Guitarras Dunamiz - Skillfully Handcrafted!

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# jun/15 · Editado por: Drinho
· votar




amigos eu acho o som de strato assim muito maudoso....

se bobear o pessoal la faz uns trem assim....

só fico em duvida se esse sss é tão responsavel assim prum som tao do capeta....


fender é foda....

a cada 10, 8 tem som de nada, mas quando acha a que tem é muito cascudo!

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


Drinho

só fico em duvida se esse sss é tão responsavel assim prum som tao do capeta....

Eu tinha dúvidas há um tempo. Mas sim, é.

a cada 10, 8 tem som de nada, mas quando acha a que tem é muito cascudo!

Essa para mim é a definição de todas as guitarras strato e tele. Só que só mais radical, na sua conta de 10, 2 prestam. Ok, pode ser...

O conceituado luthier Marcio Benedetti (que talvez você deva conhecer de nome ao menos), ou pelo menos a escola de luthieria dele, a B&H onde ele é o B do negócio e o H é do Henry Ho, tem uma frase interessante sobre isso. Disse ele que o dia que você puder comprar uma strato que realmente tenha som, compre e não venda porque existe a chance de você nunca mais conseguir encontrar uma desse nível. Eu concordo, é uma mosca branca e levo isso para tele também, pelo menos ao que eu gosto e considero uma tele excepcional. Na minha vida eu vi 2 stratos pré-CBS, uma CBS que se encaixariam nessa definição... E a branquinha chegando junto. Dessas aí uma só estava a venda, negociável.

Eu entendo porque Rory Gallagher, SRV (de certa forma...) e outros fizeram sua carreira com uma guitarra insubstituível. Porque Fender tem disso, aquela uma em milhares que até esbarrão nas cordas soa lindo. Neguinho se mata para copiar o set, para timbrar, chega perto até, mas aquilo é o som natural da guitarra, ela cospe aquilo com toda facilidade.

EduJazz
Veterano
# jun/15
· votar


MMI
Drinho

Não duvido dessa conta, até porque já toquei em muuuuitas stratos e teles. Acredito ter achado algumas boas, mas, na média, falta sal.

Mas vamos pegar nossos ídolos, e sugiro três: Clapton, Knopfler e Robert Cray. São apenas exemplos, mas todos tocam com strats, e todos já foram vistos tocando com um sem número de espécimes. Tá que cada um deles tem a sua "especial" (respectivamente Blackie/brownie, a vermelha e a da capa do Strong persuader), mas será que todas as outras que eles tocam (e sempre soando no jeito) são fora de série?

Drinho
Veterano
# jun/15 · Editado por: Drinho
· votar


então minha referencia é tipo esse video.....

eu acho infernal som assim porque normalmente as stratos nao tem o que essa do video tem.....

corpo em exagero, grave, som na cara, e repara quando o cabra solta um corda soandoela fica preenchendo uma hora....é guitarra que da pra ligar distorçao tocar trash metal e fazer som mais forte que cap ativo kkkkk

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


EduJazz


cara a grande verdade é que a gente discute aqui umas coisas meio sem noção que se bobear até poucos artistas estão ligados.....

eu me acho de uma propotencia sem tamanho porq nao tenho onde cair morto e nem toco tanto assim kkkkkkkkkk

a maioria usa fender marshall e mesa boogie, guitarra fender e gibson e já era....

Drinho
Veterano
# jun/15 · Editado por: Drinho
· votar


MMI
quando ouço stratos com essa do video que coloquei fico me perguntando o porque cacetes se referem ao som da strato como "estaladinho", pra mim isso é a bomba de hiroshima....
e o bacana é que a branquinha do felipe tem muito a intenção sonora dessa do video.....

to pra dizer que se eu nao cheguei nesse som é porq eu não soube pilotar o amp direito....

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


EduJazz

O Clapton usou 335, Les Paul, SG e sossegou um pouco com a brownie. Comprou então 6 stratocaster da década de 50, deu 3 e com as outras 3 montou a blackie com as melhores peças, que ficou por mais um monte de anos. Até aí nada de novo, mas virou um dos maiores ícones da história da guitarra. Entra um lado comercial enorme, assina contrato com a Fender, não autografa guitarra mais, fica difícil dizer o que é promoção comercial e o que é gosto.

No caso dos outros, acho que sim, tem a preferida. E tem as com som alternativo, ou pelo menos algum detalhe que ganha aqui e perde ali.

Sei lá, é pura especulação, impossível de dizer. Mas acho que existem guitarras especiais.

