como posso aproveitar o máximo de uma música pega?

    Autor Mensagem
    BigLucky
    Veterano
    # fev/14


    Seguinte galera, estou querendo aprender a tocar estilos de guitarra, inicialmente Hard Rock, depois Heavy Metal e depois Thrash Metal, aí eu vou pra outros estilos. Mas eu quero aprender para compor, não só pegar músicas. E é claro que a melhor forma de aprender a tocar e ter seu próprio estilo é imitar os outros, sugar o máximo e soltar aquilo daquela forma. E é aí que está a minha dificuldade: eu pego uma música que tem uma pegada que eu me interesso, por exemplo Purple Haze, do Hendrix. Beleza, peguei a música, mas como eu aproveito as informações, principalmente em relação a harmonia e a pegada, dessa música? Como eu consigo ganhar a pegada dessa música e aproveitar em alguma criação de aprendizado? E principalmente, como eu identifico essa pegada?

    Queria a ajuda de vocês e espero que ajude também a outros.

    Valeu galera

    bob973
    Membro
    # fev/14
    · votar


    BigLucky
    e ai,beleza? cara,uma coisa q eu faço:eu pego alguma música que eu gosto e dps,vou encaixando alguma frase dessa música em outra,fazendo improvisos baseado naquela música mas sem copia-lá.tbm dá pra pegar umas frases ou solos,etc,tocar em cima de BT´s,alterando velocidade,ritmo,explorar tudo que a música oferece.

    espero ter ajudado

    bob973
    Membro
    # fev/14 · Editado por: bob973
    · votar


    BigLucky

    São muitas possibilidades,rs,por isso eu amo tocar...

    BigLucky
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    bob973

    Pow cara, claro que ajudou muito, com certeza, mas essa parte está relacionada mais ao solo e minha maior dúvida é na harmonia. Aquela pegada forte dos power chors ou mesmo dos acordes de Hendrix por exemplo, o groove, esse tipo de coisa.

    E muito obrigado pela ajuda cara. Abraço.

    JJJ
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    Ok, vamos lá ver se eu consigo ajudar um pouquinho também.

    Primeiro: pegada é uma coisa, harmonia é outra. Talvez você saiba isso, mas de alguma forma "juntou" as duas como se fossem algo único na sua última resposta...

    Então, separando: pra pegar a manha de harmonia, junte o ouvido (o que você já está fazendo) com o estudo da composição dos acordes, as dissonâncias, as inversões, o campo harmônico, esse tipo de coisa. A teoria ajuda muito aqui e um professor pode encurtar o caminho...

    Já pra conseguir a tal "pegada", que é mais algo rítmico, mais ligado à mão direita (se você for destro...), o "groove", a "levada", o quanto de força aplicar a uma nota ou acorde, a melhor espessura de corda pra você, a melhor palheta pro seu estilo... Isso se ganha é praticando mesmo. É uma coisa menos de estudo teórico (embora haja algo a aprender em termos de definições básicas de andamento e dinâmica) e mais de prática, imitação, tirar músicas e perceber as nuances, os pontos onde se desce a lenha e os pontos onde se toca quase que como se estivesse segurando um pincel...

    Ancient_CTHULU
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Ancient_CTHULU
    · votar


    Se vc souber teoria (intervalos, escalas, modos, campo harmônico, improvisação tonal, improvisação por modos/acordes, relativas menores/maiores), pega a guitarra e se interna com ela, "come" guitarra no café da manhã, almoço, janta, e antes de dormir.

    Se vc não sabe teoria, vai procurar um professor, ou algum método na internet, livros etc. Absorver "do nada" é difícil.

    BigLucky
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    JJJ

    Cara, valeu mesmo a ajuda, deu pra sacar bem a sua mensagem e com certeza também vai me ajudar.

    Quanto ao lance da harmonia e teoria, acredite, isso eu tenho bastante. É que a minha dúvida está na base da música, por exemplo: Como eu posso fazer uma música com a cara do AC/DC? E essa você me falou na sua segunda parte da pergunta, pelo menos em parte.

    Mais uma vez, brigadão man, abraço.

    Ancient_CTHULU

    De teoria eu sei, o que me falta é tomar café com a danada kkkk mas garanto, vou tentar organizar melhor meu tempo.

    Valeu man.

    BigLucky
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Vou dar um Up, porque aprender é sempre bom

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como posso aproveitar o máximo de uma música pega?