Improviso em Em - Avaliem!

Autor Mensagem
PanTa80s
Membro Novato
# jun/14


Ae galera,gravei um improviso aqui sobre uma BT de Slow Blues em Em(Mi menor),a intenção não é do improviso soar como blues,é que eu tava a fim de gravar alguma coisa e achei essa BT legal,então foi ela mesmo.Gostaria de opiniões sobre minha pegada,criatividade,timbre e o que mais vocês puderem opinar.Gravei com uma Memphis MG32 original e um ampli oneal 30 watts,áudio captado pelo audacity.
https://soundcloud.com/panta-6/improvisation-in-em

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14
· votar


Upzim maroto,comentem ae galera,ficou legal até

joao b.
Veterano
# jun/14
· votar


PanTa80s

Cara, você mandou umas frases legais, porém ficou meio desconexas em algumas partes. Não curti muito o timbre, ta meio abelhudo, mas isso é uma outra história.

Resumindo, gostei de ouvir seu som. Continue gravando, e lembre-se de guardar todas as gravações! Vai se surpreender no futuro quando compara-las...

Abç

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: PanTa80s
· votar


Valew cara,teve uma parte que eu fiquei meio sem ideia e saiu umas coisas meio sem sentido mesmo,e quanto ao som,como você viu meu equipo é ruim,mas tô aprendendo a melhorar a timbragem e aos poucos estou conseguindo resultados melhores,ainda chego lá.Gostei da dica de guardar as gravações,vou fazer isso.isso. Vlw,flw,abç.

Frankie
Veterano
# jun/14
· votar


Não vou comentar sobre o timbre porque já conheço o esquema, rs.

Pegada muito bacana (de novo). Algumas frases casou, outras não. Dá pra ver que tu tá iniciando nisso ainda, mas já tá muito bem encaminhado, ousado. Continue assim \o

OBS: Achei as alavancadas mó legais

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14
· votar


Haha valew pelos elogios,na verdade eu não tô começando,já toco guitarra a um pouco mais de 3 anos,e improviso com escalas a +/- um ano e meio acho,mas antes simplesmente pegava a guitarra e solava improvisado,agora que comecei a fazer umas gravações estou usando BackingTracks o que não fazia antes,e fico meio perdido no tempo,nas pausas,nas frases,etc,mas vou melhorando.
As alavancadas eu consegui fazer deixando a ponte dá minha memphis MG32 flutuante,retirando uma das molas e soltando um pouco aqueles dois parafusos que conectam as molas com o bloco da ponte

Frankie
Veterano
# jun/14
· votar


PanTa80s

Eu quis dizer começando no improviso. Tu já manda umas frases que não são de quem toca a pouco tempo, principalmente as ultimas ali. Experimenta mudar o estilo da BT, uma mais rockeira ou metaleira. As frases que tu usou encaixaria melhor nesses estilos (opinião minha).

Por isso que tua pegada é boa, já toca à 3 anos. Hehe! Mas se bem que vejo gente com mais tempo de guitarra que tu e uma pegada porca... Vai entender :D

Velvete
Veterano
# jun/14
· votar


Gostei dos passarinhos. Senti falta de umas pausas pra deixar a música respirar. Você tem boa técnica. Abraços

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


PanTa80s

Rapaz, tem um passarinho cantando junto aí!

Tá no caminho, vai estudando e melhorando as timbragens e frases mesmo, é assim. Continue desse jeito e cuidado com o passarinho! kkk

Abç

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14
· votar


Frankie
Sim,entendi,vou procurar variar nas Bts,até mesmo para entender melhor os estilos,e procurar achar outros tons também,Valew

Velvete
Poxa pensei q nem ia dar pra ouvir os passarinhos kkkk,mas ficou meio alto mesmo,vou tentar melhorar nas pausas da próxima vez,Valew


MMI
Poxa pensei q nem ia dar pra ouvir os passarinhos ² kkk
eu comecei a estudar com Bts agora então aos poucos vou melhorando,timbragens também,é meio difícil só com a guitarra e o ampli,mas vou me esforçando,Valew haha abç

clebergf
Veterano
# jun/14
· votar


PanTa80s

Ficou bacana cara.
O caminho é esse msm, tá com pegada bacana e tem umas frases bem interessantes ae..

