Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# out/13 · Editado por: JJJ


Existem outros tópicos que arranham o assunto, mas só de modelos específicos e não entram em detalhes como a medição. Pretendo que esse tópico seja bem mais abrangente e útil, por isso o abri.

Tenho lido muito ultimamente sobre os "grandes" benefícios de se trocar o bloco da ponte de guitarras com alavanca.

A troca do bloco da ponte é tida por muitos como a forma mais simples, barata e eficiente de se fazer um upgrade na guitarra (mais do que a tão badalada troca de captadores!) em termos de timbre e sustain.

Muitas pontes com tremolo vem com um bloquinho realmente muito fininho e sem massa, como esse aqui.

A teoria da coisa é que, se você retira um bom pedaço de madeira da guitarra, justamente onde uma ponte fixa se apoiaria, e a deixa "no vazio", as cordas ficam sem um ponto de apoio com massa suficiente para fazê-las ganhar timbre. Eu sei que isso pode ser tão discutível quanto a eterna conversa sobre a influência (ou não) do tipo de madeira do corpo. Mas tem gente que jura de pé junto que a troca do bloco da ponte por um maior e de mais massa faz uma grande diferença.

Em geral, existem blocos de latão, aço e zinco. Segundo a página da GFS onde eles vendem blocos, os de aço dão uma resposta "piano-like" (seja lá o que isso queira dizer), enquanto os de latão "esquentam" o timbre e enriquecem os graves. De zinco, não sei nada.

Trocar o bloco em si não é uma tarefa das mais complexas. Basta desmontar a ponte e trocar o bloco, geralmente afixado por 3 parafusos. O problema é o tamanho do bloco. Na GFS, eles disponibilizam 3 tamanhos: Asian 10.5mm, "Made in Mexico" 10.5mm e USA 11.3mm.

Essa medição é fundamental para que o bloco caiba na sua ponte e seja compatível com o braço da alavanca, porque, além da furação, o diâmetro e o ângulo da rosca também variam, infelizmente.

Bom, já falei demais... O que eu pretendo com esse tópico é que troquemos experiências sobre o assunto, sobre os vários modelos de guitarra que usam tremolo, quem já fez a troca, o que achou, como medir direito o bloco para não jogar dinheiro fora, sugestões de locais, preços, etc.

Delson
Veterano
# out/13
· votar


JJJ
Conheço realmente muito pouco de Strats, mas também já ouvi falarem muito sobre a influência do bloco da ponte no timbre desse modelo de guitarra. Minha principal fonte dessas infirmações veio daqui:

http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/02/ponte-de-stratocaster-entran do-nos.html

http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/03/bloco-de-ponte-de-strato-out ra.html

http://guitarra99.blogspot.com.br/2013/06/manara-blocos-de-aco-para-st ratocaster.html

Você já deve ter lido esses artigos, mas coloquei os links aqui pra facilitar pra galera.

Foi mal não poder ajudar mais, mas é isso aí...

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Delson

Opa! Já vi esses artigos, sim. Mas é bom divulgar.

A ideia do tópico é essa mesmo! Cada um dar sua contribuição para enriquecer o conhecimento geral.

Também tenho dúvidas sobre o assunto. Talvez mais dúvidas do que certezas!

A minha principal preocupação é a medição correta para que as pessoas não comprem um bloco, esperem com ansiedade a chegada e quando forem colocar o dito cujo, ele não encaixe na ponte ou no buraco ou na alavanca. Seria uma tremenda frustração...

MMJr
Veterano
# out/13 · Editado por: MMJr
· votar


Edited...

Nefelibata
Veterano
# out/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


JJJ

Cara, eu troquei o bloco de uma fender deluxe MIM por um de latão da GFS. Realmente o sustain e a ressoância deram uma melhorada e a guitarra puxou mais médios. Não estou mais com esta guita.

