Gibson mal feita? Ou eu que não entendo mesmo?

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# mar/14
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Vou fazer uma pergunta totalmente ignorante, sobre essa questão das emendas: Se o corpo for todo inteirão, de peça única, não existe a chance dele empenar???

Eu entendo que duas emendas são necessárias para que uma possa sustentar o peso da outra. Ou não tem nada a ver isso que estou falando??? Se eu tiver falando merda podem me zoar, e aproveitem para me corrigir, rsrsrs.

vintagentleman
Veterano
# mar/14 · Editado por: vintagentleman
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renatocaster

Já montei guitarra de corpo inteiriço usando uma peça magnífica de freijó. Quem trabalhou a madeira para mim foi um marceneiro amigo. Na ocasião eu tinha essas dúvidas e ele me explicou que madeira boa secada adequadamente não empena.

Agora esses marceneiros têm umas manhas interessantes...

Esse cara me explicou que no processo de secagem a madeira tem que ser protegida do vento, porque ela pode trincar. Essa informação foi confirmada pelo meu tio que tem fábrica de móveis artesanais.

Minha guitarra tinha um aspecto natural lindo, com uns veios incomuns, mas desalinhos graves devido a minha imperícia. Era a minha Mach 1, numa referência ao Homem de Ferro rsrsrs.

Reformei ela recentemente. Tirei a ponte móvel, instalei uma fixa e corrigi vários problemas. Eu e o meu amigo marceneiro tivemos que tampar uns buracões que sobraram no corpo. Aí eu tive que usar um corante escuro para disfarçar um tampão traseiro e uns detalhezinhos.

Minha mãe fica gralhando no meu ouvido, diz que gostava mais dela antes, mas a verdade é que é uma grande guitarra frankenstrat. Um projeto muito interessante no qual eu aprendi muito.

renatocaster
Moderador
# mar/14
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vintagentleman

ele me explicou que madeira boa secada adequadamente não empena.
Esse cara me explicou que no processo de secagem a madeira tem que ser protegida do vento, porque ela pode trincar.

Hum...Mas isso vale para qualquer madeira? E na boa, eu acho que a maioria das fábricas, mesmo as grandes, não deve ter esse zelo todo com a madeira. Exceto as que são feitas nas Custom Shop da vida.

Minha guitarra tinha um aspecto natural lindo

Não estou vendo nada..."kedê" fotos??? rsrsrsrs

vintagentleman
Veterano
# mar/14
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renatocaster


Não cara, meu marceneiro seca as madeiras dele ao natural, daí a preocupação dele com o vento.

Numa fábrica de guitarra tem estufa para isso. É um processo industrializado e forçado.

Quanto às fotos da guita, já postei por aqui numa ocasião, nesse tópico

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/309583/p2

Mas aqui a madeira já estava tingida de escuro, para esconder remendos...

De antes da reforma só tem uma foto dela pendurada no suporte, mas não vai dar para ver os detalhes da cor natural da madeira...

Outra coisa: depois da última reforma ainda dei outra mexida final na guita, troquei o Malagoli do braço que estava com defeito, funcionando somente com uma bobina por um Augusto Cabrera garimpado... Foi um pouco caro para um captador nacional, mas ficou muito bacana...

Luis A.
Membro Novato
# mar/14
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renatocaster

Renato eu penso q a unica coisa necessária para a madeira empenar é a umidade..... Madeira, assim como todo material, dilata e comprime com mudanças de temperatura, e principalmente, expande e contrai na presença de umidade...

Entretanto vc me deixou com uma duvida, talvez, blocos de madeira colados, devido ao sentidos diferentes dos veios da madeira, podem proporcionar maior estabilidade.... Talvez seja por esse motivo q o braço de alguns contrabaixos sao feitos com mais de uma peça....

Mas como eu nao sou especialista no assunto, posso estar enganado....

MMI
Veterano
# mar/14
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renatocaster
Luis A.
vintagentleman

De uma forma geral, as fábricas de guitarras e violões não estocam madeira. Eles tem uma logística, recebem uma quantidade suficientes para um período, digamos 1 semana, por exemplo. O processo de secagem não cabe à eles diretamente, geralmente isso é terceirizado, são os fornecedores que mandam a madeira já seca. Por um período pequeno as madeiras ficam nas fábricas para aclimatação. A Gibson teve problemas com isso quando transferiu a fábrica de Kalamazoo para Nashville.