MMI
Veterano
# jun/15 · Editado por: MMI
· votar


Drinho

to pra dizer que se eu nao cheguei nesse som é porq eu não soube pilotar o amp direito....

Tem disso também. E tem que saber pilotar a strato também, que não é bem o meu caso.

A razão de eu achar essas coisas, que são hipóteses apenas na minha cabeça, é que muitos falaram isso, eu constatei coisas parecidas e estou com uma strato bem acima do que seria uma normal. E estou muito curioso para medir forças com a dos rapazes.

EduJazz
Veterano
# jun/15
· votar


Ja que o assunto é stratocaster, há algo que me intriga. Há que fale que não faz a menor diferença (penso não ser o caso de quem acompanha esse tópico), mas... Escala em maple ou rosewood?

MMI
Veterano
# jun/15 · Editado por: MMI
· votar


EduJazz

Eu acho que faz diferença. Melhor ainda se o rosewood for como das pré-CBS, o legítimo Brazilian Rosewood.

Se você olhar, até 59 as Fender usavam "one-piece maple" no braço. A questão na época era mais sobre rigidez, o que levou a famosa polêmica no início da produção, da foto com o funcionário em pé no braço. Em 59 começaram com o braço com escala em Brazilian Rosewood. Em 62 começaram a achar o som muito diferente em relação à escala de maple, então o rosewood mais grosso da escala (as vintage são chamada de "slab") passou a ser mais fino, uma peça curva acompanhando o radius do braço (conhecida nas vintage como "veneer"). No final do ano de 64 a 65 são as menos colecionáveis porque Leo Fender estava saindo e deixando muitos cuidados, até que com a chegada da CBS virou Indian Rosewood.

Portanto, em virtude dessa mudança, acho que faz sentido que tenha diferença sim. Vão precisar muito para me convencer que não muda nada... rs

Qual a opinião do pessoal?

Hammer
Veterano
# jun/15 · Editado por: Hammer
· votar


EduJazz
outra de deixar com a pulga atras da orelha.... sempre achei que a escala em maple desse mais agudos.. ai se ouve um som desse com grave sobrando...

MMI
e a historia da fender cs do russo ?

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


Hammer

Pensei que ninguém queria saber dessas viagens alucinantes. kkkkkk

Bom, o Yury Shishkov fez essa guitarra exibida pela primeira vez na Namm 2015, a história vocês podem dar uma olhada aqui, para não me alongar muito. Como é exclusiva, cara, não foi para uma loja (ainda, porque teria que pagar por ela), ela foi ofertada para os parceiros para quem tiver a grana ou um cliente disposto a pagar, pode levar. Até onde eu sei, é a primeira vez que uma guitarra desse porte foi ofertada para o representante brasileiro, pelo menos que eu fiquei sabendo. O preço para o representante tirar da fábrica é 75mil dólares. Como não vendem direto ao consumidor, o preço numa loja sairia por uns 500K reais, sem uma margem de lucro habitual por parte deles, pago adiantado.

Ela vale umas 4-5 pré-CBS mint (ou mais) aqui no Brasil. Tá afim? Te coloco nos canais para comprar essa ninharia. Quase abri um tópico perguntando se essa stratocaster estava num preço bom para uma guitarra com custo-benefício. ;-)

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


Qual a opinião do pessoal?


Todas as guitarras na vida que toquei e mais gostei tinham escala rosewood.....

mas eu não sei se era por causa do rosewood ou por coincidencia....

fechando com o cassias ele me perguntou.... e ai que que vai maple ou rosewood?... tenho uns brazilians aqui que estao legais.....

ai eu falei pra ele.... que achava o maple mais bonitinho mas as guitarras que mais tinha gostado tinham rosewood, só não sabia se era por causa do rosewood... ai ele me falou pra ir no maple..... kkkk

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


Drinho

Aí é um cara que pode estar querendo fazer o que você acha bonito e soar maravilhosamente. Não discuto... rs

Hammer
Veterano
# jun/15
· votar


MMI
desculpa, mas não entendi direito, o cara brasileiro levou a guitarra?
sem querer discutir o preço que é uma obra de arte é ...

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar


MMI

essa shishkov ai é enjoada hein!

MMI
Veterano
# jun/15 · Editado por: MMI
· votar


Hammer

Não, parece que a guitarra ainda está disponível para o mundo. Apenas permitiram oferecer a brasileiros. Se quiser, o comprador paga adiantado, a importadora vai pagar a Fender. A importadora não vai pagar com o dinheiro dela.