Atualmente tou montando outra strato, a ponte é uma fender american vintage 57/62, bloco de aço grande. Mas já estou pensando em trocar pq o encaixe da alavanca é "torto", e penso q vai fazer a alavanca pegar no jack. A strato mim era assim. Aí peguei o bloco gfs q o encaixe da alavanca é reto.

Edit: Como a MIM tinha texas specials, ficou com bastante médios a guitarra e pouco quack. Tenho um vídeo em um tópico meu q dá pra ver isso. Ficou um som com ataque moderado e médios bons, dando um som bem macio.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Nefelibata
o encaixe da alavanca é "torto", e penso q vai fazer a alavanca pegar no jack. A strato mim era assim. Aí peguei o bloco gfs q o encaixe da alavanca é reto.

Isso que é complicado... Tem que ver com cuidado pra não comprar um bloco que não encaixe. Qual dos GFS você pegou?

ogner
Veterano
# out/13
· votar


JJJ

Nunca troquei bloco de nenhuma guitarra minha Mas tenho, tive guitarras com modelos e materias diferentes de bloco. O lance é que nao da pra julgar o sutain ou timbre somente pelo bloco, pois elas tem sons diferentes...hehehe!!

Mas ja fiz um teste que me deixou meio bolado. Travei a ponte de uma guitarra minha com diferentes materiais, madeira, liga de ferro e um bloco de aço. E te falo com toda certeza que o som, isso, o som da guitarra mudava de acordo com o bloco que eu colocava...Pode me chamar de doido. Mas eu percebia isso. hehe!!

o/

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


ogner
E te falo com toda certeza que o som, isso, o som da guitarra mudava de acordo com o bloco que eu colocava...Pode me chamar de doido. Mas eu percebia isso. hehe!!

Não é doido, não. O assunto é esse mesmo. Um bloquinho de 30 gramas de zinco vagabundo deve soar pior do que um bloco de 200g de puro aço! O que queremos aqui é tentar relativizar isso: o quanto melhor? Qual o custo/benefício de um upgrade desse? O lance das medidas, etc...

Mas que melhora, acho que não há dúvida.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar


JJJ
Um bloquinho de 30 gramas de zinco vagabundo deve soar pior do que um bloco de 200g de puro aço! O que queremos aqui é tentar relativizar isso: o quanto melhor? Qual o custo/benefício de um upgrade desse? O lance das medidas, etc...
Melhor a sim, sensivelmente, inclusive melhora a estabilidade da ponte quando se usa alavanca.
É uma questão de massa.... Levar um tiro de um revólver .32 e um de uma pistola .45 é bem diferente.... Kkkkkk.....
Abç

ogner
Veterano
# out/13
· votar


JJJ
Mas que melhora, acho que não há dúvida.

Para evitar a "fadiga", evite a palavra "melhor", use apenas "diferente"!!

hehehehe!!

o/

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


ogner
Para evitar a "fadiga", evite a palavra "melhor", use apenas "diferente"!!

Se o Mauricio Luiz Bertola falou que melhora, melhora! kkkkkkk

ogner
Veterano
# out/13
· votar


JJJ
Mas perceba que quando o assunto é tiro na lata ele usa o termo diferente,
ele não diz que tomar um tiro de .32 é melhor que de .45...

Hehehe!

Existe revolver .32??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar


ogner
Existe revolver .32??
Claro! Eu tive um, da marca Taurus...
Agora tenho apenas minha walther PPK 7.65 (cujo calibre equivale à .32).
O tiro não é na lata... Mas no peito do pilantra!!!

ogner
Veterano
# out/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O tiro não é na lata... Mas no peito do pilantra!!!
ahuehuahuea!!!

Bertola, o luhier pistoleiro.

o/

makumbator
Moderador
# out/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O tiro não é na lata... Mas no peito do pilantra!!!

Charles Bertola Bronson!

:)

Nefelibata
Veterano
# out/13
· votar


JJJ

Cara, não é o que comprei q era torto. Era o original da fender. Segundo pesquisei nas pontes fender vintage é assim, uma merda.

