Dúvida: equipamento próprio x equipamento de estúdio (ensaio)

    Autor Mensagem
    edalko
    Veterano
    # ago/13


    Salve!

    Abri este tópico justamente para ter uma maior contribuição dos colegas quanto á questão dos ensaios.
    Explico:
    Eu tenho um equipamento legal, mas não possuo tempo para me dedicar... Aposto que toco no máximo uns 30 minutos por semana.
    Quando chega o dia do ensaio, lá tenho eu que desplugar todos os equipos e fazer a famosa "mudança" para o estúdio.
    O ruim que minha sala em casa onde abrigo os equipamentos tem a inacreditável medida de 1,50m2 (isso mesmo, um metro e meio quadrado), de modo que o equipamento é acondicionado em estantes com fios estrategicamente colocados para eu ter um mínimo de espaço para respirar kkkk
    Acontece que, hoje em dia, os estúdios estão bem equipados, com amps valvulados e alguns até com efeitos a serem usados.
    Minha dúvida seria a seguinte: até que ponto é salutar ensaiar com os equipamentos do estudio???

    Veja que na minha situação, o único evento em que posso desfrutar um pouco mais de volume dos meus equipos (amps) é no ensaio, porém dá uma preguiça imensa desmontar tudo e levar para o ensaio.
    Lógico que é interessante construir timbres com o próprio equipamento. Mas na questão custo x benefício, isso é salutar???

    Como vcs fazem?

    Abraços

    Drinho
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    edalko

    É legal ter!
    Mas não é necessário nem eficiente ter... no fim das contas o que é necessário até mesmo pra quem é profissional é um pequeno amplificador para estudos e pra compor e aquele jogo de pedais e etc que o cara leva pra cima e pra baixo pq geralmente é de lá que sai o som dele, se o cara for simples e gostar só de som de ampli puro não tem problema, como você mesmo falou hoje qualquer estúdio tem os melhores marshalls e boogies... se voce vai fazer um show o contratante geralmente aluga um amplificador bom também pagando nada e voce usa lá na boa......

    ter a parafernalha é mais pra satisfazer aquele desejo pessoal, nenhum usuário de guitarra hoje precisa de amplificador próprio, qualquer lugar tem os melhores e pra tocar em casa liga a guitarra no pc mesmo pra estudar, compor e etc, não precisa ser exigente em casa....

    eu vou em estudio que tem amplificador bom e levo só minha guitarra e o afinador de headstock para me manter afinado kkkk

    meu amplificador é um exemplo... ele não é ruim mas também não é nada demais... ele não é capaz de me arrancar lágrimas de felicidade mas eu sou de fato satisfeito com ele e 95% do tempo ele se encontra desligado....

    Calime
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    edalko

    Vou falar do meu caso. Quando estava "na ativa" - escrevo entre aspas pq na verdade falo de um tempo atrás, a qual tinha banda e talz....nada profissional e talz, mas um trampo de certa forma com esmero, na questão timbres, equipos, estrutura - era imprescindível possuir meu equipo, que se constituia de duas guitarras, pedaleira, um amp valve 100 watts head e cx 2x12, alem de cabos e talz.. No ensaio, dependendo do estudio, eu levava todo esse equipo, e geralmente em shows, com raras excessões, eu tbm o levava. As casas de show aqui no ES (que na verdade são poquissimas) não possuem equipo, resultando em praticamente todos da banda terem que possuir e levar o basico de equipamento.

    Atualmente não tenho banda, e pra mim nada mais que uma guitarra, um amp pequeno e um notebook programas instalados seriam mais que o suficiente, mas ainda por um motivo que nem eu sei explicar direito mantenho todos aqui comigo, mesmo morando em um apto de 50 m quadrados.

    astrataranis
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    1.50 é um pouco maior que um fogao... se vc realmente esta nesse espaco, como é que respira, peida e ainda coloca uma guitarra sobre o corpo? praticamente entao ela fica flutando no ar, apenas segurada pelas paredes hehehehe

    enfim, pro teu caso, aconselharia montar uma bancada dos pedais, todos sempre no mesmo lugar, travados, com toda instrumentação ligada full time, quando precisar tirar, soltará um ou dois cabos apenas e sai a bancada toda, bem mais simples pra tirar e por... nao precisa remontar todos, toda hora.

    qto ao amp, ai nao tem jeito neh? ainda mais se tiver mais equipos, ai a bronca eh grande... mas a bancada te ajudaria nao?

