Review prometido: Gibson Aged Historic Reissue 59 Tom Murphy

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Lelo Mig
Membro
# nov/13
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MMI

Morre de inveja my friend!!

MMI não têm!!

MMI
Veterano
# nov/13
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Lelo Mig

Tá me faltando uma dessas! kkkkk

Lelo Mig
Membro
# nov/13
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MMI

O segredo do timbre dela tá na madeira.............

MMI
Veterano
# nov/13
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Lelo Mig

E a beleza está nos olhos de quem vê.........

Hammer
Veterano
# nov/13
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MMI

Respondendo: nunca usei tonerite, guitarras vintage também não ( depende... tenho um violao gianinni ano 88 hehe) . Também nunca usei a pulseira t balance.

Mas, sejamos francos o fato de não ter usado, não quer dizer que não possuo embasamento ou conhecimento. Não preciso fumar para saber que cigarro faz mal. E a ciência ta ai para isso.

O fato é que minha incredulidade com o tonerite está que este produto não me apresenta nenhum embasamento cientifico convincente a respeito de sua funcionalidade, assim como a pulseira balance não tinha.
Ok... no dia que a ciência me der um embasamento que eu julgue no minimo plausível, quem sabe eu não mude de ideia. Até la... continuarei não tendo um desses... e nada contra quem possui..
Ahh e nesse dia eu to pulando em cima de guitarra de musico de baile hahahhahaua

Hammer
Veterano
# nov/13
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Lelo Mig
Prefiro esta daqui...
detalhe para o processo de fabricação... é de dar inveja em qualquer fabrica da prs, aposto que o tal de Benedetto vive morrendo de inveja...

http://www.youtube.com/watch?v=2nYAs7kFVLU

PEMAMETAL
Veterano
# dez/13
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MMI
As originais pesavam ao redor de 8,8 lbs em média, mas considere entre 8,5 e 9,5 lbs a maioria (3,8 kg a 4,3 kg). As reissue seguem o padrão.

Nunca pesei minha R6 com precisão, só tenho o peso da R9 em questão


Voltando no assunto do peso, minha R9 pesa 4100, estando dentro do intervalo que voce comentou.
Tive uma 57 reissue black beauty 3 pickups, que tb pesava aproximadamente a mesma coisa, mas nunca botei na balança. Eu li que voce não sente atração por elas, mas essa minha era fantástica. Eu adorava aquele braço parrudo, o sustain era absurdo, eu só fiz rolo com ela pegando a R9 por que me incomodava um pouco o fato do timbre ser fechado demais, a hora que precisava de um som mais agressivo e rasgado ela não vinha. (tambem né? ela não tem nem tampo de maple, é só mogno)
Mas aquele braço grosso era demais, dava impressão de ter muito sustain justamente devido a grossura do braço, mas isso pode ser só minha impressão

MMI
Veterano
# dez/13
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PEMAMETAL

As Black Beauty com 3 captadores acho bacanas, especialmente as com tampo em maple. O problema que de fato incomoda nas BB é exatamente esse timbre fechadão.

Claro que existem outros fatores, mas braço grosso de fato sustenta mais. Eu acabei me acostumando e gostando bem mais desses braços mais parrudos e consequentemente pesados. Mas para mim é melhor, não quer dizer que para todo mundo seja melhor. rs

PEMAMETAL
Veterano
# dez/13 · Editado por: PEMAMETAL
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MMI
As Black Beauty com 3 captadores acho bacanas, especialmente as com tampo em maple. O problema que de fato incomoda nas BB é exatamente esse timbre fechadão.

Existe 57 reissue BB com tampo de maple?
Quando me refiro a BB 3 pickup, eu falo das 57 reissue. Até no site a descrição diz que é tudo mogno. As que tem tampo de maple são as custom normais (eu tenho uma), mas aí não é reissue, não tem long tenon, nem bumble bee, tem 9 furos, o braço é mais fino, captadores 496T e 490R, ou seja são ótimas guitarras, mas com certeza estão num nivel abaixo das reissue.

