Ibanez 421 MOL e a falácia da madeira

Autor Mensagem
vintagentleman
Veterano
# dez/13


Galera,

Adquiri recentemente uma guitarra dessas aqui

http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page13.php?area_id=2&data_id=92&co lor=CL01&year=2013&cat_id=1&series_id=147

Uma dessas custa relativamente pouco, de mil e cem a mil e quinhentos reais. Como paguei no boleto, a minha saiu por R$1.100,00.

A guitarra é muito boa pelo preço, segura perfeitamente a afinação mesmo tocando por umas duas horas seguidas, o que dá para fazer facilmente porque a guitarra é muito leve...

Na verdade, leve até demais. Como tenho diversas outras guitarras de corpo sólido, estranhei muito. Comparei por exemplo com a minha guitarra mais leve até então, uma Les Paul Studio chambered, de mogno também... Pois bem, a Ibanez consegue ser ainda mais leve. Fiquei encucado... Qual o mistério? Como é que podia?

Aproveitei que resolvi trocar os captadores INF 3 e 4 que vieram na IBZ por Dimarzios para dar uma olhada "por dentro".

O que eu vi foi um tanto horripilante...

A guitarra é muito bem acabada e construída, mas o corpo definitivamente, NÃO É DE MAHOGANY como está descrito no site oficial do fabricante, e sim, de uma madeira branca sólida muito leve (não é basswood, que eu conheço e comparando é bem mais pesado) recoberta por algo como um TOP de cerca de dois milímetros de espessura que aparenta ser mogno, mas que recobre todo o corpo do instrumento com perfeição e não só "o tampo" frontal.

Não sei que porra é a tal madeira branca, mas sei que se levada ao pé da letra a legislação do Brasil, a tal guitarra seria uma baita propaganda enganosa.

Felizmente ela não só atendeu perfeitamente, como até superou minhas expectativas pelo preço, sendo que a considero ótima já original (os pickups INF são cumpridores, mas passam aquela sensação de "faltou alguma coisa"). Com os Dimarzio Liquifire no braço e Super Distortion na ponte ficou uma nave...

Agora, que os caras da IBZ são "foda" em relação à mutreta da madeira, isso são...

ogner
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman

Guitarra pra fritar, superstrato oq menos importa é a madeira!! hehehe!! Braço rápido, captadores e uma floyd descente. Tarrachas nem importa pq sempre tem lock...

Mas propaganda enganosa é sacanagem. Existe um tópico e houve uma grande balburdia fora ate do FCC acerca de uma modelo da Ibanez, justamente sobre a madeira xexelenta do corpo. Tem uns 10 anos isso.

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


ogner


Interessante saber que eles já tiveram problemas por isso... Agora note que a informação é veiculada inclusive nos sites internacionais da marca... Mutreta da grossa...

Slash_1989
Veterano
# dez/13
· votar


Não sei porque a galera baba tanto ovo pra Ibanez...

Taí as Schecters, que são extremamente fodas pelo preço!

Ramsay
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman

Esse Top que vc fala é justamente o acabamento "Oil Finish".
Existem diversas tonalidades de mogno, inclusive mais claro, como o do link abaixo:
http://www.woodworkerssource.com/mm5/graphics/woods_stacks_scans/close r/Mahogany_Genuine_2.jpg

Seria importante vc postar uma foto pra se saber o "quão" branco é esse mogno da RG421.

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Ramsay

Ihh, cara. Sinto muito. Nasci playboy, depois vieram as vacas magras e trabalhei até em marcenaria. Conheço mogno. Esse branco da madeira da guitarra é praticamente um marfim, nada a ver com qualquer tipo de mogno rsrsrs

Luisfelp FR1
Membro
# dez/13 · Editado por: Luisfelp FR1
· votar


vintagentleman

Vixi cara que situação difícil...
Deve ser chato pra caramba estar todo animado com Guitarra nova nas mãos e descobrir que foi enganado.
O timbre dela quando estava com os INF era ruim demais ou algo aceitável?
Estou perguntando pois as vezes você pode ter pego uma guitarra fake ou o problema ser só na madeira (tomara que no máximo seja essa última hipótese).
Abç.

