Existe Gibson made in japan?

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/13


    Existe Gibson made in japan????

    Estou negociando com um cara (que conheci no estúdio onde eu ensaio) uma Gibson 335 e quando perguntei sobre o local de fabricação ele me disse que era Made In Japan ...

    Quais países (além de EUA e China) têm fábrica da Gibson????



    ABR

    renatocaster
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Fernando de almeida

    Quais países (além de EUA e China) têm fábrica da Gibson????

    Até onde sei, fábrica da Gibson é só nos USA. China é réplica falsificada.

    Japonesa eu sei que tem as Tokai (que são similares de boa qualidade, porém não são Gibsons), e se não me engano as Orville.

    Papitildo
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Renato, é isso mesmo !
    Gibson é só americana o resto é réplica

    john Norum
    Veterano
    # out/13 · Editado por: john Norum
    · votar


    Fernando de almeida

    Tem sim, são as gibson rd( acho que a unica gibson feita no japão) mais les paul não existe, a gibson fabricou no japão nos anos 70, não fabrica mais hoje só nos EUA.

    Bog
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Fernando de almeida

    As Orville eram fabricadas no Japão (eram porque a linha Orville não existe mais). Algumas Epiphone Elitist também. Essas são as com laços com a Gibson. De resto, existem várias marcas que fazem cópias de alta qualidade.

    vintagentleman
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Bog


    Lembrei-me logo também dessas Epi Elitist, que podem ser consideradas primas irmãs das Gibs Archtop e, dizem os entendidos que essas japas são simplesmente perfeitas, em termos construtivos, de material, acabamento etc. Dizem que elas não devem absolutamente nada para as Gibs e tem gente que acha que elas são até melhores que as primas ocidentais.

    Aliás a guitarra que eu queria ter e ainda falta na minha coleção é uma dessas semi Epi, made in Japan...

    clguitar
    Membro
    # out/13 · Editado por: clguitar
    · votar


    Exatamente como disse o Bog. Não há nem nunca houve Gibson feita no Japão. Houve, nos anos 90, por pouco tempo, as Orville (Orville Gibson é o fundador da Gibson), que, se não me engano, eram majoritariamente fabricadas pela Fujigen e têm boa reputação (principalmente as que vêm escrito Orville by Gibson).

    Quer uma boa cópia japonesa, no nível das melhores Gibsons? Pega uma Tokai, uma Greco, uma Burny, ou umas coisas mais antigas, tipo Yamaha ou Aria Pro II, ou Ibanez antigona (até 1983).

    Atenção: Toda Gibson é americana, não existe Gibson made in China ou made in Japan. Não se deixe enganar. se diz Gibson no logo e não é americana, é falsa. Simples assim. O que mais tem por aí é nego vendendo "Gibson chinesa". É tipo bolsa Louis Vuitton do Paraguai, amigo... Não recrimino quem compra, mas saiba o que está comprando.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ok, entendi ... Mas se uma guita oriental Gibson ES335 (semiacustica) com "aparente" boa construção e hardware epiphone, qual seria o preço justo para ela???

    Vi que guitas chinesas vão desde 500,00 até umas de 3000,00 ...

    DioDisciple
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Cara, é meio preocupante ler isso: "Quais países (além de EUA e China) têm fábrica da Gibson". O complicado da internet é isso, as pessoas já estão aceitando como "verdade" uma produção de Gibson chinesa que NÃO EXISTE. Gibson chinesa = falsificação (nem de répica dá pra chamar).

    Natanael_DM
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Fernando de almeida
    "Mas se uma guita oriental Gibson ES335 (semiacustica) com "aparente" boa construção e hardware epiphone"'

    Tu quer dizer uma réplica, uma cópia, uma reprodução não autorizada de um instrumento caro e de boa qualidade da Gibson. Certo?

    Há preço justo pra isso? Eu acho que não.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Galera não vou comprar a guita ... Só queria saber como avaliar a guita - como se fosse de um luthier - sem considerar qualquer marca ...

    Creio que exista algum luthier ou empresa que consiga fabricar com a mesma qualidade da gibson porém sem ter o mesmo nome (ou usar o nome indevidamente como os china fazem) ...

    renatocaster
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Ok, entendi ... Mas se uma guita oriental Gibson ES335 (semiacustica) com "aparente" boa construção e hardware epiphone, qual seria o preço justo para ela???

    Primeiro vc precisa ver qual é a procedência dessa guitarra na verdade, e em seguida o modelo exato e a marca exata, já que vc agora sabe que não existe Gibson Japan. Pode ser Epiphone, Greco, Orville, Tokai...A partir daí vc terá um parâmetro melhor de valores, já que vc terá informações suficientes para isso.

    Só queria saber como avaliar a guita - como se fosse de um luthier - sem considerar qualquer marca ...

    Se essa ES-335 japonesa tem uma marca no headstock, não tem como desconsiderar isso. O valor dela estará atrelado à marca também, independente dos fatores de hardware e construção. Agora, vc pode cotar com um luthier pra ver por quanto ficaria uma ES-335 similar a Gibson, por exemplo. Usando construção e materiais similares.

