Guitarras Dunamiz - Skillfully Handcrafted!

Autor Mensagem
NeoRamza
Veterano
# abr/15
· votar


MMI
Tem um projeto conjunto que eles ... cada um no que tem de melhor

Poderia nos falar abertamente no que cada um é melhor?

MMI
Veterano
# abr/15
· votar


NeoRamza

Claro!

O Cassias é o luthier mais bem formado do Brasil, ninguém se compara. É o cara da archtop, o tipo mais complexo e cheio de segredos no mundo da guitarra. O Fabrício da Dunamiz é um artista, estudou artes na Europa, talentosíssimo em desenho, pintura, inlay e relic, talvez uma mistura de Larry Robinson e Tom Murphy. O Seiji é super talentoso, gosta de estudar todas as minúcias, projetar, prever resultados, executar com todo esmero - é o cara que conhece e programa o CNC a laser, por exemplo. Outros entraram no projeto também.

Drinho
Veterano
# abr/15
· votar


MMI

Fui semana passada lá no joão ver minha guitarra que por sinal está construida, só falta por os trastes de inox e passar a tinta, bateu até uma ansiedade agora...

Hammer
Veterano
# abr/15
· votar


boblau
hahahah

MMI
mas dá pra dizer o formato? (archtop, tele, lp,strato)
Projeto conjunto? ja nao to entendendo mais nada...

MMI
Veterano
# abr/15
· votar


Hammer

O projeto conjunto é uma archtop. Imagine uma guitarra archtop projetada muito mais para ser acústica, mas com captador flutuante para se poder plugar, num misto de Monteleone (sem seus exageros), mais para uma Benedetto, com técnicas do Somogyi e Ribbecke, com uns inlays a lá Larry Robinson, usando madeiras acima do que estes construtores costumam usar, com captador feito especialmente para esta guitarra. Ah, e tem uns detalhes em pirografia com este mesmo equipamento. O desafio é fazer o que o Benedetto chama de "museum grade guitar". Por isso tudo é um projeto conjunto.

Já na Dunamiz tem um projeto de strato, mas com as ideias e desenvolvimento deles e do Edu.

Não tem nada no "padrão". kkkkkkk

Hammer
Veterano
# abr/15
· votar


MMI
caceta, pela explicação to me sentindo um completo ignorante...
mas um pouquinho menos curioso e com a sensão q vc ta com um pouquinho menos de firula..hehehe
quando ficar pronta mostra ae!! se precisar de alguem para estreiar eu me candidato! eu faço esse sacrificio (se bem que melhor não) hauahauh

NeoRamza
Veterano
# abr/15
· votar


MMI

Na Dunamiz quem faz todo o acabamento de todas as guitarras é o Fabricio? Ou cada caso é um caso?

Fiquei admirado com o relic dessa goldtop:

img1

img2

é exatamente o relic que eu gostaria em uma lp (que pretendo fazer com eles assim que possível), com a diferença que seria uma burst. Gostei bastante, coisa de alto nível na minha opnião.

Em contrapartida não gostei do burst feito na les paul do video da página anterior desse tópico. Achei que o laranja das bordas mudou para o amarelo do centro de forma muito brusca, bem diferente da maioria das Gibsons, e bem diferente das outras dunamiz lp que tem na página deles no facebook. Claro que talvez foi o cliente que pediu assim mas fiquei com uma impressão de que erram na mão... será?

MMI
Veterano
# abr/15
· votar


Hammer

Não estou de firula não...

A estréia oficial já tem um sujeito escalado. rs

NeoRamza

A Dunamiz na verdade são 2 jovens luthiers, Felipe e Fabricio, talentosíssimos. Algumas coisas um faz melhor que o outro, outras ambos fazem muito bem pelo que conheço deles. Eles são extremamente rigorosos no que fazem e usam, não aceitam qualquer produto dos fornecedores.

Em particular, a pintura é feita por terceiros, é a única coisa que não fazem ali. Mesmo assim, são meticulosos e são rígidos no padrão de qualidade. Tive a honra de ajudar, bem pouco, no desenvolvimento desse relic de Les Paul, em especial dessa goldtop, nessa questão de laterais e fundo. Que faz esse relic é o Fabrício, o Tom Murphy de lá, rs. Não é qualquer pintura que dá para fazer isso e a execução não é simples, tem seus segredos que ele descobriu e é interessantíssimo.

