Ajuda com ponte de guitarra (fotos)

Autor Mensagem
Henrike XD
Veterano
# jun/14 · Editado por: Henrike XD


Foto guitarra: http://uploaddeimagens.com.br/imagens/1-jpg--1522

Foto ponte que acho q esta alta:
http://uploaddeimagens.com.br/imagens/2-jpg--1025

Sempre achei que os problemas estão relacionados á esta ponte, que pelo q eu sei o certo é estar mais é colada no corpo da guitarra.
Eu ja tensionei as molas que á dentro dela (dentro da capa que tem atras e tal).


Bem começando, na 2ª corda, á um trastejamento exatamente na 5ª casa, estragando demais o som, e tbm á outro na 4ª corda e 6ª casa.

Quer foto ou qualquer coisa que seja, peça e eu mando.
Quer discutir cmg melhor, deixo até meu face aqui!

www.facebook.com/HenrikeXD

Ja fiz esta pergunta, mas so insistente, e quero saber o que há.
Por favor, não venha com papo insistente de luthier, á não ser que realmente seja "grave", moro em cidade pequena, e a cidade que deve ter é longe daqui.
Entrei em discussão por qual ponte seria, e não resolvi nada, por isto as fotos.
Entendo que a melhor seja uma ajuda de um profissional, mas por favor tente me entender.

Obrigado :)

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar


Qual o diametro das cordas?
Voce trocou de encordoamento recentemente?
Fez alguma modificação/desmontagem?
ja apertou os parafusos que prendem as molas atras do corpo da guitarra?

Henrike XD
Veterano
# jun/14
· votar


0.10
Sim
Abaixei um pouco as cordas e subi levemente o captador.
Sim, apertei um o pouco esperando baixar ponte, mas nada acontrceu.

Esqueci de mencionar o que mais apelo.
A 1a e 2a corda estao muito pesadas. Pra aperta e fazer nota nem tanto, mas um bend bem feito é horrivel de fazer. Por isso não mencionei o braço e sim a ponte, pois outras cordas estão bem facil de manusear.

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


Henrike XD
Pode ser que tuas molas sejam de qualidade ruim ou já estejam muito desgastadas, ou que elas sozinhas não estejam aguentando a tensão das cordas (o que significa qualidade ruim também). Quantas molas tu tá usando? Experimenta utilizar 4 ou 5.

Quanto ao problema dos trastejamentos em lugares específicos, isso pode ser trastes desnivelados ou alguma torção mais séria no braço.

Qual guitarra é essa? Tu sempre teve esses problemas ou começaram a aparecer agora?

Abraços!

Ps.: Acho que teu tópico vai ser fechado pelo teu título vago, pede pra moderação alterar ele ao menos, explicando melhor teu problema, na esperança de manter ele vivo.

ederfreire
Veterano
# jun/14
· votar


Henrike XD
Cara, olhando as fotos dá impressão que a ponte vai quebrar a qualquer hora!
Leva ela num luthier, cara. Pode ser somente a mola ou ela pode estar se desprendendo do bloco da ponte, enfim. Pode ser muita coisa. Não aconselharia, mas se for um caso de urgência.. tenta desmontar a ponte e ve se os parafusos estão certinhos, olhe as molas, verifique tudo isso. As molas podem estar pouco esticadas.

Henrike XD
Veterano
# jun/14
· votar


http://uploaddeimagens.com.br/imagens/3-jpg--686

Vou pegar de uma guitarra antiga, vamo ver se é isso das molas.
Vou ver isto, depois mostro aqui :)

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ce ja tentou apertar mais esses dois parafusos ae?

Delson
Veterano
# jun/14 · Editado por: Delson
· votar


Molas longas. Encurte-as (ou troque por novas molas, mais curtas)

EDIT: E tire aquele fio horroroso dali.

Luisfelp FR1
Membro
# jun/14 · Editado por: Luisfelp FR1
· votar


Henrike XD

E ai cara blz,

A ponte da minha guitarra apresentou um problema bem parecido com esse. Aproveitando que tava precisando de regulagem eu levei a guitarra no luthier pra fazer tudo de uma vez, quando voltei lá pra pegar a guitarra ele me disse que pra solucionar o problema da ponte foi só apertar mais os parafusos daquela parte que você encaixa as molas (não o bloco, a outra parte), e pronto a ponte estava no lugar e a guitarra não estava mais perdendo a afinação. Pelo que eu me lembre, eu acho que teve que dar algumas voltas nos parafusos, pra ela voltar. Talvez no seu caso afrouxar as cordas e apertar mais pode dar certo, mas aperte até no máximo do tamanho do buraco. A propósito, minha ponte é uma tremolo de 6 parafusos com 3 molas atrás e está excelente, pelo menos pro meu gosto.
Caso não de certo isso, eu trocaria as molas, pois elas não podem estar mais com uma boa tensão.
Já a parte do trastejamento, pode ser várias coisas, mas primeiro me preocuparia em arrumar a ponte e ver se para. Caso não pare pode ser trastes mal regulados ou até braço empenado. Meu palpite e na primeira opção, pois como você abaixou a altura das cordas esse problema pode se tornar aparente.
Por curiosidade, você usava cordas 010 nesta guitarra, antes de colocar o encordeamento novo?
Mexeu no tensor?
Quanto sobre as cordas estarem deste jeito pode ser o fato de você não estar acostumado com esta grossura de corda.
Espero ter ajudado!
Qualquer dúvida tenta postar seu relato no tópico do Bertola e não se esqueça de ressaltar que você não pode encontrar um luthier com facilidade ou que more perto de sua cidade. Ele pode te ajudar!

