Problema de aterramento - Blindagem resolve? Gibson Les Paul Studio Wine Red Gold 2002

Autor Mensagem
amilanezi
Veterano
# mar/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

O planeta terra é um "terra ideal", por ter grande massa e concentração de cargas elétricas e em tese anularia 100% do ruído, mas na verdade, qualquer "massa" consideravelmente grande pode conter quantidades de carga que possam aterrar um circuito, nosso corpo é um exemplo, mesmo usando calçados nosso corpo isolado do chão pode aterrar um circuito (principalmente de uma guitarra, que geram poucas cargas elétricas para serem escoadas para o "terra".

Claro que o aterramento feito pelo contato do guitarreiro no seu pau de corda não é tão eficiente quanto um aterramento feito no planeta, mas o resultado já é bastante satisfatório.

o/

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/14
· votar


amilanezi
Mas o zumbido volta quando soltar as cordas, depois que ouve um equilíbrio de cargas nos dois corpos(Q1+Q2/2). A não ser que a guitarra volte a ficar carregada, indução por causa dos imãs talvez.., até o atrito, mas acho que não é só isso.

amilanezi
Veterano
# mar/14
· votar


Luiz_RibeiroSP
A não ser que a guitarra volte a ficar carregada, indução por causa dos imãs talvez.., até o atrito, mas acho que não é só isso.

Isso mesmo, enquanto estiver ligada ela fica carregada...

o/

amilanezi
Veterano
# abr/14
· votar


Então povo, atualizando a situação aqui:

Levei a menina num Luthier aqui de Floripa e depois da avaliação ele recomendou:

-blindagem com fita de cobre
-revisão elétrica, aterramento e limpeza dos potenciômetros
-regulagem completa (oitavas, ângulo do braço, altura das cordas)
-nivelamento dos trastes
-limpeza geral na princesa

Tudo isso vai me custar 250 merréis...tá no preço ou ficou caro essa brincadeira?

o/

clguitar
Membro
# abr/14
· votar


amilanezi
Por tudo isso, achei até barato, pra falar a verdade. Principalmente o nivelamento dos trastes, que dá trabalho e exige ferramentas nem sempre baratas.

Aliás, tenho uma Gibson S1 que vinha aprewentando os mesmos problemas de ruído. Vi que a parte elétrica só estava aterrada na ponte. Fiz a tal blindagem com fita de cobre, coloquei um terra ligado no corpo da guitarra e plimpei bem os potenciômetros e chave seletora com spray de ckntato. Problema resolvido, ao menos por enquanto.

amilanezi
Veterano
# abr/14
· votar


clguitar
Poiséh amigo...se resolver o problema do ruído vai ser bem pago mesmo...e a guita vai ficar um brinco!

E claro...aproveitando que já vai mexer na guita eu pedi pra ele fazer uma GERAL mesmo...o aterramento realmente estava com algo anormal, pois percebi que não tinha uma ligação com a malha de terra do circuito dos pots para a chave.

Esqueci de citar que também pedi pra instalar 2 capacitores PIO 0,022uF (eu levei os capacitores) no controle de tom para dar aquela aveludada no som e deixar mais vintage.

Depois eu mesmo vou instalar um circuito de treble bleed em paralelo na saída e entrada dos volumes (capacitor PIO de 0.001uF em paralelo com resistor de 150k Ohms).
Esse circuito serve para quando a gente baixar o volume não perder os agudos e manter aquele brilho no timbre mesmo em volumes mais baixos.

Quando ela ficar pronta eu testo e teço meus comentários aqui.

o/

geronimo.correa
Veterano
# abr/14
· votar


amilanezi
Depois eu mesmo vou instalar um circuito de treble bleed em paralelo na saída e entrada dos volumes (capacitor PIO de 0.001uF em paralelo com resistor de 150k Ohms).
Esse circuito serve para quando a gente baixar o volume não perder os agudos e manter aquele brilho no timbre mesmo em volumes mais baixos.


