(Review) - Stagg G-300

    Autor Mensagem
    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14 · Editado por: T. Forge


    Olá pessoal. Adquiri uma Stagg G-300 e gostaria de deixar aqui minhas impressões iniciais sobre ela e com o tempo vou me aprofundando e postando sons na jams e em algumas gravações.
    Pois bem, sem mais delongas.

    Acabamento:
    Ao tirar a guitarra da caixa tive uma ótima primeira impressão. Ela é realmente muito bonita pessoalmente. Em relação à pintura, não existe nenhuma falha. Repito, nenhuma. Dando uma olhada mais minuciosa, se percebe alguns deslizes em relação à escala. O tratamento e envernizamento da madeira parece não ser muito primoroso, principalmente nas últimas casas. Umas resbarbas aqui e ali nas peças de plástico e é só. No geral, o acabamento é muito bom. A famosa bundinha dela me incomodou a princípio, mas acostumei antes mesmo de comprar e hoje até acho um detalhe bem bonito. O formato do corpo se assemelha mais ao formato original que o das concorrentes.
    8/10

    Construção:
    Diria que é uma construção de razoável a boa. Nada muito grosseiro, tudo no seu devido lugar. O braço aparentemente não apresenta torções. O braço é colado ao corpo de uma forma que parece bem firme e o acabamento da pintura faz parecer até ser um braço inteiriço (mas não é, esta guitarra possui braço colado, apenas). Segundo o fabricante, ela é feita em nato (também chamado mogno asiático). Bom, ao abrir a tampa traseira, pude perceber, em algumas pequenas "falhas" na pintura, a madeira. Ela tem uma coloração escura, tendendo ao marrom/vermelho e possui veios pequenos e lineares. Parece ser mesmo uma madeira semelhante ao mogno, então provavelmente o fabricante não mente, deve ser nato mesmo. Ela é consideravelmente mais leve que a minha Dolphin Les Paul. Não sei se essa diferença se dá pelo fato de ela ter menos madeira em relação à LP ou se é devido à própria madeira mesmo. A LP é feita em basswood. Ele seria mais pesado no geral que o nato?
    7/10

    Hardware:
    As tarraxas aparentam ser bem frágeis, ainda mais que não são blindadas, são modelo Kluson. Dependendo do andar da carruagem, farei um upgrade mais pra frente. Os trastes são mais grossos que os da LP, então creio que sejam pelo menos médio-jumbo. No 2º e 3º trastes notei um desgaste na cromagem na altura da 2ª e 3ª corda, mas nada que influencie de maneira significativa a tocabilidade. Os captadores são bem genéricos, provavelmente os mesmos que vêm em todas essas guitarras dessa faixa de preço. A ponte me parece ser resistente, mas nada espetacular. Pretendo fazer um upgrade nos dois itens mais pra frente.
    5/10

    Tocabilidade:
    O braço é mais grosso que o da LP, então estranhei um pouco. Mas nada que comprometa. Observei um problema estranho na 6ª corda. Ao tocá-la, seja em qualquer casa, o som natural da corda é acompanhado por um ruído estranho que lembra trastejamento, mas não é. Levantei muito a ponte, chequei o trastejamento, não estava trastejando e mesmo assim o problema persistia. Pressionei a corda na última casa (descartando, portanto, a ação de qualquer outro traste antes dele) e o problema persistiu. Realmente não sei o que pode estar causando isso. Se a ponte, ou o captador ou a própria corda. Tirando esse probleminha, o resto é show.
    9/10

    Som:
    Gostei muito do som da menina. Até agora testei apenas com a distorção do amplificador, que não é lá grande coisa. Em comparação ao som da LP, que eu sempre gostei muito, é quase idêntico em dinâmica e frequência. O único diferencial é que ela soa mais brilhante, aberta e aguda que a LP. creio que isso se deva ao fato do próprio modelo, já que SG, por definição, soa mais aberta e aguda que uma LP.
    7/10

    Geral:
    Paguei R$ 480,00 já com frete. Por esse preço, não creio que se encontre uma SG do nível dessa Stagg, confeccionada em nato e com braço colado. O custo x benefício dela me pareceu muito, muito bom e é uma guitarra que eu recomendaria sem dúvida alguma.
    8/10

    Passei os últimos 7 anos tocando com uma Les Paul e vai ser muito difícil acostumar com um outro modelo, mas vou aposentar a Lespa e dar todo o trabalho pra essa bixinha pra ver até onde ela aguenta o tranco.