Antes que falem, existem exceções. A Taylor é dona da maior produtora de ébano atual, em Camarões. A PRS tem uma parceria aqui no sul da Bahia para jacarandá. Essas tem controle de toda as etapas de produção, mas se for ver, é apenas uma parcela pequena do que eles utilizam.

A maioria das fábricas se abastecem com fornecedores. O maior fornecedor de madeiras da Gibson, por exemplo, é a Luthiers Mercantile (LM). A LM também vende no varejo, é possível comprar deles até pela internet, mas quando é assim, eles vendem as pranchas prontas. Para curiosidade de vocês, eles explicam coisas sobre a graduação das madeiras:



WOOD GRADING

LMI has been using the same grading scale for soundboards (2nd, A, AA, AAA, Master) since we began, and because we have been around for so long, many other suppliers use a similar scale. Unfortunately, this does not mean that all suppliers grade wood the same way we do. What we call a AA soundboard could easily be called a Master grade soundboard by someone else. It’s a frustrating situation for everyone involved and there seems to be little interest in, or method for, coming to a consensus.

For those who purchase woods from LMI, we try to make things easy and predictable by being as consistent as possible from month to month and year to year. This means that characteristics you found in a AAA soundboard 4 years ago will be there when you order the same grade today. In general, we like to think that we grade on the high-side, meaning that our Master grade tops really are superb. We do not upgrade AAA tops to Master just because they are the best we have in stock. The fact is that we are often out of stock on Master grade tops because they are so hard to come by. On the other hand, we discourage our customers from thinking that a AAA top is “second” to Master grade. Our AAA’s are used on fine, high-end, handmade guitars. The Masters are simply those rare gems that we occasionally come across. AA tops on the other hand represent a great value. Customers are consistently surprised at how nice these tops are. The AA tops offer the best value.

What is not consistent about our grading is how we handle the different species of woods. This is because people have different expectations for different woods. For example, finding tight-grained Adirondack Spruce is much more difficult than finding tight-grained Engelmann spruce. So, if you compare our AA grade Engelmann with our AA Adirondack, you are likely to find tighter grain on the Engelmann. In other words, grading is somewhat relative to the individual species of wood.

Our soundboards are graded primarily along aesthetic lines. Though some believe that tighter grain contributes to greater stiffness and better tone, others do not. Still most builders believe that tighter grain looks better. Therefore, tightness of grain will help a top to earn a higher grade. Our lower grade tops, though they may not be quite as pretty, are well quartered, dried, free of defects (such as cracks and knots) and may in fact be made into a guitar that sounds as good (or better) as a guitar made with a AAA top. Other grading criteria for soundboards include straightness of grain, amount of visible run out, evenness of color, amount of silk (or medullar rays) and evenness of grain spacing.

With some woods, the amount of figure is paramount to any other grading factor. For example, we might ‘overlook’ some unevenness of color in a bearclaw Sitka Spruce top and give it a AAA grade if it has outstanding bearclaw figure. A top with excellent evenness of color but weak figure may earn a AA grade. This is true of most figured woods such as Koa, Maple, Black Acacia, and Ziricote.

Cocobolo Rosewood is an unusual case. Most Cocobolo we find is slab-sawn and exhibits interesting slab figure. This stuff gets a ‘1 st grade’. We give our ‘Special grade’ to Cocobolo that has straight, tight grain, and because it is more difficult to come by, it is more expensive. Besides the fact that straighter grain adds some stability to the wood, the choice is really a subjective one based on one’s preference for either a wild or distinguished appearance. Similarly, our premium grade Indian Rosewood back and sides are very dark and tight grained. Some customers consider this appearance to be too homogenous and would rather order from our 1 st grade stock, where the wood grain is more apparent and more unique. Homogenous appearance is overwhelmingly preferred among the Cypresses, and so the ‘cleaner’ looking sets get the higher grade.

Another exception is figured Maple electric guitar tops. To avoid confusion, we have recently abandoned our normal scale (A, AA, AAA) and have adopted the industry standard “5 A” scale (A, AA, AAA, AAAA, AAAAA). This is the only wood we sell that is graded on a “5 A” scale.

