Marca em headstock é ilusão? Pequena experiência etnomusicologica

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


MrFangs
Alias, não me recordo ninguém que tenha sido tão famoso a ponto de muitas pessoas quererem tirar o timbre que usasse uma stratocaster.
Procura aqui no fórum sobre o timbre do John Mayer...

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Pessoal,

Como foi que o tópico sobre o meu "causo" com o o sinhozinho lá do interior de Roraima e a primeira vez dele se deliciando com o timbre de uma Les Paul passou por um processo de deterioração e se transformou num tópico slashiano?

Será que Freud explica essa? Ou será culpa novamente das malfadadas férias escolares?

Santa paciência, Batman!!!

KKKKKK

Luis A.
Membro Novato
# dez/13
· votar


MrFangs

Jovem, eu nao sei de onde vc tira essas referências....
Mas ja q vc é um garoto q pesquisa muito na internet, eu busquei nela alguém q se inspirou no Jeff Beck para ter o seu timbre....

February 18, 1999
Slash talks about Jeff Beck
from: Rolling Stone Network
"It's a lot easier to appreciate Jeff Beck if you're a guitar player. He just has such natural control over the instrument."

I grew up listening to my parents' records, and my dad's a big rock & roll freak, so I knew Jeff Beck's name from when he was in the Yardbirds. But when I was a kid, guitars were just a sound; there was no such thing as technique. It was just a texture in my life, something intangible. Sort of like when Frankenstein hears the violin, and he's reaching out to grab it, and it's just a sound in the air. It's a lot easier to appreciate Beck's guitar playing if you're a guitar player. He just has such a natural control over the instrument. It's the ability to make it do something that you've never heard anybody else do. Blow by Blow is the album I had when I was a kid. He would go from love songs to a really blistering, hard-rock, heavy-sounding guitar without ever going over the top.



This was an article from:
-- Rolling Stone Network
Copyright 1999
www.rollingstone.com


Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman
Ou será culpa novamente das malfadadas férias escolares?
Já falei que é um "vacation-troll"!!! kkkkkkkkkkkkkkk

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Gostaria de ver essa estatística...


Jogue no google e veja o que aparece. E como citei diversas vezes, os handmades, que estudaram por anos o mercado de amplificadores, produzem muito mais amplificadores com timbre marshall do que qualquer outro, sendo que, a grande maioria de guitarristas fãs de marshall normalmente são mais fãs de les paul do que as demais, como as strato são para fender. Não é regra, mas é a maioria que vemos.

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Procura aqui no fórum sobre o timbre do John Mayer...

https://www.google.com.br/#q=timbre+slash

Aproximadamente 234.000 resultados (0,18 segundos)

https://www.google.com.br/#q=timbre+john+mayer

Aproximadamente 105.000 resultados (0,29 segundos)


Qual mais "duelo" você quer?

MrFangs
Veterano
# dez/13 · Editado por: MrFangs
· votar


Será que Freud explica essa? Ou será culpa novamente das malfadadas férias escolares?

Será pelo fato de que, algumas pessoas querendo ou não e independente do motivo, ele é referência de timbre para muitas pessoas? O assunto não seria "nome no headstock"?
Você mesmo citou exemplos de pessoas que não entendem nada de marca, mas pelo sim, preferiram tal modelo do que outro. Com ele, não acontece algo semelhante?

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


MrFangs
Não é regra, mas é a maioria que vemos.
Nossa, tava tão absoluto até agora há pouco... agora "não é regra"... ¬¬


https://www.google.com.br/#q=timbre+slash

Aproximadamente 234.000 resultados (0,18 segundos)

https://www.google.com.br/#q=timbre+john+mayer

Aproximadamente 105.000 resultados (0,29 segundos)


Qual mais "duelo" você quer?

Mano, vc tá mudando de assunto... a questão não era quem tem mais resultados no google. Sua pergunta foi:

Alias, não me recordo ninguém que tenha sido tão famoso a ponto de muitas pessoas quererem tirar o timbre que usasse uma stratocaster.
E a resposta foi categórica: John Mayer!!!

MrFangs
Veterano
# dez/13 · Editado por: MrFangs
· votar


Nossa, tava tão absoluto até agora há pouco... agora "não é regra"... ¬¬

Quando eu disse de regra, foi de usar Les Paul com Marshall e Strato com Fender. É a maioria, mas não é regra, não concorda? Nesse quesito, não falei quem tem mais ou menos quantidade e sim preferência de amplificador com guitarra. Isso não teve nada a ver com o que eu estava falando sobre timbre!