Esse review da página anterior não achei muito feliz. Esta guitarra foi feita há pouco tempo, não sei se o cliente pediu assim, mas pelo jeito o dono está bem feliz da forma que saiu. Em todo caso entenda que o tom mais avermelhado das bordas, mesmo nas Gibson vintage, é um pigmento que tende a desbotar com o tempo. Ou seja, na burst originais de hoje, muitas vezes desbotou muito. Curiosamente, neste fim de semana estava tocando num violão Gibson do início da década de 50 - grande parte desse burst tinha desaparecido, algumas partes menos expostas ainda tinha sinais, mas debaixo do escudo estava bem nítido e mais escuro. Ou seja, essas cores que você não gostou vão se atenuar.

NeoRamza
Veterano
# abr/15 · Editado por: NeoRamza
· votar


MMI
Ou seja, essas cores que você não gostou vão se atenuar.

Ah, mas isso é coisa de um par de décadas pelo menos né? Mas mesmo assim, não estava comparando com as 50s ou reissues não, me pareceu bem diferente mesmo das standards atuais.

mesmo nas Gibson vintage, é um pigmento que tende a desbotar com o tempo.

Eu já li sobre essa questão das cores das bursts, na verdade a gibson não fez lemonburts e butterscotchs nos anos 50, na verdade elas são cherrys desbotadas, certo? Agora surgiu a dúvida (sem desvirtuar muito), será que uma reissue já 'desbotada de fábrica' como esta ou esta vai perder mais ainda a cor depois de um tempo?

Hitman
Veterano
# abr/15
· votar


NeoRamza
Se me lembro bem a gibson mudou a pintura ou em 1960 ou depois disso pra que isso nao aconteca mais entao em teoria nao deveria desbotar (muito).
A pintura desbotava com raio UV (o que explica a pintura sempre estar intacta em baixo dos pick guards que nao foram tirados.

NeoRamza
Veterano
# abr/15
· votar


Hitman

Essa mudança foi na linha USA, as Custom Shop usam a mesma tinta dos anos 50 até onde eu sei.

MMI
Veterano
# abr/15
· votar


Na verdade, a própria madeira muda de cor, então obrigatoriamente vai ter alteração. Os pigmentos podem aguentar mais, mas não acredito que não se alterem.

A técnica de pintura das burst já não se pode fazer mais - explode! kkkkkk

Hitman
Veterano
# abr/15
· votar


NeoRamza
Ate onde me lembro mudaram a tinta das bursts e em algum ponto das gold tops pra nao ficar meio verde?
As bursts ja estavam perdendo a cor la na epoca e foi visto como um defeito. Pelo menos eh a historia que vem em mente. E a correcao veio em 1960 se nao me engano.

Filippo14
Veterano
# abr/15
· votar


Caras, estou com a guitarra a uns 2, 3 dias aqui em casa e consegui tocar ela por bastante tempo nesses dias.

Primeiro de tudo, gostei muito do acabamento, eles realmente fizeram um relic leve como eu tinha pedido e ficou bem bacana, tiraram um pouco do brilho da guitarra, o que me ajudou muito a deslizar a mão sobre o braço, que era um pedido meu.

O braço dessa guitarra ficou muito bom para mim, muito por causa do pedido que eu fiz para eles. Levei minha Les Paul e disse que gostava muito do braço dela, e ele tirou foto, mediu o braço e tudo mais, "replicando" o mesmo tamanho na 335. Pelo fato da Les Paul ser uma R9, e a tentativa ser de fazer uma réplica das 335 de 59 também (sem pensar na pintura), o braço manteve o padrão, mas já estava acostumado à ele antes de ficar pronto, o que foi muito bom para mim.

As madeiras usadas na guitarra foram mogno brasileiro em tudo, com exceção da escala, que foi jacarandá, também brasileiro, sendo que o Felipe disse que eram madeiras mais brasileiras que nós dois juntos hahahah. A escala é bem escura, num tom bem bonito desse rosewood, esteticamente é bem bonito.

Ele tentou ao máximo colocar características das 335 da década de 50, como nut de nylon e trastes mais finos, como eram os da época. Tarraxas grover, ponte ABR-2 (acho), capacitores paper-in-oil, etc.

