Clube da Telecaster

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mai/17
· votar


EduJazz

Pode ter a razão que for... eu não faria... hehehe

Buja
braço de strato num corpo de jaguar?

Tem um problema técnico aí... comprimento de escala!

Buja
Veterano
# mai/17
· votar


Tem um problema técnico aí... comprimento de escala!
Essa diferença de 1" nao pode ser corrigida na ponte nao? É muita coisa ne?

hummm realmente fica um troco meio complicado.

Iversonfr
Veterano
# mai/17 · Editado por: Iversonfr
· votar


JJJ
Agora fiquei curioso... Oportunidade? Estava viajando e viu uma promoção na frente da loja? rs

Quase isso, mas foi mais sorte ainda rs. Um cara postou no Craigslist da cidade que eu ia ficar uma semana antes de eu ir. Diz ele que era colecionador e precisava liberar espaço. A guitarra mal foi tocada, daquelas que não sai do closet mesmo. Fiz uma oferta, ele aceitou e um colega foi buscar pra mim. Eu não tinha dinheiro pra trazer a que eu queria, mas essa eu dei um jeito rs. Agora to pensando em passar pra frente pra ajudar na que eu realmente quero.

Buja
Que lindeza de tele cara. Essas marcações em abalone ficaram o maior charme.

Também foi uma das coisas que mais me chamaram a atenção. Bonito demais.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Caros comgruporaneos.

Venho com uma duvidazinha ae, acho que os donos das telecas sabem até de cór, mas eu to apanhando.

Sabe aquele saddle vintagão de latão (cobre, sei la):

http://acimg.auctivacommerce.com/imgdata/0/1/3/8/2/3/webimg/1295132.jp g

Entao, comprei desses saddles no Ali pra minha telepartes.
Bom, nunca tive telecaster, então tomei um coro absurdo pra conseguir colocar eles numa posicao boa pra dar afinação nas oitavas. Mesmo assim, nao fica 100%. Bem, fica proximo, e eu nao ligo tanto, afinal queria mesmo um teleca 'dasantiga'. Nada de pontes modernosas.

Mas o problema é outro:
Como o saddle é lisinho (como na imagem abaixo),

https://www.premierguitar.com/Stream/StreamImage.aspx?Image_ID=6184DDB 9-3E10-459F-B3F7-6B15A74418A4&Image

As cordas nao ficam muito firmes em cima. É so dar um bend mais generoso, e a corda meio que sai do lugar (coisa de micrometros), mas da aquele somzinho de tec-, parece uma engasgada, um little trastejado.
Bem, tocar telecaster sem dar bends generosos nao é tocar telecaster.
Ta dificil.

Bem que poderia ter comprado um saddle melhorzinho, tipo aqueles com chanfros.


Que acham que da pra fazer pra corda nao ficar escorregando e escapolindo.
Colocar cera? Oleo Elgin? Graxa? Meter serrote e fazer um caminho de rato no saddle?

Nao sei. O que segerem?

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Nao to afimd e comprar outro saddle e esperar 50 dias nemmmmm.

Iversonfr
Veterano
# jun/17
· votar


Buja

Bom, eu não sou muito apegado à coisas, e esse saddle sendo china ainda, eu partiria pra serrinha pra deixar assim:

saddle

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Iversonfr
Tambem pensei nisso de imediato cara.
O negocio é que a cegueta so tem uma espessura, e um pessimo acabamento.
Tenho medo de deixar a 'vala' aberta demais pras cordinhas finas e elas ficarem rebolando do mesmo jeito. E de deixar rebarbinhas, e acabar quebrando as cordas nesse ponto.

O ideal mesmo era tornear isso com um bit fininho e baixissima rotacao. Ficaria lisinho e na espessura certinha.

Mas nao rola mesmo, levar 3 saddleszinhos pra um torneiro fazer isso ne. So se eu trabalhasse com isso. Nao rola.

Será que nao tem um outro jeitinho, uma outra gambiarrinha que de certo?