Mano, vc tá mudando de assunto... a questão não era quem tem mais resultados no google. Sua pergunta foi: E a resposta foi categórica: John Mayer!!!

Ok, ele tem uma quantidade boa de pesquisas pelo timbre, mas mesmo assim, menos da metade do que vemos em um guitarristas de LP.

MrFangs
Veterano
# dez/13 · Editado por: MrFangs
· votar


Outro exemplo:

https://www.google.com.br/search?q=timbre+zakk+wylde&oq=timbre+zakk&aq s=chrome.2.69i57j69i61j0.3761j0j7&sourceid=chrome&espv=210&es_sm=122&i e=UTF-8#es_sm=122&espv=210&q=timbre+zakk+wylde

Aproximadamente 512.000 resultados (0,26 segundos)

https://www.google.com.br/search?q=timbre+zakk+wylde&oq=timbre+zakk&aq s=chrome.2.69i57j69i61j0.3761j0j7&sourceid=chrome&espv=210&es_sm=122&i e=UTF-8#es_sm=122&espv=210&q=timbre%20jimi%20hendrix

Aproximadamente 198.000 resultados (0,32 segundos)


Os guitarristas de Strato não estão muito bem na pesquisa de timbre, não é verdade? Pelo visto os de Les Paul costumam ganhar mais que o dobro, sendo assim, influenciando muito mais nas vendas de uma Les Paul do que uma strato, pela lógica de que as pessoas procuram instrumentos similares para fazer os timbres mais procurados pelas mesmas.

Luis A.
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: Luis A.
· votar


MrFangs

Cara, vc esta olhando soh para o seu umbigo....
Existem inumeros guitarristas q nao usam marshall, e muitos q odeiam....
Vc esta muito centrado no universso do Hard rock....

Outra coisa, pesquisa de google nao serve como referencia tecnica para muita cosa. Leve em conta q Slash é um musico POP, q fez inúmeras baladas românticas dignas da pior fase do Bon Jovi ou Roxette.... Com letras q eu poderia jurar q foi o Zeze Di Camargo e escreveu e traduziu para o ingles....

Da msm forma q vc encontrou mais coisa sobre o Slash, vc tmb encontrará mais informações sobre a Britney Spears do q sobre BB Kning....

MrFangs
Veterano
# dez/13 · Editado por: MrFangs
· votar


Da msm forma q vc encontrou mais coisa sobre o Slash, vc tmb encontrará mais informações sobre a Britney Spears do q sobre BB Kning....

A questão não é a busca pelo nome e sim pelo TIMBRE. Se você colocar a busca pelo "timbre britney spear" é menor do que a do slash, zakk wyld e afins, veja:

https://www.google.com.br/search?q=timbre+da+britney+spears&oq=timbre+ britney&aqs=chrome.1.69i57j0.2490j0j7&sourceid=chrome&espv=210&es_sm=1 22&ie=UTF-8#es_sm=122&espv=210&q=timbre+britney+spears

Aproximadamente 206.000 resultados (0,27 segundos)

Olha agora sobre timbre do BB King que impressionante!

https://www.google.com.br/search?q=timbre+bb+king&oq=timbre+bb+king&aq s=chrome..69i57j0j69i61j69i60j0l2.2096j0j7&sourceid=chrome&espv=210&es _sm=122&ie=UTF-8

Aproximadamente 3.650.000 resultados (0,29 segundos)


Lembrando que, quem procura timbre para "copiar", procura instrumentos próximos para comprar!
Não faz sentido você buscar timbre de uma cantora pop que não toca nenhum instrumento!

Luis A.
Membro Novato
# dez/13
· votar


MrFangs

Cara, acho q a sua capacidade de assimilar analogias é muito baixa....

overlappingcircles
Veterano
# dez/13
· votar


MrFangs
deixa de desvirtuar o topico do cara, que não é sobre o Slash. E aos outros que continuam respondendo, deixem de dar ibope para o cara!!!
vintagentleman
Adorei o "causo" gostaria de ter estado presente, hehehe

MrFangs
Veterano
# dez/13 · Editado por: MrFangs
· votar


Cara, acho q a sua capacidade de assimilar analogias é muito baixa....

Eu trabalho com números, estatística, pesquisa e preferência, então acho que entendo um pouco disso, não? Alias, também trabalho com mídias sociais. Pesquisa, principalmente no google que é o maior navegador de busca e por sinal muito bem estruturado, é muito mais importante do que parece, para uma boa pesquisa de mercado.

