O desconforto de uma Gibson Les Paul adeus (um desabafo)

Autor Mensagem
Rachmaninoff
Veterano
# jul/14


Bem, a história é a seguinte... desde há um tempo atrás eu vinha tendo uma certa vontade de ter uma Gibson Les Paul. Vivia olhando vídeos de guitarristas com Les Paul, reviews de Les Paul, imagens de Les Paul... enfim, crise de GAS. Em abril deste ano, surgiu uma boa oportunidade e eu acabei, finalmente, comprando uma Gibson Les Paul Studio em estado de nova. Guitarra excelente, perfeita, sem nenhum problema. Até gravei um vídeo com ela, e participei de algumas jams aqui.

Três meses com a guitarra, passada a fase de "lua de mel", algumas coisas que antes eram só detalhes, ou mesmo passaram desapercebidas, começaram a me incomodar. Primeiro, o peso da guitarra. Embora seja um modelo recente da Gibson, com o alívio de peso chamado de modern relief, passar 3 horas com ela no ombro me dava uma certa tensão muscular na região do pescoço e das costas, devido ao constante peso sendo carregado pra lá e pra cá. Imagino então uma Les Paul de corpo maciço, deve dar uma baita dor nas costas.

Foi também causa de grande desconforto a falta de contorno para o apoio do braço direito. As Les Paul possuem uma borda aguda ao redor de todo o tampo, diferentemente de uma Stratocaster, que tem aquele rebaixo suave onde você apóia o braço direito. Meu braço direito, depois de algumas horas tocando, ficava meio dolorido na região de contato com o corpo da Les Paul, nesta borda aguda.

Me chateou também o acesso ruim aos trastes mais agudos. A junção braço/corpo da Les Paul engole esses trastes, e por ser muito volumosa, torna difícil o acesso às casas mais agudas da guitarra. Tocar coisas mais complexas naquela região é uma tarefa bastante sofrida. Este é, aliás, um dos problemas clássicos do design da Les Paul, pesquisem por "les paul upper fret access".

E um outro problema é que a Les Paul é uma guitarra desbalanceada. Quando você toca com ela sentado, ela tende a inclinar para o lado de fora, porque a "bunda" dela é muito mais pesada que o centro e o braço. Mesmo com o alívio de peso, ainda assim a guitarra tende a inclinar para fora. E este problema é agravado pelo fato do "chifre" de baixo da guitarra ser curto demais, oferecendo pouca área de contato para a perna. Desta forma, ao tocar com uma Les Paul sentado, você sempre "briga" contra a inclinação da guitarra, puxando o braço para baixo. Há vários guitarristas que contornam isso levando a guitarra na direção oposta quando tocam sentados, inclinando o braço mais para baixo. Vi isso em vários vídeos do Zakk Wylde.

Enfim... a Gibson Les Paul, embora seja um instrumento de muitas qualidades, é, notoriamente, uma guitarra de ergonomia pobre: ruim de tocar em pé, pior de tocar sentado. Minha história termina aqui: depois de três meses... vendi minha Gibson, frustrado.

Compartilho aqui minha história e abro espaço para discussões a respeito do assunto.

Delson
Veterano
# jul/14
· votar


Rachmaninoff
Inegavelmente uma Stratocaster é muito superior ergonomicamente. Na minha opinião, esse foi um ponto que o Leo Fender acertou em cheio. Mas é questão de gosto. Eu (particularmente) não me sinto desconfortável tocando em uma Les Paul. Muito pelo contrário. Nas Stratocasters, minha mão direita fica esbarrando nos knobs...

Mas é isso aí, man. Tem que achar a guitarra que você se sentirá "vestido" com ela.