PEMAMETAL
Veterano
# dez/13
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http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-Custo m/1957-Les-Paul-Custom-3-PU-VOS/Features.aspx

And while maple tops would come to define the Les Paul Model and subsequent Les Paul Standard, the body of the Les Paul Custom was made entirely from a solid piece of mahogany, with no added maple top. This difference gave the Les Paul Custom a much warmer overall sound, but with incredible sustain and rich, balanced tone.

MMI
Veterano
# dez/13
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PEMAMETAL

Existe 57 reissue BB com tampo de maple?

Tem sim. São mais raras, geralmente de linhas especiais. De vez em quando eles lançam séries limitadas, já peguei algumas, mas sempre em momentos ou preços que eu não fechei negócio. As VOS são sempre em mogno, mas as séries especiais geralmente nem colocam no site.

Historicamente não é errado também, existiram Black Beauties com tampo de plain maple, porque não viam necessidade de flame, além de que não eram bookmatched também por suposta falta de necessidade estética (pintariam de preto mesmo...). São dessas que eu gosto muito e compraria fácil, desde que fosse num momento adequado e num preço viável, não pago essas viagens estratosféricas que sugerem aqui nas lojas. kkkk

MMI
Veterano
# dez/13
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PEMAMETAL

Olha uma!

Hammer
Veterano
# dez/13
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MMI
uma pergunta? Estou muito preocupado... o tonerite é produzido para garantir a ressonancias com base no lá (A) em 440hz ou em 432Hz?
Tipo que se o cara baseou para ressonar em 440... fu.deu o universo ja esta em desencanto....

desculpe esta brincadeira.... so queria saber o que vc acha sobre esta teoria aqui, se vc ja leu sobre isso

http://attunedvibrations.com/432hz/

ja deixo claro que eu não acredito nisso aqui tb...
abs.

PEMAMETAL
Veterano
# dez/13
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MMI
Olha uma!


Ah sim, aí são edições bem limitadas, é a excessão da regra. Apenas 100 unidades. Eu to dizendo o padrão mesmo. 57 reissue é só mogno.

MMI
Veterano
# dez/13
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PEMAMETAL

Sim, dessas aí eu curto as edições limitadas mesmo, com top de maple. Já saíram algumas edições com tampo de maple, essa de 100 unidades não foi a única.

Como curiosidade, as custom originais da época também saíam de mogno mesmo. É preciso lembrar que as Les Paul na época haviam sido desenhadas para jazz e eram de fato boa parte da aplicação delas, na década seguinte que ganharam o destaque e até voltaram a ser produzidas, mas já com um foco mais roqueiro, mais distorcida. O timbre fechado da Custom vem daí, do foco jazzístico, por isso o timbre assim. Só que não havia a extrema padronização que existe hoje, cada braço saía de um jeito, saíam guitarras diferentes na mesma linha. E sim, saíram umas custom com tampo de maple na época, por isso que eu disse que essa construção não chega a ser uma distorção histórica.

NeoRamza
Veterano
# dez/14 · Editado por: NeoRamza
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MMI

É impressão minha ou o binding é mais baixo do que a altura da escala? Pela foto me pareceu, mas pode ser impressão devida à iluminação. É a primeira vez que eu vejo isso em uma Gibson, mesmo em fotos de reais 59. Isso já foi prática comum em alguma época?

Outra coisa, a Gibson mandava a guitarra para o Tom murphy perfeitamente pronta para ele fazer o relic, ou o acabamento todo era feito pelo Tom? O binding e o inlay por exemplo foram feitos pelo Tom ou ele só relicou?

No mais parabéns, sua guitarra é linda. Eu adoro esses riscos na pintura. Nunca imaginava que cada um era feito com gilete. Eu achava que havia alguma procedimento para dar um choque térmico e a pintura trincar. Outra coisa que adoro é o fato do flame não ser bookmatched, quando é muito certinho, não gosto.

NeoRamza
Veterano
# dez/14
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MMI
É comum relato de pessoas que tem várias historics (estou só na minha terceira, o colecionador de quem comprei vendeu 3 R9 Murphy só naquela tacada) que as Les Paul mais pesadas, entre 8.9 e 9.3 lbs tem sonoridade superior.