Sobre o timbre, se vc curtiu do jeito q está blz, mas se quiser tentar mudar um pouco, depois de gravado usa o Reaper ou outra DAW para colocar alguns efeitos e dar uma encorpada na parada...

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14
· votar


clebergf
Vlw cara,na verdade eu até dei uma mudada no timbre pelo audacity mesmo,mas nessa gravação só aumentei um pouquinho os graves e diminui os agudos,ainda estou aprendendo a configurar as outras coisas como o delay e o reverb,numa próxima gravação vou utiliza-los.
O Reaper é parecido com o Audacity??
Vlw,Flw

Alex guitar man
Veterano
# jun/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar


PanTa80s

se quiser.. vamos na luggi/moscato/ ai juntos um dia cara, gostei de saber que você é daqui pertinho..

, vou mandar as criticas primeiro pra não perder a graça rsrs, é, falta um pouco mais de nexo entre as frases, você esta improvisando bem, mas o solo, não vai pra lugar nenhum entende? Falta ser mais calmo, devagar, muitas notas e poucos objetivos.

se quiser.. vamos na luggi/moscato/ ai juntos um dia cara, gostei de saber que você é daqui pertinho..

Qual é seu equipamento cara?

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14
· votar


Pô valew cara,eu vou estudar mais com Bts para melhorar esse lançe de felling,conexão das frases,pausas e etc.
Meu equipameneto é uma memphis MG32 e um combo da oneal de 30 watts,só,simples.
Nos podemos marcar de ir em alguma loja depois do dia 30,vou estar de férias ai vai dar pra mim ir de boa,agora fica meio difícil porque estudo,mas na próxima semana já dá,flw

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


Fala, cara!!
Bacana o som!
Acho que o passarinho curtiu também, rs.

Como você fez a gravação? Microfonou o amp?

Como já disseram, algumas frases combinaram, outras não. Mas é isso aí, cada gravação melhor que a anterior... Não desistir é o segredo!
Parabéns, cara!!

Um aceno de longe!!!

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14
· votar


PanTa80s
olha curti muito o fraseado.... mas talves uma critica construtiva que te ajudaria é que a pegada ta soando meio suja.

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14
· votar


Del-Rei
Só usei o Audacity para gravar,você ouviu minhas outras gravações?Estou estudando sobre BTs para melhorar o fraseado
Vlw,

rhoadsvsvai
Vlw cara,talvez a pegada tenha suado suja por causa da distorção,ou não?isso só disfarçou a sujeira na pegada?Flw

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14
· votar


PanTa80s
não sei dizer ao certo.. a causa da sujeira me pareceu uma mistura entre o timbre e sua tecnica de abafar.

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ok,Vlw,vou treinar para limpar inha pegada e execução,e também vou estudar mais meu equipo para o timbre não ficar sujo mas sim saturado

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jun/14
· votar


PanTa80s
Achei o timbre um tanto abelhudo pra proposta da BT, e parece q ameaçou clipar algumas vezes, o fraseado em si tá bacana, gostei da pegada tb, vc tá no caminho certo, continue praticando cada vez mais, procure trabalhar melhor a questão do timbre, procure maneirar um pouco mais no drive pra determinados gêneros, espero ter ajudado, abraços. PS.: Esse passarinho cantando no fundo ficou bem interessante! rsrsrsrsrs

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: PanTa80s
· votar


brunoepronto
realmente estava clipando um pouco e também achei o timbre um pouco abelhudo,mas não tanto,ainda estou aprendendo timbrar o amp,na hora eu nem percebi que o passarinha iria atrapalhar kkk,Vlw pelos elogios,Flw abç

Filippo14
Veterano
# jun/14
· votar


PanTa80s

Não achei as frases ruins, achei elas em um tempo totalmente fora da bt. No começo da para perceber isso, fica bem confuso de entender o que está rolando, os tempos parecem não bater. Você usou alavanca? Eu tive um pouco essa impressão, de uma alavanca rápida de vez em quando, achei meio fora de hora, foi bem legal a tentativa, mas achei que você usou ela do nada, você podia ter construido melhor a "entrada" dela. Pensa em um solo como uma história, se você quer usar a alavanca, tenta criar o momento para ela. Isso cabe para qualquer coisa, pensar no solo e encaixar as partes mesmo.