ALF is back
Veterano
# jul/14 · Editado por: ALF is back
· votar


Rachmaninoff
fala cara!
infelizmente, tudo que você falou foram verdades muito populares sobre os modelos clássicos de les Paul...
Particularmente, uma outra coisa que vc não comentou e que me incomoda mto é a trogloditez do shape do braço, que lembra mto um violão...é uma delicia pegar aquela nota na veia, na pegada...mas na hora da velocidade, aquilo é um "encosto"....
No entanto, independente de seu valor histórico (e 'estórico'), ou dos ídolos que fizeram e fazem carreira com elas, tenho que admitir, são lindas!
Mas pra mim, parou por aí suas qualidades...sou mto mais uma bela e luxuosa les Paul "moderna" (ex. PRS e até alguns modelos menos ortodoxos de gibson) que uma Gibson clássica...ou mesmo uma boa e velha stratocaster..
A minha guitarra, por exemplo, tem silhueta de les Paul, mas seu braço é surreal em conforto, e não tem o famoso troculo que dificulta o acesso das casas agudas, além de ter todos os devidos arredondamentos que visam a ergonomia...nao tô falando de nada tão caro não, trata-se de uma cort z custom.
Contudo, precisamos ressaltar que essas características rústicas das gibsons tradicionais sao justamente seu diferencial para muitos guitarristas...no final das contas, caímos na tal historia do gosto, que é que nem %#...huahuahua
Edit: em tempo, não é difícil achar aqui na busca do forum o tópico em que falo que se for em um estúdio gravar algo sem minha guitarra, prefiro uma squier a uma Gibson les Paul...ate hoje essa opinião, que foi crucificada na ocasião, não mudou!

JJJ
Veterano
# jul/14
· votar


Talvez um conselho pra quem está lendo seja: antes de comprar uma guitarra de marca cara, experimente um clone barato pra ver se o formato agrada, antes de gastar um dinheirão...

Eu gosto do shape da Lespa. De modo geral, a Strato é mais ergonômica, porém a escala mais curta da Lespa pode ser mais confortável para alguns.

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/14
· votar


Rachmaninoff
vc sofre de frescurite aguda! hahahahah ;)

Spect
Veterano
# jul/14
· votar


Se você procurava por ergonomia, deveria ter ido atrás das SG.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


Essa caída que ela dá, tocando sentado, é solucionada colocando ela na perna do lado do braço (a esquerda para a nossa maioria)...

Pode ver, devido a isso, que muitos guitarristas tocam com ela na vertical, quando em pé, principalmente de rockabilly moderno.

Wotalovisk
Veterano
# jul/14
· votar


imagino a sua situação hahah
sempre toquei com superstratos ultra leves e lindamente ergonômicas , mas por razões enviadas por Odin tive que usar por uns tempos uma Epiphone custom.. creio que essa foi a cruz que tive que carregar na minha vida uhauha

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


Rachmaninoff
Realmente ela não é muito confortável, mas também não é tão desconfortável a ponto de vc ter que vender a guitarra.

Eu particularmente, acho o forma em V de longe o mais confortável pra se tocar, ao contrario do que alguns falam, sabendo como se pegar a guitarra, ela fica perfeitamente posicionada entre suas pernas, não tende a cair pra nenhum dos lados, não cansa nenhum dos braços, e o acesso as últimas casas é outro nível rs...

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Rachmaninoff

Bom, sou Strateiro, acostumei com elas e gosto da ergonomia. Mas, como gosto do som das LesPas também e para algumas canções preferia o seu som, então, quando tocava profissionalmente eu usava, normalmente duas guitarras. Como tenho mãos pequenas, a ergonomia da LesPa piorava muito minha situação, então eu usava uma Strato e uma??? SG...(Vou cometer um sacrilégio aqui que muitos vão cair de pau, já vou me preparar)... a SG é uma "LesPa" com outro formato, é a mesma guitarra... tá, tudo bem tô forçando, mas é possível fazer uma SG soar quase idêntica a uma LesPa.

Como diria um amigo meu... Les Paul é uma SG metida a besta!....kkkk

"prevejo o tempo fechando..."........hehehe.

Bog
Veterano
# jul/14
· votar


Rachmaninoff

Acho que é questão de hábito. Para mim, LP é o tipo de guitarra mais confortável que há. Já tentei usar Strato, e quase fiquei com câimbra - parece que estava tudo nos lugares "errados"...

Will Bejar
Veterano
# jul/14
· votar


Rachmaninoff
Eu tive uma LP uma época em que tava tocando todos os finais de semana!!!
E troquei exatamente pelo desconforto ao tocar... peso, "diving neck" e ângulo agudo na parte de apoio do braço!!!
O som é demais, isso é inegável!!! Gosto mais do som das strato, mas pelo menos tive uma LP pra sacar qual a dela!!!
Pena...