Me diga, se o BB king não é tão pop em questão de timbre, por qual motivo, na pesquisa de timbre, superou até mesmo o slash?

Led Zé
Veterano
# dez/13
· votar


Depois perguntam porque muita gente nao gosta do Slash...Por causa dos fanzocas que colocam a paixao na frente da razao . Soma-se isso a falta de conhecimento sobre o assunto pronto. Tai a formula pra ser um slasheiro chato.

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


na boa, serio que comparam isso:
http://www.youtube.com/watch?v=bzAGZT_XTAk
com...
http://www.youtube.com/watch?v=23KHLW2dw_o

na boa piá num viaja...
o slash tem seus meritos (creio eu, comerciais) assim como outras bandas da qual prefiro nem citar para não causar intrigas
vou tentar explicar oque acontece: o slash tem, sem duvidas um timbre acima da media (devido principalmente ao conhecimento do equipamento que usa, a condição de poder escolher a dedo o que usar, e claro, uma boa edição de estudio em condições completamente favoraveis ao guitarrista, como saturação natural de valvulas e etc)
a questão é: justamente por isso, o timbre dele é tão questionado, tive o prazer de assisti-lo ao vivo em 2012 e posso dizer o timbre dele é incrivel, porem em casa, disponho de uma fender americana, um valvulado e digo, não é nada dificil de alcançar e até ultrapassar com um equipo bom, boas mãos e paciencia
agora, para ser referencia de timbre, na boa... NÂO

Insufferable Bear
Membro
# dez/13
· votar


MrFangs
http://www.whatdoestheinternetthink.net/slash

Luis A.
Membro Novato
# dez/13
· votar


MrFangs

Eu trabalho com números, estatística, pesquisa e preferência

Cara, se vc trabalhasse com numeros, vc saberia q em qualquer pesquisa o publico pesquisado é fundamental no resultado da pesquisa.

Se vc for fazer uma enquete sobre bandas famosas na zona rural, vc obterá um resultado onde chitaozim e xororo é mais famoso q beatles....

Vc ta parecendo o outro colega do topico dos "riffs do jimmy page", a diferença é q ele tem 13 anos e vc 21....

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Desculpem se citei demais o Slash como referência, o objetivo não era falar sobre o timbre DO Slash e sim o que veio da Les Paul e dos cabeçotes com vávulas EL34 ou 6550 no Power (construção jcm), que acabou se tornando muito popular graças à ele.

Como outras referências, posso citar outros famosos como Zakk Wyld, BB king, Ace Frehley, Billy Gibbons, Jimmy Page, que se procurarem pela preferência no google, vai ser maior do que os demais modelos de guitarra. Provavelmente stratocaster vem em segundo nas pesquisas, mas mesmo assim, creio que bem abaixo das Les Paul!

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Desisto...

Fã "rasga calcinha" é igual torcedor fanático ou fanático religioso.......leva o troféu!

Agora eu aprendi que Jimi Hendrix e sua Strato são uma bosta, David Gilmour não sabe nem consegue timbrar sua Strato, Santana e sua PRS não estão com nada, Tony Yommi e sua SG não inventaram o metal, B.B King com sua 335 é um velho ultrapassado..........Slash é Deus e a Lespaul é seu cajado!

Amém!

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Led Zé

E olha que eu nem falei em Les Paul Gold Top... Fiz referência à minha humilde Tribute com P90...
Nesta época do ano falar de Gibson Les Paul no FCC é um perigo maior que falar em bomba em aeroporto nos States rsrsrs

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig
nao vou nem comentar o stevie ray vaughan, lixo de timbre, xoxo, corda 013 não da liga, na boa, a 010 ernie ball do slash é tudo

MrFangs
Veterano
# dez/13 · Editado por: MrFangs
· votar


http://www.whatdoestheinternetthink.net/slash

Cara esse site usou menos de 10mil votos como referência. 10mil é muito pouco para a internet inteira, não acha?



Cara, se vc trabalhasse com numeros, vc saberia q em qualquer pesquisa o publico pesquisado é fundamental no resultado da pesquisa.

Se vc for fazer uma enquete sobre bandas famosas na zona rural, vc obterá um resultado onde chitaozim e xororo é mais famoso q beatles....