    Se eu não conseguir resolver por conta própria o problema da 6ª corda, levarei ao luthier para ele dar uma olhada.

    É isso.
    ___________________________________________________________
    Fotos:
    Desculpem a resolução. Tive que tirar com o celular pois a câmera de verdade está sem bateria.

    Da net

    A minha

    DoisUm
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Parabens pela menina ae. Lindona ela.
    Seria legal uma gravação comparando ela com a LP antiga, pro pessoal se ligar no som delas, nao?

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Fala véééio, eu tenho uma Stagg desssas, na cor vermelha!!
    Faz uns 4 ou 5 anos já. É pau para toda obra, tenho experiências muito boas com ela.

    Ela é resistente e as tarrachas também, ao longo dos anos eu troquei elas porque a guita tombou muitas vezes e eu refiz o nut porque rachou em uma queda e fiz um reparo no corpo porque uma queda arrancou uma lasca, também acho ela pesada, minha stratinho super leve e ela super pesadona.

    Eu sou daqueles que acha que a guitarra influência em 10%, se não 5% na sonoridade contra 90% / 95% do amp e pedais, então nunca tive neura de comprar guitas tops, trocar captadores e tal, usei essa para muitas coisas, em várias situações e vários amps diferentes e sempre teve um bom desempenho.

    Da parte do acabamento, você vai ver uma parte porca se tirar aquela proteção que tem ali entre o captador da ponte e a ponte, aquilo ali é porco, mas de resto é bem feitinha.

    Aqui ela quando era novinha, sem nenhuma marca de guerra.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    DoisUm
    Valeu, man.
    Seria uma boa mesmo. Com certeza farei.
    Tenho show hoje e no final de semana, então tá tudo muito corrido. Lá pra segunda eu faço isso e posto aqui mesmo, além de tirar mais fotos.

    Jube
    Legal saber que ela é realmente uma guitarra honesta e não sou eu que fiquei impressionado haha. Ainda não dei uma fuçada mais a fundo de ir desmontando ela, mas já imaginei que aquela capinha servia pra esconder algo. Trocarei tarraxas, pois odeio esse modelo Kluson, prefiro as blindadas. E quem sabe coloco um set HH777 nela pra ver como responde.

    Eu sou daqueles que acha que a guitarra influência em 10%, se não 5% na sonoridade contra 90% / 95% do amp e pedais, então nunca tive neura de comprar guitas tops

    [2]
    E vou além. Não tenho sequer a neura pelo timbre perfeito. Se um timbre tá pelo menos legal eu já me conformo. A tocabilidade estando 100% e o timbre não estando incrivelmente ruim, pra mim está bom. Me preocupo mais com a musicalidade em si que com a "técnica".

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Jube
    Já percebeu que todo mundo que vai tirar foto dela dá um jeito de esconder a famosa bundinha? Hahaha

    Até hoje não conheci ninguém, além de mim, que acha aquilo bonito.

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Eu não gosto da bundinha porque tem aquela saliência bem onde vai o parafuso para colocar o strap lock.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Jube
    Realmente. Mas o que me incomoda mesmo é a posição do parafuso nas SGs, que fica na junção do braço. Acho que vou mandar o luthier passar aquilo pra cima, pro chifre.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Estou testando ela cada dia mais e cada dia mais vou percebendo que vai ser mais difícil do que pensei pra me acostumar com outro modelo que não seja uma Les Paul.

