Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013

Autor Mensagem
clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Gostei das sugestões de vintagentleman e de d.u.n.h.a,.

Se ganhar a telecaster, que seja então tipo Nashville, com captador do meio.

Seria massa humbucker na ponte, single strato no meio e P90 no braço.

Eu escolheria um single do meio menos brilhante, para poder colocar pots de 500k sem ficar estranho.

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman
Braço é osso, realmente. A parte mais complicada, principalmente porque a imensa maioria aqui não vai saber fazer uma retífica (e vai encarecer muito se for ao luthier fazer), então o braço tem que vir já 100%.
Começar de um modelo pronto e melhorar é uma hipótese, sim.

rcorts
Eu já defini: sexta, 21:00h a gente conta e vê o que deu, strato ou tele. Depois refina a escolha em termos de configuração. É que é tanto post, que eu coloquei e já sumiu na multidão! kkkkk

clguitar
Ó o cara querendo fazer salada de captadores... rs

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ


Se olhar as "opções" de braços de guitarra do Mercado Livre, você verá um verdadeiro Freak Show!

É difícil encontrar ao menos uma peça que preste a um preço decente...

Sem contar que os luthieres que vendem lá são cheios de querer, de prazos, de condições, e olhe que até pelas fotos dá para ver que a qualidade é baixa...

A verdade é que em se tratando de braços, a produção em série e em escala industrial, tudo computadorizado, de preferência, com uniformidade e padrão é muito bem vinda...

Taí uma coisa que qualquer guitarrinha de trezentos contos tem: um braço de maple e rosewood razoável...

Aí pergunto: vale a pena começar do zero e pagar 350 reais somente num braço de qualidade duvidosa ainda mais se a pessoa vai ter o mesmo problema com o corpo?

rcorts
Veterano
# nov/13 · Editado por: rcorts
· votar


Rei Arthur Pendragon
Uma guitarra feita de acordo com as especificações dadas por guitarristas (alguns membros ainda por cima são luthiers) de um fórum de guitarra precisa ser boa. Afinal o fórum tem um nome a zelar :).


Concordo com esse posicionamento. E ao mesmo tempo com o que falou o JJJ "o preço será resultante da qualidade, e não o contrário". e também com o colocado pelo LeloMig: acho difícil uma guitarra com uma qualidade "Standard" por menos de 3K. O preço do dólar tá alto e os impostos no BR são foda.

E temos de definir antes o que esse termo representa para nós como guitarristas e membros do FCC: na minha opinião Standard deve ser:

a) um instrumento com um braço bem feito (indepentende de espessura dos trastes), resistente a empenamentos "só de olhar" pro braço, que ofereça uma boa entonação e afinação, além de um bom encaixe com o corpo.

b) O corpo deve ter até 2 peças de madeira ou "no máximo" 3.
c) Os captadores devem ser o mínimo decentes (não precisa ser lace sensor,mas também não pode ser aqueles do tipo "par de captadores para guitarra telecaster" ou "trio de captadores para guitarra stratocaster" que se encontra no ML afora,
d) as tarraxas nem precisam ser com trava, mas tem que segurar a afinação no mínimo por 1 hora de ensaio ou show e,
e) a ponte tem que ajudar a manter a afinação e não ser um dos motivos das cordas viverem arrebentando ou das oitavas não permanecerem reguladas.

Uma vez que esses critérios estiverem presentes no projeto, pouco me interessa a cor da guitarra, se tem flame maple no top ou não, se tem binding ou strap-lock e se os marcadores das casas são de madrepérola.

Mas antes de tudo, muita calma nessa hora pessoal! quando começarem a surgirem as tabelas de cada um poderemos comparar as opções de peças disponíveis no Mercado e até mesmo chegar a uma conclusão mais racional de por quanto dá para montar um projeto de qualidade. Trabalhar com valores agora de início é um pouco precipitado.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


Volto a insistir em pelo menos três projetos padrão FCC para democratizar o acesso.

1. Entrada;
2. Intermediário;
3. Avançado.

Com isso o projeto poderá atender, da melhor forma possível, diversas capacidades econômicas. Afinal uma guita de 3K no Brasil é para poucos...

