Tru-Oil para Acabamento de Guitarras

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mai/14


Galera, finalmente chegou a latinha de Tru-Oil que eu encomendei (3 meses no lombo de uma tartaruga manca!). Trata-se de uma forma de "envernizar" um instrumento, que vem ganhando adeptos por aí e eu resolvi testar.

Bom... segue o teste e as conclusões:



Qualquer pergunta, comentário ou crítica... fiquem à vontade!

clguitar
Membro
# mai/14
· votar


JJj
Cara, ficou muito bacana! Parabéns também pelo som no final, a bichinha tá com um timbre muito bonito!

Nunca tinha visto Tru Oil sobre tinta, só sobre madeira tingida. Acho que, realmente, a proteção não é tão boa quanto verniz, mas a vantagem é que você pode sempre adicionar uma ou outra mão desse óleo para consertar arranhões e pancadas.

Tenho muita vontade de experimentar Tru Oil no,acabamento, mas, da última vez que fui aos EUA, só encontrei o tal Danish Oil, que é parecido. Ainda não testei.

Outro produto que tenho visto bastante é o tal wipe-on poly da Minwax. É verniz em poliuretano que vc passa com paninho e que fica super brilhoso. Ainda não experimentei, mas parece ser show de bola.

Abraço!

Arimoxinga
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ

interessante isso cara! .......teu jeito de falar me lembra muito o Marc Snow hehehe

excelente material para os aventureiros


ps> teleca tá com um timbre "du caramba"!!! se quem fez ela mesmo?

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


clguitar

Pois é, os caras tem zilhões de opções, tanto em "óleos" que viram vernizes (como esse), quanto em latas, sprays, potinhos, etc, etc, etc... Aqui, a gente vai numa casa de tintas ou de artesanato e tem uma meia dúzia de opções só... Dá inveja! rs

Seria interessante se alguém soubesse de algo parecido com isso, por aqui (se é que existe...).

Quanto a ser sobre tinta ou madeira tingida, agora que você falou, fiquei com a pulga atrás da orelha... Mas tenho quase certeza que já vi alguém usar sobre tinta mesmo. Mas talvez fique melhor sobre uma camada mais fina apenas de tingimento leve, ou sobre a madeira crua mesmo.

Arimoxinga
teu jeito de falar me lembra muito o Marc Snow

Não somos a mesma pessoa, te garanto! hehehe

teleca tá com um timbre "du caramba"!!! se quem fez ela mesmo?

P90 é phoda. O som da gravação nem tá lá essas coisas. Mas fui eu que montei. A história dela está no tópico de montagens, mais precisamente aqui e aqui.

Bigtransa
Veterano
# mai/14
· votar


Danish oil é a mesma coisa que óleo de tungue, é difícil mas dá pra comprar online por aqui. Para acabamento em madeira também se utiliza o óleo de linhaça, mas a aplicação e a secagem são bem mais difíceis...

clguitar
Membro
# mai/14
· votar


Bigtransa
Óleo de linhaça eu tenho usado para dar a primeira camada de proteção e para dar uma aparência de "profundidade" nos veios da madeira, antes de terminar com goma laca. Acho que o óleo de linhaça fica bem para um acabamento fosco bem rústico, sem brilho.

JJJ
Veterano
# mai/14 · Editado por: JJJ
· votar


Bigtransa

Esse danish/tung se acha por aqui? Não, né? E eles são semelhantes ao Tru-Oil?

clguitar

Óleo de linhaça eu nunca vi também. Mas se é mais "difícil", como o Bigtransa falou, não faz sentido pra mim... Eu quero é moleza! hehehe

Vou dar uma pesquisada nesse wipe-on poly da Minwax. Essa ideia de passar como óleo e, depois de seco, virar verniz, é simplesmente genial. Nunca vi nada semelhante por aqui.

Bigtransa
Veterano
# mai/14
· votar


JJJ
Acha sim... pesquisa "óleo de tungue" no google que você encontra pra vender online... O de linhaça eu nunca usei, escrevi o que ouvi falar... dizem que demora muito pra secar...

msp1909
Veterano
# jun/14
· votar


JJJ

E ai cara, blz? Bem massa o video explicativo!
Conta ai pra gente como que ficou, afinal já se passaram umas 3 semanas! O Tru-oil secou mais? A camada ficou mais rigida?