With neck wood we are primarily concerned with how straight the grain runs and how close the neck is to being perfectly quartersawn. This is because the neck plays a primarily structural role in the instrument. With ebony fingerboards color is the main factor. 1 st grade boards are the blackest available, B grade boards have straight, even gray streaks and 2 nd grade boards may have bolder streaks or gray patches.

Where possible, we have tried to outline what grading factors apply to what woods in the individual descriptions you find here on our website, but we understand that you may have questions about what we actually have on our shelves. In these cases, please feel free to call or email and we will be happy to go over what we have in stock (and later, select the woods for your order based on your likes and dislikes). Furthermore, we understand that occasionally you may receive some wood that is a little different than what you expected, so we make exchanges easy (you can look over our returns policy. To sum up, we understand how important the right woods are to the success of your project and we strive to make your experience with us as easy and worry-free as possible.

A few useful terms:

Grain: Some people refer to the annular rings as the grain. Straight grain in this case refers to the lines of the annular rings being straight and parallel to each other. ‘Fine grain’ is when the annual rings are close together or are seen as fine lines. ‘Course grain’ is farther apart or the lines are wider and more visible.

Figure: Words like curly, quilted, bearclaw, and fiddleback all refer to different kinds of Figure. Figure is genetic, is only found in a small percentage of trees, and is highly prized by furniture makers and luthiers alike.

Color – Most woods have their basic color and then may (or may not) have other, usually darker, color bands that run parallel to the grain. In soundboards evenness of color is usually desired (though some like to see color stripes). In Cedar for example, the color bands can be very interesting. In woods like Koa, Walnut and Myrtle color bands are generally considered desirable.

Stiffness : The soundboard serves two purposes on a guitar, one as a stable anchor for the strings, and the other as the vibrating unit with which to move air i.e. produce sound. It is this dual purpose that makes stiffness such an important quality. Too much stiffness and it will dampen the tone – too little and the top will distort. We feel that the stiffer the top, the better so the top can be made thinner to reduce weight (another tone killer).

Winter Grain . These are the darker grain lines that define each annular ring on Sou8ndboards, and it is normally desirable if the winter grain is less apparent. In Adirondack spruce winter grain is less avoidable and most people expect to see it.

Medullar Rays or Silk . The closer a soundboard is to perfect quarter, the more likely the top will exhibit good silk. Silk appears as a subtle, very tight, curl-like pattern running perpendicular to the grain.

Flame figure (curly, fiddleback, tiger-stripe) runs perpendicular to the grain and adds a three-dimensional, liquid quality to the surface of the wood (especially when it is finished).

Quilt is the term used when the figure has pillowy, oval shapes. It is rarer than flame and is sometimes even more three-dimensional in appearance.

Birdseye figure shows an erratic arrangement of tiny, knot-like ("eye"-shaped) patterns in the wood.

Bees-wing –Here the figure is more random, sporadic and disconnected, but can be very beautiful and intense. Commonly found in Bubinga, we sometimes have Mahogany and Narra sets with bees-wing figure.

Spider-webbing . On some Rosewoods you will find dark lines (ink lines) that cross from one annular ring to another in a pattern very similar to a spider’s web.

Spalting . Spalting is caused by a pattern of bacterial decomposition in dead wood that eventually looks like a black ink line. It is often very irregular and does not follow any other grain patterns. Wood with spalt should be handled very carefully as it often destabilizes the wood. It is a nice choice for inlay and electric guitar tops, but is not a good choice for thin acoustic guitar plates.

Bearclaw . Also known as hazelfichte. Of these types of figure (above), only bearclaw is found in softwoods. Hard to describe verbally, bearclaw looks a bit like it sounds, like a bear used the tree to sharpen its claws and left small waves in the grain which may or may not be symmetrical on both sides of the top.

Runout refers to the orientation of wood cells being other than parallel to the edge (face) of the board. Often difficult to detect visually, severe runout can be detrimental to strength and sound transmission.

Waterfall figure is likened to a very soft, broad and undefined quilt pattern. The liquidy, three dimensional texture of the wood seems full of fluid motion – like a "waterfall".



