Romanze n.1 (Beethoven) – guitarra e orquestra (real!) - Makumbator

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jul/13


Aqui está minha versão para guitarra e orquestra do Romanze n.1 para violino e orquestra, em sol maior, Op. 40, de Ludwig Van Beethoven. Essa peça foi composta em 1802 e lançada pelo autor em 1803 (apesar de ter sido composta quatro anos depois do Romaze n.2, ela foi nomeada como a primeira peça da coleção, pois foi publicada antes). A instrumentação é a mesma que a do Romanze n.2: flauta, 2 oboés, 2 fagotes, 2 trompas, e cordas (violino I, violino II, viola, cello e contrabaixo) e solista.

A orquestra mais uma vez não é sampler virtual, e sim um playback da Music Minus One, com a Sinfônica de Stuttgart, sob a regência de Emil Kahn. Foi novamente um desafio seguir a orquestra com o solo, pois em vários momentos há pouca referência de tempo, que flutua de acordo com a melodia. Nos trechos de solo isolado (como no início) eu pude gravar livremente, sem levar em conta a contagem da orquestra. Depois apenas movi o que havia feito de forma a se encaixar na continuação da orquestra.

http://www.youtube.com/watch?v=N6tVT6VLzo8&


Aqui apenas o áudio da peça, em mp3:
http://app.box.com/s/u5n3jsmw0g1wxvm6wmlg


Como de costume, também disponibilizo o material para quem quiser tocar:

Partitura e partes de orquestra (completa, com a grade e partes de todos os instrumentos, além de guitarra solo com e sem tab):
http://app.box.com/s/43u9dfn7zlsk143ymcxe


Partitura da redução para guitarra e piano (o arranjo do piano é de minha autoria, e também acompanha parte de guitarra com e sem tab):
http://app.box.com/s/0w068wy6t2e2v2n33shu

Playback da redução (escrevi no Sibelius 7. O piano é Addictive keys). O solo deve entrar após as 6 batidas de contagem. atenção para os vários rubatos da peça:
http://app.box.com/s/swtukr6bn6wfp0uhwxqz

Partitura da versão original para violino e orquestra:
http://imslp.org/wiki/Special:ImagefromIndex/00840

Aqui a original com violino, em uma versão que gosto bastante (Anne-Sophie Mutter e a Filarmônica de Nova Iorque, sob a regência de Kurt Masur):
http://www.youtube.com/watch?v=e6x-4DDD3hw

Valeu!

P.S. Aqui o tópico do Romanze n.2:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/297226/

buddy guy
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator


First...........


Fala ae,camarada Makumbeiro,tudo suça ? Ae mano,sempre com excelentes trabalhos,né? Muito massa !! Mandou bem,mais uma vez !!

makumbator
Moderador
# jul/13
· votar


buddy guy

Opa! E aí amigo?

Agradeço sua presença e os comentários!

makumbator
Moderador
# jul/13 · Editado por: makumbator
· votar


Esqueci de incluir o equipamento usado:

Guitarra: Jackson DX 10D FS
amp e caixa virtual: Amplitube Orange
Reverb de convolução Reverence (nativo do Cubase)

No playback da orquestra apenas retirei um pouquinho de ruído de fundo (com o Voxengo Redunoise), que estava me incomodando um pouco.

na master tem pouca coisa, e tudo usado com parcimônia:

Slate Digital VCC - simulador de console analógico
Softube Summit Audio TLA 100A - compressor usado apenas para timbrar
Slate Digital VTM - simulador de fita
Slate Digital FG-X - compressor/limiter e maximizador (compressão bem pequena)
Izotope dither e noise shape (do Sound Forge)

ogner
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator

Muito chique!! hehehe!!
Gostei do crunchzinho!! Acho que é a primeira que vc usa um low gain na guitarra né? Nas intrepretaçoes de classico com guitarra q vc fez...

EduJazz
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator

Excelente interpretação, de muito bom gosto.

A peça é linda! Meus parabéns!

Lelo Mig
Membro
# jul/13
· votar


makumbator

Marcando para ver depois!! (Estou sem som nesse PC)

Mas vindo do Makumba, já sei que é coisa boa.........

makumbator
Moderador
# jul/13
· votar


ogner

Valeu companheiro!

Gostei do crunchzinho!! Acho que é a primeira que vc usa um low gain na guitarra né? Nas intrepretaçoes de classico com guitarra q vc fez...

Cada vez uso menos drive. Também foi uma oportunidade em testar o Amplitube Orange, recém comprado. Achei legal.

EduJazz

Muito obrigado! Realmente a peça é muito bem escrita.


Lelo Mig

Opa! Fico aguardando os comentários!

guitar_VLP
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator
Cara muito bom!!!
Quanto tempo você levou para gravar e escrever tudo?

Abs

ALF is back
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator
muito bom cara! excelente interpretação! de alguma maneira que nao sei explicar, a guitarra soa diferente na sua mão...creio q seja a forma como vc interpreta a musica, impondo uma pegada que combina muito com a musica classica! animal!
duvida estupida, vc usou metronomo ne? ou algum "maestro virtual"? pq vc fica sempre acompanhando algo na tela...creio q seja a partitura, e o metronomo pingando na sua monitoração! é isso?
excelente trabalho cara!
parabens!

makumbator
Moderador
# jul/13 · Editado por: makumbator
· votar


guitar_VLP

Agradeço o comentário!