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman

Pros níveis intermediário e avançado acho viável. Por exemplo, o cara pode escolher corpo e braço Mighty Mite pra Standard e Warmoth pra avançado. Ou se eu estiver falando bobeira, derrrepente pode ser Mighty Mite ou Warmoth para Intermediário e Fender Custom Shop para avançado.

Mas pra entrada acho difícil. O que o cara poderá comprar de peças mais baratas do que Mighty Mite ou Warmoth e que ainda carregue um conceito de qualidade? Por exemplo, tem uns braços de telecaster todos de maple vendidos no eBay por vendedores chineses que custam cerca de 40 dólares.

E tem corpos de teles que são vendidos também mais baratos do que Warmoth ou Mighty Mite, mas e a qualidade? alguém aqui já montou uma guitarra com partes assim e pode falar algo a respeito?

Exemplos:

Braço de tele maple canadense

Corpo de Telecaster em Ash - Guitar Fetish

Bom, se alguém conhecer estas partes e souber que vale a pena para uma guitarra de entrada e que pode oferecer um nível além das de entrada existentes no mercado (Ex.: SX), aí eu concordo com sua ideia. A outra opção seria: os membros do FCC indicam uma SX com um jogo de tarraxas Wilkinson e captadores Malagoli como a strato Standard de entrada.

Putz, acho que viajei feio na maionese agora. Se algo ficou confuso, me perguntem antes de crucificar por favor.

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


galera, já entendi que vai ser strato... mas já decidiu como vai ser o nome? FCC Standart, FCC Tribute?!

Falando em nomes, eu pensei em stratoFcc hehe! Não sei se a galera entendeu a ambiguidade... dá a ideia de strato msm (modelo de guitarra) e extrato (de que foi o resultado extraido do FCC)... podem achar idiota, mas eu achei engraçado quando pensei nisso hehehehe!

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


rcorts

Na primeira parte do post, na minha opinião deu uma viajadinha porque penso que deveríamos descartar totalmente compras internacionais posto que são complicadas por questões que vão das burocráticas (frete, impostos) às financeiras (uso de cartões internacionais, impossibilidade de parcelamento).

Agora, partir de modelos básicos já consagrados, acho uma ótima. Com a ressalva de que na tabela devem constar várias marcas de modelos equivalentes, assim como de acessórios aprovados pelos usuários de modo que não vire propaganda de alguém e acabe inflacionando preços, que é justamente o que estamos tentando combater.

sobrevivente
Veterano
# nov/13 · Editado por: sobrevivente
· votar


JJJ
Curti muito a idéia de fazer uma guitarra do fórum, show! Para facilitar as coisas, que tal se fizéssemos uma enquete para decidirmos o modelo escolhido, tipo assim?

edalko
Veterano
# nov/13
· votar


Galera:

Se um grupo grande de pessoas vai contatar um hand maker para fazer a guita, só vai conseguir um preço bom pela quantidade, se o produto BASE for padronizado.
Ou seja, o modelo, madeira de corpo braço e escala, com ferragens básicas.
Quem quiser, pode alterar a seu gosto AS FERRAGENS.

Foge da ideia de se fazer uma guitarra FCC, se cada um escolher um modelo, cor, binding ou nao, etc.
Tem que ser uma guitarra padrão.
Se não for assim, não há luthier que faça preço melhor, pois cada guita será diferente e demandará materiais diferentes.

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


edalko
Acho que a ideia do topico nao é mandar fazer uma guitarra de fato, é apenas arregimentar opções de insumos da guitarrinha com preçoes onde comprar e etc e deixar como uma guia.

Geral:

Acertei dessa vez? se não, desisto!

rcorts
Veterano
# nov/13 · Editado por: rcorts
· votar


sobrevivente
que tal se fizéssemos uma enquete para decidirmos o modelo escolhido, tipo assim?

Gostei da sua contribuição. Mas só temos que pensar em um detalhe: precisa fazer algum tipo de controle pra que cada pessoa só possa votar uma vez em um modelo, senão uma mesma pessoa vota 10 vezes no mesmo modelo, aí distorce o resultado.

ogner
Acho que a ideia do topico nao é mandar fazer uma guitarra de fato, é apenas arregimentar opções de insumos da guitarrinha com preçoes onde comprar e etc e deixar como uma guia.