Meu camarada, a pesquisa no google é a primeira pesquisa que fazemos! Essa pesquisa aponta as menções no total, não tem como classificar quais são positivas, negativas ou neutras, mas claramente um número grande de menções normalmente são mais positivas, nesse caso!

Sobre o "resultado"... Eu havia dito e repetirei, se você pesquisar apenas o nome, chitãozinho e xororó vai ter mais resultados que os beatles? Talvez. Mas se você procurar pelo "timbre + nome", os beatles vão ser massivamente maior nas pesquisas que a dupla sertaneja. Entende o que quero dizer? Que procura por timbre é quem vai comprar o instrumento!

Insufferable Bear
Membro
# dez/13
· votar


Cara esse site usou menos de 10mil votos como referência. 10mil é muito pouco para a internet inteira, não acha?
Você já teve uma aula de estatística na sua vida?

Eu trabalho com números, estatística, pesquisa e preferência
Não acho que isso seja verdade. Não do jeito que você quer que seja.

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Agora eu aprendi que Jimi Hendrix e sua Strato são uma bosta, David Gilmour não sabe nem consegue timbrar sua Strato, Santana e sua PRS não estão com nada, Tony Yommi e sua SG não inventaram o metal, B.B King com sua 335 é um velho ultrpassado..........Slash é Deus e a Lespaul é seu cajado!

Em algum momento eu falei que qualquer outro guitarrista é melhor ou pior? Sempre falei de preferência de timbre para o público em sua maioria e não quem é melhor ou pior! BB King, no google, tem uma quantidade de pesquisas pelo seu timbre muito maior que do Slash, porém, ele usa Gibson também e um modelo bem próximo de uma Les Paul.

nao vou nem comentar o stevie ray vaughan, lixo de timbre, xoxo, corda 013 não da liga, na boa, a 010 ernie ball do slash é tudo

Ele é um ótimo guitarrista sim, tem um puta timbre de blues, porém, as pesquisas pelo timbre dele são quase nulas, basta pesquisar.

bezerrabru
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar
Deve ser troll mesmo, não é possível.

MrFangs
Alias, não me recordo ninguém que tenha sido tão famoso a ponto de muitas pessoas quererem tirar o timbre que usasse uma stratocaster.


Cara, tem um tal de Hendrix que dizem por ai.
Dizem também o SRV, Clapton, Mark Knopfler...
Hoje em dia tem o John Mayer.
Na boa, o timbre do Slash ser muito copiado é uma coisa, os produtos com o nome dele são mais por ação de marketing do que por ser o timbre mais desejado do Universo.

Acho que você está colocando seu gosto pessoal na frente da razão, ou eu que não sou guitarrista porque eu não quero nem por um da o timbre do Slash.... E olha que eu também sei tocar suite xaidiiiii omm maineeee também...

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Você já teve uma aula de estatística na sua vida?

Negativos: 5k
Positivos: 3k
Neutro: 58.

Isso não da nem 9000. Alias, qual a referência deste site? Onde ele pesquisa? NUNCA ouvi falar nele.

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


MrFangs
a partir de hoje vou formular minha opinião sobre as coisas de acordo com a quantidade de resultados encontrados pelo google
obrigado amigo, voce abriu meus olhos, eu vivia antes em um completo ceticismo, mas agora abri minha mente

FBlues_rock
Veterano
# dez/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


vintagentleman

Caramba, eu sou acostumado com o alto nível de algumas discussões aqui e acabo esquecendo das limitações de interpretar texto (somados à possível falta de clareza ao redigí-los), esquecendo de explicar melhor... Vamos lá:

Disse no seu exemplo que o timbre de Les Paul com P-90 agrada à maioria (eu, inclusive) mais do que uma "superstrato".

E que uma SX com '59 ou PAF é mais agradável à maioria que uma "superstrato" Ibanez com caps ativos EMG, ainda que seja bem mais famosa a marca e bem mais caro o instrumento, sem entrar no mérito se é melhor ou não.

E que eu (somente eu) preferi uma semi com caps SD do que uma Les Paul Studio "stock" (perceba novamente que nesse caso falo exclusivamente de mim, não do "senso comum", esse possivelmente preferiria a Les Paul).

Concluindo com: Logo não é marca (tampouco valor), mas estilo do instrumento e timbre dos captadores.

Bem desenhado?? ;)

PS: novamente, texto bom de ler o seu! Pena que virou discussão de Isléchi, o guitar hero do guitar hero :)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Marca em headstock é ilusão? Pequena experiência etnomusicologica