Marca em headstock é ilusão? Pequena experiência etnomusicologica

Autor Mensagem
vintagentleman
Veterano
# dez/13


Pessoal,

Esse é daqueles polêmicos rsrsrs

Muitos aqui falam, e inclusive eu já falei que marca é ilusão, que o som é que interessa e blá bá blá...

Agora, vejam duas situações ocorridas comigo, coincidentemente no dia de hoje, que me fizeram repensar a questão. Será assim mesmo?

Eu estava testando a pedaleirazinha nova que eu ganhei de Natal, com duas guitarras que eu levei para a chácara, uma Ibanez RG 421 MOL, tunada com Dimarzios, adquirida recentemente (estou em Lua de Mel com ela rsrs) e uma Gibson Les Paul Studio Tribute 50's tunada com P-90's Joe Bardem. Usava as guitas em clean e com distorções, alternando os instrumentos para testar os timbres. Era só a pedaleira Digitech RP 255 conectada a um head Ibanez TSA 15 H (com a caixa de 12 " original dele).

Meu irmão que não é músico acompanhava os testes. Ele tem noção de marcas, mas para ele Ibanez e Gibson têm o mesmo status. Numa das trocas ele disse que achava que a Gibs tinha um som melhor, mais bonito. Perguntei o motivo do comentário e ele não sabia explicar, daí que notei que era puramente intuitivo e não vinculado a preconceitos em relação à marca.

Moro na Amazônia. Dali à pouco apareceu um vizinho da minha sogra, um velho violeiro que se interessou, e muito, no que ele definiu como, "um sonzão" que ouviu. Notem que esse cidadão é um idoso que não tem qualquer noção de marca de guitarra, mas sabe de modas, de violão etc.

Primeiro ele ficou olhando enquanto eu mandava um Perfect Strangers na Ibanez, depois emendei um Smoke on the Water e o cara ficou interessadíssimo na técnica do palm mute.

Emprestei para ele a Ibanez. Só que pedaleira é foda, e eu mesmo já estava me batendo, então coloquei a pedal board e pude fazer outra constatação bem óbvia: as latinhas com as luzinhas em cima fazem muito mais sentido, são muito mais intuitivas etc...

Fiquei vendo o cidadão se deliciando pela primeira vez com uma guitarra na mão... Testando os pedais com os olhinhos brilhando e nem vendo o tempo passar... Realmente a música é fenomenal e é uma linguagem universal...

O cidadão curtiu o chorus e o reverb e muito mais o delay, mas parou mesmo no Wha. Ficou tempo mesmo...

Lá pelas tantas, perguntei se ele queria experimentar outra guitarra. Claro que sim! Pluguei a Gibs e deixei o cidadão brincar à vontade... Ele tocou, segundo ele, até "os dedos doerem" rsrsrs...

No final, só fiz uma pergunta: qual guitarra ele tinha gostado mais...

Galera, esse cidadão simples do interior, alienado do mundo do consumismo, mas bom de ouvido, nem teve dúvidas em dizer que a Gibson era melhor...

Da minha parte tenho a dizer que a Ibanez tunada com Dimarzios é muito muito boa. Então vocês calculem a outra rsrsrsrs

Esses são dois causos "venéricos" rsrsrs que ilustram bem a preferência de mais de 90% dos artistas pelas duas marcas mais famosas... Embora certamente seja um fator relevante, a situação NÃO SE RESTRINGE a endorsement.

Essa é a minha opinião. Podem descer o pau à vontade! Rsrsrs

Insufferable Bear
Membro
# dez/13 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Não, isso ainda não diz nada...
Anedota divertida, mas não se pode concluir nada não, não se apresse. =]

Edit: não imagino que você esteja levando isso a sério não, mas se prepare que logo logo vai aparecer alguém que vai considerar isso como um experimento científico.

Slash_1989
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman
Quando testei uma gibson classic e uma epiphone padrãozinha numa loja, curti mais a epiphone.

