Destruindo sonhos

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# abr/14


Galera, andei escutando muita conversa de "não uso compressor pq ele destrói dinâmica", ou "não uso efeito digital pq degrine o som", ou ainda "vou comprar falante B para soar com mais peso que A".

Certo. Sente no seu quarto e continue tocando.

A maioria das bandas médias (que exige no mínimo um PA e uma mesa de som), está recebendo mesas digitais... mesas digitais o som é digital, portanto vc pode ter tudo analógico, mas no final não vai fugir do digital.

Nas mesas analógicas (que estão realmente caindo em desuso), não se tem condições de ter periféricos suficientes, por isso algumas bandas que tem timbre mais vintage, usam elas...

Voltando...

Hoje eu mesmo mixo sem colocar muitas fírulas, sou fã do som natural (não acústico, mas tal e qual ele é captado) alterando apenas os volumes e preservando ao máximo o timbre da banda... o que deixa ela com um som de garagem que pra mim agrada...

PORÉM, comercialmente isso é lixo. O mercado solicita que a exemplo, na guitarra, seja uniforme o som, e em nenhum momento compita com frequências do baixo por exemplo.

O "kit básico" de periféricos adicionados a uma guitarra:

- conversor A/D (da mesa)
- compressor
- HPF em 100~130Hz (já vi mixagens onde a guitarra base fica abaixo de 800Hz e a solo acima de 800Hz)
- LPF em 2~4KHz

Então galera convido vcs a tocar mais e apegar menos a equipamentos...

Alex guitar man
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah

Entendi e não entendi...

DOF Hard
Membro Novato
# abr/14
· votar


Concordo com as suas colocações...
Essa é a realidade de quem toca na noite, grava em estudios e afins...
As vezes se apegam a equipamentos, coisas se se tornam desnecessárias e nao fazem a minima diferença no som final que sai nos PAs em casos de show por exemplo...

agora pra guitarristas de quarto a conversa pode ser diferente, pode...
o cara só toca la mesmo.. entao, deixa o cara e apear a tais coisas, ja que isso o faz feliz..

agora que eu nao me dei bem com o tal do compressor, isso é verdade.. me falta conhecimento pra regular akilo direito

Luis A.
Membro Novato
# abr/14
· votar


Isso ta me lembrando os amps valvulados q vêm com centenas de simuladores embutidos.... Ou seja, de q serve um amp valvulado, q supostamente seria para se obter uma sonoridade vintage, se o som passa por uma pedaleira digital antes de sair?

Ramsay
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah

O compressor é dispensável, tanto que tirei ele do meu pedalboard, porque um pedal de overdrive de boutique que comprei, além de distorcer, comprime (de uma forma boa) muito mais som que o compressor propriamente dito.

krixzy
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah
Tbm entendi e não entendi, me diga, esses itens que vc mencionou ai digitais, são para distribuir o som do instrumento, ou pra montar o timbre do instrumento? Por que se for como estou pensando, que é apenas pra distribuir o som, isso dai não deve alterar em nada o timbre do instrumento, sendo assim, não faz diferença ser digital ou analógico com tanto que não altere o timbre, e compressor, acho totalmente dispensável. Modulações por exemplo, como delay, não vejo diferença em ser digital ou analógico, inclusive já vi muitos delay digitais soar melhor que analógicos. Agora se tratando de drive, é complicado ver um digital soar natural como um bom analógico.

Sir Vinex
Veterano
# abr/14
· votar


PORÉM, comercialmente isso é lixo. O mercado solicita que a exemplo, na guitarra, seja uniforme o som, e em nenhum momento compita com frequências do baixo por exemplo.

Para mim o sistema comercial musical é que é um lixo. : )

Jm7
Veterano
# abr/14
· votar


hã?

Lelo Mig
Membro
# abr/14
· votar


Ismah

Som é que nem água........o importante é que seja potável, incolor e inodora.

Quais os processos de filtragem que ela passou para chegar a esta condição......não faz a miníma diferença.

Em música o que vale é o resultado final.........todo resto é pessoal.

Rachmaninoff
Veterano
# abr/14
· votar


Lelo Mig
Som é que nem água........o importante é que seja potável, incolor e inodora.
Quais os processos de filtragem que ela passou para chegar a esta condição......não faz a miníma diferença.