Quanto tempo você levou para gravar e escrever tudo?

Eu escrevo rápido no Sibelius. A música não é tão longa (para os padrões clássicos). Acho que escrevi a partitura em uns 2 dias. A gravação foi rápida também. Estudei a peça durante uma semana e depois gravei em um dia. Mas já havia analisado ela sem o instrumento antes mesmo de começar a ensaiar, então já sabia o queria fazer.

ALF is back

Legal que você gostou! Valeu!

duvida estupida, vc usou metronomo ne? ou algum "maestro virtual"?

Na verdade não tem metrônomo (a não ser a contagem no início da peça). Nas partes em solo absoluto (ou seja, sem nada da orquestra) eu gravei livremente mesmo. Nos trechos com orquestra eu tive que seguir o playback. Mas o estudo da partitura completa da orquestra (juntamente com o fato de escrever a mesma no Sibelius) já me deram bastante fundamento para saber qual instrumento ouvir para manter o tempo.

pq vc fica sempre acompanhando algo na tela...creio q seja a partitura

Em alguns momentos eu olho a partitura, por segurança em determinados trechos (apesar dela estar praticamente decorada). No finalzinho pode notar que eu olho para o outro lado, aí é mesmo para ir junto da orquestra nos acordes finais através da tela.

Mais uma vez agradeço!

Arimoxinga
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator

Essas tuas versões são show, e fora o conteúdo que tu posta.

Excelente!!!

buddy guy
Veterano
# jul/13 · Editado por: buddy guy
· votar


makumbator


Mano,não me canso de pegar no pé da turma aqui.Vejo uma porrada de colega aqui,de talento,e que poderiam gravar um CD por iniciativa própria.Pra modo dos colegas que curtem,poder escutar em casa,no carro,onde mais desse na telha.
E tu,é um dos manos que estão nesta lista aí.Deveria passar estes seus trabalhos para um CD(EDIT e ou DVD). Eu mesmo,seria um forte candidato a adquirir um !! Não somente eu,mas muitos aqui,tenho certeza !!

jigo__
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator
kra esta td mto bom, mas achei mto lindo msm nos 5 min.!!!!!! rsrs

fera demais, ja ouvi 3 vezes direto!!!

abçs

Buja
Veterano
# jul/13
· votar


Simplesmente incrivel. Eu nao sei porque, makumbator, que toda vez que eu vejo um instrumental seu assim, me da vontade de tocar contra-baixo, rsrs. Eu fico pulsando um baixo na minha cabeça a musica toda. Eu devo ser doido ne, rsrs. E olha que eu nem tenho baixo.

Mas ficou incrivel sua versão cara. A guitarra da um sabor a mais na musica, um quê de modernidade, que nao cansa.

De Ros
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator

Pô velho. bonito demais!! Super musical e expressivo. E acompanhar sem sem acompanhado é complicado, né? Matou a pau!!

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/13
· votar


Cara, meus parabéns. Tu mandou bem demais.

ALF is back
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator
Mas o estudo da partitura completa da orquestra (juntamente com o fato de escrever a mesma no Sibelius) já me deram bastante fundamento para saber qual instrumento ouvir para manter o tempo.
muito bom cara! eu nao me surpreendo q vc nao tenha usado metronomo pois já ouvi muito disso, dos musicos sentirem a pulsação da musica "selecionando" o instrumento certo! isso é coisa de profissional mesmo!
parabens mais uma vez!

crianças, não façam isso em casa!
=p

Adler3x3
Veterano
# jul/13
· votar


Makumbator

Bem ficou muito bom.
- Vídeo - a partitura e você tocando em preto em branco, deu certo;
- Execução - quase perfeita, a sua técnica de tocar o violoncello e o baixo, deve ter ajudado para fazer o solo;
- Orquestra - conseguiu encaixar bem apesar das variações de tempo; e o som da orquestra ficou bom, considerando que teve que usar efeitos na linha da guitarra, e esta parte deve ter sido uma das mais difíceis de acertar;

E como sempre o material de apoio bem completo.

makumbator
Moderador
# jul/13
· votar


Arimoxinga

Obrigado cara!

buddy guy
Mano,não me canso de pegar no pé da turma aqui.Vejo uma porrada de colega aqui,de talento,e que poderiam gravar um CD por iniciativa própria.

Eu concordo! Tem muita gente talentosa por aqui (sem contar os que apenas passaram pelo fórum por algum tempo e depois seguiram outros caminhos). Na verdade eu sempre me assombro com a quantidade de músicos não "famosos" que tenho a oportunidade de conhecer, e são cheios de talento.

E tu,é um dos manos que estão nesta lista aí.Deveria passar estes seus trabalhos para um CD(EDIT e ou DVD).