Motivo: ela tava mais bem regulada.

vintagentleman
Veterano
# dez/13 · Editado por: vintagentleman
· votar


Insufferable Bear


KKKKKKK

Método tão científico quanto o rastreamento do Papai Noel feito pela Força Aérea dos EUA rsrs

Mas também... dia de Natal, quer o quê?

Delson
Veterano
# dez/13
· votar


Timbre é uma questão muito pessoal. Para mim, nenhuma Superstrato teria um som comparável ao de uma Les Paul, até porque são guitarras totalmente diferentes.

E, querendo ou não, as Gibson são referencia em timbre. Um luthier profissional pode fazer uma LP tão boa ou melhor que uma Gibson, mas quase sempre com a referência desta marca.

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Delson

E, querendo ou não, as Gibson são referencia em timbre

É... é o tal "som gordo"...

Para mim é referência sim! E insuperável...

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13
· votar


Ah, é questão de gosto total! Eu por exemplo não gosto do som das Les Paul com humbucker. Mas P90 como essa que você falou é outra história hehe...

Tenho um caso no sentido contrário: de todas as minhas guitarras (incluindo várias Fenders, uma Gretsch, uma PRS e uma Gibson SG) a que a minha mulher mais curte o som é uma Squier Strato destruidaça e toda mexida. Nunca vou entender isso.

Tenho também uma Fender Strato mexicana de 1994 que aos meus ouvidos soa melhor que a maioria das americanas atuais. Enfim, não tem parâmetro. As variáveis são muitas: conservação, regulagem e principalmente preferência pessoal.

Nefelibata
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman

Sei bem como é isso, brother!

Presenciei isso algumas vezes com a minha namorada que não entende nada de música e instrumentos.

Uma vez foi testando amplificadores: Testei um fender hot rod deluxe. Ela gostou. Depois testei um giannini classic T. Ela disse: "nossa, nem se compara com o outro, o primeiro tem o som bem melhor".

E ela nem sabia que ali tinha uma diferença de nome e vários mil dinheiros de diferença.

Mesma coisa foi com a guitarra: Tinha uma fender MIM com texas speciais. Aí fiz uma partscaster com braço de uma AVRI e um corpo signature + caps fralin.

Ela também soltou: "puxa, agora sim hein, acabou aquele estridente chato que tinha no fim do som, ficou redondinho"

Detalhe é que os texas specials, em tese, tem muito mais médios do que os vintage hot do fralin.

Por aí vai. Coisa boa, timbre bom não engana um ouvido inocente.

Abraço

FBlues_rock
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman
Pois é, isso é muito relativo... em geral, acho que a maioria iria preferir a Les Paul com esses P-90, inclusive eu.
Agora se pegar uma Ibanez semi-acustica e botar uns PAF ou similar, eu preferiria a Ibanez (motivo pelo qual tenho uma semiacústica 'tunada' da marca e não uma Les Paul).

Só como exemplo, se pegar uma superstrato de ~4mil com EMG e uma SX estilo Les Paul com uns caps SD ´59 ou PAF, fico com o timbre da última, o senso comum provavelmente também. Não que seja melhor, mas a primeira é voltada para gosto mais específico.

Logo não é marca (tampouco valor), mas estilo do instrumento e timbre dos captadores.

Boa crônica, divertida de ler! :)

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Nefelibata
Coisa boa, timbre bom não engana um ouvido inocente.
o/

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Nefelibata

Você "agregou à discussão" o fator "ouvido inocente" que no método científico em discussão deverá ser denominado doravante "coeficiente auditivo angelical nefelibático"... kkkkkk

FBlues_rock

Será verdade essa hipótese da semi prevalecer no imaginário do senso comum? Nesse caso estaríamos diante de uma determinante... seria a "determinante rockabilística" kkkkkkkk

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman

Interessante essa constatação do pessoal, que eu endosso sem medo de errar. kkkkk

Estou muito longe de casa e sem tempo para falar sobre o assunto, mas as Les Paul tem muitos segredos...