Quanto ao som, no grosso ela é parecida com a minha R9, mas os detalhes transformam elas em guitarras bem diferentes. Sustain dela é menor, e acredito que a explicação disso seja aquela de Sustain x Ressonância, deve ser um padrão desse instrumento. Ela possui um estalado um pouco característico de violão e apresenta harmônicos de sobra, ao tocar ela você ouve as frequências muito bem definidas, dificilmente embola ao tocarmos com ela. Possui graves e agudos bem aparentes, bem equilibrada. Os capacitores que ele colocou na guitarra permite que ela fique com um som bem fechado, perdendo um pouco de volume ao fecharmos totalmente o tone.

Quanto aos captadores, realmente o Edu se superou, a dinâmica deles é impressionante, as características são muito parecidas com os da R9, muita transparência e dinâmica. Ligando ela no Bludotone você ouve com muita transparência todas as frequências, toda a dinâmica que essa guitarra consegue dar, realmente é uma guitarra fantástica.

Quanto à estilos, ela cabe muito bem para jazz e blues no geral, mas claro que dá para usá-la em rock, country, etc. Ela fica muito legal fazendo bases de bossa nova por exemplo, fiquei tocando com ela muito Tom Jobim, e a sonoridade dela fica espetacular, toco com a Les Paul agora e percebo como ela não consegue se fechar e limpar como a 335. Toquei um pouco de Djavan tambèm, fica bacana, tanto para os solos desse tipo de som como para as bases. Obviamente eu não resisti e tentei tocar uns Smooth Jazz no estilo do Mrs 335 e casou muito bem, sonoridade é essa mesma, fica show.

Não gostei muito dela no Pegasus do Pedrone, ele é mais reto e com mais médios que outros amps, achei que não casou muito bem com a guitarra, sem desmerecer nenhum dos dois. No Super Clean ela fica muito boa também, limpíssima.

Recomendo fortemente para quem pensar em ter uma guitarra de luthier falar como pessoal da Dunamiz, o Felipe sempre respondeu minhas mensagens no facebook normalmente, a guitarra atrasou 2 semanas por que estava pintando e a oficina de pintura estava lotada de pedidos, o que para mim não foi um problema. Resultado excelente, fizeram um trabalho muito bom, realmente ao comparar com minha R9 é dificil falar qual que seria melhor, teria que tocar mais e testar outras coisas, mas acredito que ela é de igual para melhor.

Quanto a pintura, eles de fato são artistas porque eu queria essa guitarra cherry mesmo, tradicional demais, e o Felipe me convenceu a arriscar, fez esse escudo tortoise que eu achei que iria ficar uma bosta na guitarra, ele era bonito, mas achei que não ficaria legal com o dourado, fiquei com medo do relic que eles fariam, e no fim eles me surpreenderam demais, deveria ter deixado na mão deles logo de cara para não me preocupar, mandam bem demais.

Resumindo, é uma guitarra mais limpa que uma Les Paul tradicional, ainda mantém as características dos humbuckers, dinâmica alta, muita trasparência no som, combinando muito com amps na linha dos Fender ou Dumble, não casando tão bem com amplificadores na linha dos JCM para o som que eu curto tocar.

Abração

EduJazz
Veterano
# abr/15 · Editado por: EduJazz
· votar


Acho que vou fechar esse tópico... A GAS tá batendo.

Filippo14

Sua guitarra ficou qualquer coisa de sensacional. Parabéns.

O Edu Fullertone falou algo no face que eu concordei: as dunamiz estão como algumas ações do mercado: bom comprar agora que o preço tá "baixo", pq logo deve valorizar!

Velvete
Veterano
# abr/15 · Editado por: Velvete
· votar


O Edu Fullertone falou algo no face que eu concordei: as dunamiz estão como algumas ações do mercado: bom comprar agora que o preço tá "baixo", pq logo deve valorizar!

O Edu Fullertone falou algo no face que eu concordei: as dunamiz estão como algumas ações do mercado: bom comprar agora que o preço tá "baixo", pq logo deve valorizar!

Pessoal, so pra ter um noção...

Quanto em média o preço deles? Algo do valor de R9? Mais? Menos?

De qualquer forma, considerando a possibilidade da guitarra sair com nossas especificações já vale muito a pena!