Até onde eu entendo é isso mesmo Ogner. Se estiverem pensando em mandar fazer a guitarra realmente, nesse momento eu estou fora.

boblau
Veterano
# nov/13
· votar


Galera, muito show a idéia.

Me proponho a ser o "boi de piranha"

Vcs me dizem o que comprar e onde e negociam com os vendedores de cada parte e peça o preço. Eu pago e vou montando a guitarra.

Do lado da minha casa tem um luthier que vai me auxiliar a não fazer nada errado e nos dizer se a guitarra ficou em nível de competir com as top de fora.

Depois que a guitarra estiver pronta, a gente monta um correio dos colaboradores e a guitarra viaja pelo país para ir até a mão de quem colaborou no projeto. Cada um que estiver interessado em experimentar a guita, paga o frete para o próximo. Aí cada um pode fazer o seu review e se algo precisar ser alterado, quando ela voltar, eu faço a alteração. E cada um deixa a sua marca na guitarra.

O que acham? Para mim seria uma honra ter a primeira FCC, ainda autografada por vcs. Independente do quanto eu gastar, acho que não iria vendê-la....

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


Realmente, se for para encomendar guitarra de monte de algum luthier nem passo mais perto do tópico. Também acho que a ideia não é essa...

chenriquea
Veterano
# nov/13
· votar


Sou a favor da Strato, aproveito para montar a minha no padrão FCC :)

EduJazz
Veterano
# nov/13
· votar


Acho fantástica a ideia do boblau. Pode ser que a questão da guitarras ir para as mãos de outros floristas não funcione ou funcione pouco, o que não tira a validade da proposta em si!

Acho fundamental o projeto se concretizar, nem que seja uma vez apenas!

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


AllanGouveia
mas já decidiu como vai ser o nome? FCC Standart, FCC Tribute?!
Ainda não. Fica pra depois.

sobrevivente
O problema é o que falaram aí, não pode haver duplicidade. Mas acho que dá pra contar "no dedo" mesmo... rs

ogner
Acho que a ideia do topico nao é mandar fazer uma guitarra de fato, é apenas arregimentar opções de insumos da guitarrinha com preçoes onde comprar e etc e deixar como uma guia.

Perfeito! É isso mesmo. O FCC não é fábrica de guitarra. O "logo" (se houver) seria só uma indicação da origem da ideia.

boblau
Minha assinatura vale 1000 dólares... Vai encarecer o projeto... hehehe
Acho meio arriscada essa "viagem" pelos correios... Quando voltar pras suas mãos, já será um "relic"! kkkkk

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


*** GALERA ***

*** INFORME DA COMISSÃO ORGANIZADORA¹ ***


Prazo para definição do modelo base (strato ou tele):

Amanhã, sexta, 15/11/13, 21:00h

2o. Passo:

Definir quantos sub-modelos existirão.
Pode ser um único modelo, 2 (um bom e um top) ou 3 (um básico, um bom e um top). Na minha opinião, no mínimo 2.

3o. Passo:

Definir um valor máximo para cada sub-modelo do passo acima.

___________________

¹ São Bakunin que me perdoe, mas tem que ter um pouco de comando nesse troço, senão não acontece.
A "Comissão Organizadora" por enquanto sou eu (e podem me destituir a hora que quiserem!).
Seria bom que alguns usuários com experiência em montagem e conhecimento de peças se apresentassem para me ajudar (o pessoal do tópico de montagem: Deiab, Velvete, mfwitzel, Will Bejar, clguitar, davi_t e outros; os que tiveram influência direta na ideia deste tópico: rcorts e vintagentleman; o super consultor para assuntos guitarrísticos MMI e outros - Mestre Bertola seria um luxo ao qual eu não me atreveria, ele já faz demais pelo fórum).
Bastam 2 ou 3 desses feras e já vai estar de bom tamanho.

_bielmaia
Membro Novato
# nov/13
· votar


Voto por uma strato!

Ramalokion
Membro Novato
# nov/13
· votar


Eu voto pela Telecaster.

E tmabém para priorizar (se não restringir) para produtos vendidos no país. Até entendo que pode acontecer de ser mais barato importar, mas num primeiro momento vamos simplificar.