Eu já até participei de várias gravações, mas realmente algum lançamento próprio é algo que me falta!

jigo__

Muito obrigado!

mas achei mto lindo msm nos 5 min.!!!!!! rsrs
fera demais, ja ouvi 3 vezes direto!!!


Tem umas frases lindas tanto no solo quanto na orquestra. Créditos para o Beethoven!


Buja

Hshsah! Que bom que incentivo alguém a também fazer música!

E olha que eu nem tenho baixo.

Você não tinha um baixo? Ou confundi com outra pessoa?

BrotherCrow

Valeu!

De Ros

Só posso agradecer seus comentários!
E acompanhar sem sem acompanhado é complicado, né?

Pois é! O mais doido é seguir o acompanhamento do playback e tentar fazer parecer que é ele que te segue...hashsahsa! É mesmo um desafio.

ALF is back
muito bom cara! eu nao me surpreendo q vc nao tenha usado metronomo pois já ouvi muito disso, dos musicos sentirem a pulsação da musica "selecionando" o instrumento certo! isso é coisa de profissional mesmo!
parabens mais uma vez!


Não sei se eu sou uma minoria, mas eu realmente adoro ouvir cada pequeno detalhe de um arranjo. Uma linda trama instrumental de "base" me emociona mais que uma profusão de notas de um solista se estiverem descoladas do acompanhamento. Talvez seja o fato de ser baixista de origem. Eu realmente curto demais esmiuçar o que acontece "por trás" do solo.

Adler3x3

Muito Obrigado!

e o som da orquestra ficou bom,

Engraçado que apesar de ser do mesmo CD do Romanze n.2 (e com a mesma orquestra, maestro, sala, equipe de gravação, etc...), a gravação desse primeiro soa mesmo melhor!!

Buja
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator
Você não tinha um baixo? Ou confundi com outra pessoa?

Tinha sim. E tenho saudades. Mas vendi, e decidi me focar na guitarra por enquanto. Toquei baixos por muitos anos e nunca avancei na guitarra direito. Decidi que era hora de deixar o baixo por uns tempos e aceitar o desafio da guitarra.

Daqui uns anos quem sabe eu nao volte para o baixo, com um espirito animado e renovado. E se voltar farei como voce, vou direto pro rabeção e pro fretless.

tchedovollosky
Veterano
# jul/13
· votar


legal! vou dar um olhada depois.

makumbator
Moderador
# jul/13 · Editado por: makumbator
· votar


Buja

Ah eu lembrava que você tinha mesmo um baixo.

Eu não conseguiria abandonar algum dos instrumentos que toco, pois cada um deles é importante para mim. É como se cada um suprisse uma parte do meu interesse musical, e torando algum deles o todo ficaria incompleto.

Se a sementinha do baixo realmente está em você é só questão de tempo que volte a ter um! Hsahsah!

tchedovollosky

Beleza!

buddy guy
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator
Eu já até participei de várias gravações, mas realmente algum lançamento próprio é algo que me falta!


Pois é. Eu fiz menção a gravação,justamente por isso.Na verdade,se nós que estamos aqui à anos,não valorizarmos os trabalhos dos nossos próprios colegas aqui,e ao mesmo passo,não darmos força pra eles,não faz nenhum sentido da gente continuar por aqui !! Por isto que sempre "levanto esta bandeira" aqui no Club.

makumbator
Moderador
# jul/13
· votar


buddy guy

se nós que estamos aqui à anos,não valorizarmos os trabalhos dos nossos próprios colegas aqui,e ao mesmo passo,não darmos força pra eles,não faz nenhum sentido da gente continuar por aqui !! Por isto que sempre "levanto esta bandeira" aqui no Club.

Pois é. Valorizo bastante o pessoal que lança seus trabalhos a despeito de toda a dificuldade. O que eu procuro fazer nas minhas postagens é sempre disponibilizar o material de estudo, assim eu retribuo um pouco a atenção do pessoal. Levo muito a sério o lance de compartilhar o conhecimento.

buddy guy
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator

Pois é. Valorizo bastante o pessoal que lança seus trabalhos a despeito de toda a dificuldade. O que eu procuro fazer nas minhas postagens é sempre disponibilizar o material de estudo, assim eu retribuo um pouco a atenção do pessoal. Levo muito a sério o lance de compartilhar o conhecimento.


Verdade,sempre a gente vê que tu disponibiliza material etc....Mas em fim,veja se passa estes teus trabalhos para CD ou DVD,mano. Vai ser legal,pode acreditar.

Grande abraço !!!

Buja
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator
Se a sementinha do baixo realmente está em você é só questão de tempo que volte a ter um! Hsahsah!


Eu estou lutando pra nao voltar pro baixo rsrs, a guitarra está sendo muito dificil mas com fé eu consigo rsrs.

Rabbit
Veterano
# jul/13
· votar


makumbator

Maravilha meu velho! Na minha opnião encaixou tudo certo. Timbre, a execução, a dinâmica da execução e tudo mais. Valeu pelo vídeo!

diogenes_g3
Veterano
# jul/13
· votar


parabéns

leandroantonioli
Veterano
# jul/13
· votar


Muito bom!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Romanze n.1 (Beethoven) – guitarra e orquestra (real!) - Makumbator