Modos Gregos

    Autor Mensagem
    Kirk Malmsteen
    Veterano
    # jan/04


    após ver akele famoso topic do Beto Gueimes eu fiquei curioso e fui estudar os modos.ae escrevi issos.postem otras informações ae dá pra ser feito um topic igual ao de exercícios,mas sobre os modos :p ou pelo menos corrijam se eu falei algo de errado,q ae eu aprendo também :)

    Modos Gregos

    um modo é uma escala tocada a partir de uma raíz diferente.por exemplo,C Maior é C D E F G A B C.Se a gente tocar-la a partir de uma raíz diferente (exemplo D E F G A B C D) vira uma escala diferente,um Modo da escala de C Maior (Nesse caso o Modo é Dórico).É por isso q temos 7 Modos diferentes (pq há 7 pontos de partida possíveis.Os Modos são:

    I Jônico (Escala Maior)- vai de C a C
    II Dórico -vai de D a D
    III Frígio - E a E
    IV Lídio - F a F
    V Mixolídio - G a G
    VI Eólio (Menor Natural,reparem q é o mesmo esquema do negócio de relativas) -A a A
    VII Lócrio - B a B
    saber isso é útil pq vc pode passar vários climas nos improvisos e talz

    tem também uns lances de campo harmonico q eu num manjo e se quem manja quiser poste ae *olha pro Dave Murray*,pelo q eu entendi é assim: se vc tocar os modos sozinho,sem acompanhamento,vc nem percebe muita mudança.mas se vc toca sobre uma base de tal acorde dá uma sonoridade x,mas toca exatamente a mesma coisa com otra base e dá uma sensação diferente

    postem ae XD (eu sei q tá bem mixo,mas foi o q eu entendi)

    Blonde Helmet
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    campo harmonico:

    A formação de um acorde vem de 3 notas, a tonica, a Terça e a quinta. Da tonica pra terça eh 2 tons, e da terça pra quinta eh 1t e 1/2 certo? Intaum pegamos a seguinte formula:
    Acorde Maior: T 3² 5²
    Acorde Menor: T 3²b 5
    Acorde diminuto: T 3²b 5²b

    existem mais tipos, soh coloquei esses pra ficar mais simples. 3²b leia terça bmol, eh meio tom abaixo. Por exemplo o acorde maior de C seria C(tonica) E(terça) G(quinta)... Se vc tocar essas tres notas junto na escala terá um acorde Dó maior. Se vc quiser um C menor, seria C(tonica) D#(terça bmol) e G(quinta). e por aí vai. Agora pegue a escala natural de C, a q vc citou: C D E F G A B C

    Agora pegue oa notas de 3 eim 3 ali, todas as possiveis. Após fazer isso, vc descobrirá o Campo hamornico de uma escala. O De C seria: C Dm Em F G Am Bm5²(leia Bm diminuto).
    Se vc fizer uma base com alguns desses acordes, e usar a escala de C eim cima, vai harmonizar, pq todaas as notas do campo harmonico de C estão presente na escala de C sacas?

    Eh uma breve explicação, naum sei se deu pra intender

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Blonde Helmet
    Por q o campo harmonico de C é:C Dm Dm F G Am Bm5² e não C D E F G A B?(só acordes maiores)

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ah,aproveitando o tópico sob modos gregos quero tirar outras dúvidas:
    ME falaram q na hora de montar uma escala usando modos gregos,não pode haver acidentes (por exemplo C,D,E,F#,estaria errado o F#),isso é verdade?E se eu quiser usar o F# qual o problema?Digo isso pq analisando alguns licks q tenho,muitos tem acidentes.(então fico pensando,será q o guitarrista esqueceu da teoria,ou ele monto a escala de forma "errada" de propósito?).
    E + uma,no modo Jônico,seria C,D,E,F,G,A,D,C.Eu teria q tocar todas as notas na ordem ou eu posso tocar na ordem q quiser,e poderia pular alguma nota? Ex:C,B,D,E,G,A,B,C etc

    Kirk Malmsteen
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    aêêêêê alguém posto XD

    Kirk Malmsteen
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    pode ter acidentes sim kra,depende do tom
    se E Maior tem 4 acidentes,C Frígio terá 4 acidentes também

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Kirk Malmsteen
    Vc (ou alguém)pode me dar um exemplo de C fígio por favor.
    Eu até sei montar escalas de C Jonico,más frígio nem tenho idéia.

    Kirk Malmsteen
    Veterano
    # jan/04
    · votar



    e------------------------------------8-----------------
    B-----------------------------8-9-11-------------------
    G------------------------8-10--------------------------
    D----------------8-10-11-------------------------------
    A--------8-10-11--------------------------------------
    E-8-9-11---------------------------------------------

    C Db Eb F G Ab Bb C

    :D

    yvo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DIMEBAG DARREL

    soh se esse modo for relativo de C, pq ai a escala nao tyem acidente

    ms nao tem nada a ver.. por exemplo o Mi Dórico eh:

    E F# G A B C# D

    eh relativa de D jônio, e temn acidetens...

