[Problema] Braço ou nut?

    Autor Mensagem
    Shafik
    Membro
    # set/13


    Boa tarde.
    E estou com um problema que creio ter sido gerado por minha pessoa mesmo. Eu final de semana passado comprei dois daqueles apoios de guitarra/violão e os preguei na parede do meu "quarto de musica", e tirei minha guitarra do hardcase e deixei ela essa semana pendurada lá. Enfim, hoje fui pegar a minha guitarra para descontrair no meu almoço e notei que a 1ª corda ( a mizinha) pressionando a primeira casa ( nota Fá ) a nota não saio porque a corda pegava no traste da frente, e ao tocar a 1ª corda solta (mizinha) a nota soava perfeitamente. Dai pensei nas possibilidades, e conclui que ou seria o nut que não sei porque ficou com o "sulco" mais fundo, e ta dando esse tchu-tchu, ou o ato de deu deixar a guitarra pendurada fez com que o braço dela (no caso somente a parte aguda, no caso a corda mizinha, ) deu uma leve desregulada. Será que alguém poderia me ajudar!? Eu pretendo sim mandar no luthie pra "arrumar", mas gostaria de saber quais as possíveis causas desse problema, porque eu to de saco cheio de ser enganado pelos da minha cidade, eles olha pra minha cara e acha que eu sou idiota, enfim, alguém pode me ajudar por favor!?
    Muito Obrigado!

    elchapa
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Shafik
    Cara, há diversas lendas que falam sobre a desregulagem da guitarra pelo fato de deixá-la pendurada, mas nunca se comprovou

    A minha eu deixo pendurado tb igual a sua e nunca desregulou. Em lojas de musica as guitarras ficam penduradas e não desregulam.

    Mto provavelmente a guita desregulo pq ela já estava desrgulada e o problema se acentuou.

    Leva num luthier cara, é a melhor opção. Ele vai regular e fica td certo!

    Abração!

    Shafik
    Membro
    # set/13
    · votar


    Obrigado pela ajuda cara!
    Eu vou sim levar ao tuthier, mas queria muita entender o que levou isso a acontecer, pq se houve esse "desregulamento", creio que o mesmo não seja normal, porque se ilustrar a situação entenderá que o braço estarioa torcido... e eu acho que isso não é bom... a não ser que o tensor arrume isso...

    Drinho
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    tava tudo bem, depois que voce tirou da case e deixou um tempo fora comecou a pegar no traste?

    entao provavelmente seu braco empenou pra tras... solta um pouco o tensor e afina que ta resolvido, te sugiro soh aproveitar e trocar as cordas, já que vai fazer isso, isso já aconteceu uma vez comigo sem nem tirar a guitarra da case pra voce ter ideia, por isso que uma fator muito importante nas guitarras de qualidade é a estabilidade, o john suhr mesmo fala que um bom braço só tem tensor para pequenas correções pois nem precisaria tanto assim....

    nao foi o fato de estar pendurada que fez o braco andar, mas a variacao climatica de voce tirar da case a deixar ela fora eh capaz sim de deslocar o braço e o tensor existe justamente pra corrigir essas variacoes...

    e caso queira entender como funciona o braco tem um video bem chucrao no youtube, mas muito explicativo, e se voce projetar a corda em cima do toco de madeira vai ver que acontece isso mesmo... saca soh




    Shafik
    Membro
    # set/13
    · votar


    nossa vlw pelo esclarecimento cara, realmente aqui tava até 3 dias atraz 38°, dai começo chover e ta até agora chovendo...creio que você esteja certo. Obrigado cara!

    Drinho
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Shafik

    entao a chance de ser isso eh grande

    Drinho
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    voces tem que parar com esse negocio de "leva no luthier"

    aprender quebrando uma guitarra eh mais barato do que levar a vida inteira no luthier...

    voce tem show hoje a noite, tirou a guitarra do bag no bar, foi afinar e viu que aconteceu isso....
    vai cancelar o show pra levar no luthier?

    nao neh velho!

    luthier serve pra servicos drasticos, nao pra ajustar o instrumento, guitarrista que nao sabe mexer na sua guitarra nao eh guitarrista kct, se nao sabe, vai aprender, leia, pesquise

    Shafik
    Membro
    # set/13 · Editado por: Shafik
    · votar


    Então creio que sim, mas o que me espanta é que só a corda mais fina apresenta esse problema.. saca!? Só a mizinha que nun funciona a primeira casa... seria pq ela é mais fina e mais sensível!? e que para as outras cordas (todas mais grossas) não aféta esse "grau" empeno!?

    elchapa
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Drinho

    voces tem que parar com esse negocio de "leva no luthier"

    aprender quebrando uma guitarra eh mais barato do que levar a vida inteira no luthier...