    A LP é infinitamente mais confortável e, pelo menos a minha Dolphin, tem aspectos que, pessoalmente, prefiro em uma guitarra, como peso do corpo, "rigidez" da madeira (basswood) e braço fino. A SG tem exatamente o oposto: corpo leve e braço grosso.

    Mas o som da menina é realmente impressionante.

    JJJ
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Já percebeu que todo mundo que vai tirar foto dela dá um jeito de esconder a famosa bundinha? Hahaha

    Aquilo é muito esquisito mesmo. Quando eu estava procurando uma SG pra comprar, há anos atrás, desisti por causa desse detalhe...

    Depois acabei comprando uma Stagg, mas de outro modelo, A300, eletro-acústica (nunca sei se o termo certo é esse... rs), mas é na praia da Gibson L5. Só que as tarraxas eram bem fracas (o ponto mais fraco da guitarra, na verdade). Acabei vendendo e, com a grana, comprei recentemente uma Condor JC502, que é o tipo de semi-acústica que prefiro (estilo 335).

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    JJJ
    O consenso geral é que aquela bundinha é horrível mesmo. Raros são os que gostam, como eu. Já vi gente que mandou "emassar" e pintar.

    Mas eu gosto muito. Aliás, por conta desse detalhe, o resto do corpo pode se assemelhar mais ao original do que as concorrentes que, não tendo esse detalhe, tiveram que modificar mais o corpo para evitar processos.

    Só que as tarraxas eram bem fracas (o ponto mais fraco da guitarra, na verdade).

    Sim. As tarraxas são porcamente ruins.
    E as da A-300 ainda são blindadas, bem melhores que as kluson que vem na G-300.

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Então velho, porque você ta aposentando a les paul? a diferença sonora foi gritante para você?
    Eu ando meio que afim de comprar uma lespa, mas mais por gás do que necessidade ou qualquer coisa.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14 · Editado por: T. Forge
    · votar


    Jube
    Na verdade estou mandando a lespa de férias. Vou juntar uma grana e lá na frente fazer uma reforma completa nela. Trocar trastes, captadores, ferragem, parte elétrica, acessórios e dar uma bela polida na pintura. Vai ficar um primor.

    Quero fazer isso justamente porque essa menina é e sempre será única pra mim. De todas as guitarras que já toquei na vida, e isso inclui Gibson, ela foi a mais confortável. A Lespa da Dolphin (pelo menos essa antiga) tem um braço muito mais fino que as LPs em geral. E sei lá, ela tem peso e passa uma sensação de rigidez, saca? Ela implora pra que tu sente o cacete nela sem dó. E eu passei 7 anos acostumado com isso.

    Aí peguei essa SG. Não é que ela é ruim, longe disso. Muito longe. Mas é que, assim como todas as SGs, ela passa uma aura mais "frágil", mais delicada. É levinha. Dá a impressão de que se forçar demais vai quebrar alguma coisa. Não sei.

    Em questão de som, a diferença de QUALIDADE não é gritante não. As duas fazem muito bem seus papéis. A Dolphin faz muito bem o papel de uma lespa e a Stagg o de uma SG. Ambas tem um som muito bom, com a diferença que a lespa me dá um som com muito mais corpo, graves, peso, enquanto a SG me dá um som mais quente, carregado de médios.

    A lespa tá muito velha, trastes gastos, ferragens oxidadas e isso tudo já começa a comprometer a tocabilidade, então ela vai pra geladeira por isso. Usarei a Stagg enquanto ela fica em coma. Quando ela ressurgir reformada, ficarei usando as duas, conforme a necessidade.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: T. Forge
    · votar


    Estou com umas fotos legais da moça e queria compartilhar aqui com vocês.

    Imagens grandes. Abrir em uma nova aba.

    http://i.imgur.com/s8CRkFj.jpg

    http://i.imgur.com/aoqgDMU.jpg

    http://i.imgur.com/grUi8D6.jpg

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a (Review) - Stagg G-300