Pra ajudar, da uma olhada no canal desse cara. Tem uns videos bem bacanas, que servem de aprendizado.
Nesse aqui ele fez um Honey Burst fantastico. E no Final ele diz que optou pelo Tru-Oil. Ele ainda fala que passou umas 6-7 camadas.

JJJ
Veterano
# jun/14
· votar


msp1909

Peguei pra dar uma olhada nela e me pareceu melhor no visual (mais consistente, mais "junto"), mas pode ser só impressão. Não tive coragem de tentar arranhar ainda! kkkkkk

Deixa passar mais um pouco de tempo.

mogicaqui
Veterano
# jun/14
· votar


Cumpadres,

Existem diversos acabamentos naturais e ecologicamente corretos na General Iron Fitings (http://www.ironfittings.com.br/index.php?option=com_content&view=arti cle&id=70:verniz-de-linhaca&catid=14&Itemid=981).

Eu usei verniz de linhaça e cera no acabamento desta Tele que eu fiz e ficou bem bacana.
http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Tele%20Mogno/IMG_07 87.jpg
http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Tele%20Mogno/IMG_07 90.jpg

Tem diversos acabamentos e eles ajudam nas técnicas de aplicação.

Qualquer coisa faço um tutorial, Abraço a todos.

JJJ
Veterano
# jun/14 · Editado por: JJJ
· votar


mogicaqui

Ficou linda, hein?

Tem óleo de linhaça pra vender no supermercado. Mas é pra uso culinário! Será que funfa???

mogicaqui
Veterano
# jun/14
· votar


JJJ

Não é óleo de linhaça, é um verniz que tem, além do óleo, resinas secantes que também aumentam a dureza do acabamento, tornando mais resistente a riscos.
Lá tem óleo de Tung e diversos parangolés legais, entre no site e veja.
Eu fiz um acabamento em Goma Laca em uma Jazzmaster e ficou duca.

http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Jeguemaster/IMG_079 8.jpg

JJJ
Veterano
# jun/14 · Editado por: JJJ
· votar


Um mês depois...

Bom, o visual está lindo. Não sei se é impressão minha, mas me parece mais bonito agora do que quando fiz!

O brilho e a textura (pegada) são ótimos. O acabamento é suave ao toque e não gruda. Muito "confortável".

Porém... ainda risca com certa facilidade.

Minhas hipóteses:

7 camadas é muito (embora alguns vídeos da web mostrem gente usando várias camadas na boa);

e/ou

7 camadas sobre tinta (meu caso) fica espesso demais e aí favorece os riscos (e talvez retarde ainda mais a secagem completa);

e/ou

um mês é pouco e ainda não secou o suficiente (devemos lembrar que as guitarras ficam penduradas secando por muito tempo em algumas fábricas...). Uma coisa que reforça essa hipótese é que ainda sinto um "cheirinho" do óleo na guitarra.

***

Fiz outra experiência com o tru-oil, dessa vez num braço de baixo vagaba que eu tenho e que veio muito ruim. Parte do processo de restauração desse braço envolvia lixar todo o acabamento anterior (quase nenhum...) e depois reenvernizá-lo (exceto a escala de rosewood). Pois bem... lixei até lixa 1200 e passei uma única camada de tru-oil no braço, só pra dar uma protegida e um brilho de leve. Ficou excelente e me parece MUITO menos sujeito a arranhões. Então, o número de camadas e/ou o fato de ser madeira crua ou com tinta faz diferença também.

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


JJJ

Vi um gringo que fez com 8 camadas, me pareceu muito bonito!
Tem como deixar, na mão ou com politriz, LISO como um acabamento de guitarra feita em fábrica?

JJJ
Veterano
# jun/14
· votar


R. Carvalho

Pra ficar lisinho, como eu falo no meu vídeo, tem que ser tudo lisinho, desde a madeira crua. Todas as camadas tem que estar totalmente aplainadas. Quando eu falo liso, é LISO MESMO, sem irregularidade nenhuma, lixado até lixa acima de 1000, 2000, sei lá!

Eu já vi um livro onde o cara pintava uma lespa tipo zakk wylde e, como tem as listras, que dão uma diferença da branca pra preta, pra ficar liso o cara teve que meter umas 20 camadas de verniz no fim...

