Guitarrista ou Músico? Minha Polêmica de Inverno.

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jun/14
· votar


Led Zé

Acho que foi pegadinha de ambos os lados. O referido guitarrista achou que seria moleza (ele pensou que pelo repertório do grupo não ser cheio de sweeps e guitarrices, tem que ser fácil...) e talvez o pessoal que o convidou quisesse testar o cara, pra ver o se o roqueiro consegue mesmo se virar.

carloneslive
Veterano
# jun/14
· votar


Achei esse texto do Bruno Mello muito interessante:

"E tu que tá aí preocupado com captador, com pedal... Dá uma lida nisso aqui, creio que tu vai se identificar."

"Audição da Berklee engraçada
O guitarrista chega para audição da Berklee. Tira uma Gibson Studio do case, abre o case de pedais. 7 pedais ligados na voodolab.
A galera da audição fica olhando e esperando.
O guitarrista pede mais 3 minutos. Vem com o amplificador de rodinhas, mas a galera da audição pede, por favor, para ele usar o amplificador cedido, mas o guitarrista insiste que o amplificador é muito importante para a apresentação dele.
10 minutos depois tudo esta pronto para a audição. O cara suando nervoso, sem graça e se posiciona em frente à banca.
Começa o dialogo:
Banca: Você poderia tocar uma música?
Guitarrista: Uma música inteira?
Banca: Sim, uma música onde você possa demonstrar a sua musicalidade. Pode ser uma peça preparada, solo, um standard, o que você se sentir mais a vontade.
Guitarrista: Na verdade eu só sei alguns pedaços. Tipo uns riffs, pode ser?
Banca: Não precisa, vamos então para outra etapa. Vamos tocar um blues em Bb, 12 compassos forma tradicional. Eu acompanho no piano e você improvisa.
Guitarrista: Pode ser em Lá?
Banca: Ok.
Banca: Agora vamos tocar uma progressão 2 5 1 indo para o tom de Sol maior.
Guitarrista: Duzentos e cinquenta e um?
Banca: Não, mas não tem problema, vamos passar para a outra etapa porque estamos sem tempo já que a audição é de 15 minutos e você gastou 10 minutos para montar os equipamentos, enfim, já estamos com o tempo estourado.
Banca: Vou te dar uma partitura com a melodia e a cifra da música. Você não precisa tocar a melodia, mas eu gostaria que você improvisasse sobre a mesma.
Guitarrista: Sou totalmente leigo com esse negocio de cifra, partitura. Toca ai que eu vou tentar ir atrás.
Banca: Não precisa, vamos passar para a última etapa.
Banca: Vou fazer um ritmo com a mão e você repete. 2 compassos ¾, ok?
Guitarrista: Mas o que isso tem haver com guitarra?
Banca: Ok, estamos satisfeito com a audição. Você receberá um e-mail em breve com o resultado.
O guitarrista saiu da sala da audição e fala:
“Caraca, os caras são carrascos. Fala sério, o cara pediu uns lances nada haver que ninguém nunca ouviu fala, mas acho que deu para passar”." Bruno Mello.

mateusstarling
Veterano
# jun/14
· votar


carloneslive Não sei onde vc achou o texto que vc transcreveu aqui, mas na verdade este texto é meu, rs...O Bruno Mello é parceiro e costuma compartilhar alguns dos meus textos e videos, mas esse texto foi baseado numa das minhas experiências nas audições da Berklee, depois que me formei la eu comecei a preparar alunos e muitas vezes assistindo audição de outras pessoas (que não meus alunos) eu me deparo com estas pérolas.

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

Acho que não foi bem uma pegadinha. Eu conhecia estes músicos, não eram do tipo que iriam pregar uma peça prá ferrar alguém. Quem tocou muito na noite até os anos 80 (creio que hoje o cenário tenha mudado um pouco, já que a MPB não é mais predominante), em bares principalmente, esta acostumado com músicos "da noite" que, independente, de conhecerem música no sentido de terem estudo (músicos auto didatas e de ouvido), se viravam muito bem em jams. Os caras, viessem de Berklee ou da "escola orelhão" davam seu recado com competência. Creio que, até por desconhecimento, esperavam que um garoto com tanta técnica fosse se sair bem. Talvez, ingenuidade de ambos os lados.

Lembre-se que era um período em que este tipo de guitarrista, formado no estilo IGT ainda era uma novidade. Eu mesmo, ainda tenho dificuldades em entender algumas coisas nesta formação.

Porque, talvez por ignorância minha, que sou semi analfabeto musical, se você me disser:

"Sobre o campo harmônico X, você aplica as escalas Y e Z..." eu parto do pressuposto que se eu fizer um F#7(13), o cara sabe o que fazer.

Filippo14
Veterano
# jun/14
· votar


mateusstarling

Serio que tem gente que vai ate Berklee sem saber nada disso?!

Isso é básico para quem quer seguir carreira musical com diploma, ainda mais de um lugar contemporaneo como eles. Achava que era mais dificil essa audicao ahahaha.

Lelo Mig

A real é que um cara realmente estudado sabe o que fazer nesses casos. Lógico que o cara sem ter treinado pode acabar ficando no bäsico, focando nas escalas mais tradicionais de se usar em cada acorde, pode ir melhorando durante a müsica inteira, mas se ele nao sabia nem por onde comecar direito, ai nao é um cara estudado, é um cara que aprendeu a tocar só tirando musica do Malmsteen, sem aprofundamento e analise nenhuma.

Abracao

mateusstarling
Veterano
# jun/14 · Editado por: mateusstarling
· votar


Filippo14 A audição para entrar na Berklee é a mesma para vc conseguir uma bolsa. Essa audição é para entrar e não para sair.
Vc concorre com outras pessoas, o resultado pode ser reprovado, pode ser aprovado e pode ser aprovado com uma bolsa. Essa bolsa pode variar de 10% a 100%, portanto, a audição é nível intermediário/avançado mas vc vai estar competindo com outras pessoas para ganhar uma bolsa.

Filippo14
Veterano
# jun/14
· votar


mateusstarling

Saquei, é porque ela é relativamente simples, para alguém que já estuda no Brasil, que tem professor bom, corre atrás, é uma prova que da para ser feita, e bem.

Lá dentro é um inferno, isso todo mundo sabe ahahahah. Já tive aulas com pessoas que estudaram lá e ai sim, não é nada simples ahahah.

Abraço

carloneslive
Veterano
# jun/14
· votar


mateusstarling Que coincidência hein!! Peguei o texto na página do Facebook do Bruno Mello. Esse texto faz muita gente pensar sobre o tema.

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


Galera, sei que o tópico é antigo, mas aqui um exemplo de quando o lado músico sobrepõe o lado instrumentista:

http://www.youtube.com/watch?v=4DMke24SgqA

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarrista ou Músico? Minha Polêmica de Inverno.