Abç

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Eu simplesmente não suporto tocar qualquer guitarra que não seja uma Les Paul... Já toquei em strato fender e outras guitarras, hoje em dia eu me recuso até a ler coisas sobre guitarras que não sejam Les Paul... Não estou falando de gibson, estou falando da clássica Les Paul com corpo e braço de mogno e braço colado...

A mesma coisa acontece em amplificador. Eu raramente gosto de amplificadores que não sejam marshall ou handmade que copiem marshall dos clássicos plexi e jcm 800...

Quer uma demonstração da força desses instrumentos e timbres?

Pesquisem na internet quantas pessoas querem o timbre de Slash, depois pesquisem quantas pessoas querem o timbre do guitarrista do Iron Maiden, do Deep Purple, do Black Sabbath etc. Apesar de muitos odiarem o Slash por N motivos, ele consegue fazer um timbre que se torna tão PRESENCIAL quanto a voz e muitas vezes até mais que a voz.

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


MrFangs

"pesquisem na internet quantas pessoas querem o timbre de Slash, depois pesquisem quantas pessoas querem o timbre do guitarrista do Iron Maiden, do Deep Purple, do Black Sabbath etc."

Cara, você tá equivocado. A preferência por Slash se deve a popularidade do Guns, e principalmente ao mega hit "Suítexaidomaine" e não por seu timbre ou suas Gibsons.

Diga-se de passagem, metade dos fãs do Islachi não sabe a diferença entre uma guitarra e um guarda-chuvas.

Insufferable Bear
Membro
# dez/13 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Pesquisem na internet quantas pessoas querem o timbre de Slash
Como dizia minha mãe "se todo mundo pulasse da ponte você também pularia?". Como eu era uma criança não muito esperta eu dizia "sim!". Agora eu prefiro manter minha dignidade e criar uma opinião própria.

metade dos fãs do Islachi não sabe a diferença entre uma guitarra e um guarda-chuvas.
Metade? Tá sendo generoso, hein.

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig
Insufferable Bear


Acho que o comentário de vocês foi muito mais por gosto e preconceito do que opinião técnica. Prova disso? Me digam por que tantos guitarristas experientes e dispostos a gastar uma grande verba fez com que grandes handmades, como o Pedrone, a criar modelos específicos para fazer o timbre que o Slash tirava no amplificador? O Pedrone criou o Pegasus com um canal AFD e usou o nome do Slash justamente pela procura de guitarristas no mercado (inclusive muitos experientes) quererem esse timbre! Acham que esses camaradas que entendem de mercado de amplificadores iriam criar modelos assim a toa para um público que idolatra um cara e que nunca iria pagar R$ 2000 - 3000 reais em um cabeçote só por ter um timbre muito próximo ao dele?

Até mesmo a Marshall fez cabeçotes referentes ao slash e recentemente o AFD100 que foi sucesso de venda mesmo com seu alto preço de $ 3500 - 5000. Quantos guitarristas tem esse privilégio? O Slash é imagem TAMBÉM, mas dizer que ele é só imagem, é ser ignorante e preconceituoso!

Eu sou guitarrista a uns 5 anos e SEMPRE que ouço diversas bandas e guitarristas, foram pouquíssimos timbres que ouvi na vida que tinham tanto destaque como o Slash tem em seus solos.

Insufferable Bear
Membro
# dez/13
· votar


Eu sou guitarrista a uns 5 anos
Meh, eu sou há 10 anos e o Lelo provavelmente mais que o dobro, isso não importa nem um pouco.

Me explica então porque tem tanta gente que entende de guitarra e faz justamente o contrário do que você descreveu e foge do timbre do slash como o diabo foge do cuscuz.

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


hehehehehehehehehe... só rindo mesmo...

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Insufferable Bear


Desculpe, mas você não respondeu ao meu argumento! Eu demonstrei claramente que os entendedores do mercado de amplificadores profissionais produzem amplificadores nesse timbre e existe um motivo para isso!