Dá uma pesquisada (caso ainda não conheça) sobre o "50s Wiring" também, é uma opção interessante, na minha opinião/gosto. Abs!

amilanezi
Veterano
# abr/14 · Editado por: amilanezi
· votar


geronimo.correa

Dá uma pesquisada (caso ainda não conheça) sobre o "50s Wiring" também, é uma opção interessante, na minha opinião/gosto. Abs!

sim...já li algo à respeito deste tipo de ligação, que a princípio só muda as ligações dos capacitores...bem interessante, mas sabes informar qual o resultado no timbre?

Agradeço sua colocação...

o/

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# abr/14
· votar


amilanezi
uma coisa ainda me incuca nesta estoria de aterramento, a parte metálica da guitarra fica ligada no GND do circuito(carcaça metálica do amp) que esta ligado ao fio terra. como as cordas ficam carregadas se estão ligadas no terra?. poderia ser o aterramento ruim, mas ele foi feito a pouco tempo e esta com um eletrodo grande, bitola grossa do fio,fiz teste continuidade, coloquei sais na terra...tudo que fala na apostila de NR-10(sou da eletrônica por isso não tenho conhecimento pratico em elétrica) mas ta melhor que antes quando me mudei.

amilanezi
Veterano
# abr/14 · Editado por: amilanezi
· votar


uma coisa ainda me incuca nesta estoria de aterramento, a parte metálica da guitarra fica ligada no GND do circuito(carcaça metálica do amp) que esta ligado ao fio terra. como as cordas ficam carregadas se estão ligadas no terra?. poderia ser o aterramento ruim, mas ele foi feito a pouco tempo e esta com um eletrodo grande, bitola grossa do fio,fiz teste continuidade, coloquei sais na terra...tudo que fala na apostila de NR-10(sou da eletrônica por isso não tenho conhecimento pratico em elétrica) mas ta melhor que antes quando me mudei.

Pois então...tá estranho mesmo...

Pra saber...o meu ampli nem é aterrado, mas confesso que isso acabou nem influenciando, pois tenho uma outra guitarra (Vintage V100 red Wine) que é muiiiiito silenciosa...só a Gibson que é uma 2002 apresentou esse problema (sujeira, oxidação, etc...).

No teu caso, aparentemente pode ser algum ponto do circuito da guitarra que não esteja com aterramento feito eficientemente.

Também pode ser que não seja o aterramento e sim interferência eletromagnética, daí somente uma blindagem resolveria o problema.

A minha gibson quando fica perto do meu corpo aumenta muiiito o ruído...pois o meu corpo age como uma antena e joga esse sinal de interferência no circuito dela...coisa do demônio mesmo...

e quando afasta ela do corpo o ruído quase que some totalmente, então a solução pra ela era realmente melhorar o aterramento e blindar...

Conforme o título deste tópico, e conforme eu percebi, o aterramento resolve parte do problema do ruído (principalmente o ruído de OFFSET), caso não resolva o problema, significa que parte do ruído pode ser devido à interferência eletromagnética externa e a blindagem pode eliminar o restante desse ruído.

o/

geronimo.correa
Veterano
# abr/14
· votar


amilanezi
sim...já li algo à respeito deste tipo de ligação, que a princípio só muda as ligações dos capacitores...bem interessante, mas sabes informar qual o resultado no timbre?

Olha, não sei te responder tecnicamente, mas na minha percepção, quando fiz na minha guitarra, achei o som mais bonito, mais transparente talvez, tanto com o volume no máximo, quanto "abaixado", e bem melhor também na questão de perda de agudos, que para mim ficou quase imperceptível ao abaixar o volume. O bom é que é bem fácil de desfazer caso não goste. Abs!

amilanezi
Veterano
# abr/14 · Editado por: amilanezi
· votar


post triplo

amilanezi
Veterano
# abr/14 · Editado por: amilanezi
· votar


post triplo

amilanezi
Veterano
# abr/14 · Editado por: amilanezi
· votar


geronimo.correa
Legal mestre...quando a minina chegar do luthier vou tentar fazer essa ligação pra experimentar...quem sabe seja isso o que estou procurando...já pesquisei o achei o diagrama da ligação.