    Igormusic
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ah sim........ complicou mais

    yvo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Igormusic

    nao vai ser aqui, com umbando de informaçao solta, q tu vai aprender sobre modos gregos,..

    procura um professor pra ensinar tudo desde o começo, ou uma apostila na interne... e tem na busca um tutorial sobre modos gregos

    Kirk Malmsteen
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    dórico = de D a D
    escala de D tem dois acidentes

    E Dórico = 2 acidentes

    saco?

    Kirk Malmsteen
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    nao vai ser aqui, com umbando de informaçao solta, q tu vai aprender sobre modos gregos,..


    com certeza kra,mas a minha idéia pro tópico num é faze o baguio definitivo,é mais q pra esclarecer dúvidas,saca?ae chega usuário,olha o topic por curiosidade,e acaba achando algo q num sabia/lembrava

    pra ser sincero o topic foi mais pras pessoas tirarem minhas duvidas do q pra qualquer otra coisa.... *vergonha*

    yvo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Kirk Malmsteen

    eu sei, por isso q eu falei pra ele q num ia conseguir coisas aki... geralmente os topicos sobre modos gregos sao os caras q poe pra tirar uma duvida ou outra.. soh aquele q colocaram, um tutorial , q realmente serve pra aprender

    Kirk Malmsteen
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ah então beleza
    ce tem o link do tutorial? ou ao menos sabe o nome... :P

    pessoas,se tiverem dúvidas ou informações legais postem ae :)

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Agora eu entendi melhor.É q lí em um site por aí sob modos gregos,e lá não dizia q pode ter escalas de C Frígio,então achava q existia apenas C jonio,más também tem C frigio,dórico etc.
    Más se eu quiser fazer uma escala de C Frígio,(como aquela q foi feita acima)como eu saber quais são os acidentes q entram na escala?(claro q já ví lá quais são,más quero saber como eu posso tirar os tons na raça,pq não vou poder olhar para essa escala toda vez q me esquecer quais são os acidentes,então tenho q aprender como achar os acidentes.)

    yvo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    perai q eu vo procurar

    yvo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    achei ta aki o link : http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=15616

    Kirk Malmsteen
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DIMEBAG DARREL
    se num me engano frígio é T-S-T-T-T-S-T-T

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    yvo
    Kirk Malmsteen
    Valeu.

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ei pessoal,eu vou fazer uma escala de A Jônio,para treinar,daí vcs por favor me digam se fiz certo,e onde errei (se eu errar):
    e--------------------------------------7-8-10-12--etc-----
    B-------------------------------6-8-10-----------------
    G------------------------5-7-9-------------------------
    D-----------------5-7-9-------------------------------
    A----------5-7-8--------------------------------------
    E---5-7-8-------------------------------------------

    LeandroP
    Moderador
    # jan/04
    · votar


    DIMEBAG DARREL

    O campo harmônico é formado por acordes menores e maiores por uma razão: o empilhamento de terças.

    Mas o que isso?

    Se você pegar e montar uma escala de Dó (Jônio), e sobre ela um Mi (Frígio) e depois Sol (Mixolídio) você acabou "empilhando" as terças, veja:

    C - D - E - F - G - A - B

    Mais a terça:

    E - F - G - A - B - C - D
    C - D - E - F - G - A - B

    Mais a outra terça de MI (Sol) empilhada... o que seria a quinta em relação a Dó:

    G - A - B - C - D - E - F
    E - F - G - A - B - C - D
    C - D - E - F - G - A - B

    Na primeira coluna temos: C, E, G (Dó maior)
    na segunda..............: D, F, A (Ré menor - note que o fá em relação ao ré produz um intervalo de terça menor - 1,5 tom)

    e assim por diante...

    Se você empilhar mais um terça, teremos então o campo harmônico em tétrades (4 notas) e ai as sétimas (maiores e menores) ficam evidetes, daí que se vê os acordes:

    C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)

    André Gomez
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Vendo isso eu descobri que eu tenho que estudar muuuuuuito!!!

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Más a escala q fiz está errada?
    Na hora de montar,eu apenas fúi passando as notas no braço do instrumento,.Pois usei o método Jônio q não tem acidentes.
    Eu não peguei direito essa parada de acordes:M,m,m,M,M,m,°.Eu não entendi como funciona.Se eu tocar a nota D (na 5° casa da 5° corda),o q determina se é um DM ou um Dm?
    Nossa,ta difícil,más estou chegando lá.É só alguém me esclarecer essas dúvidas.

    Vern
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Galerinha, aula não mata ninguem. Arranjem um bom professor. É só fazer as contas. Não adianta ninguem chorar e falar que não tem dinheiro para fazer aula. Quem tá aqui no Forum tem PC, tem TELEFONE então não é nenhum ferrapado. Então economizem em algo ou deixem de fazer algo e estudem a guitarra. De graça garanto que vocês não vão consseguir nada.

    Desculpe pela msg. Mais é a pura verdade.

    GuitarHouse
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Vern
    esqueceu de falar qnt vc cobra pra dar a aula, qual seu metodo de ensino, heheh

    Vern
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    GuitarHouse

    LOL

    hehehe Pior que nem falei nesse intúito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modos Gregos