Eu ia fazer um comentário aqui, mas depois desta sua colocação, só me resta sentar e aplaudir. Analogia perfeita.

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/14
· votar


Eu havia feito um comentario em um topico falando sobre cabos

Concordo, ter um bom cabo e obrigacao, porem tem gente que gosta e de frescura mesmo... Eu ja toquei em instrumentos muito bons, e muito ruins, mas nunca passei vergonha, pra mim o timbre vem de quem toca... Porque de nada adianta o plug ser de ouro, e o jack do amp ser de FERRO ou LATAO... (eu nunca vi um jack de ouro)

(e ainda tem os jacks da guitarra dos pedais ou pedaleiras)

Acho que esse comentario vale pra esse topico tbm...

Alex guitar man
Veterano
# abr/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Uma coisa importante

Tudo que escutamos é digital, ou voces ainda ouvem vinil? no PC, CD, Radio... TUDO é digital!

A diferença é que o som foi gerados por equipamentos analogicos e transportados ou gravados por equipamentos digitais.

O som da sua guitarra indo pra um Marshall valvulado que é microfonado e passa por uma mesa digital que vai pro PA é mt bom, pois o som foi "feito no marshall" e simplesmente copiado pros PA

O problema não é o som digital, e sim o som "modulado" por ele, como distorções e ETC, se ele simplesmente esta la pra levar o sinal a outro lugar (mesa > PA, interface > PC pra gravar) Gloria!! O problema é ele querer fazer o serviço de um amp/qualquer coisa analogica.

Som digital é ótimo, afinal, se é que ele existe, pois o que sai de um processador é nada mais que pulsos positivos e negativos (0 e 1) que é transformado é analogico

O que vocês reclamam são timbres modificados por sistemas digitais, como uma distorção de guitarra, porque ninguém escuta o CD ou vai no show de algum guitarrista e fala "que timbre digital!"

Acho que essa discussão de som digital tem limites, e ja foi ultrapassado a muito tempo!

Nefelibata
Veterano
# abr/14
· votar


Alex guitar man

Acho que essa discussão de som digital tem limites, e ja foi ultrapassado a muito tempo!

Concordo. Inclusive tem uns digitais hoje que estão fazendo muito bem seu papel.

Quantas vzs fui em bar, curti a distorção e era uma pedaleira digital? Quantas vzs fui em bar, não curti a distorção e era tudo analógico?

Resposta para ambas é: Várias vzs.

Abraço

Ismah
Veterano
# abr/14 · Editado por: Ismah
· votar


Não esperava essa repercussão toda. Enfim...

Ramsay

No seu caso sim. Mas tem quem ache o fim comprimir o som. Mas se esquece que o operador de som faz isso - querendo ele ou não.

Lelo Mig
Quais os processos de filtragem que ela passou para chegar a esta condição......não faz a miníma diferença.

Sim, verdade. Mas muitos "guitarristas", se esquecem disso. Tive uma discussão recente no fórum de amp's que o cara queria me obrigar a comprar um Pedrone, sei que é bom, mas não tenho grana para isso.

Alex guitar man

Tenho meus vinis, e um "hi-fi" valvulado, e também dois "3 em 1".

Minha colocação é que tem gente que tem aversão/fobia de um gadget digital de guitarra, sendo que o som final é digitalizado.

TODOS

Minha colocação é referente ao que é colocado no timbre da sua guitarra depois do microfone. Isto é, mixagem final que sai no PA.

Foi em resposta a alguns tópicos que andei vendo, pessoas que andaram me perguntando fora daqui, então fiz o tópico para redirecionar postumamente.

Basicamente, quero dizer que tem uma galera tão apegada a equipamento, e detalhes que beira o ridículo. Achei que ia apanhar no meu último ensaio, quando sugeri que o guitarrista usasse um compressor...

krixzy vc se engana, altera, e pra melhor DENTRO de um todo, mas vejo N pessoas . Como o Sir Vinex também penso que o comerciável é uma bosta. Mas remar contra o sistema não adianta. Se for mixar sertanejo vou precisar mixar com compressão alta (loudness war).

Pra finalizar, quero dizer que vamos desapegar de "não uso isso porque é digital", "não uso isso, não uso aquilo porque blá blá blá". Vamos pensar
no que queremos (objetivo final), e a melhor possibilidade de fazer isso.