    em casa costumam de chamar de duplo... td que eu tenho é duplicado, 2 bikes, 2 computadores, 2 isso e 2 aquilo hehehe ao menos nesse caso te ajudaria ter um em cada lugar nao?

    edalko
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Ok!
    Mas a questão do ter ou não ter fica pra próxima! kkkkkkkkk

    A questão é levar ou não para o estudio...

    claudiobassist
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Na minha opinião não vale a pena não, se o estúdio possui um ampzinho decente o qual consegue reproduzir o som de forma que você consiga se ouvir em meio aos outros instrumentos acredito que seja melhor usar o equipamento do estúdio. Mas aí vai de cada um, eu não ligo tanto assim pra timbre (sou baixista, sei que os guitarristas costumam ter uma exigência maior quanto a timbre). Talvez seja interessante levar toda essa aparelhagem apenas quando for gravar ou algo assim.

    boblau
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Eu sempre consegui separar um "canto" para a minha "música". E sempre maior do que 1,5 m2.... Lá eu guardo somente as minhas preciosidades.

    Mas para ensaiar em estúdio, levava só minha guita e minha ART SGX2000 que emula qualquer coisa e posso ligar num ampli ou na mesa mesmo.

    Recentemente veio um brother aqui em casa e trouxe o equipo de ensaio dele: um Iphone e uma caixinha Bose. Para o ensaio deu e sobrou... Mas não me perguntem qual a fórmula porque eu me recusei a ver.

    edalko
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    boblau
    um Iphone e uma caixinha Bose. Para o ensaio deu e sobrou...

    Esses dias fui na casa de um conhecido que tem um estudio para ensaio na própria casa... muito bem feito. E o amp da guita??? Um Fender Bullet de 10 ou 15W transistor... sonzeira!!!
    Não acreditei como falou alto aquele amp... acho que tudo devido ao excelente tratamento acústico.

    ROo
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Acho que o melhor é ter o equipamento grande e legal para show e algo prático para ensaios.
    Se o amplificador do estúdio é decente, no mínimo audível, aceita bem pedais, tem send e return, ter uma boa pedaleira faz a função. Em dia de show, leva a parafernália que tira o som legal.

    Daqui um tempo eu terei um Rocktron voodu valve + power amp + caixa 2x12 + behringer FCB1010 e só usarei isso para show, em ensaio no máximo levar o pré e a Behringer, ou levar uma POD.
    Não vejo para que ter tanto sofrimento para levar todo o set só para ensaiar sendo que, geralmente, encontramos bons equipamentos nos estúdios.

    MMI
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    edalko

    Isso aí é polêmica, cada um vai ter uma opinião e a discussão vai longe...

    É muito legal ter os equipamentos, timbrar, mexer no controles, descobrir o que eles podem fazer. Por exemplo, para citar algo que você tem, um Mark V não é exatamente um amp do tipo "plug and play". Pode até ter em algum estúdio por aí, mas achar o melhor dele não é nada simples para quem não tem algum convívio. Por outro lado, mesmo se deixar flat ou mexer nos controles aleatoriamente, som ruim não vai sair. Acrescente o fato, por exemplo, que num estúdio as válvulas ficam ali, originais, se não abrirem o bico não serão trocadas, além de serem equipos que geralmente são bem surrados.

    Os amps que a gente gosta, os valvulados, são grandes, pesados e nada práticos, além de serem um pouco sensíveis. Transportar, por exemplo, um cabeçote Soldano e uma 4x12 vira um martírio - mesmo porque não é só ele, são guitarras, cabos, pedais, afinador, palhetas e uma tralha sem fim que vai junto. No nosso caso, onde isso tudo é por prazer, é o momento da semana que a gente se diverte e relaxa pode ser parte do ritual e ser prazeroso, como o cara que passa o dia cuidando do carro ou o outro que corre atrás de uma bola numa quadra. Por isso depende do quanto isto te faz bem, pode ter um custo benefício favorável ou não... Se te dá prazer, é muito salutar, mas se enche o saco profundamente não é.

    Os mini-amps, como o seu mini Rectifier, é bem apropriado, ele com uma 1x12 pode ser bem legal para este propósito. Pode tranquilamente ser seu amp de ensaio, se você plugar num gabinete do estúdio, melhor ainda, é pequeno e leve, no bag dele já vão uns cabinhos. Raramente eu tiro os meus de casa, mas os pesos-pesados dificilmente tomam o ar da rua. Quando levo são os pequenos, mini-amp ou mesmo o combo, os maiores são complicados demais... E atualmente tenho tocado bandolim, é legal, pequeno, leve e num case minúsculo deles já vai tudo - um afinador e umas palhetas. kkkkkkk

    Drive30
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    edalko

    Cara, sua situação é igual a minha, meu equipamento fica num quartinho tambem, acho que do tamanho do seu ou um pouco maior, mas é um lugar hermeticamente fechado onde consigo usar o volume praticamente na mesma altura do ensaio. Porem o chato mesmo é ter que desmontar tudo .. e na maioria das vezes nao levo o ampli , que é extremamente pesado, mesmo sendo um head.