Diagrama

Valeu a dica!

o/

Alexfloripa
Veterano
# out/15
· votar


Vou relatar meus casos: Tenho uma Fender American Strato 2011, comprei na GuitarCenter, experimentei lá e ok, nada de anormal, muito pelo contrário. Trouxe pra casa, liguei no ampli, devidamente aterrado, e após um tempo começava a chiadeira. Tocava nas cordas e a chiadeira parava.

Fiquei com ela assim por uns dois anos mas nunca me conformei, pesquisei várias dicas em sites de todo o mundo e, por fim, resolvi fazer o aterramento: comprei a fita cobre, segui os tutoriais e quando liguei a bichinha... Perfeito, ruído zero.

Semana passada recebi outra guitarra, esta por encomenda a um amigo, uma Gibson SG Standard 2015, comemorativa dos 100 anos do Les Paul: liguei em casa, toquei um pouco, a afinação da corda G tava uma "m" (me perguntava: meu Deus, como pode? Vi que vários guitarristas reclamaram em sites americanos) e pra piorar, pouco depois, começou o ruído, nesta Gibson ainda muito pior que o da Fender.

Pensei comigo: é só qualquer porcaria de corda dessas arrebentar que arranco essas porcarias, desmonto essa guita, faço a blindagem e vamos ver no que dá. Toquei pesado e no dia seguinte arrebentou a corda B. Ôpa... legal, é um B de Beleza.

Peguei minhas ferramentas e comecei a luta, gastei umas 3 horas pra fazer tudo, tirar captadores, passar fita em tudo, soldar cabos, passar cabos, montar, trocar cordas (agora elixir 0.10), reprogramar o GForce (novo sistema de afinação automática da Gibson), que aliás é espetacular... Pronto, liguei tudo, a afinação ficou perfeita, de vez em quando a G dá uma escorregada, mas tudo bem, e quanto ao ruído... zero de ruído.

No meu caso, nada de problema de contatos, soldas ou semelhantes, no cartão de produção e revisão da Gibson, tá ali a data que ela foi fabricada, julho de 2015, portanto, não poderia esperar oxidações ou coisas do gênero. É verdade que tenho outras guitarras que nunca deram ruído algum, mas com estas duas que deram, resolvi meu problema e não terei dúvidas de fazer blindagens novamente, quantas vezes for necessário. Por experiência própria, acontece com algumas guitarras mas não com outras, não sei explicar a razão.

Só mais um detalhe, no aterramento deve-se usar fios trançados de cobre de 1 a 1,5 mm de diâmetro, também não sei por quê, só sei que é assim... Abraços.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


a afinação da corda G tava uma "m"

G é um múltiplo de 60

SG

Blindar guitarras com HB sem split, é chover no molhado.

aterramento deve-se usar fios trançados de cobre de 1 a 1,5 mm de diâmetro, também não sei por quê, só sei que é assim...

Vai lá Chicó... Até onde meu finado pai ensinou (era engenheiro elétrico), não existe razão para usar fio trançado, se não resistência mecânica.

amilanezi
Veterano
# out/15
· votar


Ismah
Vai lá Chicó... Até onde meu finado pai ensinou (era engenheiro elétrico), não existe razão para usar fio trançado, se não resistência mecânica.[/i]

Ou flexibilidade...

PS: Também sou engenheiro eletricista...
PS2: Engenheiro eletricista não gosta de ser chamado de Engenheiro elétrico...hehehe (Teu pai vai te dar uma cóssa...kkk).

o/

Fernando
Veterano
# out/15 · Editado por: Fernando
· votar


Ismah
Blindar guitarras com HB sem split, é chover no molhado.

Cara, blindagem não é para diminuir ruído do captador, mas principalmente para diminuir o ruído que aparece quando você tira a mão das cordas. Isso pode acontecer em qualquer guitarra, seja com singles ou humbuckers.

