Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Me passou uma coisa pela cabeça aqui...

FCC deve ser uma marca registrada também, né?

Acho que, mesmo sendo membros do próprio, não podemos sair usando esse nome por aí... Tem que ver se é legal.

Moderas, ajudem. Perguntem ao SAM. Eu sei que ele não existe realmente (SAM quer dizer Software-based Auto Moderator), mas adquiriu consciência junto com a Skynet, em 2011.

FBlues_rock
Veterano
# nov/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


JJJ
É boa ideia partir para um bom instrumento como sugeriram, já que se pensarmos em algo barato não chegaremos no preço de um produzido em larga escala, pelo que disseram.

renatocaster
Moderador
# nov/13
· votar


JJJ

FCC deve ser uma marca registrada também, né?

Acho que, mesmo sendo membros do próprio, não podemos sair usando esse nome por aí... Tem que ver se é legal.

Moderas, ajudem. Perguntem ao SAM.


Coloquei o tema em questão lá para os admins responderem. Assim que eu tiver um retorno, posto aqui.

Parabéns pela ideia, que é bem legal!

Drinho
Veterano
# nov/13 · Editado por: Drinho
· votar


Eu acho que o conceito do instrumento deve seguir o papo do outro tópico que o originou, um instrumento de nível profissional como se fosse uma fender ou coisa do tipo mas viável em termos de custos...
Eu creio que isso não fica muito baratinho, mas fica muito mais barato do que seria uma guitarra importada em uma loja e essa é a ideia, não queremos uma guitarra chinesa, queremos uma guitarra muito boa que não estupre ninguém....
Se formos pensar na estrutura básica do instrumento, eu ficaria com a warmoth também porque a qualidade é alta, ou procuraria talvez algum luthier que fechasse um esquema apenas na fabricação do braço e do corpo, de cara abriria mão do tremolo, emprestando do conceito inicial da tele, isso nos dá um pouco mais de sustentação em termos de som, total estabilidade em termos de afinação, uma razoável economia e simplificaria a manufaturação do corpo uma vez que não seria necessário escavarmos o compartimento das molas . Esses benefícios vencem a questão de ter o recurso da alavanca (pelo menos na minha opinião), podemos notar que há muitas pessoas que usam guitarra quem tem o tremolo, mas raramente estão com a alavanca.
No mercado existem boas soluções de ponte hardtail com um custo interessante. Se a ideia for importar, a própria hardtail da gotoh já é barata.
Pensando em tarraxa, eu tenho uma preferencia pela tarraxa com trava, aquela que tem a rosca atrás, e até apostaria nela, mas em termos de custo talvez deixe a desejar, o guitarfetish pode ser uma boa pensando nas ferragens, é questão de se discutir.
Com relação á captação, conversando com o MMI ele havia comentado sobre captadores nacionais de uma marca chamada Fullertone e eu conversei com o rapaz por trás destes captadores e ele definitivamente chamou a responsa. Falou bem assim "Rapaz, pode confiar que no Brasil você não encontra semelhante" Um trio de captadores dele sairia entre 400 e 500 reais, eu entendo que para um trio de captadores muito ferrados o preço é mais do que justo.
Pensando no conceito de um strato para atender uma gama razoável de músicos mantendo a qualidade sonora, simplicidade e confiabilidade eu apostaria na velha combinação HSS, pois desfrutaríamos dos sons característicos das stratos e emprestaríamos um pouco do som mais cheio de uma gibson ou coisa do tipo, para o pessoal que gosta de um rock, um fusion e etc, mantendo assim a concepção básica do instrumento e abrindo o leque de sonoridades.
Com relação a configuração da guitarra, poderíamos trabalhar da maneira convencional, sendo um volume geral, duas tonalidades, sendo uma para os dois singles, outra para o humbucker e 5 posições no chaveamento. Sendo imprescindível que se use componentes de qualidade, chave CRL, pots cts, jack switchcraft se for pra importar, também não sai caro e mesmo na santa ifigênia também não é caro.

apenas idéias...

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Drinho
Apoio a ideia de Strato hardtail! Economiza uma grana e fica mais personalizado e fácil de montar.

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster

Valeu!

Drinho
clguitar

Apoio também o hardtail, pelos motivos expostos.

Só tem um pequeno problema: isso limita demais as opções de corpos...

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ

pq? não é só encomendar o corpo para esta configuração?

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


Po, eu queria montar uma Teleca!!

:)

renatocaster
Moderador
# nov/13
· votar


Para mim tanto faz o modelo, a guitarra não vai ser de canhoto mesmo...

