do Somogyi começa pelo preço de 30 mil dólares (e tem fila).

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


nichendrix
MMI


Corrigindo, a tele q eu toquei nao foi uma Cassias, eu confundi os nomes, foi uma Zaganin (nada a ver um nome com o outro kkkkk), ótima guitarra, claro q isso é na minha humilde opinião, nunca toquei em muitas custom shop, testei algumas em lojas mas isso pra mim nem conta, pois nao tenho experiencia com elas....

ALF is back
Veterano
# jul/14
· votar


MMI
nichendrix
vendo vcs falarem assim, da até suor nos dedos (agua na boca?)!
quanquer dia vou tomar uns chopp aí e a gente vai no Cassias e no Felipe!

Luis A.
essa tele do zaganin é mitológica! é uma roxa flamed maple? eu acho que o zaganin não faz mais nada além de administrar o negocio dele...ele nao deve fazer todas as guitarras...e essa tele roxa tem em todos os cantos do país kkkkkk
mesmo assim, ela é fenomenal!

Luis A.
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: Luis A.
· votar


ALF is back

É ela msm kkkkkkkkk eu achei muito boa, nao tou habituado a tocar em instrumentos de luthier, e quase todas teles q ja peguei eram american standard e não estavam muito bem reguladas, entao achei ela top....

É claro q minha experiencia passa longe da dos nossos amigos, enquanto eu sonho em tocar nas custom shop eles estão a procuras de burst legitimas kkkkkk

nichendrix
Veterano
# jul/14 · Editado por: nichendrix
· votar


Luis A.

Cara o Zaganin é muito bom, mas pra mim a maioria dos instrumentos da marca está em algum ponto acima das guitarras tops de série das Fender e Gibson da vida, e um pouco abaixo das Custom shops mais baratas dessas marcas. Pelo preço batem fácil as Fender de série.

Mas o João e o Felipe estão alguns níveis acima disso. Os instrumentos feitos pessoalmente pelo Zaganin são até de nível Custom Shop de verdade, mas salvo os Frejat, Herbert Viana ou André Christovan da vida, raramente ele faz instrumentos pessoalmente hoje em dia.

ALF is back

Cara vale a pena sim, e os preços não são nada do outro mundo, te digo que por 4-8mil começa a ser possivel pegar fácil instrumentos que fazem Fender ou Gibson Custom Shop passar vergonha. E o massa que se você tiver realmente grana dá pra personalizar tudo, mas tudo mesmo, inclusive mandar fazer Captadores artesanais com o som que tu quer. Óbvio, quanto mais personalizado mais caro, aí o céu é o limite.

Agora mesmo nos instrumentos "basicos" há algum nível de personalização, se tu chegar lá, os caras perguntar o que tu tem em mente em termos de som preço e modelo, depois vão conversando sobre o som que tu quer tirar do instrumento, os sons que tu ouvem, tipo de pegada de braço, forma de tocar, so depois de todos esses detalhes te mostrar o estoque de madeira e mostram várias opções que podem dar o som que tu quer desde as mais em conta em valor até as mais raras e caras, te explicam que diferenças podem surgir ou não, conversa sobre possíveis ferragens e captores, enfim, nenhum detalhe fica de fora antes de começar o instrumento.

Na maioria das vezes tu sai com algo diferente do que tu tinha em mente quando chegou e é uma mudança pra melhor. Por exemplo se tu perguntar pro João sobre madeiras pra tampo, a pergunta dele é se tu quer beleza Oi timbre, se tu falar timbre ele vai te recomendar na maioria das vezes plain maple, porque tem mais som em geral que os flames e figurados, mas se tu falar que quer timbre e visual, ele vai passear pelas opções que podem chegar lá, deixando claro que há um tradeoff entre timbre e beleza.

É outro mundo, e os valores são bem competitivos, podem ser qualquer coisa entre 4 e 20mil fácil, mas por instrumentos que tem qualidade de instrumentos de 5-20mil dólares nos EUA.