Ismah
Veterano
# out/15 · Editado por: Ismah
· votar


amilanezi
Ou flexibilidade

Que não deixa de ser resistência mecânica rs

Teu pai vai te dar uma cóssa

Mortos não agridem ninguém :'(

Fernando

E o ruído que aparece não tem outra origem que as bobinas dos captadores. Pensar numa gaiola de Faraday, contra RF é inútil, sendo que o cabo pode captar muito mais facilmente RF.

Alexfloripa
Veterano
# out/15 · Editado por: Alexfloripa
· votar


Vai lá Chicó... Até onde meu finado pai ensinou (era engenheiro elétrico), não existe razão para usar fio trançado, se não resistência mecânica.

Hehehe, na hora que escrevi me lembrei mesmo do Chicó (personagem do Ariano Suassuna) kkk.

Também não sou engenheiro eletricista e nem disse que a razão da escolha do fio era por qualquer razão técnica, elétrica ou mecânica. Não precisa ser eletricista pra saber que por ser de cobre, a escolha se dá por ser economicamente mais viável. Se o fio fosse de prata (melhor condutora e mais flexível) poderia ser de menor diâmetro e sólido, mas neste caso seria consideravelmente mais caro e por isso uma especificação desnecessária. Imagino também que o fio de cobre trançado seja pela flexibilidade para passar pelos espaços que não foram preparados de fábrica para eles.

Minha intenção nunca foi a de discutir tecnicamente a solução para os ruídos das guitarras... foi de apenas relatar meus casos e que a solução funcionou perfeitamente. Só esqueci de dizer uma coisa: antes de iniciar a blindagem eu verifiquei que o aterramento do tailpiece estava ok e que também não era um problema do jack, não era mesmo, pq a blindagem funcionou.

Dá uma olhadinha neste vídeo e na discussão em sequência e veja como são comuns os problemas de aterramento das Gibsons, observe também que os casos relatados ali são todos de LP, não lembro de ter visto nada de SG:
https://www.youtube.com/watch?v=4jNexRg0jH8

Fora isso, vejo aqui no forum uma "santificação" desmedida dos equipamentos apenas pela origem, que na minha visão é completamente sem sentido. É claro que uma guitarra "vagaba" nunca será uma guitarra realmente boa, sem dúvida, mas achar que são perfeitas apenas pela origem e já quando saem de fábrica é uma tremenda bobagem. Todos eles erram na produção e erram muito, daí a necessidade de testar antes de comprar, isso é verdade para qualquer instrumento, infelizmente, muitas vezes o problema se apresenta apenas depois que vc comprou.

Na minha concepção: guitarra boa é a que vc compra, toca, continua tocando e arrumando os defeitos de fábrica, deixa ela envelhecer e um dia ficará realmente boa. A não ser que você seja um Eric Clapton ou um Jimmy Page e a Fender ou a Gibson faça algumas exclusivamente para você escolher uma delas, a melhor...

Alexfloripa
Veterano
# out/15 · Editado por: Alexfloripa
· votar


já arrumei

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Qual a utilidade do fórum se não discutir?

Eu concordo contigo. Infelizmente, a maioria dos problemas não vem da guitarra nem do amp, mas do meio. Eles foram projetados em laboratório, sob condições ideais. Na estrada, nem sempre isso acontece.

Alexfloripa
Veterano
# out/15 · Editado por: Alexfloripa
· votar


Eles foram projetados em laboratório, sob condições ideais.

Sem contar que entre o projeto e o produto final existe uma infinidade de variáveis dificilmente controláveis, especialmente as relacionadas com a execução humana, como tão evidente na construção de guitarras: é o cara que corta a madeira, o que verifica a secagem, o que aplaina, o que cola, o que pinta, o que monta os componentes e por aí vai... Basta um deles acordar mal naquele dia e a tua guita pode não ser o que vc espera.

JJJ
Veterano
# out/15 · Editado por: JJJ
· votar


Ismah
Blindar guitarras com HB sem split, é chover no molhado.