EDIT: Quando digo "sente em seu quarto, e continue tocando", quero dizer que não vou discutir. Mas que tal músico está sendo ignorante. E achando que com o set todo analógico está moendo, detonando, , mas na real soa uma merda (ou seja, que no seu quarto pode estar soando maravilhoso, mas no show tá uma bosta). Mas teria desempenho muito melhor com uma multiefeito, do que uma pedaleira de 300 latinhas.

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/14 · Editado por: Yuri ycs
· votar


Ismah
Concordo plenamente..
Quantas vezes eu vi o pessoal falar aqui que so usa pedais de tal marca e cabos sem solda com ponta de ouro pq e melhor... Bla bla bla, etc mas esquece que o jack da guitarra, do pedal, da mesa tudo tem solda e nao e banhado a OURO entao nao faz diferenca NENHUMA. Se alguem discordar de mim, entao faz o teste: coloca o STEVE VAI tocando com uma pedaleira DIGITAL e com cabos SANTO ANGELO, e vc (quem discordar) tocando com PEDAIS ANALOGICOS e com cabos monster cable banhados a ouro... Quem sera que mais vai agradar MUSICALMENTE?

Resumindo...
Pra ter um timbre BOM vc tem que ser BOM, nao FRESCO. Hehehehehehehehehhe

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/14
· votar


Pra mim a vantagem do pedal e que vc pode testar escolher cada efeito que te agrade, nao por que e melhor, enquanto na pedaleira sao os efeitos que agradam o FABRICANTE e ponto.

krixzy
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah
Sei não em, todo esse papo me faz querer testar pra comparar a diferença, mas acho meio difícil um timbre produzido com equipamento digital soar tão bom, seja numa mixagem ou qualquer outra coisa, até pq se fosse assim, os amplificadores mais tops da atualidade não seriam valvulados, e sim digitais, até pq me parece bem mais simples programar um amp digital como uma pedaleira ambulante, da pra imaginar só pela quantidade de VSTs que existe por ai.

FBlues_rock
Veterano
# abr/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Yuri ycs
Na boa, não sei quem entende menos a questão do jack em ouro...
Há diferença? Claro, evita oxidação. Só.
Tenho ótimos patch cables revestidos com ouro, mas na boa, é frescura. Comprei pois é muito bom o cabo e é DIY, não deu diferença no timbre, exceto o cabo e jacks ser bons a ponto de não deteriorá-los. Uma vez postei um ótimo estudo técnico em inglês aqui (com gráficos, etc.). É de fazer que paga muito caro em cabos chorar... rs

Ismah
Sim, verdade. Mas muitos "guitarristas", se esquecem disso. Tive uma discussão recente no fórum de amp's que o cara queria me obrigar a comprar um Pedrone, sei que é bom, mas não tenho grana para isso.

Está misturando as coisas. Seu sinal cair em um amp digital ou um valvulado soará sim diferente, ainda que tenha modulações, etc., digitais antes e caia em um PA e compressor depois.
Isso não quer dizer que não se tira bons sons de equips digitais, afinal o que mais vale (ainda, e que bom) é o músico.
Lembro muito bem de um vídeo que o nichendrix (salvo engano) postou aqui anos atrás, com o timbre lindo do BB King tocando em um Roland JC. O timbre era lindo, afinal a guitarra estava na mão dele, mas não pude deixar de pensar ao ouvir: "putz, se tivesse ligado em um Deluxe eu teria um orgasmo ouvindo!" hehe

Entretanto, embora discorde de alguns pontos, destacou algo muito importante: um compressor é ótima ferramenta para um instrumento não se perder no som da banda toda, assim como um bom controle de médios (ou analogamente, de graves e agudos, como citou).

Pessoalmente gosto de compressor, mas sutil e APÓS os drives, para não afetar o funcionamento desses. Dependendo o uso, ex. corrigir a dinâmica em erros de execução (palhetada fraca, etc.), pode até ser uma boa usar antes.