Comprei o bloco de latão GFS "made in mexico". Serviu como uma luva. Eles dizem q pra strato chinesa e mim precisa trocar a alavanca, até comprei uma junto com o bloco. Eles dizem q não bate a bitola da rosca. Mas a diferença é tão pouca e entra numa boa a original. Joguei dinheiro fora na alavanca.

Tanto q a ponte fender Am. Vintage que cmprei pra minha strato projeto tem o buraco angulado. Acho q vai pegar a alavanca no jack, por isso pretendo trocar, apesar desse já ser de aço. Mas vou esperar pra montar a guitar e ver como fica.

minholi
Membro
# out/13
· votar


Estou com um conjunto de ponte e bloco de latão GFS (além de um escudo prewired HSS) para chegar, que comprei faz uns 40 dias, pra instalar numa Condor RX-20s. Pelo que li e vi deve melhorar bem o conjunto, veremos. ;-)

ogner
Veterano
# out/13
· votar


minholi
prewired HSS
Quais captadores vem nesse kit?

minholi
Membro
# out/13 · Editado por: minholi
· votar


Quais captadores vem nesse kit?

Nada especial, captadores cerâmicos (de boa qualidade) e um humbucker, também cerâmico, mas com output de 14K (4 fios), além de potenciômetros full size. Um upgrade compatível com o valor da guitarra, já que saiu por menos de R$ 200,00 com frete e tudo.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Nefelibata
Você sacou qual a diferença entre o MIM e o Asian?

Delson
Veterano
# out/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Agora tenho apenas minha walther PPK

Nesses tempos de "internetês", dá pra confundir isso, hein? rss...

Foi mal desvirtuar, galera, hehe...

Nefelibata
Veterano
# out/13
· votar


JJJ

Você sacou qual a diferença entre o MIM e o Asian?

Cara, o espaçamento é o mesmo, mas a rosca da alavanca é um pouco fora do lugar.

AllanGouveia
Membro
# out/13
· votar


JJJ
cara, já ouvi uma amigo dizer que o som da guitarra dele melhorou quando ele colocou uma floyd rose da gotoh... diz que mudou o timbre... será que se realmente mudou, isso te a ver com o bloco da ponte (da gotoh no caso)?

minholi
Membro
# out/13
· votar


Acho mais vantajoso, se for GFS, pedir logo a ponte com o bloco porque aí não precisa esquentar a cabeça com a possibilidade da furação não bater, vem a alavanca e pra completar os saddles de aço bem melhores do que os de zinco/antimônio chineses.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Nefelibata
Fora do lugar em que sentido? Será que as Asians são mais "curtas" também? (por conta do corpo mais fino de algumas stratos chinesas)

AllanGouveia
É exatamente essa pergunta que o tópico quer responder! hehehe
Creio que sim...

minholi
Mas fica bem mais caro, né...

minholi
Membro
# out/13
· votar


Mas fica bem mais caro, né...

Só o bloco sai por $25 e o tremolo inteiro por $38. Acho que vale mais a pena.

Nefelibata
Veterano
# out/13
· votar


JJJ

Fora do lugar em que sentido?

Lá está explicando q a rosca pode ser mais perto dos saddles em algumas chinesas. Algumas MIMs tb são assim. Aí tem q ver na ponte.

Mas pra minha ex-MIM eu pedi o bloco mexico e deu na veia. Ainda resolveu o problema da alavanca q pegava no jack.

Mas vc tem q ver o timbre q tá buscando. De fato o bloco de latão é mais médios e menos ataque. Tb mais sustain e frequencias mais completas q deixao timbre mais bonito. Mas eu queria mesmo mais ataque e menos médios, pq os texas specials já tinham bastante médios.

MauricioBahia
Moderador
# out/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O som melhora ou fica diferente?

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar


MauricioBahia
No meu entender melhora...
Mais sustentação e timbre mais "firme" e mais "grave".
Abç

MauricioBahia
Moderador
# out/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Saquei mestre!!!

Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bloco da ponte. Vale a pena trocar? Como medir?