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ

Me disponho a ajudar, seja na contagem dos votos, seja no levantamento de preços de peças, contato com vendedores, seja em pesquisas em fóruns estrangeiros e outras coisas que são do meu alcance e competência.

Normalmente eu vivo perambulando pela internet e tem vários fóruns e blogs pelos quais eu costumo desperdiçar meu tempo, he he. Então acho que dessa forma é que eu poderia contribuir mais, pois em montagem, lutheria e conhecimento de instrumentos tem muito fera aí pra contribuir, o que dispensa meu esforço nessas praias.

Tô por aqui, precisando de ajuda, só chamar.

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


rcorts

Valeu, já tá dentro! A ajuda é mais no sentido "administrativo", de encaminhar a coisa e manter o projeto no bom caminho. Mas o resto todo que falou aí é bem-vindo também.

bezerrabru
Veterano
# nov/13
· votar


Acompanharei de perto.

O tópico está muito extenso.
Tenho algumas dúvidas.
A ideia é criar, testar e fazer reviews? De quem será esta iguaria?

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


bezerrabru
A ideia é criar, testar e fazer reviews? De quem será esta iguaria?

A ideia é criar, mas no sentido de sugerir, não criar fisicamente (o FCC não fabrica guitarras) um ou mais modelos de guitarra com a... "chancela"... dos experts do FCC (nós todos... rs).

Quem quiser criar uma com base nos critérios, faz e diz como ficou...

Quem quiser apenas usar as dicas de uma ou outra peça, e não a guitarra inteira, beleza.

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Velho, vai editando seu primeiro post com os pontos ja decididos pro pessoal ficar menos perdido!
Se nao editar, pede na central! Acho que vai fluir melhor o topico

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


JJJ
Não ficaria mais fácil vocês criarem um tópico só para votação?! Esse aqui pode ficar muito misturado e acabar dificultando o trabalho de vocês...Achei a ideia do boblau muito boa, porém muito arriscada também :)

maicon_z3
Veterano
# nov/13
· votar


Galera, se vocês me permitirem, acho que posso ajudar.

Que tal o JJJ "impor" um início de votação do modelo através de um valendo!!!!, definindo um horário para o término?

Eu li todos os posts, mas confesso, tudo muito confuso, não tem uma espinha dorsal... Uns falam ainda de nome, outros já puxam sobre peças... A guita até poderá poderá sair, mas se conseguirmos organizar, evitaremos um tópico com extensão recorde...

boblau
Veterano
# nov/13
· votar


Eu participo de um forum da PRS (paralelo) nos EUA e lá eles têm alguns "Ministros".

Eu sugeriria a criação do "ministério".

Precisamos de:

Primeiro Ministro - (não faz p**** nenhuma)

Ministro eleitoral (que organiza as votações)

Ministro de ciência e tecnologia (que define as opções técnicas para votação)

Ministro da fazenda (que faz a contabilidade do projeto)

Podemos inchar os ministérios (dá uns palpites), afinal estamos no Brasil...

E precisamos do povo que obedece e paga a conta - eu me habilito a fazer uma guitarra de acordo com as leis.

O JJJ é o primeiro ministro?

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


JJJ
Obrigadíssimo pela lembrança. Fico às ordens para ajudar no que puder. Como estou fora do Brasil, não sei se sou muito indicado para comentar opções de peças e preços no mercado nacional. Acho que posso contribuir mais ajudando a organizar o debate.

Poderíamos, por exemplo, para cada tema, apresentar uma espécie de "documento para discussão". Primeiro, ele seria aberto a comentários e, ao final, com base no que foi falado, as decisões seriam colocadas em votação. Acho que, com um procedimento nessas bases, o debate pode ficar mais focado e pode dar mais resultados.

Isso começaria, claro, depois da votação sobre o modelo-base da guitarra (strato ou tele).

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


GALERA

O nome disso é aclamação. No caso o JJJ se auto-aclamou o diretor, e como acho que ninguém tem nada contra, parece que vai passar.

Da minha parte acho bom alguém botar moral. O plano dele está bem certinho. IDEIA, CRONOGRAMA, tudo legal...

Falta definir o MÉTODO e os subtipos. Acredito que devemos trabalhar com ugrades de modelos consagrados e com pelo menos 3 subtipos dentro da filosofia "o melhor que dá para fazer com X grana".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013