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Rachmaninoff
Entendo em partes a sua visão. Eu sou acostumado a tocar com guitarras diferentes (Stratocaster, Les Paul, superstrato) e gosto destas diferenças, talvez pela forma com que a construção da guitarra faz você ter uma pegada diferente, por isso não te entendo completamente. Mas enfim, o negócio é procurar alternativas. Tem aí a nova Gibson Les Paul Standard 120, a SG, outras "Les Paul" de outras marcas...

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Bog
Para mim, LP é o tipo de guitarra mais confortável que há.
Só pra dar um voto a favor dela: eu acho ela mais confortável para a minhão mão esquerda (sou destro), talvez pela escala ser um pouco menor.

Delson
Veterano
# jul/14 · Editado por: Delson
· votar


Lelo Mig
a SG é uma "LesPa" com outro formato, é a mesma guitarra...
Queimem esse herege!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas, segundo a própria Gibson, a SG era pra ser mesmo uma nova Les Paul, em 1961 (se eu não me engano). Mas aí chegaram os guitarristas (pessoas humildes, e que se adaptam bem a qualquer situação) e bateram o pé querendo de volta as curvas "seduzentes" e o timbre "colesterólico" do mogno/maple. E foi por volta de 1968 que tivemos o prazer (ou não - vide era Norlin, hehe) de ver uma Les Paul de verdade pendurada nos ombros dos mais afortunados.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/14
· votar


Eu acho minha LP bem mais confortável de tocar que a minha strato. Minha mão é relativamente grande (25 cm espalmada, mais ou menos), e dá bem certo no braço um pouco mais espesso.

Quanto à ergonomia do corpo, não tenho problemas não, pra mim fica de boas. Acostumei com o peso, com o formato e tudo mais.

entamoeba
Membro Novato
# jul/14
· votar


krixzy

O formato V (Flying V) realmente é muito interessante do ponto de vista ergonômico. Esse formato te obriga a tocar na posição de violão clássico quando sentado. O problema é que essas guitarras costumam ser muito grandes, causando outros transtornos aos seus proprietários.

Sobre a Les Paul, daria para adaptar suas formas visando a usabilidade sem que a aparência fosse drasticamente alterada. Esse conservadorismo exagerado que impede mudanças positivas é lamentável.

Luis A.
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: Luis A.
· votar


Rachmaninoff

Cara eu desejei uma Les Paul durante muito tempo, uns 6 meses entes de eu compra-la, eu resolvi experimentar uma SG, mudei de opinião na hora e uso a SG como minha principal guitarra ha 16 anos...

Eu tenho as mãos pequenas e a SG é uma guitarra extremamente ergonômica, como a historia msm conta, ela é um aprimoramento do design Les Paul para competir com double cutaway da strato... sendo q na altura foi considerada o melhor braço de guitarra... Eu nunca tive problema de diving neck....

É claro q ha uma diferença de timbre entre SG e Les Paul, mas a diferença é sutil, é possivel tocar um Led Zeppelin em uma SG da msm forma q se toca um AC/DC em uma lespa..... Sendo assim eu acredito q a SG seja uma boa opção para se ter um timbre encorpado de Gibson com um conforto maior...

Ha alguns detalhes das Gibson sempre me incomodaram, um deles era o fret between biding, ainda bem q esse ano eles mudaram isso pois só servia para atrapalhar .....

JJJ
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig

Também acho isso. A única diferença significativa entre Lespas e SGs (em termos de som, não falando da aparência, claro) é vinda de detalhes: distância dos captadores em relação à ponte, angulação do braço... Se for ver o que importa pra valer é tudo igual: tipo de captação, parte elétrica, ponte, tarraxas, tipo de braço. Até a madeira base é a mesma.

Mas eu sei que vão aparecer os "ouvido de morcego" daqui a pouco e dizer que estamos ambos loucos...

DOF Hard
Membro Novato
# jul/14
· votar


USo les paul..ja acostumei com o peso..

strato é bacana..mas como disse o Delson, minhas maos ficam esbarrando nos knobs...falta de costume

alias..tudo eh falta de costume HAHAHAHAH...

mas o acesso das ultimas casas nas LP realmente sao horriveis..

PEMAMETAL
Veterano
# jul/14
· votar


Rachmaninoff

Cara é uma pena saber que seu casamento com uma Les Paul terminou desse jeito,, acho que voce poderia ter dado mais uma chance pra se acostumar com ela.