As únicas pessoas que "fogem" do timbre do Slash são pessoas que o odeiam, simples assim. E são "únicas" mesmo, pois nas pesquisas, mesmo entre guitarristas profissionais, os que procuram timbres para se assemelhar, são muito mais favoráveis ao timbre dele do que outros. Isso é fato e não adianta odiar o cara por isso, mas não estou falando se o que ele faz é bom ou não, a discussão é puramente TIMBRE e existe um mercado BEM grande com pessoas experientes que querem o timbre dele, diferente do timbre de diversos outros guitarristas e isso é sim um FATO!

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


MrFangs
As únicas pessoas que "fogem" do timbre do Slash são pessoas que o odeiam, simples assim.
Falando por mim, vc está errado.

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


A questão é que, por qual motivos os grande handmades fazem e vendem mais cabeçotes com timbre marshall do que os demais? Por qual motivo o maior número de vendas é de Les Paul? O Slash foi apenas um ótimo exemplo para isso, que utilizar do melhor possível do timbre dessas dois modelos/marcas de instrumentos musicais.

bezerrabru
Veterano
# dez/13
· votar


Faço das palavras do Will Bejar as minhas. Não odeio o Slash, muito pelo contrário, mas não quero o timbre dele nem por um dia (E nunca quis).

Agora, em questão da discussão do tópico.

Acho que isto é sem dúvida alguma uma discussão muito loga e chega até a ser chata.
Eu acho que a marca tem influência sim no timbre, e acho timbre subjetivo. Veja bem, minha namorada não distinguia tanto timbre mas agora que ela namora comigo ela tende a gostar do "som gordo" da Les Paul ou SG, e até mesmo as Semi Acusticas, porque eu gosto e acabei "convencendo" ela disso.

Conheço guitarristas que tem suas Fenders AM, Tagima (feita pelo próprio Seizi), e mais uma infinidades de guitarras (inclusive algumas baratas tunadas) e as que ele mais usa são as de "marca", por questão de gosto.

Enquanto outro, inclusive é amigo meu, possui 6 guitarras baratas que se vcs do FCC vissem o quanto ele gastou ficariam loucos, pois foi mais que o dobro das guitarras em captadores, pontos, tarraxas. E ele adora as guitarras tunadas dele.

Eu mesmo, acho que minha Les Paul mexida soa melhor que minha G400. Mas ai é questão de gosto e eu estou falando de duas guitarras baratas.

Não podemos esquecer que o timbre está na mão do guitarrista também.

boblau
Veterano
# dez/13
· votar


MrFangs

o que eu acho meio equivocado no seu conceito, é que o timbre de uma Les Paul com um Marshall saturado seja "do Slash".

Conheço um montão de guitarristas que usam o mesmo conceito e tem até mais pegada do que ele e tinham este timbre muito antes dele. Um exemplo é o Gary Moore.

O que é inegável (e é mérito dele inegavelmente), é que o Slash "popularizou" este timbre com uma enorme ajuda da mídia quando inundaram o mercado da música divulgando o trabalho do Guns. Para quem viveu aquela época, aquilo foi maçante, massacrante, enfadonho. Foi pior que Michel Teló....

Eu acho que é um timbre bonito, assim como muitos outros. O detalhe está em que quando se escuta um som cheio, brilhante, de humbucker de braço, com um Marshall, e um compressor, tocado perto da 12a. casa, mesmo o mais leigo diz "PARECE GUNS!!!".

Led Zé
Veterano
# dez/13
· votar


MrFangs
Tambem nao procuro timbre do Slash. Gosto dele mas nao quero o timbre dele , muito menos do AFD, que eu acho muito agudo para o meu gosto. Gosto de som mais gordo . Quanto a usar o nome dele nos produtos é uma sacada de marketing que funciona muito la fora.. Como o Pedrone nao é moleque de feira, usou a mesma tatica aqui .

Quanto ao topico, nao acho que pode se dizer que a diferenca é a marca Gibson . O cara pode ter curtido a configuracao Les Paul +p90. Poderia ser de outra marca.