PS: Posta umas fotos ai. se possível, fiquei curioso

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Luisfelp FR1 e Galera,

Esperem aí. Leiam com atenção o post inicial.

A guitarra original é muito boa, inclusive os captadores são bem aceitáveis, mas como eu disse, para o meu gosto, parece que faltava alguma coisa, algo que eu definiria como brilho e definição.

A madeira é fake sim. É certeza. Mas o conjunto é muito bom, ainda mais considerando o preço. E com os Dimarzios a guitarra ficou excepcional. Tão saindo uns harmônicos lindos no pickup do braço. Já o da ponte distorce gostoso, rasgado mas continua definido, como eu queria.

Não peçam samples que eu não vou postar por vários motivos, mas fotos vou providenciar, inclusive tirando a tampinha dos fundos para vocês verem a tal madeira branca...

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Fotos:

Corpo de frente

Corpo de frente II

Corpo por trás

Braço

E aqui a tampa de trás aberta e eu tirei uma lasquinha da madeira que pode ser vista em cima da borda da cavidade. como vocês pode ver, é uma madeira cor de marfim. Pela frente, tirando o captador, fica bem mais nítido, mas estou com um set de cordas novo e não vai dar...

A madeira branca...

Delson
Veterano
# dez/13
· votar


Marcando pra ver as fotos. Fiquei curioso com o caso...

renatocaster
Moderador
# dez/13
· votar


ogner

Existe um tópico e houve uma grande balburdia fora ate do FCC acerca de uma modelo da Ibanez, justamente sobre a madeira xexelenta do corpo. Tem uns 10 anos isso.

Eu me lembro dessa treta. Nego falando que a Ibanez é uma guitarra de plástico ("madeira sintética"), auheuhauheuha!

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


renatocaster

Mas essa RG 421 não é de plástico, é de madeira sólida e leve e de cor de marfim, bem clara mesmo.

É madeira de verdade, mas com certeza não é MAHOGANY.

Será que alguém arrisca dizer que madeira seria de verdade? Acho que basswood também não é porque tenho guitarra com essa madeira e ela é bem mais pesada...

Led Zé
Veterano
# dez/13
· votar


Ja tive uma stratocaster da Condor que eu lasquei que tinha uma madeira bem clara. Comprei como sendo de basswood. Se bobear é basswood mesmo ja que é uma madeira muito utilizada pela Ibanez.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/13 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


vintagentleman
Era bom postar a foto da cavidade dos captadores que dá pra ter uma ideia melhor para a galera opinar. Mas como você entende de madeira, então não sei se é necessário. De qualquer forma o que importa é o som da guitarra ser bom. Ela desligada tem um bom sustain/volume?

renatocaster
Moderador
# dez/13
· votar


vintagentleman

Será que alguém arrisca dizer que madeira seria de verdade?

Eu arrisco em dizer que essa madeira é Basswood, mesmo sendo mais leve. Existem vários tipos de basswood.

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Rei Arthur Pendragon

Desligada ela é zero cara... chega a ser ridículo comparando com as outras... E não é que eu entenda de madeira... Só sei que não é mogno...

renatocaster

Realmente parece basswood, mas é bem mais leve que outra que eu tenho que eu tenho certeza que é basswood. Se você está dizendo que tem vários tipos dessa madeira, talvez tenha matado a charada...

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman
Engraçado mesmo ser tão leve e sem som. Pode ser um corte de madeira inadequado também - tipo uma parte da árvore que normalmente seria usada para outras coisas e não para instrumentos. Mas mesmo pedaços escrotos de mogno costumam ser pesados.

Rafael A.
Veterano
# dez/13
· votar


Nmho, pelo preço da guitarra, pode ser o nato, que é utilizado como "genérico do mogno" nas guitarras mais baratas.

O basswood é bem leve sim, mas é uma madeira que tem os "poros" bem fechados, é mais lisa.