Eu por exemplo toquei de 2000 a 2007 com uma Jackson KV3, quando peguei minha primeira Gibson Les Paul standard, tive os mesmo problemas que voce, mas hoje tenho uma R9, uma custom e uma ZW, que não troco por nada desse mundo.

Todos os problemas que voce citou realmente acontecem, mas da pra se acostumar, o unico que eu discordo é o desbalancemaneto do corpo. Nao entendi se a tua guitarrra o braço pende pra baixo ou pra cima., mas as minhas 3 LP que são de corpo solido, quando toco de pé ou sentado, posso tirar ambas as mãos da guitarra, que ela fica parada, totalmente balanceada, ao contrario da minha antiga Jackson que o braço era mais pesado que o corpo e ficava pendendo pra baixo quando tirava a mao do braço

Quem sabe um dia voce nao volta a tentar uma LP solida

cafe_com_leite
Veterano
# jul/14
· votar


Bom, eu nunca toquei numa Les Paul e nunca tive muita vontade de ter uma. Vendo as considerações do Rachmaninoff e de outros colegas strateiros, a minha vontade de ter uma LP se tornou nula.

PEMAMETAL
Veterano
# jul/14
· votar


entamoeba
Sobre a Les Paul, daria para adaptar suas formas visando a usabilidade sem que a aparência fosse drasticamente alterada. Esse conservadorismo exagerado que impede mudanças positivas é lamentável.

Pra isso existe a Les Paul Axcess
http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-Custo m/Les-Paul-Axcess-Standard.aspx

Tem cut na junção do braço com o corpo pra facilitar o acesso nas casas mais agudas, cut no corpo, pros gordinhos encaixarem a barriga, Floyd rose, e corpo mais fino., mas quem quer uma LP, normalmente quer a tradição do corpo pesadão, guitarra bruta, tanto é que essa axcess deve ser um dos modelos menos populares.

vintagentleman
Veterano
# jul/14
· votar


Rachmaninoff

Cara...
Eu tenho 5 stratos, uma tele e uma Lespa...
Então sou mais strateiro mesmo.
Minha Les Paul é uma Studio Tribute 50's que eu mesmo customizei com dois P-90 Joe Bardem noise free e tarraxas Groover no lugar das tulipinhas originais que desafinavam. Também tirei o pickgard. Não vendo minha Lespa por dinheiro algum.
Você é um chato. Sorry...
Tudo o que vc citou como defeitos são especificidades. Características técnicas de uma patente reconhecidamente clássica e com uma legião mundial de fãs. Você pode até não curtir. Mas é gosto, não defeito. O mesmo vale para as teles, que também são guitarras para HOMENS.
De todo o seu mimimi, acredito que você vá curtir tocar numa Parker da vida... Deixa as Lespas para nós, dinos. Você já evoluiu rsrsrs

Maycão
Veterano
# jul/14
· votar


Rachmaninoff

Minha vida inteira só tive uma guitarra até agora (kk) e é uma pr100 modelo prs. E é muito confortável. Quando tive que tocar com les paul, toquei em uma epiphone standard e achei mais confortável (em questão de corpo) que a minha. Mas se não se acostumou com les paul e quer um timbre mais cheio com humbuckers tente as prs, vai que gosta.

edalko
Veterano
# jul/14
· votar


O segredo para usar les paul é não usar a guitarra na frente do seu corpo, mas meio de lado, de modo que seu antebraço praticamente apoie no abaulado do tampo e não na quina, como bem se ve nessa foto:

http://foxtheatredetroit.net/wp-content/uploads/2013/01/joe-bonamassa. jpg

Iversonfr
Veterano
# jul/14
· votar


edalko

O segredo da Les Paul é deixar ela enfeitando a parede da loja e comprar uma strato! Rsrs zueira...

Mas falando sério, isso é puro gosto e costume. Aprendi a tocar (o pouco q sei) em strato. Tive uma lespa pela curiosidade e foram 2 alegrias, e olha que realmente tentei. Ja meu antigo professor ama lespa. Gosto não tem jeito, cada um tem um.

Quadrado
Veterano
# jul/14
· votar


Eu tenho os dois formatos e cada um tem seus pontos fortes, se a ergonomia do braço e do corpo é melhor na strato por outro lado a escala mais curta e plana facilitam a digitação no braço da Lespa.

Talvez existam gibsons com braços mais finos não ?

