Fender 70s Classic Series MIM

Autor Mensagem
lucasdesouza
Veterano
# jan/14


Alguém já tocou ou ouviu falar dessa guitarra? Procurei no forum enão achei nada a respeito...

Drinho
Veterano
# jan/14
· votar


lucasdesouza

Sim e eu a acho desnecessariamente cara assim como 95% das guitarras da fender...

Fernando
Veterano
# jan/14 · Editado por: Fernando
· votar


Já tive uma, é uma Strato linda, extremamente bem acabada e com um timbre bacana.

Mas acabei vendendo porque o braço em U era muito grosso, minha mão doía pra fazer pestanas e tal. Se você tiver mãos grandes, acho que não terá esse problema.

Abs

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/14
· votar


Se não me engano são umas que são feitas no México, com 21 trastes e umas tarraxas vintage? Acho que cheguei a testar uma dessas recentemente. Achei um pouco caras e não me adaptei ao braço (achei um pouco largo e eu acho que o raio era mais curvado que as americanas, deve ser 7,25" que nem as fenders antigonas). Fora isso, linda e com um ótimo som.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Eu quase comprei uma uma vez, fiquei entre ela e a Highway One, acabei pegando a Highway por na época estar mais "na mão".

clguitar
Membro
# jan/14 · Editado por: Moderador
· votar


Eu tenho uma.

É uma excelente guitarra, que não deve nada para as americanas em termos de construção, timbre e acabamento. Acho muito bacana, particularmente, o acabamento do braço, que é muito macio.

Evidentemente, por ser uma reedição das Fenders dos anos 70, tem características "antiquadas", como o raio mais pronunciado da escala, o braço um pouco mais gordo e o trêmolo de 6 parafusos. Além dos 3 parafusos no braço e do headstock grandão.

Eu pessoalmente adoro as tarraxas vintage, acho um desenho mais inteligente que as atuais, pois não fica a corda pra fora.

Tenho uma Strato 1979 e já tive uma 1974 e acho essa reedição muito fiel.

O preço realmente não é baixo, mas, se você quer uma boa reedição da Fender , a alternativa é partir para as japonesas, as americanas e as Custom Shop. E aí fica caro de verdade.

Na minha opinião, esse modelo é muito superior às Standard mexicanas, sem comparação. Tanto é que, mesmo com o preço maior que certas americanas (Highway One e equivalentes), é sucesso de vendas.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Eu acho que é o mesmo preço da Highway e American Special...

clguitar
Membro
# jan/14
· votar


Ancient Cthulu
A American Special está 900 dólares, 50 a mais que a Classic 70s. Acho que a Highway One era mais barata.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/14
· votar


Essa Classic Series é muito boa mesmo. Mas se fosse para gastar essa grana, eu compraria a American Special com certeza. Acho ela uma guitarra superior em termos de captadores e tocabilidade. Estou em dúvida se minha próxima Strato vai ser Standard ou Special.

clguitar
Membro
# jan/14
· votar


Rei Arthur Pendragon
Entendo isso. Acho que a Classic Series é uma guitarra de nicho, não compete com os modelos "modernos".

Eu gosto muito das Highway Ones, principalmente da pintura fininha em nitrocelulose. A Special é em poliuretano, mas eu preferiria uma dessa às Standards. Se fosse para pegar uma Standard, eu consideraria seriamente uma American Deluxe. Aí, sim, há um grande salto de qualidade.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/14
· votar


clguitar
A deluxe possui algo que acho muito bom, que é aquela curvatura do neckplate, para facilitar acesso ao final do braço. Muito linda e bem acabada. Não tive tempo de tocar com ela, infelizmente. Queria ver o que os captadores N3 e aquele Pot de volume fazem de diferente.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Eu acho a Deluxe muito moderna, com muita "perfumaria", strato pra mim tem que ter aquele feeling de antigona...

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Pra quem vai comprar a Highway ou American Special, é bom reservar uma grana pra trocar as tarraxas também, as originais são bem fraquinhas...

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/14
· votar


Ancient_CTHULU
Por isso que eu estou mais ligado na american standard nova, que tem uma mistura de coisas das guitarras antigas + construção das modernas (ponte com dois parafusos só que com carrinhos estilo vintage, por ex.). O captador Fat50s tem um som bem vintage.

Agora eu tenho curiosidade de testar os da Deluxe, mas ainda não tive oportunidade. Incrível como tem gente que diz que não gosta nos fóruns, que diz que esses captadores não possuem "som de strato".

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Eu nunca toquei na Deluxe.