MMI
Veterano
# jul/14 · Editado por: MMI
· votar


Luis A.

O Zaganin foi um dos maiores luthiers do país. Hoje ele deixou a luthieria e virou empresário, por um lado, que é dono de uma marca com o nome dele, e trabalha para a Royal, sendo o cara responsável para ir à China pelas guitarras Seizi, por exemplo. Na oficina dele até pouco tempo atrás (não sei como está no dia de hoje, mas me refiro a ano passado) ele tinha 4 funcionários fazendo guitarras lá. Um deles é muito bom, os outros 3 meia boca. Por isso tem saído guitarras com defeito, coisas bastante questionáveis e não recomendo atualmente. Porém, se você deu a sorte de tocar numa do início quando ele fazia pessoalmente, eventualmente numa que esse funcionário muito bom fez, porque está há muito tempo, tocou numa guitarra muito boa, sem dúvida situada próxima a uma custom shop ou chegando nesse padrão.

Quanto às Cassias... Além dele ser de uma família com tradição em madeiras há gerações, ele estudou luthieria e trabalhou com os melhores luthiers dos EUA. Isso significa que ele tem contatos e fornecedores que esses caras usam, empresas familiares, pequenas, que possuem verdadeiras jóias e infelizmente não vendem para brasileiros, via de regra (nossa fama não é pouca). Por ele ter fácil acesso às melhores madeiras nacionais, por uma tradição familiar, e melhores madeiras gringas, por ter trabalhado lá, é um importante fornecedor daqui para vários luthiers e não tenho a menor dúvida em dizer que o que ele tem lá praticamente ninguém tem no mundo, com certeza Gibson e Fender garanto que não tem.

Com acesso às melhores madeiras, a Dunamiz e o Cassias podem oferecer qualidade. Eles sabem o que fazem. A proposta deles é diferente da maioria dos luthiers nacionais. Geralmente os caras oferecem algo do nível Standard ou um pouco acima, por um preço mais acessível, que é o mais importante. Eles tem uma proposta de custom shop gringa, cobram pelo que acham justo por hora trabalhada, para oferecer o melhor que podem conseguir fazer, com tudo que se pode imaginar em termo de customização, detalhe a detalhe.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


ALF is back

quanquer dia vou tomar uns chopp aí e a gente vai no Cassias e no Felipe!

Fica o convite!

paulone
Veterano
# dez/19
· votar


Tenho Les Paul e realmente ela incomoda um pouco. Sou strateiro . Como quando comecei, lá com Adão e Eva , eu usava uma Phelpa Apache verde (canhota raridade) o que causava estranheza pois sou destro. Enfim, acho importante é gostar do som e do instrumento, o resto a gente se adapta.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/19
· votar


paulone
acho importante é gostar do som e do instrumento, o resto a gente se adapta.
Eu costumava pensar assim... hoje em dia valorizo mais conforto, porque é muito mais fácil melhorar o som de uma guitarra (com bons captadores e upgrade da parte elétrica) do que a tocabilidade. Claro que tem os casos extremos de cada lado, mas pra instrumentos "normais" que você encontra nas lojas por aí, sempre vou mais pro lado da guitarra confortável de tocar.

Curly
Veterano
# dez/19
· votar


Para quem quer uma LP mais confortável, uma opção é pegar uma Gibson ou uma Epi Nighthawk, corpo pequeno e leve, configuração versátil de captadores e comprimento de escala de 25,5", quem está acostumado com strat vai adaptar muito bem, alguns acham a guitarra feia mas eu discordo.

Del-Rei
Veterano
# dez/19
· votar


Curly
Opa!
Tio Curly is back!!!!
Clap, clap, clap!
\o/

Um aceno de longe!!!

Curly
Veterano
# dez/19
· votar


Opa!
Tio Curly is back!!!!
Clap, clap, clap!
\o/

Um aceno de longe!!!