E cara 3 kgs é muito pouco pra dar dor nas costas, provavelmente vc tem que fazer umas barras aí pra fortalecer a região das costas/pescoço, é bom até pra corrigir problemas de postura.

De qualquer forma prefiro strato, mas por causa do timbre e não do conforto.

gucrispim
Veterano
# jul/14
· votar


Teste uma MusicMan Silhouette e compare com a Les Paul rs

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


Rachmaninoff

Cara, olhando o seu vídeo o problema pode ter sido tanto a guitarra quanto você.

A verdade que pela forma que você toca, você sempre tocou em instrumentos com pegada moderna, era Strato com braço C-Shape moderno e/ou Super Strato. Dito isso, a forma como você pega no instrumento só é adequada para esse tipo de instrumento mesmo, você teria maus bocados com virtualmente qualquer instrumento que não seja nesses moldes, mesmo em stratos com uma pegada mais vintage você teria problemas.

Como disse, isso pode ser problema seu ou do instrumento, se você quer ter um instrumento e só tocar do jeito que você, sem se adaptar a ele, então o problema é do instrumento, mas se algum dia você entender que cada tipo de instrumento tem suas características e que alguma adaptação é necessária, então o problema não é do instrumento, é você que não quis se adaptar.

No fim, sempre falei aqui no fórum pro pessoal testar, usar, entender o instrumento antes de comprar, não comprar por impulso, fetiche, etc. Justamente pra não chegar a conclusões como a sua.

A sua conclusão é similar a minha com as Ibanez JEM, eu tive uma delas e pra mim foi a guitarra mais absurdamente desconfortável que já toquei na vida, sem contar o timbre que não servia pra nada que não fosse o som do Steve Vai. Só que no dia que entrei na loja, estava com grana e era a guitarra mais linda que tinha lá, levei na hora, passei 2 anos me arrependendo... kkkkkkk

ALF is back
Mas pra mim, parou por aí suas qualidades...sou mto mais uma bela e luxuosa les Paul "moderna" (ex. PRS e até alguns modelos menos ortodoxos de gibson) que uma Gibson clássica...ou mesmo uma boa e velha stratocaster..

O MMI está de prova, salvo raras exceções (por sinal ele quem me apresentou duas delas) eu não suporto a tocabilidade das PRS, pra mim o braço está todo errado, corpo está todo errado, nada encaixa pra mim. Na boa já toquei em PRS de 10mil obamas que pra mim era terrivel em termos de ergonomia, mas eu não sou parametro, sou grandão, todo ossudo e com o panceps levemente avantajado, então é difícil achar uma guitarra que realmente me vista bem, quando encaixa bem o braço, não encaixa o corpo.

JJJ
Talvez um conselho pra quem está lendo seja: antes de comprar uma guitarra de marca cara, experimente um clone barato pra ver se o formato agrada, antes de gastar um dinheirão...

É um conselho que eu dou muito, e nem só pega o clone barato, pega a original, pq do clone barato pra original tem uma distância significativa.

krixzy
Eu particularmente, acho o forma em V de longe o mais confortável pra se tocar, ao contrario do que alguns falam, sabendo como se pegar a guitarra, ela fica perfeitamente posicionada entre suas pernas, não tende a cair pra nenhum dos lados, não cansa nenhum dos braços, e o acesso as últimas casas é outro nível rs...

Elas até são ultra confortáveis, mas na boa, o problema delas é achar uma posição que preste pra tocar. quem ainda tem uma certa facilidade pra achar nessa praia são as Jackson Randy Rhoads.

Lelo Mig
omo tenho mãos pequenas, a ergonomia da LesPa piorava muito minha situação, então eu usava uma Strato e uma??? SG...(Vou cometer um sacrilégio aqui que muitos vão cair de pau, já vou me preparar)... a SG é uma "LesPa" com outro formato, é a mesma guitarra... tá, tudo bem tô forçando, mas é possível fazer uma SG soar quase idêntica a uma LesPa.

Perfeito, SG realmente é a guitarra, é minha guitarra preferida de todos os tempos junto com as 335, tanto que a única vez que me arrepedi de vender um instrumento foi quando vendi minha SG '61 VOS. Além de ultra confortáveis, elas tem um sustain ainda maior que o das Les Pauls e o não só tiram boa parte dos sons de Les Paul, como ainda tem alguns sons que só elas conseguem tirar.