Iversonfr
Veterano
# jun/17 · Editado por: Iversonfr
· votar


Buja

Se só marcar com uma micro retifica com o disco de corte? Tem uns bem finos. Realmente tem que ter mão e cuidado pra isso, senão fica pior do que está.

Edit: tem uns disquinhos diamantados bem finos, e vai com ele na diagonal meio de quina, só pra marcar, aí vai afundando de leve arredondando.

SkyHawk
Membro
# jun/17
· votar


Buja
Qual cordas vc está usando, .010 ?

Cordas .011 tem tensão maior, talvez escorreguem menos pois farão maior pressão sobre os saddles.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


SkyHawk
Corda 010. Mas gosto de 0.9. Só vou deixar 010 mesmo porque é melhor pra conseguirmos twang

Iversonfr
Hum legal não sabia. Vou pesquisar cara é aí eu falo aqui.

igorbm
Membro Novato
# jun/17
· votar


Buja

Melhor ponte vintage barata,, e talvez a única decente... é a licenciada Wilkinson, feita pela Song-il... (https://pt.aliexpress.com/item/Wilkinson-Chrome-WTB-Ashtray-Vintage-S tyle-Compensated-Tele-Telecaster-Bridge/32742240316.html?spm=2114.1001 0308.1000016.1.QgKvSU&isOrigTitle=true)

Uso e recomendo, tanto para conseguir boas oitavas (saddles compensados), quando no quesito afinação... e acima de tudo, no quesito timbre. #paz

JJJ
Veterano
# jun/17
· votar


Tenho uma e concordo com o igorbm.

Com certeza, tem pontes pra Tele melhores, com aço escovado pelas virgens gregas aos pés do Monte Olimpo, mas na faixa de preço dessa aí acho difícil.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


igorbm
JJJ

Valeu amigos. A ponte wilkinson realmente é boa, de qualidade superior.
Vale o upgrade. Mas por hora nao posso fazer nao, porque senao me afundo.
A gas tem que esperar.

Mas voces desencentivam eu tentar mexer no saddle sozinho certo?
Melhor deixar quieto e fazer o upgrade depois?

Ou essa dica do Iversonfr aqui pode funcionar bem
Se só marcar com uma micro retifica com o disco de corte? Tem uns bem finos.
vai com ele na diagonal meio de quina, só pra marcar, aí vai afundando de leve arredondando.


Iversonfr
Veterano
# jun/17
· votar


Buja

Testa na parte de trás do saddle, se der certo faz na parte de cima nos lugares certos, mas afunda bem pouco hein, só uma leve marcada, não afunda igual nut não.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Iversonfr
Boa ideia. Vou ntentar fazer isso com o que tenho disponivel em casa e te falo como foi.

JJJ
Veterano
# jun/17
· votar


Buja

Só uma coisa: essa da Wilkinson também não tem as guias pras cordas...

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


JJJ
Só uma coisa: essa da Wilkinson também não tem as guias pras cordas...


Tambem nao preciso da ponte toda. So os saddles com guia. Vou ter que apelar pro ML mesmo.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


geronimo.correa
Faz uns meses peguei uma American Special, igual essa: Foto

A única coisa que não curti foram os saddles da ponte, acabei trocando por uns da Rutters, Foto


Geronimo, voce ainda está por aqui?
Tomara que veja este post.

Pesquisei num outro forum gringo aqui, so pra telequeiros (todo mundo ja deve saber qual é) e os caras la me recomendaram esse saddle dos rutters.
Ele ja vem com o caminhozinho das cordas.

So que em outro blog ai de um cara meio louco por guitarras e viciado em teleca (acho que tambem todo mundo sabe qual é), o cara fala sobre os saddles da wilkinson, que tem ajuste de entonação.

Bom, eu nao gosto muito das teles com ponte moderna, com um saddle pra cada corda.
1º porque nao tem aparencia vintage. Os saddles sao de aço cromado e nao de latão.
2º por que como o ajuste da entonação é perfeitnho demais, nao tem aquela semitonação que tem nas teles vintages.