\o/

renatocaster
Moderador
# dez/19
· votar


Curly

Ora ora, que grata surpresa ver o senhor por aqui novamente!

Seja bem vindo de volta!

Curly
Veterano
# dez/19
· votar


Curly

Ora ora, que grata surpresa ver o senhor por aqui novamente!

Seja bem vindo de volta!


É isso Renatão, estou de volta graças ao convite do JJJ, devo ter ficado uns bons anos afastado, rs, mas fiz muitos amigos no fcc e vejo que alguns ainda estão por aqui, o fórum mudou, acho que todos nós mudamos, hoje minha relação com guitarra é outra, não ligo muito mais para equipamentos, timbres, etc, quero apenas tocar e mais nada, doei a maior parte das minhas coisas e voltei a fazer aulas de uns anos pra cá, mas estamos aqui, ainda tocando depois de tantos anos, não é pouca coisa, kkkk, abç a todos !

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/19 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Tenho alguns problemas com Les Paul e Strato, mas gosto demais do som das minhas.
Na LP os problemas são o acesso, o contorno do corpo e o peso (apenas pra ao vivo).
A Strato é o captador do meio que me atrapalha demais. Vontade é baixar ele como o Malmsteen faz. Ao vivo é uma maravilha pq é leve e confortável.
Uma guitarra que eu sinto muito conforto tocando em casa é a minha Tele (tirando o peso, que é um modelo de rosewood igual da George Harrison - um peso do inferno).
Acho que a guitarra ideal pra mim (levando em conta esses modelos antigos) seria uma Tele com aquele acesso da Fender deluxe na junta do braço/corpo. Serviria perfeitamente tanto pra ao vivo quanto pra tocar em casa.
O que eu estou querendo pra gigs é uma Strato/Super HSS. Só preciso resolver a vida com esse cap do meio. Enfim... sempre vai ter alguma coisa. É difícil achar algo perfeito. O que eu sei é que não vou me desfazer das minhas por causa desses detalhes. O mais importante é que elas fazem o som que eu preciso que elas façam. O resto a gente dá um jeito de contornar.

Delson
Veterano
# dez/19
· votar


Pra mim, Les Paul é a única guitarra que precisaria existir.

entamoeba
Membro Novato
# dez/19
· votar


Delson
Pra mim, Les Paul é a única guitarra que precisaria existir.

= meu prato preferido é feijão com arroz.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/19
· votar


Legal esse tópico, estava ausente quando ele foi criado.
Eu to meio assim com uma fender jeff beck, mas não por conta do som, apesar de que pra mim falta um Humbucker na ponte, mas pelo preço que paguei. No fim alguns meses depois que comprei sai da banda que eu estava e nunca mais tive outra hahuahuahauhau. Sou guitarrista de quarto gourmet, e a coragem pra vender????

Filippo14
Veterano
# dez/19
· votar


Delson

Puts, em questão de timbre e beleza, não tem pra ninguem

Abs,

sandroguiraldo
Veterano
# dez/19
· votar


Já tentei usar Strato, e quase fiquei com câimbra - parece que estava tudo nos lugares "errados"...

É bem por aí... a coisa que mais me incomoda numa strato é a distância entre as cordas e o corpo, não consigo fazer palm mute...

Nighthawk
Sou louco por uma dessas! Tenho uma PRS SE Singlecut que é bem ergonômica, mas adoraria testar uma nighthawk...

Les Strato
Veterano
# dez/19
· votar


To quase trocando de time também, depois de 4 anos com uma Les Paul Studio, posso dizer que as únicas coisas que me impediram de vender ela são o timbre e o visual que acho muito legais.

Esses dias tocamos ao vivo por umas 2h mais ou menos, sai com o ombro incomodando demais, sem condições de tocar direto com ela de pé.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O desconforto de uma Gibson Les Paul adeus (um desabafo)