Caro colega, posso discordar? hehe

Também sou engenheiro eletricista (e também lembrei logo do lance do "elétrico"... kkkkk! Tinha um professor meu que dizia que Engenheiro Elétrico é aquele engenheiro que enfia o dedo na tomada...). Mas nem vou entrar no lance elétrico ou eletrônico da coisa (até porque, apesar de ser, nunca exerci a profissão), mas baseado apenas em pura e simples experiência: já blindei algumas guitarras com humbucker e percebi sim uma melhora no ruído (que não era "hum", evidentemente).

amilanezi
Veterano
# out/15 · Editado por: amilanezi
· votar


Poiseh, se bem feita, a blindagem serve para criar uma gaiola de faraday que isola o captador do mundo externo, evitando que este capte alguma onda eletromagnética indesejada (a tal da interferência eletromagnética), e jogue este sinal intruso na entrada do amplificador, que vai amplificar esse ruído junto com o sinal da guita...

A blindagem, se bem feita, junto com um aterramento na guita também bem feito, reduz o ruído efetivamente...em termos de guitarra é isso, mas lembramos também que a qualidade da energia pode influenciar em ruídos no amplificador, mas pra resolver precisamos usar filtros e aterramento na alimentação (110V ou 220V).

Minha Studio, quando comprei dum cabra, ela estava sem blindagem e com aterramento com problema, aquele zumbido, muito mais pelo aterramento que pela blindagem, mas como coloquei no luthier, pedi pra fazer uma geral nela...ficou uma tetéia...

Blindagem, aterramento revisado, regulagem completa e nivelamento dos trastes...pensa aquele timbrão de Lespa dos inferno...hehe

o/

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


JJJ

Permito, não sou dono da verdade. Mas posso te assegurar, que não é do captador que vem ruído.

A gaiola de Faraday atua como isolante contra RF, radiação magnética e blá blá blá, que vc sabe melhor que eu. As boninas dificilmente causam problemas, ainda mais quando o captador for de boa procedência (não que não possa estar com defeito). E defasadas, vc sabe que existe o cancelamento (mesmo que parcial).

Entretanto o cabo é um dos maiores problemas que se tem. As vezes o comprimento dele bate com o de sintonia de alguma transmissão. Não sei porque (des)cargas d'água, não se usa sinal balanceado em guitarra (ainda não achei um plug para fazer nas minhas), onde todo esse problema é eliminado.

Outra coisa que não dá para escapar, é a rede de alimentação poluída. Temos sim o HPF pra cortar os 100~120Hz da rede, mas nem sempre funciona porque vem poluído com outras freq, intermodulação, harmônicos etc. Os pedais de fuzz'es provam que a energia que nos é fornecida é uma merda, e mais uma vez, estamos inertes contra isso: tudo que dá para fazer é filtrar.

Não é o primeiro caso que uma loja que frequento me coloca casos de guitarra com ruído, e quando vão testar, no laboratório da loja, o ruído deixa de existir. E também não seria o primeiro caso de amp importado com HPF pensado para 50Hz.

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


Ismah
Mas posso te assegurar, que não é do captador que vem ruído.

Ah... mas tem mais coisa elétrica além deles, né?

Enfim... Tem um tópico velhão aqui onde alguém fala que não é por conta da gaiola de Faraday, mas que a blindagem funciona por ser um terra gigante. Eu tenho dúvidas e não sei direito o porquê, mas que funciona eu não tenho a menor dúvida, por conta de tantas blindagens que já fiz. E contra fatos... sacumé, né? rs

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


JJJ

Sim, se chama o terra de massa. Podia fazer com o tensor também. O contra é que isso pode acabar por oxidar as partes metálicas envolvidas. Esqueci de falar dos ground loops que geralmente causam problemas diversos...

Nunca disse que não era bom blindar, mas que é mais amplo, e pode não solucionar o problema APENAS a blindagem.

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


Ismah

Esse famigerado loop de terra eu já ouvi falar há tempos, mas confesso que nunca entendi muito bem como se aplicaria numa guitarra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema de aterramento - Blindagem resolve? Gibson Les Paul Studio Wine Red Gold 2002