Como tocar dessa maneira ou semelhante

    Autor Mensagem
    StratovariaCaster
    Membro Novato
    # abr/14


    Galera gostaria de saber exatamente o que estudar para tocar usando essa linha de pensamento do video, o que é isso? é blues? jazz? ele sola em meio as notas!? obrigado
    http://www.youtube.com/watch?v=GvsAJMoKhfY

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    StratovariaCaster
    Licks clássicos de Blues. Escute muito Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy, Robert Cray, são boas referências do estilo.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Comece por esse cara:



    StratovariaCaster
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    R.Carvalho
    E esses "licks classicos de blues" sao sempre os mesmos ou podem ser criados novos? sou iniciante xD obrigadão irmao

    StratovariaCaster
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Rachmaninoff
    tipo eric clapton né? valeu cara! esses licks de blues sao "criáveis" ou só posso usar os que existem?

    Floydniaco
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Floydniaco
    · votar


    StratovariaCaster


    Começe tirando alguns licks clássicos, existe sim alguns clichês que podem ajudar você .... e vc é um ser único, você pode tocar algo que já existe de uma maneira só sua, e é isso o que SRV , Eric Clapton fazem(ziam). Depois de um tempo estudando e copiando, você começa a misturar um aqui com outro lá , e começa dar a sua cara para os licks clássicos.

    Abraço !

    Sir Vinex
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    esses licks de blues sao "criáveis" ou só posso usar os que existem?

    Os licks são como as músicas, cada uma tem seu feeling, cada músico coloca seu diferencial, de modo que teoricamente os licks já existem, mas na prática você os cria. E como disse o Floydniaco comece estudando os licks clássicos pois assim eles vão "influenciar" sua composição.

    StratovariaCaster
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Floydniaco
    Sir Vinex

    Poxa galera muito obrigado! vou começar a estudar abração!!

    Van_Lorien
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    StratovariaCaster
    Como disseram, esses são licks clássicos de Blues. Tu pode utilizar eles como referência, criar os teus e misturar tudo.

    Uma dica é estudar bastante as escalas pentatônicas, elas normalmente são a base pra esses licks.

    Abraços!

    StratovariaCaster
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: StratovariaCaster
    · votar


    Van_Lorien
    muito obrigado cara! é exatamente o que eu queria! me dediquei a videos e musicas dos guitarristas que me disseram.
    Gente pintou outra duvida! eu tava vendo aqui a aula de blues do Fernando Noronha no cifraclub, ele ensina uns 30 licks eu acho kkkk mas eles podem ser usados em qualquer ton?

    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Gente pintou outra duvida! eu tava vendo aqui a aula de blues do Fernando Noronha no cifraclub, ele ensina uns 30 licks eu acho kkkk mas eles podem ser usados em qualquer ton?

    E a teoria, como anda? Pela tua dúvida, me parece que tu quer omelete sem quebrar os ovos. De nada adianta tu ter um punhado de licks e não saber onde e quando aplica-los. Estude campo harmônico urgente, não há como escapar disso.

    StratovariaCaster
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    kekotenko
    Já estou bem de campo harmonico e montagem de triades e tetrades, dificulta um pouco com os invertidos e acrescentados hehe
    mas em fim, eu tenho que ver as notas e "descobrir" o campo harmonico que esta? valeu amigo!

    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    A primeira coisa a fazer é exatamente isso: saber a tonalidade da música.
    Sabendo a tonalidade, tu vai saber quais são os acordes relativos a cada grau da escala dessa tonalidade.

    O passo seguinte é saber e conhecer o modo referente a cada grau da escala, quais são as notas que você tem disponíveis para tocar dentro de cada grau.

    A seguir, tu precisa saber como encadear as notas de um modo com as notas de outro modo de maneira fluente. Qualquer lick que é aplicado em dois ou mais graus diferentes em uma sequencia de acordes, possui notas do modo de cada acorde.

    Tu também pode usar um lick criado em um modo e deixar a harmonia simplesmente "andar" mas, nesse caso, a cada mudança de acorde tu tem que saber a nota a evitar em cada acorde.

    Como tu disse que já está bem de campo harmônico e formação de tríades e tétrades, então aprofunde teu conhecimento nos modos. 99% dos licks que tu ouve são criados em cima deles.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/14
    · votar


    StratovariaCaster

    Um detalhe que ninguém lembrou...

    Nascer e crescer no Delta do Mississipi, ajuda muito!

    StratovariaCaster
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    kekotenko
    Valeu!! os modos que voce diz é gregos né? tava correndo deles mas nao vai ter jeito hehe comprei 1 livro em pdf do Elvis Almeida vou dar uma estudada valeu!
    Lelo Mig
    tive que procurar no google pra entender haehaeuah

    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    StratovariaCaster

    Valeu!! os modos que voce diz é gregos né? tava correndo deles mas nao vai ter jeito hehe comprei 1 livro em pdf do Elvis Almeida vou dar uma estudada valeu!

    É isso aí.

    Bons estudos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como tocar dessa maneira ou semelhante