Dúvida: Quanto maior o calibre das cordas maior probabilidade de estourar?

    Autor Mensagem
    Gui Tsuu
    Veterano
    # jun/13


    Bom, seguinte, sei que a tensão aumenta, mas pelo fato da espessura das cordas ser maior a corda se torna menos frágil também.

    Conversei com um amigo meu que se fez de entendido sobre o assunto, mas não me explicou muito bem, e disse q o meu problema em estourar cordas muito rápido é porque to usando cordas com tensão maior, além de ser meio macaco as vezes também.

    Bom queria saber se alguém sabe esclarecer essa dúvida?

    Obrigado

    TheRover
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Já usei 0.09, 0.10 e 0.11. Todas estouraram em 1 mês, em média. Deve ser mais questão de sorte.

    Buja
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Gui Tsuu
    O que é mais facil de arrebentar? Uma linha de costura ou um fio de tomada?

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Gui Tsuu
    TheRover

    Comigo foi ao contrário. Passei uns 10 anos usando 09. Estourava corda as vzs.

    Depois que passei usar 010 em uma guita e 011 na strato, nunca mais estourei corda.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Buja
    Eu pensava do mesmo jeito que você, fiquei em dúvida porque ele disse uma coisa que é real também, uma corda de calibre maior tem que ficar mais esticada ( Tensão maior) para conseguir chegar na mesma afinação de uma corda de menor calibre.

    TheRover
    Nefelibata
    Minhas cordas costumam durar por ai também, mas não cuido tão bem assim delas, então não posso reclamar muito xD

    fla3d
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Cordas de espessura maior são mais difíceis de arrebentar.

    Agora calibre é a medida interna de um tubo, porque virou mania dizer calibre de corda? Acho tão estranho.

    Filippo14
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Gui Tsuu
    Mano, você ja viu corda de baixo estourando, e caso ja tenha visto, com que frenquencia isso ocorre? está ai sua resposta.

    Abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Gui Tsuu

    Depende da tensão aplicada no braço e não só do tipo/espessura da corda!

    É por isso que existe a regulagem do Tensor! Dãããã ;)

    Abs

    kaaafé
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Mano, você ja viu corda de baixo estourando, e caso ja tenha visto, com que frenquencia isso ocorre? está ai sua resposta.

    bem pensado.. '-'

    Depois que passei usar 010 em uma guita e 011 na strato

    então strato n é guitarra?
    UEHAUHEA
    brincadeira..

    Cara, eu acho q não tem nada haver, vai do seu cuidado com os cordas..

    MMJr
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Dúvida: Quanto maior o calibre das cordas maior probabilidade de estourar?

    Sim.

    Quanto maior a tensao (nao calibre) das cordas maior e a probabilidade de estourar OS DEDOS de quem toca...

    Valeu...

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    undefinedfla3d
    Agora calibre é a medida interna de um tubo, porque virou mania dizer calibre de corda? Acho tão estranho.

    A foi um vendedor que me falou esse termo quando pedi cordas 0.11, ele respondeu "ah você usa calibre 0.11?" desde então uso esse termo não sei se está errado ou certo mas virou mania D:, se está errado não vou mais utilizar XD

    Filippo14
    Mano, você ja viu corda de baixo estourando, e caso ja tenha visto, com que frenquencia isso ocorre? está ai sua resposta.

    Cara nada a ver comparar cordas de baixo e justificar minha dúvida, estica as cordas de baixo para ficar no mesmo tom da afinação de uma guitarra, garanto que elas estouram antes de chegar no mesmo tom! Minha dúvida era exatamente essa, se você usar uma corda mais espessa vc vai ter que esticar ela bem mais pra conseguir a mesma nota aguda que uma corda mais fina consegue sem precisar esticar muito...

    Sobre questão de fragilidade menor quanto maior a espessura da corda, isso é óbvio que nem o amigo lá em cima comparou linha de costura e fio de tomada (apesar de estar envolvendo a questão de tipos diferentes de materiais).

    Minha dúvida ainda está a tona, é boba e só por curiosidade não é algo que vou morrer se não souber, uma reformulação da pergunta seria:

    Qual fator ajuda mais a estourar uma corda, ela ser fina de mais ou ela estar esticada demais?