MMI
Veterano
# abr/15
· votar


Filippo14

Parabéns. Sua guitarra é excepcional, das melhores do ramo. Qunado toquei nela, deu inveja... rs



EduJazz

O Edu Fullertone falou algo no face que eu concordei: as dunamiz estão como algumas ações do mercado: bom comprar agora que o preço tá "baixo", pq logo deve valorizar!

Outro dia dia eu fui comer uma pizza com ele e ele comentou algo neste sentido que fiquei intrigado.

Na verdade eu já sabia disso há uns anos, mas não tinha levado a sério nem refletido a respeito. Tem colecionador brasileiro, no sentido colecionador de verdade, investidor, que tem investido em instrumentos nacionais selecionados. Isso é muito indicativo que existe uma expectativa e alta possibilidade.

Veja bem, há anos os violões do Sugiyama são valorizados e negociados por preços altos. Sem novidade, é item de colecionador e nem se discute. A questão é que hoje existem jovens luthiers que superaram o mestre, talvez não na fama e renome, mas em qualidade. E uns colecionadores vem comprando violões desses caras, aos lotes, muito mais como investimento mesmo. Isto em violões, que é um mercado maior e muito mais estabelecido e reconhecido no Brasil.

Quanto as guitarras, é um mercado muito mais embrionário, sem amadurecimento. Tem pouco mais de 20 anos que no Brasil se consegue comprar Gibson e Fender com alguma facilidade. Instrumentos de qualidade tem pouco mercado até hoje, a maioria dos luthiers se dedicam a cópias mais baratas que as boas importadas. O conceito de handmade, guitarra artesanal (segundo padrões internacionais) é bastante novo por aqui, representado por uns poucos, raríssimos. Você sabe bem do que estou falando, além da Dunamiz andou pegando as Collings e Nash da vida... rs

Pois então... Tem colecionador de olho nessas guitarras, da Dunamiz e do Cassias. Quando esses especuladores tiram dinheiro do bolso, é para ficar atento. É até natural, recentemente vi uma Les Paul 2001 Tom Murphy, brazilian rosewood. Não é nada que os caras da Dunamiz não façam rotineiramente, apesar que o relic é algo novo e o Fabrício chega num resultado como do Murphy, a sua só não tem o relic, mas tem provavelmente captadores melhores. Só que esta guitarra estava ofertada a 105 mil.

Vou parar por aqui porque acho que vou inflacionar as guitarras deles... kkkkkk

NeoRamza
Veterano
# abr/15
· votar


Quanto mais a procura aumentar maiores ficarão os preços. E isso provavelmente vai acontecer por causa da propaganda aqui no forum. Agora acho que nunca vai acontecer dos valores dobrarem ou triplicarem em pouquíssimo tempo. A Tom Murphy só inflacionou assim porque ela não tem uma limitação que todas as Dunamiz tem: a Dunamiz não tem Gibson escrita no headstock, e é isso que gera especulação.

NeoRamza
Veterano
# abr/15
· votar


Na verdade eu estou com medo é de JÁ ter inflacionado. Fiz um orçamento 6 meses atrás devidos a vários imprevistos financeiros fui adiando, e provavelmente adiarei mais.

MMI
Veterano
# abr/15
· votar


NeoRamza

Sinceramente?

Não sei responder sobre aumentos, mas acharia justíssimo que eles aumentassem, já que dependem de produtos importados também e tudo por aqui tem aumentado.

Não é o caso de dizer que o valor aumentaria por causa do fórum, nada a ver. Claro que toda propaganda é boa, principalmente falando bem. Aqui tem um ou outro cliente para eles, mas definitivamente não é o público alvo, se eles dependessem daqui morreriam de fome. Apesar deles saberem dos comentários daqui, você já viu algum deles postando aqui?

Não acredito que veremos em breve uma guitarra nacional negociada entre 25 e 30 mil dólares. Em todo caso, a Gibson não é nem de perto a guitarra mais valorizada (e especulada) do mercado, talvez só no sonho da garotada. É normal que o produto deles tenha valorização pela marca, é assim e vai continuar sendo. Vou dar um exemplo da Fender masterbuilt e Nash, sendo que as Nash acho melhores e custam menos. E aí é o ponto: vamos "arredondar" bastante dizendo que a Nash custa metade. No caso Dunamiz x Gibson, onde a Dunamiz também é melhor, você não acha desproporcional que custe 20 vezes menos? Tem alguma coisa errada aí... Quem quer pagar barato, aconselho correr.