E quanto a leveza da guita, certa vez li em algum lugar (acho que foi no blog "louco por guitarra") que peças de mogno mais pesado podem ocorrer em solos ricos em alguns tipos de minérios, que a árvore acaba absorvendo, e que isso não seria legal para peças de madeira com a finalidade de fazer instrumentos. Por isso que algumas guitarras são "chambered".

Algumas espécies próximas do mogno, mesmo com coloração diferente, possuem esse "rajado" na madeira e são utilizados nos instrumentos mais baratos. Parece que a Epiphone utiliza o africano. Veja algumas espécies diferentes: http://www.woodworkerssource.com/blog/?p=296

Quanto a guitarra em si, achei muito bonita, e por ser string through, deve ter um sustain bacana.

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Rei Arthur Pendragon e Pessoal

Realmente é muito estranho. Desligada não faz som algum... Plugada já era legal com os captadores INF originais (considerando o preço). Depois do upgrade ficou com um sustain monstro...
Deve haver alguma técnica de produção moderna que explique isso. Outra coisa: ninguém comentou ainda mas o corpo tem o tal "top" de dois milímetros aplicado sobre toda sua extensão. Esse revestimento parece ser de mogno de verdade. A pergunta é: ele influenciaria a ponto de proporcionar o ótimo som da guitarra plugada?
Outra coisa: alguém conhece e pode discorrer sobre essa técnica construtiva?

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman

A pergunta é: ele influenciaria a ponto de proporcionar o ótimo som da guitarra plugada?

Todos os luthiers que conheço dizem que não. Uma folha de madeira recobrindo o tampo ou o fundo é comum em guitarras asiáticas voltadas a baixo custo. A folha, que pode ser de maple muito figurado, de mogno ou do que for, dizem que praticamente não influi nada. Um dos segredos aí desconfio ser os captadores um pouco mais fortes...

Rafael A.

certa vez li em algum lugar (acho que foi no blog "louco por guitarra") que peças de mogno mais pesado podem ocorrer em solos ricos em alguns tipos de minérios, que a árvore acaba absorvendo, e que isso não seria legal para peças de madeira com a finalidade de fazer instrumentos. Por isso que algumas guitarras são "chambered".

Sim, é verdade. Mas mogno leve demais também não é legal, há uma boa variação de densidade.

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


MMI

Entendi a questão do TOP decorativo. Também já percebi que o mogno pode ser leve ou que a guitarra pode ter câmaras. Mas existe mogno cor de marfim?

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman

Nunca vi, mas tem tanto "mahogany" pelo mundo afora (não me refiro ao brasileiro) que não duvido. Aliás, uma árvora de mogno figurado conhecida como "the tree" virou uma série de violões muito bonitos. Nenhum luthier tinha visto aquilo antes...

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


MMI

Teve um colega aí em cima que falou que o basswood seria mais compacto e menos poroso. O que eu conheço é assim mesmo...

Embora a cor seja de um marfim bastante parecida, a da IBZ 421 é uma madeira com muitos veios e bem porosa... Vai ver é um tipo alternativo ou econômico de mogno estrangeiro mesmo, ou como disse o Renato, uma variação de basswood.
Já o nato eu dei uma pesquisada e parece que in natura é um pouco mais escuro.

Enfim, gostaria que o tópico chegasse a alguma conclusão. Não vou negar que ficaria satisfeito se alguém que manja explicasse se tratar de alguma variedade, ainda que econômica, de MAHOGANY.

Afinal de contas, esse é um modelo global e nos mais diversos idiomas do site oficial consta a informação de que o body é de mahogany. Não sei se os gringos mundo afora engoliriam uma informação dessas se fosse mentira.

O que você acha?

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman

O termo mahogany se refere a uma pancada de árvores pelo mundo, como falei. Dificilmente alguém vá identificar por essa foto.

Em todo caso, mogno brasileiro acho que não fica assim. Mas tem outras árvores, como o white mahogany (que é um eucalipto), que tem esta cor. Portanto, chamar de mahogany outras madeiras que não é exatamente o mesmo conhecido no Brasil não é "sacanagem" (ou é...).