    E se alguém tiver fundamentos para me dizer o porque vou ficar agradecido, porque eu pensava a mesma coisa que o cara que citei ai em cima, quanto mais espessa a corda mais difícil seria estoura-la, o que na pratica não é verdade porque arrebento 0.11 bem mais rápido do que 0.10 (talvez por serem guitarras diferentes também não seja culpa só das cordas), um amigo meu disse com certeza por a tensão ser maior, mesmo uma corda mais resistente não resiste tanto quanto uma fina com tensão menor, mas não soube me dizer o porque e eu além de ter dúvida na afirmação dele, fiquei curioso em saber o porque caso seja verdade

    carlcarl
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Gui Tsuu
    antes de dar a minha opinião,eu gostaria de saber se:a ou as cordas arrebentam sempre no mesmo lugar?se é sempre a mesma ou as mesmas cordas que arrebentam?

    normalmente as cordas são fabricadas para suportarem determinadas tensões, se tentarmos fazer bends de um tom em uma corda 0.11 é claro que iremos estourar os dedos e a corda tambem,alem da corda perder mais rapido a afinação.
    nos meus instrumentos raramente uma corda estoura,os meus instrumentos são bem regulados por mim,não fico trocando de espessura (para agradar ao fla3d que considera que calibre não é apropriado)de cordas e tambem não gosto do som de cordas novas,as minhas ficam no instrumento até não segurar mais a afinação(tanto nas guitarras quanto nos baixos)
    abç
    Carl

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    carlcarl
    Bom, tem uma que sempre estoura perto dos carrinhos, essa ai acontece com alguns amigos meus também, a bendita corda Ré, mas acredito que essa seja por desgaste e etc, se eu usasse 0.10 também aconteceria o mesmo problema.

    fora essa as outras cordas (normalmente as mais finas) estouram de forma misteriosa ou por falta de controle da força haha, alias sempre é por falta de controle da força, porém, no meu violão e na minha outra guitarra com cordas com espessura 0.10 isso não acontece com tanta frequência e facilidade mesmo eu exagerando na força de vez em quando.

    Não sou nenhum abestado também que bate no instrumento musical e quer que ele aguente o tranco, quando digo falta de controle, as vezes é uma palhetada que acaba sendo um pouco mais forte, um bend que puxo um pouco mais do que deveria, e quando vejo a corda foi pro saco D:

    Bom outra coisa que é melhor eu especificar, a guitarra que uso 0.10 é uma strato a 0.11 é uma lp e o violão 0.10 é um folk, não sei se os modelos de ponte das duas guitarras e a construção delas faz alguma diferença nesse caso também #noob, acredito que não seja só falta de regulagem, porque desde o dia que regulei e até hj (sim ela ta precisando de uma regulagem urgente) o problema persiste

    AlerionGuitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    sei que não tem nada aver com o tópico mais achei interessante shauhsau

    http://hypescience.com/video-incrivel-a-guitarra-de-tesla/

    NFA_METAL
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Gui Tsuu
    tem uma que sempre estoura perto dos carrinhos, essa ai acontece com alguns amigos meus também, a bendita corda Ré

    olha , o saddle, talvez ele possa estar estourando a corda... ficar com A GUITARRA DESREGULADA tbm acaba com as cordas....

    a corrosao natural das cordas tambem ajuda para que elas estourem, usar produtos para limpar a cordas ajudam, por exemplo Fast Fret.... eu particularmente uso cordas elixir nanoweb,sao anti oxidantes, e passo uma flanela seca antes de guardar a guitar no case...

    carlcarl
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Gui Tsuu
    para a corda que arrebenta perto dos carrinhos,te aconselho(caso voce não saiba faze)lpedir para um luthier verificar se não seria necessario dar uma "limada" no carrinho que deve estar funcionando como uma lamina.não é normal cordas arrebentarem com tanta frequencia e no mesmo lugar.
    te aconselho tambem;verificar a tua técnica,não vejo necessecidade de tocar usando a força.se voce quer ter mais potencia sonora,de mais volume no amplificador.para os bends,va tambem com moderação ou coloque cordas com menas espessura(calibre menor) as cordas ficarão menos tensas e mais maleaveis na guitarra facilitando bends com intervalos maiores.verifique tambem as palhetas(não posso ser muito util porque toco com os dedos da mão direita,não sei tocar com palheta)
    espero que possa ter sido util e que outros colegas tambem opinem sobe o teu caso.
    abç
    Carl

    Filippo14
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Gui Tsuu
    Mano, se vc fizer isso com a corda de baixo ela não vai estourar, ela vai arregaçar o braço do instrumento antes de estourar.