Mas eu tenho uma American Standard 2012 com o Fat 50s, e é bem legal o som, tem um video meu no fórum tocando um Purple com ela, mas a qualidade não tá muito boa...

clguitar
Membro
# jan/14
· votar


Acho que o principal ganho nas Deluxe não é tanto de som, mas de construção (melhores madeiras, melhor acabamento, melhor ergonomia etc.), as tarraxas bloqueantes e o roller nut. A captação é excelente, mas acho que isso já é algo mais subjetivo. O sistema S1 permite combinações diferentes dos captadores, mas nada que alguém não pudesse fazer com algumas gambiarras.

Eu tive algumas Strat Plus (modelo anterior, mas equivalente às Deluxe) e uma Deluxe com captação modificada (Kloppmann. Vendi esta guita pra um grande amigo, senão não teria vendido). Em termos de timbre, tenho uma Highway One que me satisfaz mais que essas, mas a tocabilidade e o conforto desses modelos Deluxe /Plus estão disparados na frente. Já não acho que as Standard tenham muito mais a oferecer que as Highway One, além da ponte de 2 pivôs.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


A Highway One, por incrível que pareça é a minha strato mais alta, parece um violão desligada, o som é bem aberto, já a minha Am Standard e YJM soam mais abafadas.

Não sei se é por causa do acabamento, sei lá...

clguitar
Membro
# jan/14
· votar


Ancient Cthulu
Pro som acústico, acho que nada melhor que um blocão na ponte e um acabamento fininho no corpo. Não sei se plugada a diferença é tanta...

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


Fernando
Rei Arthur Pendragon
Ancient_CTHULU
clguitar

Me digam uma coisa, em relação ao braço, qual modelo de strato tem o braço menos largo e mais grosso? Porque todas as strato costumam ter um braço largo e fino, e isso deixa minha mão desconfortável para tocar nelas.

clguitar
Membro
# jan/14
· votar


Essa Classic 70s tem um braço mais grosso (espessura entre a parte de trás do braço e a escala). Sobre a largura, não saberia dizer, vc teria de ver as especificações. Mas acho que é tudo mais ou menos a mesma coisa, o mais importante é o raio de curvatura da escala. Nos modelos antigos ou reedições, como a Classic 70s, o raio da escala é menor, por volta de 7,5", então é mais curvado que os braços modernos, de 9,5" pra cima. Quanto maior o raio, mais plana a escala e maior a sensação de distância entre as cordas.

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


clguitar

Entendi, é que eu sempre fui assíduo dos braços grossos a la Gibson, eles se encaixam perfeitos na minha mão, e sempre que fui testar uma tele ou strato pra comprar, nunca me senti confortável tocando elas justamente pelo braço fino, onde não "aconchega" a mão e o braço muito largo, onde tem que esticar muito o dedo pra fazer os acordes.

Vou dar uma procurada nessas 70's, valeu.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/14
· votar


JeGuitar
Há um outro detalhe também, que é o tipo de traste. Se você possui a mão meio pesada, talvez os jumbos (Am. Special) não sejam mesmo a praia para você. Procure uma com os trastes médios ou vintage.

Então acho que essa Classic Series seria uma boa para você. Também existe a opção de procurar umas mexicanas antigas ou alguma "reissue" americana que tenha características vintage.

Will Bejar
Veterano
# jan/14
· votar


Só lembrando que tem a Classic Series que é com as especificações da época e tem a Classic Player que tem só o raio de 9,qualquer coisa ao invés do 7,5!!!

clguitar
Membro
# jan/14
· votar


Will Bejar
Só lembrando que tem a Classic Series que é com as especificações da época e tem a Classic Player que tem só o raio de 9,qualquer coisa ao invés do 7,5!!!

Pois é, são tantos modelos da Fender Stratocaster que é fácil se perder. E os modelos novos vêm com cada nome comprido...

lucasdesouza
Veterano
# jan/14
· votar


clguitar
Cara o que tu acha do braço desta tua stratocaster de 1979? É mais grosso que os padrões fender de hoje, confortavel? Eu realmente sou apaixonado pelas fender da decada de 70, eu tava pensando em comprar esse braço (http://www.ebay.com/itm/Vintage-Fullerton-1979-Fender-Stratocaster-3- Bolt-Maple-Neck-With-Hardware-/251422116272?pt=Guitar_Accessories&hash =item3a89ed09b0) e comprar um corpo em ash pra ela de 2 peças, achas que valeria a pena?

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


A minha guitar dos sonhos também as stratos setentistas, na verdade as de 1969...

Mas hoje em dia com essas especificalções só Custom Shop...

clguitar
Membro
# jan/14
· votar


lucasdesouza
Cara o que tu acha do braço desta tua stratocaster de 1979? É mais grosso que os padrões fender de hoje, confortavel? Eu realmente sou apaixonado pelas fender da decada de 70, eu tava pensando em comprar esse braço (http://www.ebay.com/itm/Vintage-Fullerton-1979-Fender-Stratocaster-3- Bolt-Maple-Neck-With-Hardware-/251422116272?pt=Guitar_Accessories&hash =item3a89ed09b0) e comprar um corpo em ash pra ela de 2 peças, achas que valeria a pena?