    voce tem show hoje a noite, tirou a guitarra do bag no bar, foi afinar e viu que aconteceu isso....
    vai cancelar o show pra levar no luthier?

    nao neh velho!

    luthier serve pra servicos drasticos, nao pra ajustar o instrumento, guitarrista que nao sabe mexer na sua guitarra nao eh guitarrista kct, se nao sabe, vai aprender, leia, pesquise


    Eita desculpa man, hahahaha

    Drinho
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Shafik

    nao necessariamente pois cada corda possui uma determinada altura dada no saddle, a mizinha pode estar mais baixa que as demais por isso esta pegando.....

    o nao impede tambem de alem do braco empenado que seus trastes estejam desnivelados.....

    Drinho
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    basicamente a regulagem consiste na altura das cordas no saddle, oitavas, tensor e traste, voce tem que ter definido na sua cabeca a altura que voce gosta de usar, e buscar isso na regulagem lembrando que independente da altura de cordas que voce use o braco sempre tem que estar praticamente reto e isso voce constata pelo mizao, e olhando o braco a partir da ponte pra constar se ele nao esta torcido, braco torcido eh grave....

    aperta o mizao com as cordas afinadas na casa 1 e na utima casa.... se ele estiver a 1 mm do traste 7, o braco ta perfeito, ai voce fara o ajusete no saddle, se o braco estiver perfeito e mesmo assim estiver pegando, o traste precisa de retifica.... claro que voce tambem tem que ter o bom senso de que por exemplo uma fender nao permite uma acao tao baixa quanto uma ibanez por causa do raio da escala.... eu por exemplo passei uns 3 anos tocando com trastes totalmente desnivelados, mas eu sempre usei acao alta entao nunca tive problemas, quanto mais voce qur abaixar a corda no limite mais minuciosa tem que ser a regulagem, pq qualquer coisinha pega no traste mesmo....

    Drinho
    Veterano
    # set/13
    · votar


    elchapa
    Eita desculpa man, hahahaha

    nao por favor, nao me leve a mal

    construir um instrumento, requer conhecimento, conhecimento tecnico alem de artistico e bom gosto.....

    mas o instrumento vem com trocentos parafusos para serem usados, entao vamos aprender a usa-los

    quebrei o headstock no meio, taquei fogo na guitarra, meus trastes tao no coió, precisor esburacar a guitarra pra por uma ponte.....

    beleza... leva no luthier

    agora levar no luthier pra dar meia duzia de volta com chave nao neh velho

    vamo aprender, ate porque emergencias acontecem e ja aconteceu comigo na hora h

    elchapa
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Drinho
    É verdade man!

    É que eu tenho um medo danado de tentar regular e fazer merda!

    Mas tem que aprender mesmo! Vou dar uma estudada nisso ai!!

    Shafik
    Membro
    # set/13
    · votar


    Tendi... mas rapaz tava tocando com ela constantemente e só pelo fato de eu deixar ela fora do case coisa de uma semana pendurada tive esse problema brusco, claro devido a mudança climática. Mas você tem razão cara, se toda vez que eu precisar "regular" minha guitarra eu tiver que pagar a um luthier eu to fudido..., mas por outro lado quando temos uma guitarra "que presta" da aquele receio de mexer né.. hehehe.

    Olha aonde aconteceu as coisa:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=515055205248677&set=a.51505518 8582012.1073741825.100002326069755&type=3&theater

    nesse suporte ae, e a guita é essa ae...

    ALF is back
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Shafik
    cara, descarte o nut...quando o problema é no nut ocorre o contrário: a corda solta trasteja, mas pressionada em alguma casa, nao...o problema é mais simples q isso, uma leve soltada no tensor deve resolver...gire no sentido anti horário, sempre de 1/4 em 1/4 de circulo...o indicado é vc afrouxar as cordas, fazer o procedimento, afinar e aguardar umas 2 horinhas pra madeira do braço estabilizar...ache um padrão pra vc...com a guita afinada, aperta a mizona casa 1 e ao mesmo tempo a casa onde o corpo da guita encontra o braço (costuma ser lá na casa 17, 19...depende da guita...é pratico usar um capotraste)
    A metade dela distancia dessas 2 casas (costuma ser lá pra casa 8) é o ponto mais alto q a corda fica sob influencia do tensor...eu gosto de deixar essa distancia em 0.5/ 1.0 mm...tem gente q usa mais q isso
    ache o ponto q te agrada mais, sem fugir muito disso, e sem trastejar...sevc tiver usando 1 mm e ainda tiver trastejando, tente compensar com a altura da Ponte...se ai da tiver ruim, vc pode estar com os trastes desalinhados, e ai passamos pro lvl 2 da luthieria, o qual não dei ajudar e recomendo um luthier! =P