Já que isso faz realmente diferença na média, será que a sonoridade das R8 na média é melhor que das R9? Ou as R8 já ultrapassa os 9.3lbs?

MMI
Veterano
# dez/14
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NeoRamza

É impressão minha ou o binding é mais baixo do que a altura da escala?

Não é não... Ou eu não entendi sua pergunta. rs

Outra coisa, a Gibson mandava a guitarra para o Tom murphy perfeitamente pronta para ele fazer o relic, ou o acabamento todo era feito pelo Tom? O binding e o inlay por exemplo foram feitos pelo Tom ou ele só relicou?

O Tom Murphy foi funcionário da Gibson e lá que ele começou a desenvolver a técnica. Ele começou com reparos em vintage legítimas. Se não me engano ele fez desde a pintura toda até só o relic. Binding e inlay não é com ele.

Já que isso faz realmente diferença na média, será que a sonoridade das R8 na média é melhor que das R9? Ou as R8 já ultrapassa os 9.3lbs?

Veja... As 58, 59 e 60 (bursts originais) ficam entre as guitarras mais valorizadas hoje. As diferenças em peso, braço etc. não são definidas assim, eram feitas a mão, com o que tinha na fábrica, então cada uma saía de um jeito. Nas reissues a Gibson tenta padronizar um pouco, então o braço costuma ir afinando. Tem uma foto na net que sugere uma separação dos corpos por pesos nessas reissues, o que leva muita gente a achar que isso é regra, para mim é meio que uma foto acidental, que um dia estava lá aquela folha, mas não é regra de fato. Mesmo porque a variação de peso é grande nos mesmos modelos, você vai achar 58 leve e 60 pesada entre elas. Inclusive existem as featherweight da Wildwood (são encomendas exclusivas), mas existem leves sólidas e leves com weight relief. Dá uma olhada na Wildwood e na Dave`s Guitar Shop e você vai ver que peso não é exatamente um padrão confiável para diferenciar as reissues.

Esse padrão de peso quem falou foi um especialista em bursts originais, sugerindo a escolha de uma atual. Eu acho que faz sentido...

NeoRamza
Veterano
# dez/14
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MMI
É impressão minha ou o binding é mais baixo do que a altura da escala?

Não é não... Ou eu não entendi sua pergunta. rs


Tive essa impressão nessas duas fotos:

https://www.flickr.com/photos/mauriciommi/10689819683/
https://www.flickr.com/photos/mauriciommi/10689885463/

Mas agora que você negou, cheguei à conclusão que é ilusão de ótica causada pela sombra da mizona.

MMI
Veterano
# dez/14
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NeoRamza

Entendi agora. É a sombra mesmo, nem tinha reparado nisso na foto. rs

Junae
Veterano
# fev/15 · Editado por: Junae
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MMI, dá uma olhada no link abaixo. Compartilho da sua indignação quanto à fragilidade do case das historic. A última foto, é do case aberto, com uma proteção no headstock. O que é aquilo? Achei interessante, apesar de esteticamente feio. Mas a função do case é proteger. Isso é original ?
Abraços.


http://www.leftyvintageguitars.com/2003GibsonHistoric1959R9.html

MMI
Veterano
# fev/15
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Junae

Curiosa a foto... Não sei do que se trata, mas deve ter algo relacionado com o problema do case, parece que fizeram um forramento para apoiar melhor a região do head num case original. Se tudo é original não sei. A guitarra é da melhor estirpe, uma R9 2003 Brazilian!

Junae
Veterano
# fev/15
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Parece que foi uma super safra, pelo que li....2003.

Hammer
Veterano
# fev/15
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MMI
e a dunamiz ja pode dar detalhes ou ainda tá de firula???

MMI
Veterano
# fev/15
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Junae

Pois é, a safra 2002/2003 foi das melhores. Pior que a gente só fica sabendo depois de uns anos, se soubesse tinha abraçado uma igual a essa. kkkkk

Hammer

De firula ainda. kkkkkkk

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