Sobre drive analógico X drive digital, existe digitais ótimos hoje, mas só ouvi em amps e pedaleiras que custam bem mais de mil dólares, ao menos por enquanto.
Obviamente, vale repetir, bem melhor um bom músico com uma Boss ME que eu com meu amp saturando as 6V6... mas adoraria ouvir o bom músico usando meu amp ao invés dessa pedaleira... ;)

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


krixzy

As mixagens mais tops são feitos em mesas digitais. Ninguém mais quer mesa analógica -devido a comodidade também, pois vc salva a mix num pendrive, e espeta na outra mesa e tá pronto. Sem estresse nenhum.

FBlues_rock

Estou com dificuldade de expor minha ideia. Não estou colocando em pauta o uso de set analógico (eu mesmo uso, pq sou minimalista em efeitos) ou amp SS, VS HB microfonado, ou AS em linha. E sim que é ledo engano fugir de gadgets digitais, só por serem digitais.

Yuri ycs resumiu isso que quero dizer...
Pra ter um timbre BOM vc tem que ser BOM, nao FRESCO.

Faça acontecer e fim.

krixzy
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah
As mixagens mais tops são feitos em mesas digitais
A mixagem feita com o timbre da guitarra já pronto não é isso? Sendo assim o timbre foi feito em um amp valvulado, e não em um digital.

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


krixzy

"Certo". Por que ele "pronto" é o que soa no meu ouvido (PA)

Will Bejar
Veterano
# abr/14
· votar


Alex guitar man
Tudo que escutamos é digital
Um monte de banda legal tocando ao vivo por aí... é só achar uma que os caras usem amplificadores valvulados... heuheuheuhuehue

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Will Bejar

Mas o PA é SS ;)

Will Bejar
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah
Barzinho pequeno, pô... nem precisa microfonar... ;)
heuehuehuheueh

Ismah
Veterano
# abr/14 · Editado por: Ismah
· votar


Will Bejar

Aí é outro nível... aqui me refiria a bandas que exigem um PA básico... E só uma correção...

O PA é Digital (um SS de 9000W pesa uns 80kg, um digital 1,5Kg)

Will Bejar
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah
heuheuheuheu... tá certo!!!

Claudemir Brum
Membro Novato
# abr/14
· votar


Galera, só botando lenha na fogueira, recentemente fui gravar algumas linhas de guitarra e tinha a disposição amp SS, valvulado, uma POD HD 500 e uma Zoom G5. Testei todos lado a lado e sinceramente, pra tocar o valvulado sem dúvida é mais prazeroso, mas depois de gravado, deu trabalho pra bater o som dos Fenders que tinha na Zoom G5 e ja vinham prontinhos...só ligar em linha ou até via USB e gravar.
E olha que sempre fui preconceituoso com a Zoom.
A minha conclusão é que tudo vai de saber usar e tirar o melhor de cada tecnologia. Desafio alguém a me dizer depois de gravado se o timbre era de um amplificador valvulado qualquer ou gerado por algoritmos num chip de silício.

Del-Rei
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah
Eu confesso que não entendi muito a ligação entre o objetivo real e o título do tópico, hehe. Achei que fosse mais um desistindo da música... rsrs.

"não uso efeito digital pq degrine o som"

Esse degrine é "denigre"?
Ou eu que não entendi mesmo...?

Sobre o papo... Acho que vai ser muito difícil. Pode rolar um debate sobre técnicas de mixagem e pós-gravação, que será uma boa... Mas se entrar no papo "melhor x pior"... complica.

Alex guitar man
Uma coisa importante

Show teu texto, camarada!

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Del-Rei

A LIGAÇÃO é que muita gente caga em cima do que é digital, mas se esquece que depois do equipamento particular tudo é digital...

Edson Caetano
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah
Porque os consoles analógicos estão perdendo espaço para bandas pequenas e médias, e até mesmo no primeiro escalão, o $$$ preço de um console analógico é brutal... Só quem realmente é montado na grana (grandes gravadoras e produtoras) tem bala na agulha para isso

Aí a invasão de míxers digitais foi muito fácil, em um pacote compacto, muitos recursos, e uma pechincha $$$ comparado com seus irmãos mais velhos, num mundo onde a geração atual já sai pilotando um smart qualquer coisa,kkk foi até covardia mesmo

E assim, até acho que exista um preciosismo,em volta de tudo isso, mas de que graça teria se não tivessem estas possibilidades todas, tudo seria muito chato kk...

........

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Destruindo sonhos