    Eu normalmente levo a guitarra e case de pedais, onde uso um pedal de distorção 'coringa' para o caso do ampli do estudio ter uma distorcao ruim ou fraca (pois toco metal) , no caso uso o suhr riot, junto com um EQ no loop e pronto consigo tirar o som que quiser em qualquer amp tosco que eu vá ensaiar.

    Juh_Cruz
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    eu não tenho escolha mesmo, tenho q levar meu equipamento pra ensaiar, pq a igreja não tem equipamentos próprios, mas se tivesse, eu não levaria os meus não.. muito trabalho hsauahsusahu

    Juh_Cruz
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    ok, não ajudei em nada na sua dúvida =P
    husahsu

    Delson
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Bom. Só pra ensaio em estúdio, creio que levar a guitarra e o set de pedais resolva o problema. Ou só a guitarra...

    Se o ensaio for na casa de alguém, com mais espaço disponível, aí já penso que seria interessante levar tudo. Mas deve-se levar em consideração a constância desses ensaios.

    Se o caso for "construir timbres", creio que isso possa ser feito em casa mesmo, no silêncio (sic), um encontro com seu eu interior, hehe...

    Não sei se ajudou de alguma forma, mas é isso aí...

    edalko
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    claudiobassist
    boblau
    ROo
    MMI
    Drive30
    Juh_Cruz

    Pois então.
    Tenho levado o Mini Rectifier... No último, levei o Peavey Classic 30.
    Na verdade, estou pensando em levar os dois e usar o Radial Headbone VT, plugando o Mini tbém no falante do Peavey.
    Seria um mini combo feroz, com os dois canais do Peavey e mais os dois do Mini...
    Daí nem preciso levar pedais... só a guita mesmo e cabos (muitos cabos kkk)

    Outra opção é levar o Mark 5... pois ele é uma usina de timbres, e com seu reverb então, já fecha tudo quanto é som, ainda mais que embuti na sua traseira um pedal de delay, e tenho tudo ali. É só levar o foot (imenso), guita e cabos.

    Como sou meio chato com timbre, haja vista que já tenho uma ideia do que gosto para mim, ficar fuçando em estudio até achar algo parecido, vai tempo... e não é sempre que conseguimos a mesma sala, sendo totalmente o resultado sonoro de uma pra outra, sem contar que os equipos lá não são os mesmos.

    O negócio mesmo é fazer uma musculação antes kkkk.

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Ah cara, eu não levo ampli pra estúdio não... Se pudesse não levava nem o instrumento! kkkkkk

    Afinal de contas, na hora de algum show o equipamento vai ser outro, o lugar também interfere no som e tal. Por isso que é fundamental passar o som na hora H.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Andar com equipamento por ai é sempre arriscado, melhor levar o minimo possível. Alem do mais, cada estúdio vai ter alguma coisa diferente e isso possibilita testar varias coisas que dificilmente teríamos oportunidade te usar. Eu tinha um certo preconceito com coisa digital(porque só conhecia ZOOM 505) ai fui num estúdio que tinha um Line 6 flextone III e foi um dos melhores amps que ja usei.
    Vish, a galera tem varis equipamento uheuhe. eu uso em casa um crate GS-15 e um ax84 que montei, no ensaio na garagem usava meteoro RX100 e antes fazia um esquema de ligar um sonorus num Memphis e ficava com 2 amps pra ter mais volume.

    MMI
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    edalko

    Como sou meio chato com timbre, haja vista que já tenho uma ideia do que gosto para mim, ficar fuçando em estudio até achar algo parecido, vai tempo... e não é sempre que conseguimos a mesma sala, sendo totalmente o resultado sonoro de uma pra outra, sem contar que os equipos lá não são os mesmos.

    Você é um caso perdido. Tem que usar equipo bom, carregar os amps, guitarras e deixar de pensar no assunto, tem que curtir. Desencana. huahuahuahua

    Neste momento estou rodeado de equipos. Que bom! rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: equipamento próprio x equipamento de estúdio (ensaio)