qual a diferença entre violão e guitarra semi acustica?

    Autor Mensagem
    léo2013
    Membro Novato
    # set/13 · Editado por: léo2013


    ligado as duas num amplificador o som será o mesmo?qual a diferença?me ajudem. Vlw.

    ps:ja usei a busca ñ achei nada concreto sobre o assunto.

    sebber
    Veterano
    # set/13
    · votar


    léo2013

    São instrumentos diferentes. Isso por si só já é uma grande diferença.

    A guitarra tem captadores, o violão pode não ter. A construção, braço, parte elétrica de ambos também difere muito, etc.

    Para ouvidos mal acostumados até podem soar parecidos, só por causa do som limpo, mas não são, embora até dê para tocar tanto limpo como saturado em ambos os instrumentos.

    Enfim, as diferenças são muitas, tanto da parte física, como elétrica e sonora.

    léo2013
    Membro Novato
    # set/13 · Editado por: léo2013
    · votar


    poderia especificar as diferenças?

    Paulo Utida
    Veterano
    # set/13
    · votar


    sebber

    "A guitarra tem captadores, o violão pode não ter."
    Eu acho que ele quis dizer um Violão Elétrico!
    Mas é isso ae... concordo com tudo o que você disse!

    ligado as duas num amplificador o som será o mesmo?qual a diferença?
    Não será o mesmo som não! Em especial pelo que o sebber respondeu - A construção, braço, parte elétrica de ambos também difere muito, etc.

    Procura no YouTube vídeos de Guitarra Acustica que você irá perceber!!!

    Vlw!

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/13
    · votar


    ja usei a busca ñ achei nada concreto sobre o assunto.


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/288324/

    poste a duvida la! antes que esse seja fechado

    sebber
    Veterano
    # set/13
    · votar


    léo2013
    poderia especificar as diferenças?

    Todas elas não. Já falei o que podia para contribuir com o tópico, agora é sua vez de pesquisar :D

    léo2013
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    vlw.

    maspn
    Veterano
    # set/13
    · votar


    de modo brusco,

    um violão quando é microfonado, ele tem uma propagação acústica, uma fidelidade ao som que está se tocando, é um som fiel, um som limpo, o que se toca é o que se ouve,

    a guitarra, ela tem um som modificado, pois precisa ser captado, independente se o captador for de baixa ou alta saída, nunca terá um som tão fiel quanto o de um violão...

    a guitarra semi acústica também não tem um som fiel, pois também é utilizada os captadores nela, mas nela há uma caixa acústica, o que se ganha é propagação sonora maior.

    violão = fidelidade sonora (quando se utiliza meios de microfonação)
    guitarra = há uma alteração sonora pelo meio de se captar,
    guitarra semi-acústica = igual a guitarra, porém há uma propagação sonora maior.


    Violão


    Guitarra:




    eu considero a semi acústica um meio termo entre o violão e a guitarra.


    vintagentleman
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Ainda que seja semi-acústica, uma guitarra deve ter sempre som de guitarra e com som de guitarra eu quero dizer sobre todas as infinitas variações tonais possíveis dentre os inúmeros tipos desse instrumento.

    Ou seja, uma guitarra pode soar das mais diversas maneiras, mas não deve soar como um violão, que tem o som natural muito característico citado aí em cima.

    Até para um leigo a diferença entre um som de violão e de uma guitarra em clean é evidente. Se você não reconhece de cara que o som é de violão, provavelmente está ouvindo algum tipo de guitarra.

    Já vi guitarra com som parecido com violão no clean, mas não era uma boa guitarra, tinha problema de qualidade na captação. Assim sendo, não se espera que uma guitarra tenha som de violão, embora algo parecido possa ser obtido propositalmente usando pedais ou uma guitarra sintetizadora, por exemplo.

    Já com um violão é possível obter um bom nível de distorção, associando o instrumento a pedais de modo que ouvindo a música seja praticamente impossível dizer que não se trata de uma guitarra. Tem uma grande banda dos anos 90 que faz isso com maestria, o Grant Lee Buffalo, que se vê aqui

    http://www.youtube.com/watch?v=bW6K9TAjL3U

    Resumindo, no clean um violão e uma guitarra devem ter sons inconfundíveis, realmente muito distintos. Com efeitos se pode fazer um violão soar exatamente como uma guitarra distorcida. Porém, na minha opinião e para o meu ouvido, mesmo com pedais é muito difícil fazer uma guitarra soar como um violão, podendo-se obter um resultado aproximado.

    vintagentleman
    Veterano
    # set/13
    · votar





    Aqui outro exemplo, solo a 2:05

    Ismah
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Em resposta a parte física da sua pergunta:

    Violão tem corpo oco, que é o que dá som nele. Quando se tem um violão elétrico, temos geralmente um captador piezo - que capta as vibrações do tampo, da ponte, e do corpo, como um todo. Como falaram, é menos comum, mas tem violões com captadores magnéticos, com piezo e magnéticos, como o Ibanez Montage.

    Uma guitarra semi-acústica (incertas palavras, porque nunca desmontei uma), tem um bloco sólido, e sobre este se monta uma madeira fina (1,5~2mm em média), e sob esta captadores magnéticos, que captam a vibração das cordas, praticamente como um todo (um imã cerâmico) ou meio que individualmente (AlNiCo ou cerâmico com imãs individuais).

    Na guitarra também tem se ponte de metal na maioria das vezes, o que aumenta o nível dos agudos drasticamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual a diferença entre violão e guitarra semi acustica?