Devo deixar os plugs conectados nos diversos jacks ?

    Autor Mensagem
    SkyHawk
    Membro
    # ago/13


    Amigos, com várias guitarras, pedais, amps, interfaces, conectores, e mil cabos, a pergunta é: devo deixar tudo conectado ou desplugar tudo sempre ? O que é melhor para a durabilidade dos jacks e plugs ?

    Buja
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    SkyHawk
    Eu deixo tudo conectado. O tira-coloca cabos nos jacks estragam eles.

    Um luthier uma vez até fez um pedalzinho latinha de peixe que tinha varios jacks de entrada, e uma saida para o amp fender dele. Uma especie de ABX...Box.
    Ele disse que assim podia conectar varias guitarras na latinha, mas o plug do amp ficava sempre conectado, evitando o tira-coloca no jack do amp, e com o tempo estragando. Se estragasse, ele trocava o jack com a maior facilidade, mas perderia a originalidade do amp.

    Bom, sendo assim, meus pedais ficam todos conectados. Eu so plugo e desplugo a guitarra, por que senao, como eu vou guardar ela apos tocar? rsrs.

    Os pedais ficam plugados e o amp tambem, inclusive a interface de audio. Assim eu nao estrago, nao dou mal contato, nao dou ruidos por pluga-despluga direto.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Eu uso tudo conectado, mas... dizem que isso consome as baterias se usar seus pedais com esta fonte de energia

    SkyHawk
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Buja
    Também penso assim, mas li aqui no forum alguém dizendo que aliviar a tensão no contato interno do plug/jack seria importante para evitar fadiga do efeito mola que existe na junção e evitar oxidação do ponto de contato em si..... Coisas que também fizeram sentido em um raciocínio simples...

    FBlues_rock
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Edson Caetano
    Consome mesmo se plugar no In do pedal. A Monsterpiece, que fabrica ótimos pedais de fuzz, coloca chave liga/desliga na lateral para evitar isso, já que fuzzes geralmente são usados com bateria. Nos meus fuzzes desplugo os cabos do In para guardar a board.

    SkyHawk
    Boa, pensei isso sobre o efeito mola quando comecei a abrir meus pedais (ainda assim, pela preguiça ficam conectados)

    Hammer
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Minha opinião:
    1º fator (mais importante): muitos pedais possuem em seu jack o sistema de liga/desliga de energia do pedal. Logo se você usa pedais com bateria de 9v (vc deve retirar o plug quando não esta tocando)- claro que se o pedal possui uma chave de liga/desliga outra sem ser no jack. blza... é sé desliga-la para não consumir bateria. É valido ressaltar que a maioria dos violoes eletricos e algumas guitarras ativas tb possuem este sistema. logo deve-se se tirar o cabo.

    2º fator: com relação a questão de fadiga da mola, oxidação, faz sentido, mas acredito que seja algo que só irá fazer a diferença ao longo de muitos anos, logo não seja algo que necessite se preocupar tanto. e fazer a troca do jack é algo que em 95% dos casos é algo simples e que se trata de uma peça que se encontre com facilidade no mercado e de preço relativamente baixo.

    Conclusão: tirando o 1º fator, o resto vai de gosto pessoal e praticidade.

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Eu desligo e tiro tudo toda vez. Mas sempre fiquei com essa "pulga atrás da orelha". Marcando pra ver se aparece alguma teoria irrefutável.

    JJJ
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    Post duplo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Devo deixar os plugs conectados nos diversos jacks ?