    Natanael_DM
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Fernando de almeida
    Os instrumentos japoneses da Orville, da Tokai, da Greco e da Epiphone são excelentes, com alto nível de construção e acabamento. Especialmente se foram mais antigos.

    A dificuldade é encontrar a guitarra que tu quer.

    A avaliação da guita é simples, na minha opinião: gostou do som? Gostou da pegada? Parece justa a relação entre custo e benefício? Se as respostas forem sim, pode comprar.

    É como eu vejo a coisa...

    Mas como o renatocaster falou, se houver um logo gravado no headstock, é impossível dissociar uma coisa da outra. Especialmente se esse logo indicar uma cópia (pra não usar um termo mais forte), entende?

    MMI
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Só para sacanear...

    Esta semana estive na que é, talvez, a mais famosa loja de usados dos EUA, a Norman`s Rare Guitars. Tive a oportunidade de bater um papo pessoalmente com o Norman e alguns vendedores que fazem os vídeos deles, são muito legais e vale o papo e a visita.

    Sabem qual era uma das Les Paul mais legais da loja naquele momento? Uma réplica, alguns diriam, "uma falsificação". As fotos não fazem jus ao que ela é, é uma LP linda, com a pintura ao estilo Murphy aged, ao preço de uma boa R9. Excelente guitarra, mas causa histeria em muita gente... hahahahahaha

    Aprendam uma coisa: não é só a Gibson e a Fender que tem a capacidade de fazer guitarras legais. E uma guitarra destas é perfeitamente legal.

    Natanael_DM
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MMI
    Certamente não é só Gibson e Fender que fazem boas guitarras.
    E certamente existem réplicas de alto nível.

    Mas nenhuma dessas afirmações modifica o fato de que, se tu coloca no headstock da guitarra o nome de uma marca famosa, tu pretende te beneficiar do status do logo de alguma forma.

    Se não fosse essa a ideia, era melhor não colocar a marca, não?

    MMI
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Natanael_DM

    Talvez seja a ideia simplesmente de fazer uma réplica. Não dá para julgar dessa forma, pode não ter nenhuma pretensão de se beneficiar com a marca. Esta guitarra que postei é um exemplo.

    JJJ
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MMI
    não é só a Gibson e a Fender que tem a capacidade de fazer guitarras legais

    A maior prova disso chama-se PRS... :)

    Natanael_DM
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MMI
    Cara, entendo e respeito o teu ponto de vista, mas é meio difícil não enxergar a busca por algum benefício numa guitarra que tem o logo da Gibson no headstock e tá à venda por mais de 4 mil dólares numa loja especializada em instrumentos! Hehehehe!

    renatocaster
    Moderador
    # out/13
    · votar


    MMI

    Aprendam uma coisa: não é só a Gibson e a Fender que tem a capacidade de fazer guitarras legais.

    Com certeza. Quem pensa assim está sendo "tradicionalista" demais. E não precisa ir longe, aqui mesmo no Brasil tem bons luthiers fazendo guitarras de altíssimo nível.

    JosALc
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Opa amigo tudo bom, não conheço muito, mais o pouco que eu sei é que as guitarras da Gibson são fabricadas 100% no EUA divididas em duas formas de fabricação: Gibson de séries totalmente em linhas automatizadas e a Gibson Custom é inteira manual...Já chegou rolar um boato que a Gibson iria transferir as peças para que a china fizesse e os EUA apenas efetuariam a montagem, porém creio que seja mentira, nunca foi comprovado...

    Bog
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Fernando de almeida

    Acho que só quem conhece "por dentro" a guitarra pode avaliar o preço sem qualquer parâmetro de marca. Acho até que aí entramos num terreno que envolve subjetividade e tal.

    Aliás, mesmo sabendo a marca é difícil. Marcas como Edwards, Tokai e Fujigen têm instrumentos em diversas faixas de preço.

    O que eu posso dizer é só que uns 4 anos atrás eu fui procurar uma Gibson LP para comprar, saí da loja com uma Fujigen, e nunca me arrependi - na verdade, até hoje acho que é uma das melhores guitarras nas quais eu toquei.

    Nefelibata
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Bog

    Aproveitando o ensejo: E aquelas Edwards? Li em alguns locais que seriam até melhor q as gibsons (famosas pela quebra do head e do braço).

    Bog
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Nefelibata

    As Edwards da linha "normal" são boas guitarras sim, acho que em grande parte porque vêm com bons captadores. Mas váaarias das que eu testei tinham probleminhas com a parte elétrica, seletores meio soltos, botão de volume meio torto... Elas são mais baratas que as concorrentes, e melhores que guitarras da mesma faixa de preço, mas me pareceu que o controle de qualidade fica um pouco a desejar.

    Natanael_DM
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Bog
    Algo parecido me aconteceu.
    Fui comprar uma Fender e quase saí com uma strato Greco 1976.
    Barata, pro nível, e incrivelmente sonora.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe Gibson made in japan?