Ainda assim, o mogno da mesma espécie encontrada no Brasil sofre variação de cor e densidade. A maioria dos luthiers não diriam que essa "The Tree" (da mesma espécie encontrada no Brasil) poderia existir. Por isso eu não digo que isso aí não é mahogany, vai saber...

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


MMI

Tá aí Professor. Nessa você se superou. O tal white mahogany é o negócio mais próximo da aparência da madeira da minha guitarra que apareceu no tópico. Acho que seria isso mesmo, um tipo de madeira que aqui jamais seria chamado de mogno. Valeu!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman
Selou! É um mogno escroto, mas é mogno hehehehe.
Eu não entendo de madeira, mas eu vou testando as guitarras tipo desligadas ( como eu sempre treinei guitarra assim, acabei meio que sacando como os modelos diferentes soam sem ampli). Se tiver um bom volume e as notas parecerem soar sem ter a vibração interrompida rapidamente eu já considero uma boa guitarra (claro que tem tb q estar bem regulada, isso influencia). Recentemente devolvi uma strato pra loja e recebi outra igual. Além de um defeito no nut, a velha ela tinha um som seco qd batia no corpo/braço. Parecia que estava batendo numa ripa.
Eu testei 4 guitarras do mesmo modelo antes de comprar a minha mais recente. Amplificadas todas soavam mais ou menos igual, mas essa tinha algo a mais. Quando toquei desligada deu a impressão de ser mais alto o volume e o sustain dela.

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Rei Arthur Pendragon

Também sempre fiz essa relação de qualidade da guitarra em geral com o som que ela produz desplugada.

O exemplo típico é a minha Gibson Tribute 50's, que faz um barulhão desligada e realmente é, eu diria, grandiloquente, como um cantor de ópera, ligada num valvulado.

Só que, depois da minha experiência com essa Ibanez, que não deixa de ser uma guitarra de baixo custo, cerca de 300 dólares lá fora, mudei de opinião.

Agora eu acredito que o som da guitarra desligado ser alto e claro é um bom indício de qualidade, mas não necessariamente prova cabal disso, assim como o inverso pode não ser necessariamente verdade, ou seja, uma guitarra com pouco som desligada, pode fazer um baita som ligada.

Lembrando que a minha com os captadores originais já era bem legal ligada num valvulado (vão falar, com razão, da importância do ampli).
Bem, ao menos essa foi a minha experiência...

Ramsay
Veterano
# dez/13 · Editado por: Ramsay
· votar


vintagentleman

Porque vc não manda um email (em inglês) para a Ibanez perguntando o porque do corpo da sua guitarra ser claro??
Isso esclareceria de vez a questão.

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Ramsay

Vou fazer...

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Pessoal,

O site oficial da Ibanez no link CONTACT US já me encaminhou direto para o e-mail do distribuidor brasileiro EQUIPO, o que é bastante conveniente já que a guitarra foi comprada em solo nacional com nota fiscal.

Então mandei o e-mail em português mesmo:

Prezados Senhores,


Adquiri uma de suas guitarras, esta aqui:

http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page13.php?area_id=2&data_id=92&co lor=CL01&year=2013&cat_id=1&series_id=147

Tive necessidade de fazer uma manutenção e notei que a madeira do corpo é branca, de cor marfim, bastante diferente da variedade conhecida do que seria considerado MAHOGANY (mogno) aqui no Brasil.

Tendo em vista que a informação do site oficial da Ibanez, de que o corpo da guitarra é de MAHOGANY, solicito ser informado sobre que tipo de MAHOGANY é esse, tendo em vista que no mercado internacional de madeiras, são várias as que recebem essa nomenclatura genérica.

Favor informar o nome científico da espécie usada, para esclarecer a dúvida.

Atenciosamente,


Agora vamos esperar a resposta e aproveitamos e já testamos o SAC da EQUIPO, não é mesmo?

De cara imagino que eles não vão saber responder, mas é obrigação deles correr atrás da resposta junto ao fabricante... Vou mantê-los informados.

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ibanez 421 MOL e a falácia da madeira