    Drinho
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Shafik

    bicho

    na minha eu dormi tocando perfeitamente, guardei no case, no dia seguinte tirei pra tocar e as 6 cordas estavam coladas no comeco do braco....

    frouxei um pouquinho o tensor e o instrumento voltou a ser como ontem...

    dormi no calor e acordei no frio e aconteceu isso

    JURO PELO QUE EH MAIS SAGRADO

    claro que era uma tagima....

    nas guitarras de madeira de ponta o braco tende a ser bem mais resistente a essas variacoes climaticas, de modo que eh mais raro acontecer isso.....

    mas nao tem nada de absurdo nao, acontece mesmo!

    um instrumento caro top nao tem apenas mais timbre, ele tem mais qualidade de maneira geral cara...

    guitarluiz
    Veterano
    # set/13
    · votar


    aprender quebrando uma guitarra eh mais barato do que levar a vida inteira no luthier...
    Concordo !

    Drinho
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    mas por outro lado quando temos uma guitarra "que presta" da aquele receio de mexer né.. hehehe.

    se eu tenho na minha mao um trem desses, ai que eu nao levo pra ninguem mesmo, eu pago uma faculdade de luthieria no mississipi ou seja lah onde for para que eu mesmo mexa no instrumento correndo risco zero kkkkk.....

    velho, eu ja vi alguns luthieres gringos mexendo em guitarras, nivelando escalas, mexendo em trastes, aplicando camadas de verniz e te digo que no brasil POUCOS TEM ESSE KNOW HOW E ESSA ELEGANCIA PARA TRABALHAR

    tava conversando com o flavio da soulshine e ele tem duas masterbuilts da fender construidas pelo john cruz se nao me falha a memoria, quer dizer soh em strato ele tem 40 mil reais, e ninguem encosta nas guitarras dele kkkkkk

    Shafik
    Membro
    # out/13
    · votar


    Blz me convenceram! É sextavada né!? qual o "diâmetro" da chave? É padrão? Tendo uma perspectiva do instrumento olhando para dele em cima de uma mesa, eu teria teoricamente que saber pra onde que o braço está empenado, se é para baixo ou para cima, tendo em vista que ambos os "lados" do empeno pode fazer os dois primeiros trastes darem esse pau, como saber!? ( creio que eu precise "subir" o braço né!?)E como sei se vou subir o braço ou descer o braço!? Tipo ante horário o braço "desce" e horário o braço 'sobe'!?
    Muito obrigado, seis ta me fazendo um favor imenso em me ajudar a sanar esse problema, pq cara, eu fico puto mesmo perdendo só duas notas no começo da escala, e as usando pouco, me sinto muito incomodado de não ter o "direito de tocar " aquelas casas.. ta me dando raiva >.<

    ALF is back
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Shafik
    kkkkkkkkk
    Da raiva mesmo...brochante vc tocar e, quando precisa daquela nota, ela ta morta!
    Funciona assim: o tensor é uma barra q vai pa tras quando vc aperta o parafuso. Quando vc solta, ela "relaxa", deixando as cordas a vontade pra puxar o braço pra frente...isso é uma regra, é padrão. Existem tensores duplos, q vc consegue faze-lo forçar o braço pra frente tbm, não apenas relaxar, mas ai já não vem ao caso, o seu é um só, como a maioria das guitarras.
    Ocorre q seu braço está pra tras...o tensor está "atuando" demais, e vc precisa relaxa-lo. Isso é feito soltando o parafuso, como um parafuso normal, girando ele anti horário. Trata-se de um mecanisco simples e sensível, por isso recomenda-se girar de 1/4 de volta em 1/4 de volta e ir testando a medida q gira. Em tempo real é possível ter uma ideia de como vai ficar a cada mexida q vc da, mas a madeira estabiliza mesmo dps de umas 2 horinhas...só pra vc saber q se vc mexer na hora e ficar bom, pode ser q mude um pouco dps, pra melhor ou pra pior..uns falam em estabilidade de um dia pro outro, mas ai eu já acho preciosismo...eu mexo nas minhas guitarras mesmo sabendo só o básico e nunca tive problemas de estabilidade de um dia pro outro.
    Só pra vc saber q existe, faça p teste q te falei ali em cima sobre apertar a mizona na casa 1 e na casa q emenda o corpo no braço e veja e a curvatura do braço...precisa haver a curvatura

    eduardodff
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Braço! Uma vez fui mexer no tensor aconteceu isso! Ascordas todasnao soavam nas promeiras casas!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Problema] Braço ou nut?