:'(

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


ogner

uma tele na onda da richie kotzen é legal!

ogner
Veterano
# nov/13 · Editado por: ogner
· votar


Drinho

Quero essa!!!! \o/

Edit:
Pode ser um p-90 no braço, pq ja tenho single demais!! ahuehuahue

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster
Muitas das sugestões (talvez todas) vão ter versão lefty.

Drinho
pq? não é só encomendar o corpo para esta configuração?

Se estivermos falando de corpos prontos (Warmoth, GFS, Migthy Mite) não... Eles já vem furados. Tapar o buraco é meio complicado (palavra de quem já fez isso...).

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Carái... vamos voltar um passo atrás... rs

VOTAÇÃO até o fim de semana, ok?

STRATO ou TELE? (ou outra, sei lá...)

A MAIORIA GANHA E PRONTO.

Tá "bão" assim?

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


ogner
kkkkkkk

exótica hein

Se estivermos falando de corpos prontos (Warmoth, GFS, Migthy Mite) não... Eles já vem furados. Tapar o buraco é meio complicado (palavra de quem já fez isso...).

na warmoth da pra configurar o corpo... mas ainda sim, penso na questão de uma luthieria para construir o instrumento....

essas partes pagando correio e taxadas não são grandes economias também....

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


eu acho bacana uma teleca tbm... pelo visto a galera tbm quer teleca, mas vamos esperar para ver...

ogner
duas coisas:

Primeira: Essa teleca é linda, o único problema é que essa ponte bigsby é carinha para um projeto de standart...

Segunda: Como é que faz para transformar o link em frase?! hehe. pode parecer uma pergunta idiota, mas não sei com é que faz hehe... me ensina aew!!!!! hehe

EduJazz
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ

Strato.

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


Strato
2

mvtguns
Veterano
# nov/13
· votar


Strato
3

rafael_cpu
Veterano
# nov/13
· votar


Strato
4


eduardodff
Veterano
# nov/13 · Editado por: eduardodff
· votar


JJJ
Moderas, ajudem. Perguntem ao SAM. Eu sei que ele não existe realmente (SAM quer dizer Software-based Auto Moderator), mas adquiriu consciência junto com a Skynet, em 201
1.

Tô tristão, achei que o SAM fosse um cara!!

Tchaikovsky
Membro Novato
# nov/13
· votar


Strato
5

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Fechou STRATO, então?

Acho que foi maioria fácil...

Quem queria outras, fique tranquilo. A chance maior dessa coisa dar certo é com Strato mesmo. Se não funcionar com ela, não funcionaria com outra. E se funcionar, depois a gente parte para outra, ok?


Concordo e aprovo. Podemos então já deixar como certo o modelo e passar a discutir a variedades de marca de pontes, tarraxas, potenciômetros e outras peças que vão numa guitarra.

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


Tô tristão, achei que o SAM fosse um cara!!

UHAUHAUHauhauauhauhauh

eu fiquei sabendo que nao era esses tempos tbm....

e parecia ser um cara gente fina

renatocaster
Moderador
# nov/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Superstrato

:P

renatocaster
Moderador
# nov/13
· votar


JJJ

FCC deve ser uma marca registrada também, né?

Me esclarece uma coisa: A intenção é usar a apenas a sigla FCC, ou o nome por extenso Forum Cifraclub como está descrito na página, inclusive o logo (o "balãozinho" azul).

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


Drinho

O que você está propondo é uma Strat-tele, he he. Então, se for pra montar strato mesmo eu acho que o ideal é ter o tremolo, pois ele também tem sua parcela de influência no timbre de strato, ainda que o cara não use (eu mesmo, raramente uso o da minha guitarra).

Mas se a galera aprovar uma "stratele", seria interessante passar as cordas por trás do corpo através de buchas, como em algumas telecasters. Sei lá, seria bom pedir a opinião do Bertola a respeito, mas alguns luthiers falam que isso aumenta o sustain.

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


rcorts

é que com hardtail a guitarra não vai deixar de ter timbre de strato, se manterá a qualidade e haverá economia pois a alavanca em grande parte dos casos é dispensável.....

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster
Me esclarece uma coisa: A intenção é usar a apenas a sigla FCC, ou o nome por extenso Forum Cifraclub como está descrito na página, inclusive o logo (o "balãozinho" azul).

Uai. Sei lá... Eu não sou dono do projeto não... Só tive a ideia e criei o tópico. E estou tentando "moderá-lo". E um tópico só já tá complicado!!! Cês são doido... hehehe

Decidimos todos aqui, por maioria... Isso é uma democracia ou não é? rs

Mas acho que "FCC Standard" seria bonito. A arte poderia ser alvo de uma disputazinha de logos. O prêmio é uma mariola!

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


FCC Standard

FCC standard pega mal

FCC Tribute é mais shred

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Drinho
FCC Tribute é mais shred

É uma, também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013