Eu gosto bastante do braço da 1979. Acho que a maior diferença não é tanto a grossura, mas o raio, que dá uma curvatura mais pronunciada à escala. É confortável, sim. Eu não tenho problema com bends, apesar do raio.

Das Stratocasters "modernas", o braço que mais se assemelhou ao da 1979 foi o da Eric Clapton signature, que é o tal do "soft U" ou algo assim. Como eu falei antes, o braço da Classic Series 70s é bem fiel, não sinto quase diferença entre ela e a 1979.

A minha 1979 tem escala em rosewood, que é bem macia. A 1974 que eu tive era em maple, e também era bem gostosa de tocar, mas ficava um pouco menos macia nos lugares onde o verniz tinha descascado. Na minha opinião, o acabamento (verniz) não é especialmente bom em nenhuma das duas. Gosto mais da textura da Classic Series 70s.

As duas características que eu mais gosto nas Stratos dessa época: as tarraxas "vintage" e a ponta do tensor pra fora. Considero esses dois designs mais inteligentes e práticos que os atuais.

Também curto o braço de 3 parafusos, mas acho que isso não faz muita diferença, só acho mais bonito.

Se você for comprar o braço, tenha certeza de que o corpo estará preparado para os 3 parafusos. Vc vê nas fotos que são dois parafusos "normais" e um mais grosso, que entra naquele treco de metal do braço.

Sei que alguns fabricantes, tipo a Warmoth, fazem corpos e braços de 3 parafusos, mas acho que tendem a ser mais caros, pois normalmente têm de ser encomendados especificamente. De repente, vale a pena você perguntar ao Bertola se um corpo pode ser adaptado para 3 parafusos.

Outra coisa que eu sugeriria, se vc quiser mesmo montar a guitarra: comprar primeiro o braço, medir exatamente as dimensões para garantir um "neck joint" suficientemente justo. As Fenders dessa época são conhecidas por ter "neck joints" meio frouxos, o que, acredito, se deve a um controle meio desleixado das medidas, e ao caráter mais "industrial" do período CBS.

Outra coisa a ter muita atenção: os trastes daquela época já vinham baixos de fábrica e, como as guitarras normalmente já foram muito tocadas, muitas vezes a vida útil dos trastes é pequena; e trocar os trastes vai matar o valor de revenda do seu braço e, possivelmente, estragar um pouco a pintura da escala em maple.

A minha 1974 era uma guitarra fantástica, mas não consegui me adaptar à pegada meio "fretless" dela, justamente porque os trastes já estavam no "toco".

Acredito que esse braço que você viu deva sair, ao final do leilão, por ao menos 450 dólares. Mais envio, impostos e todos os outros componentes, seu projeto passará facilmente dos 1000 dólares. Uma Strato anos 1970 em condição razoável, nos EUA, sai a partir de uns 1500 dólares. Dá uma olhada no eBay e, também, na seção de usados e vintage do Guitar Center. Acho que é um bom investimento, pois o valor de revenda não se perde, principalmente depois que a guitarra entrar no Brasil.

Pensando em valor de revenda e na possibilidade de você não se adaptar ao braço (principalmente ao raio), eu consideraria comprar uma Classic Series 70s usada. Se não gostar, revende e pega seu dinheiro de volta. Aliás, esse é o jeito que eu encontrei pra conhecer guitarras. Se vc estivesse em SP, eu te deixaria testar a minha. :)

clguitar
Membro
# jan/14 · Editado por: clguitar
· votar


lucasdesouza
Uma possível alternativa de corpo seria da G&L, que, durante algum tempo, fabricou modelos com 3 parafusos. Não sei se encaixa com perfeição no braço Fender antigo, é o caso de pesquisar. O bom da G&L é que vc encontra corpos relativamente baratos no eBay, e a qualidade é de primeira. Veja este, de 4 parafusos, por exemplo: http://www.ebay.com/itm/G-L-2011-USA-Butterscotch-Blonde-Legacy-Ash-Bo dy-/400622847850?pt=Guitar&hash=item5d46fb876a

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Cara, dependendo do teu orçamento, compra uma American Vintage duma vez, eu quase fechei com uma, mas compraram na minha frente, daí comprei a YJM, que é uma setentista "turbinada", com braço escalopado... A diferença é que o corpo é em alder, mais leve que o Ash...

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Outra opção legal, são as japonesas St-72...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender 70s Classic Series MIM