Tom Cykman - Método de Expressão & Pegada na Guitarra

    Autor Mensagem
    tomcykman
    Veterano
    # mar/14


    E ai pessoal!

    Hoje lanço o meu primeiro método de expressão e pegada na guitarra! Espero que curtam!

    Descrição:
    Este método de guitarra serve para aqueles que desejam aprimorar sua expressão no instrumento. Através dos fundamentos da pegada, desde técnicas simples até as mais complexas, o músico conseguirá tirar muito proveito do método, que consiste em 1 hora e 40 minutos de vídeo-aula, contendo inúmeras tablaturas, exercícios e desenhos de escalas para um ensino mais eficiente. O músico não necessita nenhum conhecimento prévio de teoria musical, mas é recomendado saber os intervalos musicais. Filmado em resolução FULL HD.



    Grande abraço!

    tomcykman
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Outras video-aulas!

    Arpejo, Salto de Cordas e Tapping


    Tapping no Estilo Daniele Gottardo


    Dicas de pegada


    makumbator
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    tomcykman

    Legal Tom! É bom ter material dedicado à expressão no instrumento e não meramente na velocidade (item também importante, mas é uma área em que abundam métodos, aulas, sistemas, etc...).


    Te parabenizo! Principalmente por tentar sistematizar o ensino e prática desses elementos.

    pequenogafanhoto
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Muito interessante! Nunca vi nenhum texto ou aula sobre expressividade na guitarra, sempre vi isso como uma coisa que você adquire com o tempo e prática. Vou ver os vídeos quando hcegar em casa

    makumbator
    Moderador
    # mar/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    pequenogafanhoto
    Nunca vi nenhum texto ou aula sobre expressividade na guitarra, sempre vi isso como uma coisa que você adquire com o tempo e prática

    Pois é. Sempre achei essa lacuna no ensino da guitarra muito estranha. Parece que esperam que o aluno desenvolva certas partes por "osmose", sem sistematização, enquanto outras áreas são estudadas de maneira ultra obsessiva e detalhada.

    O curioso é que em outros instrumentos/estilos a coisa é bem diferente.

    Por exemplo, eu toco o contrabaixo acústico com arco, da maneira erudita, e no ensino dele há toda uma preocupação em praticar e desenvolver a expressividade de maneira consciente (e não por "osmose" ou tentativa e erro como na guitarra).

    Existem métodos específicos, exercícios e textos visando toda essa parte "sentimental" da execução. Os professores sempre estudam isso com os alunos. É comum ter aulas só de vibrato, por exemplo. Exercícios de como fazer vários tipos de portamento, como desenvolver o cantabile, etc....

    Esse tipo de estudo consciente inexiste na guitarra. Por isso acho a iniciativa do Tom ainda mais importante!

    Jps01
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Parabéns Tom!

    Muito bom mesmo, difícil encontrar material relacionado a esse assunto.

    Abraço!

    ogner
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    tomcykman
    Apresentação muito legal Tom!! Tomara que vingue o projeto ae!!

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Assino em baixo o que o makumbator escreveu. E ainda ouso dizer que, atualmente, essa preocupação é quase nula no popular e deficiente no clássico/erudito.

    tomcykman
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    makumbator
    Que massa que curtiu makumba! Meu intuito foi fazer uma "aula do que não ensinam", pois quando comecei a tocar via amigos meus com uma pegada sinistra e ficava me perguntando como eles faziam aquilo ahuahuahua no caso deles, realmente por osmose, talento, ou seja o que for, mas eu tive que batalhar bastante nesse campo! então a parada é sincera! Obrigado!

    pequenogafanhoto
    fala!! eu também via assim até que o tempo e a prática não me deram pegada sozinhas hahahah um pouco de postura sim, mas há vários lances que passam despercebidos, pequenos padrões, slides e ligados que enfatizam o fraseado! ai que se acaba vendo a diferença entre os grandes! valeu!

