Tamanhos de escala de guitarras

    Autor Mensagem
    oBruno
    Veterano
    # mai/14


    Boa noite galera!

    Todos sabemos que diferentes marcas e modelos tem diferentes padrões de tamanho de escala (comprimento da corda vibrando ao total, da ponte ao nut):

    25,5": Fenders
    25": PRS
    24,75": Gibson
    24,3" Martin e Gibson
    24": Rickenbacker "John Lennon" e Fender Mustang.
    Etc..

    Vi no site da Gretsch Guitars alguns modelos com 25.5" também.

    Não tenho duvida em relação aos efeitos de timbre e tensões dos tamanhos (A busca foi completamente útil em relação à isto hehe)

    Atualmente estou tocando com uma Les Paul 24.75" e este tamanho está me incomodando um pouco por ser muito pequeno, possuo mãos maiores do que as escalas hehe
    Fica complicado fazer alguns acordes com 7ª, 9ª, 11ª, algumas inversões e etc.

    Minha esposa tem uma Semi-Acústica da Golden que eu medi 67cm do nut à ponte. o que daria 670mm ou 26,38", e é a guitarra mais confortável do que eu já toquei. Além de ser a com maior escala dos modelos que pesquisei hehe

    Quais outros modelos (e marcas) que possuem escalas maiores do que 25.5"?

    Valeu!

    Filippo14
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    oBruno
    Manjo bem pouco sobre esse assunto, sei apenas que é o comprimento e tal e posso falar uma grande besteira agora mesmo, por isso não levem como verdade isso aqui, mas as guitarras barítonas não tem escala maior? Sempre tive essa impressão

    clguitar
    Membro
    # mai/14
    · votar


    Tem umas guitarras da Ibanez, da Yamaha (Drop 6) e acho que Steinberger que têm escala entre 25,5" e barítono. Em geral, são guitarras mais de metaleiro, que permitem afinações mais graves sem problemas de tensão ou de intonação.

    De guitarrista famoso, conheço só o Buckethead que toca essas guitarras de escala mais longa. A Les paul dele tem uns 27" de escala. Já tive uma e é bem interessante, mas achei estranho tocar nessa escala com a afinação normal. Já tive uma Epiphone Les Paul barítona, uma guitarra excelente de tocar e com um som fantástico.

    Não acho que mãos grandes requeiram escalas maiores que da Fender. Steve Vai toca e Jimi Hendrix tocava com 25,5", com mãos realmente gigantescas. Certamente ambos não teriam nenhuma dificuldade com escala tipo Gibson (Hendrix tocou bastante uma Flying V, por exemplo).

    Se eu fosse partir para uma escala maior, iria logo pra barítono, que tem uma sonoridade e uma pegada muito diferentes. Do contrário, acho que é questão de treino e costume.

    Outro detalhe que pode influenciar mais que a escala na hora de fazer acordes: a separação entre as cordas. Em geral, quanto maior a separação, mais fácil fazer acordes. Eu começaria a investigar por aí.

    E veria também a questão da curvatura da escala. Em geral, raios maiores (escala mais plana) são considerados melhores para solar e raios menores (escala mais curva), para tocar acordes. Não sei se concordo muito com isso, mas é o que normalmente se ouve por aí.

    A escala "completa" das guitarras clássicas de nylon é de apenas 2 mm mais que as Fenders. Muitas clássicas chegam a ter quase 2 cm a menos. E são conhecidas pela maior facilidade em tocar acordes. Isso porque têm uma enorme separação entre as cordas, além da escala côncava, ao contrário da guitarra elétrica.

    Ismah
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    oBruno

    Dá uma olhada...

    http://fratermusic.com/que-devemos-saber-sobre-o-comprimento-da-escala /

    http://luthieriafacil.blogspot.com.br/2009/02/comprimento-da-escala-n- de-trastes.html

    JJJ
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    oBruno

    Se essa é sua preferência, compre uma guitarra barítono e seja feliz!

    Tem uma Schecter Blackjack Barítono linda, linda, linda...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    oBruno
    Guitarras com escala acima de 25,5 pol são MUITO raras no mercado (nunca ouvi falar de uma Golden assim).
    A partir daí já se "sobe" (ou "desce", dependendo do ponto-de-vista) para as barítonos, que geralmente tem escala de 27pol.
    Se vc quer algo de, por exemplo, 26pol, terá que mandar fazer o braço em um luthier, porém, se for afinar na afinação padrão as cordas ficarão muito tensas.
    Abç

    oBruno
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Filippo14, muito bem lembrado! Tinha esquecido-me completamente das barítonas. De fato elas seriam uma boa opção em conforto hehe

    clguitar, é que para mim a questão de conforto considera-se também o meu dedo 4, que é anatomicamente deformado hehe
    Não tenho o movimento completo no mindinho. Até já tentei tocar como canhoto palhetando com a mão esquerda e fazendo as notas com a direita, estudei alguns meses assim mas não deu muito certo hehe
    Com este dedo assim, escalas maiores são melhores pra mim (Escada de baixos são as mais confortáveis na verdade hehe)
    Mas terei de considerar e testar mais variações do que somente o tamanho da escala propriamente dito na escolha do meu próximo instrumento, espaçamento das cordas, curvatura da escala e etc, como lembrado.