Abração

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14
· votar


Filippo14
Entendi,eu também achei bem fora do tempo no começo,mas acho que foi acertando,eu usei a alavanca sim,porque tinha acabado de deixar minha ponte flutuante e queria experimentar num solo,realmente ficou fora de hora,Vlw pelas dicas.Essa coisa de um solo com um história,tem alguma forma de melhorar isso?além de ficar estudando sobre BTs?
Vlw,abç

Drinho
Veterano
# jun/14
· votar


Jovem, você toca bem, é firme tocando. Minha crítica vai para sua dinâmica, senso de clima e som de guitarra.

Slash dizia: Não existe solo bom sem uma boa base.
Agora, também não adianta ter uma boa base e fazer uma melodia que não consegue comunicar uma mensagem bonita junto a essa base.

E eu tenho certeza que essa não é a sua verdade e não é questão de você estudar mais ou treinar mais, você realmente toca bem, tem que melhorar como todo mundo, mas toca bem sim!
É questão de você parar, respirar, ouvir e sentir o poder dos acordes, do groove e ir jogando as notas com calma, critério, cantar com a guitarra, você está afobado nessa gravação e não há o porquê, afinal todos nós somos eternos aprendizes....

Isso parece muito mais poético do que didático, mas siga meu conselho, sinta a vibe da parada....
E na minha opinião, na há a necessidade de tanta distorção assim....

Grava outra pra nóis ae quando puder....
Abraço....

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


É questão de você parar, respirar, ouvir e sentir o poder dos acordes, do groove e ir jogando as notas com calma, critério, cantar com a guitarra, você está afobado nessa gravação e não há o porquê. [2]

Fraseado bacana, só precisa de mais fluência, principalmente na dosagem das pausas.

Mas minha maior crítica vai para o timbre. Está MUITO ruim.
Estou sendo grosso, arrogante, agressivo? Não. Estou sendo sincero como foram comigo aqui no fórum há uns 7 anos quando eu postei minha primeira gravação, coincidentemente com uma MG-32. Então sei como funciona.

Dá pra tirar um timbre aceitável dela sim, assim como dá pra tirar de qualquer guitarra nesse mundo. O segredo está na regulagem, na paciência e em uma das maiores maravilhas criadas pelo homem: plugins VST. Vou tentar enumerar algumas dicas aqui que me ajudaram bastante:

1 - Comece trocando de DAW:

O Audacity é muito inferior. Realmente inferior. Baixe o Reaper e aprenda o básico dele em tutoriais no Youtube. Ele tem todas as funções necessárias para um tratamento de audio profissional, mas com a facilidade de ser muito, mas muito mais intuitivo e atraente que os programas mais tradicionais (ProTools, Sonar, etc...).

2 - Deixe seu amp para estudo:

Quando tinha minha MG-32, usava ela com uma caixa multi-uso Wattsom e sei que é quase impossível extrair um som decente dessa combinação. Se for estudar, é tranquilo, afinal nessas horas o que mais importa é a execução. Mas se vai gravar, esquece o amp e invista em uma coisinha milagrosa chamada plugin VST. Acredite em mim. No começo vai ser um pouco complicado domar e dominar o uso deles (ruídos, delays e dinâmica). Mas com o tempo, prática e macetes, você vai tirar um som dessa sua MG-32 que jamais imaginaria tirar.
Recomendo que procure aí o Amplitube 3 ou o Guitar Rig 5.

Para ajudar na configuração de tais ferramentas para a gravação no computador, tem um tópico que eu fiz há um bom tempo aqui no fórum sobre isso:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/


Enfim, é isso. Melhorando esse timbre, estará tudo completamente no caminho. Você toca bem.

