Por que não usar equipamentos nacionais e de baixo custo ?

Autor Mensagem
zoguitarman
Membro
# jun/13 · Editado por: zoguitarman


Meus caros...
Todos nós sabemos que vida de estudante não é facíl, guitarras importadas e classicas custam caro, aquele pedal ou rack de efeito que seu artista preferido gosta de usar também, aqui no Brasil custa uma nota preta...
Mas então como podemos realizar nossas experiencias tanto em apresentações, gravações e para estudar?
Ao longo de meus estudos com a guitarra tenho pesquisado e estudado os euipamentos nacionais por ser patriota e acreditar que somos capazes de construir bons produtos para atender as nossas necessidades quanto guitarristas.
Pensando nisto será lançado um vídeo falando sobre Set up - Bom Timbre baixo custo !" Falando de equipamentos e instrumentos de baixo custo apontando seus prós e contras...
O que acham sobre isto ?
Fiquem ligados e vamos debatendo o tema para que eu possa atender suas duvidas no vídeo que vem por ai...
Abraço a todos !

dupla de dois
Membro
# jun/13 · Editado por: dupla de dois
· votar


Muito interessante....

Valeu e abraço!

zoguitarman
Membro
# jun/13
· votar


Valeu Dupla de dois ! Fiquem ligados ai e também mandem sua opinião sobre o tema...vamos debater aqui este assunto ! Abração !

brunowebguitar
Veterano
# jun/13
· votar


zoguitarman
Depende do que você considerar "equipamento nacional".
Os pedais que você mostrou no video são chineses, a Gianinni só coloca o nome, assim como muitos outros fabricantes fazem. Pedal nacional de verdade são os Fuhrmann.
Guitarras, acontece a mesma coisa. As Tagima mais baratas são todas chinesas, as brasileiras começam em mais de 800 reais.
Nos amps também, os mais baratos são de péssima qualidade, e os nacionais de qualidade são handmades, que não saem por menos de 1000 reais.

Existem sim produtos nacionais de excelente qualidade, que inclusive brigam de frente com equipos estrangeiros, mas tudo tem seu preço! Todos nós sabemos que música é um hobby caro!!

zoguitarman
Membro
# jun/13
· votar


Olá caro brunowebguitar !
Eu sei que os Axcess são manufaturados na china, só o delay é dessa linha..(irei inclusive falar disso no vídeo) .os outros dois são hand made nacional mesmo...E a Fuhrmann claro que não vai ficar de fora dessa...
A questão dos amps nacionais de baixo custo serem de péssima qualidade eu descordo, não acho que todos tenham uma péssima qualidade, precisamos pensar na proposta do equipamento e publico alvo do mesmo.
Não falando só pra quem esta querendo levar a musica como hobby , mas pra quem esta começando a estudar com vontade de ser profissional também.
Um abraço e obrigado por compartilhar a sua opinião !

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


Sobre equipos nacionais. Concordo que existe grandes vantagens:
* São mais baratos. Nao há custos de importação.
* Tem maior facilidade em se conseguir assistencia tecnica.
* Muitos deles tambem tem excelente qualidade.

Mas tem seus contras.

* Nao tem muito renome e valor de mercado. Enquanto uma fender so fica mais cara com o passar do tempo, uma giannini so fica mais barata.

* Apesar de alguns produtos terem boa qualidade, a maioria nao tem qualidade pra bater de frente com os gringos. Os que tem boa qualidade, tambem nao são assim tãooooo baixo custo. Vide bons hadmades, guitarras custom e equipos mais profissionais. Por exemplo, uma excelente guitarra de luthier custa o preço de uma fender regular, e tem muito mais qualidade, porem, na hora de vender, a fender sempre, sempre, sempre vale mais.

* GAS. Sim, isso conta. Logico que um Gato Preto, TMiranda, Pedrone falam tanto ou mais que muitos Marshalls e Mesas por ai, mas o cara até treme quando ve um Mesa Boogie Triple Rectifier com uma caixa 4x12" de verdade ou um JCM800 original. Isso acaba por desincentivar um pouco o mercado nacional.

No fim das contas, bom equipo nacional tambem custa caro. Equipo nacional de baixo custo, não é ruim, mas tambem está longe de ser voltado ao publico profissional ou ser comparado com algo de baixo custo gringo tambem.

zoguitarman
Membro
# jun/13
· votar


Amigo Bruja
Concordo com muita coisa que você disse.
E nós como musicos devemos começar esta corrente de valorização dos equipamentos nacionais, como os proprios TMiranda mesmo, Bruschi amps também...E vamos valar deles no vídeo e de seu custo alto também...Obrigado por compartilhar sua opinião !
Abraço !

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/13
· votar


Bacana isso.

Pra eu me nacionalizar de vez só falta a guitarra de luthier. Os pedais e amp são handmades e nacionais, muito bons, mas não chamaria de baixo custo.

No mais, aguardo o vídeo. É uma boa ideia essa.