Esses fornecedores de madeiras americanos fazem a secagem, algumas vezes por vários anos. A madeira bem seca não é para empenar. Porém esses bons fornecedores estocam em ambientes controlados e tomam um cuidado importante... A madeira tende a perder muito mais umidade nas partes onde as fibras foram cortadas transversalmente. Então nos lados onde isso ocorre, a madeira recebe uma parafina para vedar, deixando a umidade mais uniforme e mais ainda, sem isso existe grande chance da madeira rachar.

vintagentleman
Veterano
# mar/14
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Galera,

Aula do mestre é outra coisa. Mostra a cobra e mata o pau rsrs

NeoRamza
Veterano
# mar/14 · Editado por: NeoRamza
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A LM também vende no varejo, é possível comprar deles até pela internet,
Entrei no site, tem até os preços. Percebi que quanto mais peças coladas, mais barato fica. Mesmo com o trabalho de colar a madeira, ainda fica mais barata que a inteiriça.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mar/14
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Isto pode ter sido isolado, ou ainda ter sido extraviado no meio do caminho, culpa da transportadora.

amilanezi
Veterano
# mar/14
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Cara...lamentável isso....realmente fosse sorteado!

O controle de qualidade da Gibson já não é o mesmo de 10 anos atrás e esse tipo de problema tende a ocorrer com maior frequência desde então.

Por isso optei por compra uma Les Paul Studio das versões mais antigas e peguei pelo ML uma Red Wine de 2002, que chegou ontem, muito bem conservada apesar de estar com 12 anos de idade.

Estou satisfeito com ela e sei que agora estou com a guitarra definitiva para o nível de guitarrista que sou, até mais eu diria, hehehe.

Fico aqui na torcida para resolveres teu problema logo.

Boa sorte!

o/

crdiegorota
Membro Novato
# mar/14
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Cara não sei se vc ja resolveu o caso da sua guitar, mas tava estudando aqui e lembrei deste tópico, da uma olhada na legislação.

Art. 12 - O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projetos, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
Art. 13 - O comerciante é igualmente responsável, nos termos do artigo anterior, quando:
I - o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador não puderem ser identificados;
II - o produto for fornecido sem identificação clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador;
III - não conservar adequadamente os produtos perecíveis
Art. 18
§ 1º - Não sendo o vício sanado no prazo máximo de 30 dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional ao preço.

Então se a guitarra ainda está na garantia e vc tem a nota e o certificado de garantia vá em frente q a causa é sua.
Espero ter ajudado.

NeoRamza
Veterano
# mar/14
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Achei um texto interessante por acaso:

"...historicamente é recomendado que madeiras menos densas e mais flexíveis sejam usadas sempre em duas partes coladas. Mesmo com a peça inteira disponível, devemos cortar e colar no centro. Essa manobra diminui consideravelmente a possibilidade de empenamentos (e isso ocorre, eventualmente) no corpo. A perda de ressonância é ínfima, pois são duas partes "irmãs" - mesmas características.
Praticamente a mesma ressonância com o dobro de estabilidade."

fonte: http://guitarra99.blogspot.com.br/search/label/Fa%C3%A7a%20voc%C3%AA%2 0mesmo?updated-max=2013-06-11T13:37:00-07:00&max-results=20&start=4&by -date=false

Ramsay
Veterano
# mar/14 · Editado por: Ramsay
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NeoRamza

Cara, essa afirmação é meio inconclusiva, e que madeiras menos densas e mais flexíveis seriam essas, Marupá, como diz no blog?
Marupá é Caxeta, madeira que tem densidade parecida com o Alder que é uma madeira relativamente dura e pouco flexível.

Por isso, eu discordo e acho que um corpo de guitarra feito com uma única peça, em tese, deve soar melhor (não sei o quanto mais) que um corpo feito com 2 peças ou mais.

Entretanto, o que é mais importante não é o nº de peças do corpo e sim a qualidade da madeira empregada, porque se não fosse assim, independente da marca, uma Gibson R9 não custaria 5000 doletas, simples assim...

Junae
Veterano
# mai/15
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Gostaria de saber como se deu o desfecho desta história.

NeoRamza
Veterano
# mai/15
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Junae
Não deu em nada. Eu me conformei em ficar com ela assim. Na prática não atrapalha em nada, e tirando isso eu gosto dela.

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