Relativa da escala Diatonica

    Autor Mensagem
    metal_ofender
    Membro Novato
    # mai/14


    Bom, ah uns 3 meses atrás comecei a me interessar a pegar solos, riffs, e logo em seguida comecei a me interessar como eles funcionavam.

    Decorei os shapes da pentatonica, aprendi a criar algumas coisas simples, a usar ela em todos os tons e aprendi quais são as relativas de cada um... Porém comecei a querer usar mais algumas notas então aprendi os shapes da Diatonica, Chega de bla bla bla e vamos a pergunta.

    Na PENTATONICA MENOR de D, o tom relativo é Bm, eu queria saber se o mesmo funciona na DIATONICA, se posso usar e se cai bem a DIATONICA de D numa sequencia (Bm, A, G, A) . Queria saber se os tons relativos da DIATONICA funciona igual no da PENTATONICA MENOR.

    Valeu e desculpe a ignorancia

    Luis A.
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    metal_ofender

    A relativa de D maior q é B menor....

    Estude os modos gregos, irão te ajudar.....

    metal_ofender
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    então, foi o que eu disse ali. na Pentatonica menor o relativo de D maior é B menor, a minha pergunta é se esse esquema de relativo funciona na escala natural (diatonica) também. Se a escala diatonica relativa de D maior é B menor.

    Luis A.
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    metal_ofender

    Sim.

    metal_ofender
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Valeu !

    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Toda escala pentatônica é derivada da escala diatônica.

    A pentatônica maior nada mais é do que uma escala diatônica maior, mas sem o 4° e o 7° graus.

    De maneira semelhante, a pentatônica menor é uma escala menor natural, mas sem o 2° e o 6° graus.

    No exemplo sugerido por você, Ré maior é o I Grau. Então, as pentas para se tocar sobre esse Ré serão: Penta maior de Ré e Penta menor de Si.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Relativa da escala Diatonica