    Fazer um Cm9 (Usando o Dó da quinta corda na terceira casa com cordas soltas ou com pestana na terceira casa) fica praticamente impossível de eu executar na Les Paul hehe

    Fmaj7, F#dim7, A7Sus4 (Com o baixo na 7ª casa da 4ª corda) são alguns acordes que lembro que se tornam impossíveis pra mim tocar com o dedo 4 que não dobra haha

    Tamanho de escala menores nunca incomodaram quando tocava só rock, reggae e outras coisas de gosto proprio, mas agora que to fazendo conservatório, acordes mais exóticos e com umas inversões bem locas são bem comuns. Ai as escalas menores, por causa deste meu dedo 4, estão se tornando um problema.

    JJJ, realmente esta Schecter Blackjack Barítona é linda hein! Desconhecia ela ^^
    Já bateu um gas haha

    Mauricio Luiz Bertola, estas Golden, um luthier me falou que foram consideravelmente populares aqui no sul do país no final dos anos 80 e 90. Se via bastante em prateleiras de loja e tinham uma boa qualidade de som e acabamento.
    Hoje tem umas Golden que são mais baixo custo sendo comercializadas.
    Tem informações de algumas Golden no site da Eagle:
    http://www.eagle.com.br/g_listaprod_cordas.asp?txtidarea=54
    Parece que hoje a Golden é uma linha da Eagle.

    Como lembrado aqui pela galera do fórum, guitarras barítonas seriam realmente uma boa opção para mim. Mas como será que ficaria se fosse usar afinação convencional (EADGBE) numa guita barítona? Talvez com encordoamento 013 será que daria? Atualmente uso 012 na Les Paul.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    oBruno
    Atualmente uso 012 na Les Paul.

    Pra você ver como esse lance de guitarra é muito pessoal... eu atualmente estou fazendo o caminho inverso ao seu: toquei a minha vida inteira em escalas 25.5", e agora peguei uma Gibson com escala 24.75" e encordoamento .009, e estou adorando a sensação de "maciez" das cordas!!

    Mas seu raciocínio quanto à tensão está errado. Quanto mais comprida a escala, mais leve tem que ser o encordoamento para dar a mesma tensão. Fazendo um comparativo grosseiro, teríamos a mesma tensão, com afinação EADGBE, em:

    - 24.75" e .010;
    - 25.5" e .009;
    - 27" e .008.

    Baixando a afinação, é necessário aumentar a espessura da corda, por isso o pessoal que toca com afinação baixa prefere escala barítono, pra usar o mesmo calibre baixando a afinação. No seu caso, chutando, seria isso pra EADGBE:

    - 24.75" e .012;
    - 25.5" e .011;
    - 27" e .010.

    Lembrando que isso não é exato, é questão de testar... mas isso aí pode servir como ponto de partida pra você.

    Lord-g
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Algumas Schecter's de 8 cordas tem escala de 28"
    http://www.schecterguitars.com/guitars/damien-elite/damien-elite-8-201 3-12-10-detail

    Bota tensão nisso ^^

    clguitar
    Membro
    # mai/14
    · votar


    Eu olharia esta aqui com carinho: http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/SG/Gibson-USA/SG-Bari tone.aspx

    Muito bonita!

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Achei interessante postar aqui, espero que isso não crie revoltas, pois não tem madeira envolvida:



    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Só colocando um adendo no tópico...
    A frequência que a corda vibra depende da massa e da tensão aplicada. Quanto maior o diâmetro da corda, maior a massa, então a frequência diminui, fica mais grave. Quanto maior a tensão, maior a frequência, mais agudo fica... ou seja:

    Em escala mais curta (Gibson) tem menos corda vibrando, menos massa, logo, fica mais agudo. Pra chegar na mesma frequência (afinação) deve-se usar uma tensão menor. Isso quer dizer que escala menor é mais "molinha", mais macia.

    Quando vc coloca a metade da massa com a mesma tensão, a frequência dobra. Isso significa que quanto vc toca na casa 12, que é o meio da escala, fica o dobro da frequência dela solta, então é uma oitava acima. Conforme vc dá a metade do cumprimento, dá a oitava acima. Ou seja, escala maior tem casas maiores, tem que esticar mais os dedos.

    Mais um ponto: sabe quando vc manda harmônico natural? Então, em pontos específicos da corda vc tem harmônicos (múltiplos) da nota soando com mais ênfase. Na escala maior, esses harmônicos estão mais afastados uns dos outros, na escala menor eles estão mais próximos. Isso faz diferença pro captador. Na escala menor, o captador pega mais harmônicos, então o som fica mais cheio, completo e pesado. Porém, a tendência é ter menos definição, já que tem mais frequências tudo misturado. O oposto também é verdade, escalas maiores tem o som menos complexo/completo, e mais definido.

    Eu, particularmente, prefiro escalas maiores. Porque?
    - Toco metal, pra fazer a nota pedal rapidão é muito mais confortável uma corda mais durinha, essas Gibson com corda 09 parecendo um macarrão pra mim não dá, acho horrível.
    - Outro motivo é que eu palheto bem forte na maior parte do tempo, se a corda é mais molinha, na hora da palhetada forte ela pega uma tensão maior e a frequência sobe um pouquinho, em certos contextos isso pode ser ruim.
    - O último motivo é a definição, a partir do momento que vc usa muito ganho vc perde definição, e quando vc toca riffs mais graves com muitas notas rápidas, perde-se a definição da nota porque como a frequência é menor, a diferença de uma frequência pra outra é menor, logo, fica mais difícil de se distinguir uma nota da outra, com uma escala maior isso é mitigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tamanhos de escala de guitarras