Tomei uma descarga elétrica estudando guitarra há pouco

    Autor Mensagem
    vintagentleman
    Veterano
    # set/13


    Galera,

    Vejam o que acabou de me acontecer...

    Estava com uma das minhas guitas estudando escala plugado num microampli ligado à rede através de fonte.

    O carteiro bateu na porta e disse que tinha que fazer a entrega rápido porque o mundo iria acabar. Realmente reparei que o céu estava uma treva só e que um temporal se aproximava. Não dei muita bola. Recebi a encomenda e voltei a estudar.

    Quase que imediatamente caiu um raio próximo da minha casa e teve algum resíduo da descarga que veio parar em mim, pois fez um estouro e apareceu um pequeno arco voltaico entre as cordas da guitarra. O choque deu direto em mim, que para piorar ainda estava descalço...

    A sensação foi semelhante a quando estoura uma corda e atinge as mãos.

    Aparentemente não queimou nada, mas desliguei tudo imediatamente. Tô no maior cagaço... Não sei se arrisco tocar novamente com chuva e raios caindo... Por hoje nem quero mais estudar...

    Fiz Eletrotécnica no médio e sei como isso pode ser perigoso... Se a descarga fosse maior eu poderia até ter morrido. E mesmo com um resíduo desses um pessoa com marcapasso ou problema de arritmia cardíaca pode ir pro beleléu...

    Fica o registro...

    Metal_Owns
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Por isso eu digo: toque com o amp desplugado hehe

    Na maioria das vezes é assim que faço

    Alessca
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Aparentemente não queimou nada, mas desliguei tudo imediatamente. Tô no maior cagaço... Não sei se arrisco tocar novamente com chuva e raios caindo... Por hoje nem quero mais estudar...

    Cara, mas vc sabe dos riscos, aindpor cima tem conhecimento no assunto e ainda pensa se vai se arriscar a tocar guitarra em dias de chuva e raios????

    Não exemplou, não???

    Eu jamais deixo qualquer aparelho eletrônico ligado quando vejo uma tempestade elétrica se aproximando. Já vi muita gente relatando que teve radio, tv, geladeira, pc...queimados por conta da descarga elétrica que vem na rede. Sem contar os casos de pessoas que foram eletrocutadas de leve, e outras que se machucaram, morreram. Na minha região a incidência de raios durante tempestades é enorme. Eu jamais tocaria guitarra que tá colada no seu corpo num momento desses...

    vintagentleman
    Veterano
    # set/13 · Editado por: vintagentleman
    · votar


    Alessca

    Concordo, mas justamente por causa do conhecimento é que o sujeito fica displicente. É a tal da casa de ferreiro, espeto de pau...

    Já ouvi histórias verídicas de mestres eletricistas industriais, caras super instruídos que pelo conhecimento técnico e experiência acabam ficando prevalecidos e sofrem acidentes graves. É uma postura mental que precisa ser monitorada...

    Sabia do risco e não dei bola, mas agora vou prestar mais atenção. É realmente perigoso.

    Aliás, dizem que falar ao celular e telefone fixo durante tempestade com raios é igualmente perigoso...

    Alessca
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    vintagentleman
    É esse pensamento que vc citou é perigoso, é como muito motorista que tem por aí, o cara dirige bem, e corre, corre muito, não respeita limite de velocidade, faz ultrapassagens perigosas, pq tem experiência e um dia morre numa curva, as vezes levando quem estava andando corretamente.

    Essa coisa do celular já ouvi falar mesmo, um dia recebi um email com a foto de um rapaz que havia sofrido uma descarga elétrica no ouvido, mas o celular estava ligado no carregador de energia, ele estava na cama com o celular... estourou o rosto dele...e foi devido a uma descarga elétrica, se é verdade, não sei, mas de tanto ouvir falar, prefiro não me arriscar. Seguro morreu de velho...

    Arimoxinga
    Veterano
    # set/13
    · votar


    vintagentleman

    cara!! que historia hein?

    valeu o alerta!

    vintagentleman
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Alessca


    É. Esse exemplo do motorista é excelente. Quanto mais experiente, mais faz as coisas sem pensar, no automático. Já vi motoristas de carreta e taxistas fazerem coisas absurdas porque se acham...

    Pior ainda: isso ocorre com pilotos de avião também. Mas nesse caso eles têm monitoramento e programas de reciclagem sérios, pelo menos nas grandes empresas. Quando o cara é seguro demais, acaba fazendo merda...

    vintagentleman
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Arimoxinga

    Você está assustado e nem viu o faiscão entre as cordas... Puta troço feio, cara. Tem que cuidar...

    sidguitar1
    Veterano
    # set/13 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    putz, se for pensar nisso o cara nao faz mais nada com chuva, lance e nao usar pc desk pq uma dessas q vc falou e ia o pc pro saco,uma pedaleira provavelmente ia queimar a fonte, a guita aguenta o tranco,de qualquer forma se o cara puder e sempre bom ter um bom aterramento na rede eletrica q ja ajuda nessas horas, agora a hora q vc falou do arco voltaico eu ja viajei aqui, poderia te criado algum poder, ou virar um vai da vida brother heheh, pense , ia dar uma bela historia heheh

    vintagentleman
    Veterano
    # set/13
    · votar


    sidguitar1


    Viajou KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    JJJ
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Aqui tá o maior sol. Posso tocar a vontade... rs

    LeandroP
    Moderador
    # set/13
    · votar


    Eu morreria feliz.. Aliás...

    renatocaster
    Moderador
    # set/13
    · votar


    AC/DC aprova este tópico!

    vintagentleman
    Veterano
    # set/13
    · votar


    LeandroP
    renatocaster
    JJJ


    Rá Rá Rá


    Tô brincando KKKKKKKKKKKKKKKK

    LeandroP
    Moderador
    # set/13
    · votar


    vintagentleman

    Eu já tomei um choque na boca, testando microfone. Fui tocar numa cidade do interior de SC, e assim que subimos no palco veio uma galera na frente, ansiosa pela apresentação. Eis que... O pessoal começo rir e eu fiquei com cara de bundão.

    vintagentleman
    Veterano
    # set/13
    · votar


    LeandroP

    Imagino a cena...

    Eu vejo um monte de profissas tocando descalços. Ontem mesmo acompanhei pela televisão o primeiro show do dia no Rock in Rio e a cantora portuguesa gatinha descalça...

    Lembro-me de um show clássico do Black Crowes onde a galera tava toda descalça também e o clima era todo "bicho grilo" com incenso, tapetes e tal...

    Acho isso extremamente perigoso. A chance de o cara virar aterramento é grande... Sei que existem projetos para evitar esse tipo de situação em grandes shows mas já teve gente que morreu assim, pelo que me recordo...

    Para mim parece um problema subestimado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tomei uma descarga elétrica estudando guitarra há pouco