    Jps01
    muito obrigado, cara! por essa mesma razão que tomei a iniciativa!

    ogner
    valeu óg! eu também hehehehe

    abraços

    ALF is back
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    tomcykman
    mais uma vez, parabéns cara! Como vc fala no video, esse material explora um assunto útil pra guitarristas iniciante até os avançados, pois influencia muito a identidade e articulação de notas! Sua didática é transparente e em todos os vídeos didáticos seu aprende-se muito e em pouco tempo! Aquele exercício de tapping Gottardo style eu treino até hoje (mas nao avanço o metrônomo nem a marretadas kkkkkkkkkkkkkkkkkk)
    Abç!

    clebergf
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Mto bacana tomcykman, excelente abordagem, pois realmente é um assunto que sabe-se lá pq não tem material sobre...talvez logo mais eu compre um ae.. :D

    De Ros
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    tomcykman

    Adorei o video, a ideia, a forma de apresentar e de comercializar!
    Tomara que renda muitos frutos!!!

    tomcykman
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    ALF is back
    AHUAHUAHAU sempre modesto, hein Alf! aposto que já toca aqueles arpejos e também alterados, diminutos e com 7ª ao quadrado naquele padrão ahuahauhau acho que sempre sou bem direto nos vídeos, pois não gosto de enrolação! se fosse outra pessoa fazendo este método, provavelmente teria umas 4 horas porque é MUITO conteúdo hehehe valeu novamente!

    clebergf
    fala cléber! muito obrigado por assistir! talvez não tenha material sobre este assunto justamente por acharem que isso se desenvolve com o tempo, o que acaba não acontecendo se não praticamos a expressividade em si! eu diria que este método complementa muito bem as aulas do Mateus Starling, pois teoria+expressão=O BICHO hehehe espero que possa adquirir! vai tirar muito proveito do material!

    De Ros
    valeeeeeu De Ros! estamos sempre tentando inovar nestes campos virtuais mecantis musicais contemporâneos heheh

    abraços

    Marc Snow
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    tomcykman
    Cara isso vai ser beeeem legal! Boa sorte

    PGilbert
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Ae Tom!!

    Muito bom cara! Abordagem ficou sensacional!!

    Vai dar tudo certo cara! Como sempre!

    Abração!

    tomcykman
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Marc Snow
    espero, marc! valeuzão pelo apoio!

    PGilbert
    oo Adamo, obrigado mesmo! fiquei bem feliz com seus inúmeros likes no método nos mais diferentes lugares hehehe vamo que vamo! valeu!!

    abraços

    tomcykman
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    pra quem não viu ainda, up!

    Gabriel Landim
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    tomcykman
    Boa iniciativa Tom, só apoio!
    E o mais legal disso tudo é que ao ensinar, você está de fato reforçando e aprendendo ainda mais sobre o assunto. Parabéns por contribuir com o crescimento do nível dos guitarristas brasileiros!

    I am a Vicking
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Legal a idéia cara, é um assunto pouco explorado.
    Sucesso no projeto!

    SharedBR
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Realmente uma ótima ideia e ótima perspectiva de mercado! Acho que tem muita gente querendo esse tipo de informação e pouca gente (que eu saiba até agora só você) pra oferecer.
    Agora é só divulgar bem e deve dar muito certo, sucesso aí!

    Floydniaco
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    tomcykman

    Demais cara ! !

    Tu é um dos poucos e raros !

    parabéns pelo projeto !

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Muito legal!

    Gostei do método, da informação clara e didática e dos temas.

    Parabéns

    T+

    tomcykman
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Gabriel Landim
    obrigado meu caro! aprendi muito ao trabalhar na aula, tanto na parte didática quanto no próprio uso dos conceitos, nas montagens dos exemplos e licks, que tentei sempre compor licks que inspirem as pessoas a fazerem seus próprios!

    I am a Vicking
    valeu vicking! no que tange à expressão humana, acho que temos abismos a explorar hehehe

    SharedBR
    espero! até agora está indo bem, as pessoas estão gostando bastante do material! valeu!!

    Floydniaco
    que isso! quem dera! :D valeu mesmo freudniaco, bom saber que gostou da proposta heheh

    rafael_cpu
    valeu rafael! qualquer dúvida, só perguntar!

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tom Cykman - Método de Expressão & Pegada na Guitarra