Edit.: o brasileiro em questão tem uma outra do mesmo masterbuilder

Drinho
Veterano
# jun/15
· votar




este é um bonito som de gibson no meu ponto de vista....

os meninos da dunamiz provavelmente fazem isso

Hammer
Veterano
# jun/15
· votar


ja que o negocio descambou...


NeoRamza
Veterano
# jun/15
· votar


MMI

Por favor, me esclareça uma suspeita: de todas essas stratos (fender e dunamiz) que você achou acima da média (incluindo a sua), pelo menos algumas delas estavam com a ponte regulada de forma flutuante? Ou todas estavam muito firmes contra o corpo da guitarra?

EduJazz
Veterano
# jun/15
· votar


Drinho

Com o amplificador certo, a guitarra entrega esse som sim. Lembro que quando peguei a minha, espetei num Blues Jr. e abri tudo. Tive que chamar o Felipe no facebook pra ele me explicar o que ele fez pra que eu conseguisse o som do Warren Haynes assim tão plug n play. E olha que era um Blues Jr.

Hammer
Veterano
# jun/15
· votar


Não sei se é impressão minha, mas no video da strato acima, este som grave de estrato ta me cheirando corpo em ash oq acham? tb tem a captação que ajuda muito nos graves de strato...

MMI
sempre achei que escala em maple desse mais agudos que o rosewood..

vc mencionou que ia fazer uma guita na dunamiz, ficou pronta?

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


Hammer
Não sei se é impressão minha, mas no video da strato acima, este som grave de estrato ta me cheirando corpo em ash oq acham? tb tem a captação que ajuda muito nos graves de strato...

Corpo em Ash até onde vai minha esperiência tem menos grave que as de Alder, mas tem mais presença (médios), em geral Strato/Tele com som bem grave tem o corpo em Walnut ou Poplar, ao menos todas as novas e antigas que testei tinham quase sempre essas características.

Hammer
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix
e quanto a escala procede?

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


Hammer
Em teoria sim, mas não é tão 2+2=4 assim.

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


NeoRamza

Eu não sou um cara de usar muito alavanca. É muito raro, quando eu pego uma guitarra para brincar um pouco, ficar dando alavancadas. Mas que eu me lembre (posso estar errado aqui), todas estavam apoiadas no corpo.

Aliás, diga-se de passagem... Uma das coisas mais legais, diria brilhante mesmo, são as molas afinadas em Lá que Leo Fender propôs e foram usadas nas pré-CBS. Não sei porque isso não continuou até hoje, mesmo com os afinadores eletrônicos. Quem é da época anterior a essa de afinar eletronicamente sabe o que é apanhar de apitos e diapasões.

Hammer

vc mencionou que ia fazer uma guita na dunamiz, ficou pronta?

Vai quase uns 2 meses ainda. Sabe como é, cara chato vai tendo o pedido atrasado... kkkkkkk

nichendrix
Hammer

Acho que essa matemática não é tão precisa não só para o braço em rosewood quanto ao tipo de madeira do corpo. Mas vá lá, em regra geral é por aí.

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


MMI
Acho que essa matemática não é tão precisa não só para o braço em rosewood quanto ao tipo de madeira do corpo. Mas vá lá, em regra geral é por aí.

Ela nunca foi precisa, afinal arvore é ser vivo, não tem duas iguais, mas no corpo a variação a meu ver é menor até porque a quantidade de madeira é maior, consequentemente a influência dela no som também.

Soultunes
Membro
# jun/15 · Editado por: Soultunes
· votar


Minha strato de uso prinipal esta com a ponte levemente inclinada.

Posso abusar da alavanca que ela não desafina. Dá para fazer vibrato com a ponte ajustada assim, de maneira bem mais musical.

O fato de não estar colada ao corpo não siginifica estar desregulada.

Nefelibata
Veterano
# jun/15
· votar


Soultunes

Eu prefiro usar a ponte mais apertada pra não desafinar em doublestops.

MMI

Esse lance das molas afinadas afeta o timbre? Será que o pessoal da dunzamiz faz isto?

Abraços

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata

Esse lance das molas afinadas afeta o timbre? Será que o pessoal da dunzamiz faz isto?

Não sei se afeta o timbre, desconfio que não. Ou se afetar, seria bem pouco, quase nada. Não sei se eles fazem, acho que não. Mas se você comprar molas Fender vintage eles poderiam tentar. Mas hoje em dia, sinceramente, eu não faria isso. Deixa esse charme para as pré-CBS e afina direito com um afinador eletrônico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras Dunamiz - Skillfully Handcrafted!