Ligação de singles em série em switch comum de Strato

    Autor Mensagem
    João Pedro Strabelli
    Veterano
    # jul/14


    Desenvolvi uma fiação para modelo Strato padrão, com três singles e chave de cinco posições, que oferece tanto o som de single quanto humbuckers, sem chaves extras para ligar captadores em série. Apelidei carinhosamente de 5S-Tronic (uma brincadeira com os câmbios 7G-tronic da Mercedez; ó a pretensão!) e depois que funcionou decidi compartilhar com quem quiser arriscar.

    O que a fiação faz é dar as seguintes opções:

    1 – Ponte e meio em série;
    2 – Ponte single;
    3 – Ponte e braço em série;
    4 – Braço single; e
    5 – Braço e meio em série.

    Exagerando um pouco – ou muito–, é mais ou menos como se eu tivesse uma Les Paul nas posições ímpares do seletor de captadores e uma Strato nas posições pares. Obviamente o som não fica exatamente igual o de um humbucker, já que a construção dos singles tem algumas diferenças e as bobinas estão bem mais espaçadas entre si, e nem exatamente igual aos dos singles, já que alterie o circuito elétrico para se adaptar a isso.

    Usei potenciômetros de 500k, já que mais da metade das ligações são em série, preferi o esquema da Gibson da década de 50, o que me permitiu abrir mão do treble bleed. Essa configuração me dá um som mais cheio nas posições ímpares (humbuckers) e mais agudas nas posições pares (singles). Veio a calhar para mim, que gosto de uns arpejos mais agudos e leves depois de um som mais pesado.

    Mas como nem tudo não são rosas no reino da Dinamarca, precisei fazer algumas concessões: o som do captador do meio sozinho não existe mais; os novos pots deixaram o som bem mais agudo com os singles sozinhos, quase tendendo ao estridente (mas nada que uma boa regulagem na equalização do amp não resolvesse); e o último controle de tonalidade não tem serventia neste esquema de ligação.

    Se alguém se interessar, os esquemas da fiação estão aqui: http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=51RNHHGx (4shared) ou aqui https://www.facebook.com/photo.php?fbid=663470450406299&set=pcb.709263 642472260&type=1&theater (facebook). São seis desenhos meio auto-explicativos.

    Não aconselho nem desaconselho a tentar. No meu caso, fiz por dois motivos: queria um som de humbucker (é o meu preferido) mas todas as vezes que consigo o dinheiro para comprar capts novos a minha vida de pai de família leva a grana para outro canto. O segundo foi amor à teimosia; pesquisei e não achei nada, pensei que não ia ter jeito e teimei até conseguir. Se você for testar, observe bem o switch, de preferência use um multímetro para verificar as ligações dos polos. Eu mesmo soldei invertido a primeira vez. E, é por usa conta e risco. Dependendo da habilidade pode não dar certo e, dependendo do resultado, você pode gostar ou não. Enfim, isso foi uma questão de escolha e para mim deu certo. Ou, como disse Pablo Neruda, citado indevidamente aqui, "Você é livre para fazer suas escolhas mas é prisioneiro das consequências".

    Boa sorte para quem tentar.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    João Pedro Strabelli

    Muito legal o esquema e obrigado por compartilhar!

    Você disse que tem um potenciômetro sobrando no esquemático, certo?!

    Será que tem como você utilizar um potenciômetro de volume de 250k só pra quando for nas posições 2 e 4 da chave? Se for o caso você resolvei o problema dos agudos estridentes.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    E usar uma de 7 posições daria pra usar o meio também (mais usual no pop que eu toco)?

    MarcusFranca
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    as posições 2 e 4 já não transforma os humbucks em single?

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    MarcusFranca

    Já são caps single. 2 e 4 transforma em HB.

    João Pedro Strabelli
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    LeandroP
    Será que tem como você utilizar um potenciômetro de volume de 250k só pra quando for nas posições 2 e 4 da chave?
    Até agora não achei como, já que uso todos os polos do switch. Mas, depois que funcionou (e eu tinha lá minhas dúvidas quando montei) estou com vontade de continuar pesquisando.
    Valeu.

    João Pedro Strabelli
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ismah
    E usar uma de 7 posições daria pra usar o meio também
    Eu precisaria ver uma de sete. Aqui onde moro não achei nenhuma.
    Existe um esquema de fiação a acme que faz isso sem mudar o visual da guitarra: http://i183.photobucket.com/albums/x153/stratman323/Wiring%20diagrams% 20-%20Fender/31-StratseriesblenderAcme.jpg
    O último controle de Tone passa a ser uma espécie de série e paralelo nas posições da ponte e do braço. A vantagem é que você pode passar gradualmente de um som para outro; a desvantagem (se é que chega a ser desvantagem) é que, quando totalmente em série, as posições 2, 3 e 4 do seletor acionam somente o captador do meio. Já tinha feito isso na minha guitarra. A diferença sonora é que ligando diretamente (como eu fiz) parece que dá um pouco mais de agudo, mas nada tão gritante assim, a mudança, ou melhor, as mudanças, inclusive a que eu fiz, são meio sutis.

    MarcusFranca
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Ismah

    Troquei, transformam os singles em humbucks quer dizer.

    iverson_e_josi
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Usando uma chave rotativa de 11 posições (desligado no incio e no fim), com 9 posições uteis, fiz uma ligação semelhante em algumas guitarras que montei. tenho qualquer um dos captadores individualmente, simples ou somados a um filtro passa-alta, ou somados em serie dois a dois (1-2, 2-3 e 1-3). Essa chave é daquelas que tem em algumas antenas de tv antigas, internas, pode ser usada tambem uma chave seletora de canais rotativa antiga de tv. de qualquer forma, se ligar todos os captadores em série, e sibstitui-los por curto-cuircuitos atraves de uma chave que coloque jumps em paralelo com cada captador, dá mais ou menos na mesma.

    tibirro
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Muito simples e funciona perfeitamente...a ideia é do guita João Pedro Strabelli.
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=663470450406299&set=pcb.709263 642472260&type=1&theater

    Buja
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Fazer strato soar como humbucker?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligação de singles em série em switch comum de Strato