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MrFangs

Cara, de boa...eu não tenho nada contra o Slash, mas não confunda sua admiração por ele, com o "timbre" dele, que em matéria de Gibson, nem é o dos mais referenciais. Ainda que muitos fiquem puto quando digo isso, as Les Pauls e as SGs não são "gritantemente" diferentes, em muitos aspectos são até similares, porque a SG, nada mais é que a "irmã desprezada" da Les Paul.

O que quero dizer, é que o que o Slash faz, não têm diferença alguma do que Angus Young faz; em matéria de como "extrair" drive de valvulados na base do "alto ganho". Ambos, com estilos distintos, são "timbristas" exatamente iguais.

Se eu fosse luthier ou fabricante de amplis, também teria uma linha Slash......e isso não têm nada a ver com timbres e sim com vendas.

Fabrique dois pedais iguais e lance-os na praça....Linha Slash e Linha Allan Holdsworth.

Qual vai vender mais?

Não se iluda com o possível respeito que a "Marshall" tenha por Slash, meu amigo.

A Marshall existe antes do Slash nascer, e ela quer mesmo é ganhar dinheiro. Se Mc Naldo ajudasse a Marshall a arrebentar suas vendas, não pense que ela não teria uma linha "Marshall Mc Naldo Signature".

Negócios, são negócios........e não há nada errado nisso.

Slash vende até cueca freada.......esse mérito não podemos tirar dele.

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


MrFangs
Por qual motivo o maior número de vendas é de Les Paul?
Onde vc viu isso???

bezerrabru
Não odeio o Slash, muito pelo contrário, mas não quero o timbre dele nem por um dia (E nunca quis).
Pois é...

Eu tô achando que o tópico virou alvo de mais um "vacation-troll" do que outra coisa.

Luis A.
Membro Novato
# dez/13
· votar


Lelo Mig

Diga-se de passagem, metade dos fãs do Islachi não sabe a diferença entre uma guitarra e um guarda-chuvas.


kkkkkkkk
Tive q rir pq pra uma grande porcentagem de "Slasheiros" essa afirmação faz muito sentido....


MrFangs


As únicas pessoas que "fogem" do timbre do Slash são pessoas que o odeiam, simples assim.


Fala isso pra Jimi Hendrix, SRV, Marc Knopfler, Jef Beck, e milhares de outros q usam stratocaster desde q o Islachi tava nos culhões do pai dele....

Cara acho q é vc q esta deixando o seu gosto pessoal passar por cima do q é racional....

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig


E você acha que ele vende tanto só pela imagem dele, o som não tem nada a ver? Será que se o timbre dele fosse uma porcaria, tantas pessoas iriam atrás de guitarras, pedais e amplificadores com tal timbre? O timbre em si não foi ele que fez, outros fizeram similares antes, mas ele tem modificações sim nos cabeçotes usados, é só você ouvir as linhas de guitarra do Izzy e do Slash, sendo que a do Slash é mais encorpada e tem maior ganho (maior ganho do que o comum na época para os cabeçotes que eram usados)...

A minha questão é que, JCM clássicos + Les Paul entregam o timbre que a maioria das pessoas e dos guitarristas gostam, inclusive eu.

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Luis A.

Ok e quantas pessoas você encontra na internet fazendo de tudo para tirar o timbre deles? Você já viu alguma vez na vida alguém querendo tirar o timbre do Jef Beck?
Alias, não me recordo ninguém que tenha sido tão famoso a ponto de muitas pessoas quererem tirar o timbre que usasse uma stratocaster.

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


MrFangs
JCM clássicos + Les Paul entregam o timbre que a maioria das pessoas e dos guitarristas gostam
Gostaria de ver essa estatística...

Alias, não me recordo ninguém que tenha sido tão famoso a ponto de muitas pessoas quererem tirar o timbre que usasse uma stratocaster.
Aaaaahhhhhhhhh... socorro!!! Meus olhoooooosss!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Marca em headstock é ilusão? Pequena experiência etnomusicologica