E então, voce que comprou dos rutters, saberia dizer se sao muito superiores aos wilkinson, ou é praticamente a mesma coisa? (Haja visto que o trio de saddles deles custa 55 dolares)

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/17
· votar


Pesquisando sobre aquela linha de guitarras da Fender, da decada de 80 consideradas as piores ja produzidas, achei essa tal de Fender Bullet o que me parece uma telecaster+strato+mustang+tonante bem exótica. Nem sabia que existiu isso, cada vez me surpreendo com alguma coisa da fender.

Fender Bullet



Buja
Veterano
# jul/17
· votar


Luiz_RibeiroSP
Que coisa terrivel.

Iversonfr
Veterano
# ago/17 · Editado por: Iversonfr
· votar


Esse ano to roleiro demais com guitarra e ampli, não tá parando nada aqui. A outra que postei já foi, e peguei essa aqui. Duro de comprar guitarra usada é que o povo não cuida direito e vem tudo ralada e cheio de batidinha =p

Foto 1

Foto 2

Foto 3

ejames
Membro Novato
# ago/17
· votar


http://www.eletrolegal.com.br/produto/kit-de-guitarra-desmontada-telec aster-ss-basswood-sngk002/16252

Alguém sabe algo sobre esses kits?

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Iversonfr
Duro de comprar guitarra usada é que o povo não cuida direito e vem tudo ralada e cheio de batidinha =p

Poxa que triste né. Quem foi o ogro que deixou uma guitarra dessas neste estado. Foi um tal de Keith Richards?

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


ejames
Alguém sabe algo sobre esses kits?

Sao kits ja pre-prontos, pra voce montar a sua guita do jeito que quiser, e aprende um pouco de luthieria. O kit é basico, ferragens, captadores, corpo e braço chineses, nada demais. O timbre é um tanto generico tambem, nao vai ficar igual o timbre de uma teleca classica nao.
Se voce nao sabe absolutamente nada de luthieria, nao recomendo.
Melhor comprar uma guita ja pronta.
Porque talvez o troculo precisa de uma lixada aqui, um calço la, alargar o furo das tarraxas, acertar o escudo, e tal.
Tambem vai ter que fazer a parte eletrica, blindar, soltar direito, regular direito, oitavas, tensor, ponte, nut, tarrachas.
Isso se os trastes estiverem bem retificados, senao, vai ter que retificar tambem. Trabalho chato e delicado.
Fora a pintura, caso queira pintar, ou fazer um acabamento diferenciado.
Pintar em casa dificilmente fica com a mesma aparencia da guitarra na loja.

Mas se ja sabe o que fazer, é até legal. Da pra fazer a guita do jeito que quiser. Coisa que nao vai achar em lugar nenhum.

strinbergshredder
Veterano
# ago/17
· votar


Buja
Vi o kit da Explorer... aaahhh que vontade!! =(

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


strinbergshredder
kkkkkk

vi vaaaaarios kits e nunca comprei. Quando deu um dia eu apelei e comecei a comprar as peças. Mas velhao, comprar cada peça separada é melhor que o kit todo.
Compra primeiro um corpo, ja na cor que voce quer.
Depois compra o braço.
E ai vai comprando as ferragens.
Compra captador.

Dica: nos usados acha-se muita perola.

Se tiver querendo se empenhar numa strato, tenho um braço aqui fenderizado que é seu numero. Se for pra tele, é so retornar o headstock numa tico-tico. Qualquer lugar faz! Se tivesse qualquer peça pra explorer, eu te mandava facil.

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Post pra bater ponto de saida do trabalho e ir pra casa.

http://www.tdpri.com/attachments/img_5153-jpg.448339/

É de encher os olhos né!!!!

Qual (1 só) voce levaria pra casa?
(Nao vou falar pra nao tendenciar as opiniões)

MatheusMX
Veterano
# ago/17
· votar


Iversonfr
show hein!
quais as specs dessa aí?

SkyHawk
Membro
# ago/17
· votar


A laranja vintage relic

strinbergshredder
Veterano
# ago/17
· votar


Buja
Onde vc comprou esse corpo velhão? No Ali mesmo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Clube da Telecaster