PS.: Por curiosidade, você tem certeza que aquele fio verde ali no meio ta ajudando? Pois pra mim não é muito convincente isto xD.

Henrike XD
Veterano
# jun/14
· votar


Eu sei pensei o mesmo ao ver o fio verde, mas é uma guitarra usada, ta ai o problema, não sei a história dela.
Ja coloquei uma mola de uma antiga guitarra, parece até q deu uma abaixada, não sei, só parece.
Vou ver onde que compra isto pra ter melhores respostas.
Meu questão das cordas, acho q este não é o problema, pois além de ser o mesmo encordamento de antes, eu acho esquisito, apenas a 1ª e a 2ª estarem pesadas, logo essas q creio é pra ser mais leve :(
Por experiencia própria, nem vou tocar no tensor, pois vou admitir, ja quebrei um braço assim HUSHAUASHUSAHASUAS
Mas o resto vou tentar alguma coisa.
Vou ver onde compra essas molas ai e vou colocar :)

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar


Henrike XD

O que voce fez no tensor pra conseguir quebrar um braço?? '-'

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


Henrike XD
cara, vamos por partes, o primeiro a fazer é resolver essa ponte, compre 3 molas novas,de preferencia da marca gotoh.

Sua ponte ta levantada pq as molas não tem força pra puxar a ponte pro lugar dela, sem as molas novas, o que vc pode fazer é apertar o máximo que puder os 2 parafusos do ferrinho ali onde as molas ficam presas, os parafusos entrando na madeira, assim vai puxar mais as molas dando mais pressão delas, mas antes de fazer isso folgue todas as cordas.

Henrike XD
Veterano
# jun/14
· votar


É q na época eu era mais léso q hj, então eu girei o tensor a toda e deixei HUASHASUHASUHAS
(Uns 3 anos atrás) tinha 11 ou 12
Mas ele tava também acho que é torcido (quando o braço vai meio que para baixo). HUSAHUASHUAS
Psé, ai criei tralma, e não mecho mais naquele demonio.

Henrike XD
Veterano
# jun/14
· votar


krixzy

Ja fiz isto, nao adiantou muita coisa.

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


Henrike XD
Então só outras molas.

Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


Henrike XD

Cara, já que ninguém notou ou falou, eu vou pelo óbvio:

Na foto que mostra o compartimento interno das molas, eu nunca vi nada tão torto e desalinhado na minha vida.

As molas, geralmente, acompanham paralelamente o recorte da cavidade do compartimento, a base da ponte é alinhada (paralela) ao suporte fixador das molas.

Tá tudo desalinhado, dá a impressão que o recorte esta todo torto e sem simetria.

Repare a simetria entre o recorte e as peças:

Compartimento de molas Strato

Mesmo quando as molas estão com a ação "em leque" a simetria se mantém:

Compartimento de molas

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Henrike XD

É uma Strinberg EGS216. Conheço pq é a minha também.

As molas são ruins, o problema de desalinhamento que o Lelo Mig fala, é normal (infelizmente) numa entry level desse valor. Nada que altere a utilização dela.

Eu tive que colocar 4 molas novas (duas de 1.0mm e duas de 1.5mm), as antigas pareciam um trem velho rangendo... Paguei barato, algo como 10 reais cada uma.

O trastejamento é mais complexo. Pela descrição é traste desgastado ou desnivelado. A minha precisou ter os trastes rebatidos.

Thorin o Hobbit
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Henrike XD
Vixi, essa Strinberg é osso, já tive uma, nossa a bixinha tinha tanta falha na montagem que nem adianta comentar, mas claro ela é uma guitarra pra quem quer começar aprender a tocar e não tem dinheiro, você leva o que você paga, a minha também teve que ficar um tempo na UTI, os trates vieram desnivelados a eletrica teve que ser refeita e a minha tinha mais recalque que madeira para manter os parafusos dela no lugar haha, cara o melhor é levar em um luthier ele com certeza vai deixar a sua guitarra tocável

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


Uma pergunta cretina, mas...

Você está afinando a guitarra no tom certo? Em E, na frequência 440hz?