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14
· votar


Drinho
Vlw cara,gostei das suas palavras,foram bastante...bom não sei explicar rsrs mas gostei,comecei estudar improvisos sobre BTs agora(antes simplesmente improvisava sem nada) e ainda estou aprendendo,com o tempo vou pegando as manhas das pausas,notas certas,velocidade em cada parte,felling,tocar alguma coisa que faça sentido com a BT,tocar com a alma,vou praticando.
Quando gravar algo novo mando uma mensagem pra você,Vlw,abç

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: PanTa80s
· votar


T. Forge
Obg cara,poxa eu não achei o timbre TÃO ruim assim,mas sei que não ficou bom e que você só quer me ajudar,vlw.
Para utilizar as VST´s eu só preciso da guitarra,cabo e computador com os programas baixados?Não precisaria de uma interface de áudio?ou a interface só serve para melhorar ainda mais os resultados?preciso de caixas de som boas e poderosas?ou qualquer uma basta pear um timbre aceitável?(afinal meu PC é All-in-one e tem as caixas de som embutidas no monitor).O que eu preciso é só baixar um VST,o Asio e o Reaper e comprar um cabo P2/P10?se for isso acho que vou arriscar sim
Vlw,flw,abç

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


PanTa80s

Precisa de uma interface sim, existe uma baratinha chamada guitar link, então você usa com o guitar rig, depois vc pode tocar com fone de ouvido, ou nas caixas de som do computador mas ficara aquele som de radio de pilha...

Ja pensou em alguma pedaleira?

T. Forge
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: T. Forge
· votar


PanTa80s
Não precisaria de uma interface de áudio?

Interface de audio é pra quem vai gravar a nível profissional. É um investimento caro que com certeza absoluta não vai valer a pena se o seu objetivo é apenas fazer umas gravações caseiras e despretensiosas.

EDIT: como não estou muito a par do mercado de interfaces, pode ser que existam algumas que sejam baratas. Mas se o investimento for muito, não vale a pena não.

preciso de caixas de som boas e poderosas?

O monitoramento é importante. Caixinhas de pc, no geral, não vão servir muito bem pra dosar os efeitos. Pode acontecer de você chegar a um resultado bom pra ser tocado em uma caixinha dessas, mas pra quem está ouvindo em um som com melhor qualidade, sua gravação pode estar horrível.

Uma dica simples que dou é: se não tem um monitor com uma qualidade razoável, use um fone de ouvido.

Mas esse seu amp serve e serve muito. Deixe ele flat (todos os controles de tonalidade e ganho na metade) e todas as regulagens de som serão feitas no programa.

O que eu preciso é só baixar um VST,o Asio e o Reaper e comprar um cabo P2/P10?

Basicamente, vai ser isso:

Pra baixar:

-Amplitube ou Guitar Rig
-ASIO
-Reaper
-Plugins de tratamento de som (compressores, tape, exciters, etc) - Mas isso aqui é pra quando você já tiver mais "fera" e depois de ter assistido muitos tutoriais de MIXAGEM e MASTERIZAÇÃO.

Pra conseguir:

-Adaptador P10/P2 (ou um cabo já feito assim) pra plugar a guitarra no PC.
-Adaptador P2/P10 (ou um cabo já feito assim) para levar o som do PC para seu amp.

Só.
Fora isso, só MUITA paciência, MUITA atenção ao seguir os tutoriais e MUITA perseverança, pois no começo vai dar tudo errado e você vai se frustrar, mas faz parte. Tempo e prática vão te permitir fazer gravações com um nível muito alto usando apenas isso.

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14
· votar


Alex guitar man
Mas tem algum jeito de não ficar com som de rádio de pilha?Interfaces melhores(caras)?caixas de som boas?
Você está falando de comprar uma pedaleira e usar direto no computador para gravação(Boss me 25,Zoom G1Xon,Zoom G3,Zoom G2.1u)ou para ligar no ampli mesmo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improviso em Em - Avaliem!