Blues improviso | Avaliem!

    Autor Mensagem
    Bloody_Rage
    Veterano
    # nov/13


    e ae galera beleza? sou iniciante e tenho estudado bastante blues ultimamente,gravei um aqui ,a gravação tá bem ruim eu usei um microfone de headset p gravar e a guitarra direta no amp (ggx1s e rx100 meteoro)

    https://soundcloud.com/gabriel-cola-o-1/my-blues

    eu toquei uns pedacinhos de um tema,do 0.26 começa o improviso e ele acaba em 1.01,o improviso também ñ está lá essas coisas pq eu já tava meio puto hehe queria gravar logo de uma vez e saiu bem ruim por causa da minha impaciencia,mas msm assim queria vcs dessem uma olhada,valew!!!

    elchapa
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Bloody_Rage


    Fala maaaan blza??

    Cara o que eu gostei no seu improviso, principalmente pelo fato de vc ser iniciante, é vc entender a cadência do blues 1/4/5 e usar isso no improviso! Esse "entendimento" demora muito pra se adquirir no começo. Usar as frases certas nos momentos em que o blues muda é o que da o gostinho do .bolo! Esse eh o primeiro passo pra transmitir o feeling do blues no improviso!

    O timbre limpo, pra essa proposta, tambem me agradou! Embora eu goste sempre de um leve toque de "crunch" em qualquer blues, o timbre limpão tem o seu charme!

    As frases foram muito criativas, muita coisa a la SRV e a lah Buddy Guy ai!

    A minha única ressalva (nem tudo na vida são flores amigo hahaha) são para os momentos em que vc tenta tocar um pouco mais rápido no improviso. Nesses momentos as notas estão engasgando e man, as vezes, principalmente no blues, o mais simples acaba sendo mais eficiente!

    Sugiro continuar sempre gravando, principalmente pq o resultado foi bem satisfatorio, principalmente para um iniciante!

    Parabeins mann!!!

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Bloody_Rage
    Concordo praticamente em tudo que o mano elchapa disse, e acrescentaria:
    Até que seu timbre tá legal pra um Meteoro. haha
    Vc uso ou captador do braço, não usou?

    clebergf
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Bloody_Rage

    Muito bom velhão...é isso ae, já está com a forma na cabeça e isso é o passo mais importante para improvisar...

    Meus pitacos:

    Procure respirar mais, a pausa/silêncio é tão importante, se não for mais, que as notas tocadas...

    Volte o tema depois do improviso e uso alguma finalização de blues...é o clichê mais legal do mundo...xD

    Escute muito blues, mas mto mesmo...qdo vc achar q ouviu muito, escute mais ainda....pega o Big Bill Broonzy, Charlie Patton, Muddy Waters, Bukka White, T-Bone...esses são alguns dos caras que "ensinaram" Eric Clapton, SRV, B. B. King etc....então vai direto na fonte da parada...se é que vc já não faz isso...rs...

    Bom, o resto é continuar tocando para melhorar técnica e afins..

    E guarda essas gravações para vc ir comparando conforme o tempo for passado e ver a sua evolução...

    ppaulo
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    pra iniciante tá muito legal

    badari
    Membro
    # nov/13
    · votar


    caramba, parabéns! arrebentou.
    já falaram tudo o q eu ia falar: respirar mais e tomar cuidado pra nao engasgar as notas.

    SeeYouLaterAlligator
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Está bem legal. Além do que já foi falado, eu diria pra você se atentar mais com construção de melodias e menos com licks. Em alguns momentos, parece que seus dedos estão agindo antes da sua mente. A guitarra (ou qualquer outro instrumento musical) nada mais é do que, como o nome já diz, um instrumento, através do qual você "cantará" suas notas. Procure pensar na frase antes de executá-la.

    Como sugestão acho legal você escutar outros instrumentistas de blues improvisando, que não só guitarristas, seja trompete, piano, sax, órgão, ou o que for. Isso fará você desenvolver uma linguagem mais pessoal, se aproximando mais da arte e menos da mecânica.

    No mais, continua assim, cara! O timbre clean foi uma excelente escolha e eu diria até que a gravação low-fi deu um ar de blues antigo heheheh.

    Abraço!

    ogner
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Achei bacana tb!! O pessoal ja falou ae acima sobre as dicas! Ta no caminho!

    Gostei do som estaladão que conseguiu!! Tocar com guitarra limpa nao é fácil!! Hehe!

    Bloody_Rage
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    elchapa

    mto obg cara é sempre bom ouvir comentários tanto positivos como construtivos,e cara vc acertou em cheio,eu AMO o blues do SRV hehe,e sim os momentos rápidos saíram bem ruim mesmo pq eu tava impaciente dms e tal hehe quando eu to de brincadeira sai resultado bem mais satisfatório doq gravando hehe,e eu prefiro muito o timbre mais limpo para blues,o máximo q eu curto são alguns overdrives a lá SRV mas por enquanto to estudando minha pegada no som limpo, mto obg pelo comentário.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos

    mto obg pelo comentário cara,e é sim apesar da turma descer o pau nele eu gosto desse meteoro hehe,usei o cap do meio e em algumas partes o do braço.

    clebergf

    brigadão cara e meu prof tá passando esses esquemas de respiração e tal pq eu percebi q faz mta diferença,e obg pelas sugestões eu vou ouvir mesmo pq to achando meu improviso meio "vazio".


    ppaulo

    poisé tenho só alguns meses hehe valew!!!

    badari

    brigadão cara valew!! e é vou praticar mais,ñ sei pq mas nas gravações eu me atropelo todo huehaueh



    SeeYouLaterAlligator

    mto obg e sim vc percebeu mto bem,teve momentos que eu saí da escala,eu ñ estava nem em postura certa pra tocar hehe,o interessante é que meu prof tava refletindo isso hoje,tudo isso é uma arte,o instrumento vc só vai usar pra mostrar oq está dentro de vc,no blues eu me interesso por outras coisas tbm como gaita,piano e órgão,e eu gosto mto do som limpo do blues,hj em dia a galera fala q vai tocar blues mas coloca aquela porrada de distortion huehuaeh ñ gosto disso ñ,só crunch mesmo,mas mto obg pelo comentário.

    enfim galera,agradeço mto a vcs e to mto feliz q gostaram hehe,é animador ler comentários positivos e construtivos,brigadão vcs todos!!!

    Bloody_Rage
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    ogner

    hehe brigadão aê,e é tocando cm guitarra limpa q se aprende hehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blues improviso | Avaliem!