Como diria um amigo meu... Les Paul é uma SG metida a besta!....kkkk

É bem por aí mesmo...kkkkkk

Bog
Acho que é questão de hábito. Para mim, LP é o tipo de guitarra mais confortável que há. Já tentei usar Strato, e quase fiquei com câimbra - parece que estava tudo nos lugares "errados"...

Eu tenho a mesma sensação com Strato no geral, até parece que não porque ao longo da vida tive 4 delas, e até recentemente tinha 2, mas sempre me dei melhor com Tele do que Strato, ela parece que foi muito bem feita pra outra pessoa. Parece quando tu pega uma calça de outra pessoa pra usar e ela fica 1 dedo mais curta e pegando na bunda, é só detalhe, que quem está de fora nem percebe muito, mas pra quem está usando é uma tortura

Delson
Mas, segundo a própria Gibson, a SG era pra ser mesmo uma nova Les Paul, em 1961 (se eu não me engano). Mas aí chegaram os guitarristas (pessoas humildes, e que se adaptam bem a qualquer situação) e bateram o pé querendo de volta as curvas "seduzentes" e o timbre "colesterólico" do mogno/maple. E foi por volta de 1968 que tivemos o prazer (ou não - vide era Norlin, hehe) de ver uma Les Paul de verdade pendurada nos ombros dos mais afortunados.

Isso é conversa pra boi dormir, o motivo da volta das Lespas em 68 não foi pedido dos guitarristas, mas puro oportunismo, o que aconteceu é que mais ou menos nessa época um monte de gente passou a usar Les Paul, Keith Richards, Paul McCartney, Clapton, Jimmy Page, Jeff Beck, Santana, Pete Townsend, só pra citar alguns. A Norlin vendo que esses caras deram uma puta revitalizada no mercado de Lespas usadas decidiu capitalizar em cima relançando a Custom e introduzindo a Deluxe.

Luis A.
Cara eu desejei uma Les Paul durante muito tempo, uns 6 meses entes de eu compra-la, eu resolvi experimentar uma SG, mudei de opinião na hora e uso a SG como minha principal guitarra ha 16 anos...

A SG realmente é a Perola da Gibson, é uma guitarra ultra versátil, ultra confortável, e ainda é bonitinha pra caramba...kkkkkkk

É claro q ha uma diferença de timbre entre SG e Les Paul, mas a diferença é sutil, é possivel tocar um Led Zeppelin em uma SG da msm forma q se toca um AC/DC em uma lespa..... Sendo assim eu acredito q a SG seja uma boa opção para se ter um timbre encorpado de Gibson com um conforto maior...

Na boa, Led Zeppelin se toca com qualquer coisa, o som assinatura do Page, que é o som do Zeppelin nos 4 primeiros discos, foi praticamente todo construido com Teles plugadas em amps Supro que iam de 5W a 15W. Inclusive Stairway To Heaven, que muita gente tem como O som de Les Paul e SG, foi gravada com uma Tele e uma Fender Electric XII (que por sinal, tirando o Page, só o Johnny Winter e o carinha do Six Pence None the Ritcher conseguiram tira um som que prestasse delas).

edalko
O segredo para usar les paul é não usar a guitarra na frente do seu corpo, mas meio de lado, de modo que seu antebraço praticamente apoie no abaulado do tampo e não na quina, como bem se ve nessa foto:

Esse é o segredo de toda Gibson, se for das com corpo maior, tipo 335, o segredo é botar de ladinho e embaixo do sovaco... kkkk

Quadrado
Talvez existam gibsons com braços mais finos não ?

Existem e não existem, existem perfis feitos por encomenda que chegam na beira dum braço de superstrato, pelo preço de um custom order você faz Gibson praticamente do jeito que quiser. Fora isso existe o perfil 60's, que não é significativamente mais fino na linha média do braço (1 ou 2mm no máximo), só que a curvatura deles é muito mais aberta, mais parecida com as das Fender mais recentes do que com os braços padrão de Gibson (o perfil 50's), esse é o braço das SG 61 e das Les Paul Classic e das Reissue 1960. Pra mim é o melhor de todos os braços da Gibson, é uma maravilha pra quem quer tocar rápido (que raramente é o meu caso), ou para quem quer mais liberdade de opções para pegada no Braço (meu caso).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O desconforto de uma Gibson Les Paul adeus (um desabafo)