Ressonância acústica e sua influência no resultado final "timbrístico"

    Autor Mensagem
    Will Bejar
    Veterano
    # dez/13


    E aí, manos!!!

    Bom, é o seguinte, esses dias fiz alguma pequenas modificações nas minhas stratos: uma Fender Am. Traditional e a outra Gambiarrocaster (clique aqui para mais informações).

    Só pra alinhar, senti uma diferença em volume e resposta das guitarras, sendo:
    -Fender: timbre com som mais magro, graves e agudos bem aparentes. Melhor definição de cada nota tocada.
    -partscaster: som com muito mais volume e "equalização mais flat" (sei lá se é isso mesmo...), mais encorpado.

    Logo pensei "são os captadores".

    Pois bem, hoje, fiz o teste da ressonância acústica pra saber como se comportariam ambas. O resultado??? O mesmo acima!!! =O

    Aí me vieram os questionamentos:
    -seria essa diferença pq um corpo é em alder e o outro em poplar???
    -seria pq uma é hardtail e a outra strato padrão com bloco de aço???
    -seriam os saddles vintage de uma contra os de aço maciço da outra???
    -os captadores teriam respostas iguais e reagindo diferente por conta da ressonância acústica??? (os captadores são de diferentes fabricantes)
    -o quão é importante a ressonância da guitarra desplugada e qual o critério para escolha de uma guitarra??? O meio termo entre volume e definição das notas??? Ou outro critério???

    E aí, galera??? O que vcs acham??? Alguém já fez o teste???

    Valeu!!!

    PS.: esse é um tópico apenas para saciar minha curiosidade... sei que muitos dirão "se vc curte o timbre, relaxa", mas pode ajudar muita gente na hora de escolher alguma peça para troca ou a própria guitarra. Espero que o tópico ajude a ajudar pessoas mais pra frente... rs...

    PS2.: aguardo o ogner comentar, afinal, ele leva a guitarra pra ajudá-lo a fazer o nº2, sendo assim, mestre e ressonância acústica... heuheuheuheuuehe... o/

    Delson
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: Delson
    · votar


    Não entendo muito de strats, mas lá vai:

    Madeiras: Tradicionalmente nas strats, é ash ou alder. Não sei até que ponto isso altera o timbre, mas deve alterar sim.

    Ponte: Creio que as hardtail tenham um som mais encorpado mesmo. Vide Robert Cray.

    Os saddles também influenciam no timbre, conforme esse post, nesse blog:
    http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/02/ponte-de-stratocaster-entran do-nos.html

    Captadores: Sendo de diferentes fabricantes, creio que tenham uma nuance diferente um do outro.

    Guitarra desplugada: O MauricioBahia abriu esse tópico pra discutir isso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/226849/

    Enfim. Não sei se foi útil, mas tá aí...

    Will Bejar
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Delson
    Guitarra desplugada: O MauricioBahia abriu esse tópico pra discutir isso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/226849/
    Pô, a ideia era essa mesmo... só que não sabia que já tinha o tópico (o nome tá bem diferente... heuheuheuheuhe...)

    Valeu pela resposta, vou fechando o tópico.
    Abç!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ressonância acústica e sua influência no resultado final "timbrístico"