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


JJJ
Bacana :)
Ainda penso em repintar uma tele minha. Raspar TODO o top dela, recolar uma folha de flamed maple, pintar a folha e finalizar com tru-oil. Ele é transparente ou puxa para o marrom a cor? Usei verniz normal uma vez e me arrependi, pq ele puxava a cor para um marrom, bem feio por sinal.

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ouvi dizer da Sayerlack, que tem alguns luthiers que usavam este verniz, certo?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14
· votar


JJJ
só vi o vídeo hoje. muito trampo! tem coragem pra fazer isso.
um mês é pouco e ainda não secou o suficiente vish, nem imaginava que demorava tanto.

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


um mês é pouco e ainda não secou o suficiente vish, nem imaginava que demorava tanto.
Luiz_RibeiroSP
Tive uma guitarra cara, que logo depois de pintar o som ficou uma merda. 6 meses depois, agora que remontei ela, o som ta bem legal. Estranho isso né? Realmente madeira "molhada" ou "seca" da uma bela diferença hahahah

JJJ
Veterano
# jun/14 · Editado por: JJJ
· votar


R. Carvalho
Ele é transparente ou puxa para o marrom a cor?

Puxa um tiquinho só, muito de leve, praticamente imperceptível. Quanto mais camadas, mais escuro, logicamente... Mas é muito pouquinho.

R. Carvalho
Ouvi dizer da Sayerlack, que tem alguns luthiers que usavam este verniz, certo

Não sei.

Luiz_RibeiroSP
um mês é pouco e ainda não secou o suficiente vish, nem imaginava que demorava tanto.

Deixa eu esclarecer bem isso: quando eu passei uma única camada em madeira sem tinta, secou em um dia. O problema da guitarra é que foram SETE camadas sobre outras tantas camadas de tinta, sobre seladora, sobre madeira. É claro que tinha que demorar mais. Outra coisa: eu não tenho onde deixar a guitarra "pendurada no varal" secando. A bichinha tá num bag... Desse jeito, vai levar muito tempo até sair o cheiro... rs

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


JJJ
pode montar uma armação e colocar um ventilador. nesta armação pode vedar com um saco plastico e encher de ar quente com um secador de cabelo, só tomar cuidado com excesso de calor. talvez ajude.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/14
· votar


JJJ
lembrei de outra opção, uma lampada incandescente para gerar o calor, coloca uma de uns 30W e pode instalar um dimmer pra controlar a potência.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-563562051-controlador-eletrnico -bivolt-dimmer-dimer-p-shakes-_JM

JJJ
Veterano
# jun/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

Se demorar demais, eu tento essas opções. Valeu.

R. Carvalho
Membro Novato
# jun/14
· votar


JJJ
Eu usava lampada incandecente para ajudar a secar o verniz, ajuda bem.

ederfreire
Veterano
# jun/14
· votar


JJJ
Você acha que se passar no "binding" fica legal ou eu teria que isolar ele?

JJJ
Veterano
# jun/14
· votar


ederfreire

Eu acredito que funcione. Os bindings geralmente levam uma camada de "alguma coisa" por cima. Mas não passei em nada com binding pra te dar certeza.

JJJ
Veterano
# abr/18
· votar


Tinha esquecido esse tópico por completo... caí aqui procurando outra coisa no google... kkkkk

Mas não estou upando à toa não!

Seguinte: o treco não secou bem, mesmo depois de meses e meses. Descascava fácil, fácil. Daí acabei raspando tudo e pintei de outra cor, sem nada por cima da tinta.

Conclusão?

Deu errado... mas não sei o motivo. Provavelmente o tru-oil não funciona em cima de tinta (ou não funciona em cima DAQUELA tinta que usei - esmalte, no caso). Já em cima de madeira crua, lisa, é uma beleza.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/18
· votar


JJJ
Veja aqui uma telecaster que construí com acabamento "trhu oil"
https://www.youtube.com/watch?v=tAIzXdAJnns
Já o baixo que toco nesse show é seladora + cêra.
Abç

JJJ
Veterano
# abr/18 · Editado por: JJJ
· votar


Pô, Bertola, a música é boa, mas não consegui ver detalhe nenhum do acabamento! kkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tru-Oil para Acabamento de Guitarras