    Filippo14
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    E mano, isso não é algo que se possa medir, tensão e espessura de corda, não tem a mesma força, não funciona dessa forma, não tem uma regra, 0,01mm de espessura aguenta mais 5 tons, ou x newtons de tensão. Essa pergunta é tosca, você pediu uma resposta tosca. Isso tudo é relativo ao material que estamos usando, então junta na mesma equação resistencia do material, tensão exercida no material e espessura de uma corda desse material e tenta calcular alguma coisa. Não é assim, não tem resposta. Um fio de lã talvez quando for esticado a 2/3 de tensão de uma corda de guitarra estoure, enquanto uma corda de baixo estoure com 6 x mais tensão que uma corda de guitarra, duvido que seja simples ou mesmo possivel criar uma regra ou mesmo responder sua pergunta, mas vamos concordar que não tem muita resposta, tem muita variável nessa equação.

    Abraço, paz

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Filippo14
    Mano, se vc fizer isso com a corda de baixo ela não vai estourar, ela vai arregaçar o braço do instrumento antes de estourar.

    Realmente, cara...não tinha pensado nisso xD

    Bom eu sei que não é fácil resposta pra pergunta, eu realmente ainda não sei e agora fiquei mais na dúvida ainda, entendi como você disse que tem uma serie de fatores que envolvem isso, mas quando meu amigo me disse claramente que o fator tensão é bem mais crucial do que o fator espessura da corda, eu duvidei dele pensando "Não cara, uma corda mais espessa aguenta mais o tranco" como eu disse na prática foi bem diferente...

    como o carlcarl disse, talvez minha falta de técnica possa estar causando o problema, mas a mesma pergunta eu faço "apliquei aos meus instrumentos com corda 0.10 a mesma técnica que usei na guitarra com 0.11, porque as cordas 0.10 apresentaram maior durabilidade?".

    A pergunta é bem relativa (ou tosca) mesmo, porque quanto maior a espessura, maior a tensão suportada meio óbvio, e também deve ter alguma explicação e cálculos físicos sim (sei que quase ninguem aqui é físico, mas quem sabe eu achasse um que manjasse de tensão e essas poha XD)...

    Bom mas tentando elaborar um problema de uma prova de física:
    1. Supondo que duas cordas fossem esticadas entre duas pilastras que suportariam facilmente a tensão das duas, e que elas arrebentassem antes de começar a prejudicar as pilastras. A corda C1 tem espessura X e a corda C2 tem espessura X*10, se esticarmos as duas cordas de modo que a sonoridade de suas vibrações fossem idênticas, qual delas teria maior facilidade em arrebentar, sabendo que as cordas são feitas do mesmo material? Justifique a sua resposta. (10 pontos)

    shauhsuahsua sei que é um porre ficar tentando responder isso e que minhas contra-respostas são mais chatas ainda, e como eu disse é só por curiosidade mesmo, não vou morrer se não saber, só queria que alguém me deixasse mais clara essa dúvida, mas não vou ficar insistindo nisso :)

    carlcarl Valeu pelas dicas cara, achei que fosse meio "natural" a corda Ré estourar no carrinho, acontece com a maioria dos guitarristas que eu conheço, a explicação que eu tinha na cabeça é que ela era a corda mais tocada (tipo quase todos os acordes e bicordes usados na maiorias das músicas utilizam a corda Ré e etc), achei que era natural ela estourar por o desgaste nela ser maior, inclusive a maioria dos encordoamentos dão uma Ré de graça, achei que era exatamente por esse motivo. E eu também acho que o carrinho da minha guitarra ta parecendo uma navalha na próxima regulada q o luthier der vou ver isso com ele xD

    Valeu galera, sei que esse assunto é meio "OFF" mas achei mais contundente postar no tópico de guitarras, também pelo problema acontecer nas minhas guitarras e etc

    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Quanto maior o calibre das cordas maior probabilidade de estourar?