Velvete
Veterano
# abr/15
· votar


MMI
20 vezes menos????

Caí pra trás agora!!!

NeoRamza
Veterano
# abr/15 · Editado por: NeoRamza
· votar


MMI

Sim, claro, também acho justo que aumentem os preços, eu não disse o contrário. É justo sim, mas eu como comprador gostaria que não aumentasse, entende? Mas não acho que o que fará eles aumentarem será simplesmente porque eles irão achar que merecem. De maneira superficial, é a lei da oferta e da procura, simples assim.

Quando à relevância do forum é mera suposição minha, mas acho que a maioria que vai encomendar pela primeira vez dá uma googlada e uma das primeiras coisas que aparece é esse tópico aqui. Acredito sim que esse tópico aqui pode estar influenciando muito mais gente do que os que ESCREVEM aqui.

Filippo14
Veterano
# abr/15
· votar


Velvete
Pensa que minha 335 veio em uma especificacao da decada de 50 que nem as reissues "de linha" vem, talvez elas venham com essas caracteristicas nas mais caras. A minha veio com mogno e jacaranda brasileiro, que guitarra atual da gibson tem isso? O preco eh muito abaixo do que a Gibson cobraria.

Velvete
Veterano
# abr/15
· votar


Filippo14
Claro! Mesmo que saísse o preço de uma gibson custom shop feita pelo mestre dos magos lá já estaria justo pela qualidade relatada dos luthier da dunamiz. Além de que é tudo aqui no Brasil.

Abraços e parabéns pela linda 335

MMI
Veterano
# abr/15
· votar


Velvete

Velho, a minha strato paguei algo ao redor de uma American Deluxe, se estivesse pagando lá nos EUA.

NeoRamza

Te entendo. Pelo meu lado, gostaria de pagar 500 reais. Pelo deles, provavelmente gostariam de receber 50 mil reais. kkkkkkk

Filippo14

Sua 335 não tem comparação com nenhuma Gibson que eu saiba. Desde o lançamento as 335 eram laminadas e são raras as com Brazilian rosewood (vintage e uma ou outra edição ultra especial). Nenhuma Gibson que eu saiba é assim. E no som, são raras as que tem essa sonoridade. Que eu conheça, tem a Collings I35 Deluxe que é sólida como a sua e muito boa, mas não é Brz. Rosewood.

ogner
Veterano
# abr/15
· votar


Filippo14
Ficou linda demais!!! Vi a foto e achei esse video, é ela né?!?!


Só nao deu pra sacar o leve relic, foi tirar o brilho uniformemente ou tem áreas com desgaste maior??



Velvete
Veterano
# abr/15
· votar


ogner
Quero uma guitarra igual essa que toca ledizepelin sozinha \0/

Filippo14
Veterano
# abr/15 · Editado por: Filippo14
· votar


Gravei um improviso com ela, aproveitei para estrear a volta do meu Mac aqui em casa.

Nunca consegui gravar direito, essa eh soh mais uma tentativa entao tem algumas coisas:

-track muito pesada, nao sabia como gravar para ter uma qualidade legal entao, deixei tudo no maximo

-sem compressor justamente para ouvir a dinamica da guitarra

-muito tempo de musica, enche o saco e as frases ficaram soltas demais

Falem o que voces acham

Smooth Jazz DZ335

abracao

Quanto ao relic, eu pedi para ser bem de leve, soh da para ver bem de perto ou contra a luz e tal, com fotos e video fica inviavel de ver.

Hambo
Veterano
# abr/15
· votar


Quotei uns preços com os caras e acho que se um gringo descobrir eles aqui e começarem a exportar (principalmente os violões) o preço/lista de espera aumentam consideravelmente. Trabalho dos caras é de um esmero fora do comum, estou embasbacado!

NeoRamza
Veterano
# abr/15
· votar


Hambo
Quotei uns preços com os caras e acho que se um gringo descobrir eles aqui e começarem a exportar

Acho um pouco difícil. Deve ser bem burocrático enviar certas madeira pra fora do Brasil, principalmente o jacarandá. E mandar sem autorização dá até cadeia. Sem contar que os gringos tendem a ter um certo desprezo por qualquer coisa fabricada no terceiro mundo, mesmo que seja bem feito. Então acredito que isso, se acontecer, serão casos raros.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras Dunamiz - Skillfully Handcrafted!