MMJr
Veterano
# jun/14
· votar


Esta bem facil de resolver este "problema"

1_ Ajuste a curvatura do Braco atravez do tensor.

2_ Decida se voce quer a ponte tremolo futuante ou fixa.
Ponte flutuante deve fical cerca de 2 milimentros afastada do corpo.
Ponte fixa deve ficar paralela ao corpo da guitarra...

3_Regule a altura das cordas individualmente de preferencia acompanhabdo o raio da escala...

4_Regule a altura dos Captadores....


Sugestao:
Molas novas de qualidade ajudariam muito...

Valeu e boa sorte...

.....

MMJr
Veterano
# jun/14
· votar


As molas, geralmente, acompanham paralelamente o recorte da cavidade do compartimento, a base da ponte é alinhada (paralela) ao suporte fixador das molas.


Nao necessariamente. Veja este video:



Valeu...

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar


Qual é a desse fio verde ae?
Ta usando ele como mola? kkk

JJJ
Veterano
# jun/14 · Editado por: JJJ
· votar


Especificamente quanto à altura da ponte (o vão entre o corpo e a parte de baixo): é só apertar mais os parafusos (se estiverem curtos, é só trocar por parafusos mais compridos).

Mas atenção: o ideal não é "colar" no corpo não. Tem que "flutuar" um pouquinho.

Mas eu consideraria trocar a ponte inteira, já que, pelas fotos, toda ela é bem meia-boca.

FGStrobio
Veterano
# jun/14 · Editado por: FGStrobio
· votar


Verifica se a base onde vão os parafusos de fixação da ponte não esta danificada.

Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


MMJr

Por isso que eu coloquei "geralmente"...

Neste caso do vídeo há uma tensão maior nos bordões, que é bem comum, para dar uma compensada.

Não é o caso da do nosso amigo....

rcorts
Veterano
# jun/14
· votar


Isso que o Lelo Mig falou de estar desalinhado o sistema de molas me parece sim um forte motivo para a tensão extra nas 2 primeiras cordas, o que não necessariamente sirva para explicar o fato da ponte estar alta.

Me parece que os parafusos que prendem a plaquinha metálica (que puxa as cordas) na madeira precisariam realmente de mais um aperto para aplicar uma tensão maior nas molas e assim puxar a ponte. Óbvio que as cordas precisam ser um pouco folgadas antes de fazer este procedimento.

Quanto à questão de trastejamento, como já disseram, se for um problema de desnivelamento dos trastes é mais simples. Dá para resolver (paleativamente) subindo a altura dos carrinhos. De acordo com o descrito pelo autor do tópico me parece ser apenas isso mesmo. O incômodo é a ação de cordas que vai ficar mais alta. Mas pra resolver efetivamente só em luthier mesmo.

Agora, se for problema de torsão de braço, o que já aconteceu numa Squier Strat Deluxe minha, em partes por minha culpa ao mexer no tensor sem noção nenhuma, melhor trocar a guitarra de uma vez, ou pelo menos o braço.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Thorin o Hobbit

Acho que só eu achei uma guitarra usável desse modelo.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Thorin o Hobbit

Acho que só eu achei uma guitarra usável desse modelo.

Henrike XD
Veterano
# jul/14 · Editado por: Henrike XD
· votar


CAra, ue ainda não fiz nada, tive uma queda na net e fiquei com medo de mexer.
Mas vou comprar molas novas através da explicação q ta desregulado e tal, o luthier, infelizmente vou deixar mais de lado :/
Eu paguei mais ou menos 300 nela, mas venho com uma capa que parece ser muito boa, e não quero trocar pois é um presente do pai e tbm dei um arranhão monstruoso HUSAHUSAHSAUHSAUAS
Além que eu amei o som dela, não sei pq, mas ja peguei outras guitas, até mais caras e a minha parecia melhor, não duvido que trocaram o captador tbm :S
(foi um erro de calculo)
Ja to preparando ela pra da uma limpada master, queria saber como q vc sabe q é uma stringberg?, não lembro se ja disse, mas ela era usada e o dono trocou o braço, é escala totalmente clara e crua, sem se quer uma camada de verniz.

Rachmaninoff
Veterano
# jul/14
· votar


Henrike XD
ponte que acho q esta alta
0.10
A 1a e 2a corda estao muito pesadas. Pra aperta e fazer nota nem tanto, mas um bend bem feito é horrivel de fazer.


Pra mim é tudo muito óbvio aí. Um encordoamento 010 numa guitarra com escala 25.5" gera muita pressão, por isso a ponte levantou. Tente colocar mais uma mola atrás. E os bends vão continuar difíceis de fazer, por causa das 010. Se quiser deixar os bends mais fáceis, use um encordoamento 009 (além de facilitar os bends, vai lhe proteger de uma tendinite).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com ponte de guitarra (fotos)