Marcos UNI
Membro
# jun/13
· votar


Acho que tudo gira em torno da sua necessidade e da sua remuneração. O que muita gente pensa é que tendo um equipamento importado de 10 mil pra lá, vai fazer ele ser um cara mais descolado na música e na vida dele. A superestimação e marketing que tiveram em cima desses produtos estrangeiros fizeram bastante a cabeça das pessoas. E a questão de querer imitar o timbre dos outros também.
Acho o seguinte, aquele pedal que você viu por 130 dilmas, o timbre te agrada? Supri sua necessidade no momento? Então vai na fé e compre ele. E se vim algum boçal '' hurr dhurr esse pedal é um lixo, é nacional, é daquela marca X eca cara que nojo! O Y estrangeiro é mil vezes melhor hurr dhurr'' Manda ele ir pro inferno! O que importa é o som que você vai fazer. Marca, preço, isso tudo vai ser só um detalhe.

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar


Marcos UNI
Tambem concordo com você.

Valeu e abração!

Buja
Veterano
# jun/13 · Editado por: Buja
· votar


E se vim algum boçal '' hurr dhurr esse pedal é um lixo, é nacional, é daquela marca X eca cara que nojo! O Y estrangeiro é mil vezes melhor hurr dhurr'' Manda ele ir pro inferno! O que importa é o som que você vai fazer. Marca, preço, isso tudo vai ser só um detalhe.

Eu so tenho pedais behringer. Uma bosta ne? É, uma porcaria.
É tao ruim que toda vez que eu tenho grana pra comprar um pedalzinho, posso optar por danelectro, landscape, onner, groovin, etc. As vezes a grana até paga um furhmann, uma axcess, de repente para até um bosszinho que custa 2x mais. Eu compro behringer. Sabe porque? Porque é uma porcaria, e eu sou burro pra caramba. So por isso.

Tenho pedais behringer, fone de ouvido behringer, interface behringer, e vou comprar ainda uma afinador de rack e uma mesa usb. Eu devo ser mesmo muito retardado.

Afinal, behringer e bosta é a mesma coisa. Tanto que a fabrica ta quase falindo, nao lança nenhum produto faz anos, e os que existem estão pifando antes mesmo de serem comprados. É igual a zoom, uma desgraça de tao ruim.
Teclado casio é a mesma coisa. Um estrume eletronico. So demente igual eu mesmo que compra esses merdas.

jonas.hetfield
Veterano
# jun/13
· votar


Caros,
isso é questão de gosto, ponto!
É a mesma coisa que discutir Dolly Cola x Coca Cola, PT x PSDB, Loira x Morena...

Tem caras que são desapegados disso, outros não. Tem caras que tiram um puta timbre com equipamentos considerados baratos ou até mesmo ruins, tem caras que possuem equipamentos mais caros e nunca estão satisfeitos...
Enfim, acho que levantar essa discussão não ajuda muito.

O que ajuda mesmo, são reviews, sugestão de regulagem e de equipamentos de baixo custo com boa qualidade, como o zoguitarman pretende fazer.
Só aconselho a deixar de lado o "nacional", e se limitara falar de equipamentos de baixo custo, pois NA MINHA OPINIÃO, a maioria dos fabricantes nacionais de maior renome, baliza seus preços de acordo com os preços super faturados dos instrumentos importados, o que é extremamente injusto, e me limita a admirar apenas algumas empresas nacionais ( Acedo, Music Maker, Landscape e Fire ).

zoguitarman
Membro
# jun/13
· votar


Marcos UNI e GuitarristadoNickestranho
Obrigado por partilhar sua opinião !
Se fizermos uma pesquiza podemos encontrar bons equipamentos como os pedais Fuhrmann por exemplo, algumas coisas da Onerr também, a Axcess é massa (embora manufaturada na china).
Em fim... A minha intenção mesmo é desmostificar e tirar toda essa "maquiagem" de markething que tem os produtos internacionais!
PRA FRENTE BRASIL "!!!

zoguitarman
Membro
# jun/13
· votar


Jonas.hetfield
Muito obrigado por participar e acreditar na minha ideia, vou abraçar também a sua opinião e transformar este vídeo em uma serie !
A ideia de debatermos por aqui é para que eu possa refletir e fazer o video sobre o que vocês precisam e querem saber sobre equipamentos, quero começar falando dos nacionais para valorizar nossa industria e baixo custo para ajudar os estudantes a fazerem suas experiencias com SET UP !
Obrigado por dividir sua opinião !
Abraço !

felipelfln
Veterano
# jun/13
· votar


Eu proponho o 'tópico de vídeo com equipamento barato de estudo' hahaha ai cada um pega sua memphis e seu meteoro, seu primeiro equip ou seus equips mais baratos e posta um video. De preferencia microfonado. Talvez ate em forma de jam

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


So nao vai dar audiencia nenhuma rsrsrs. Pra dar ibope sugiro colocar "Topico de videos do slash com les pauls baratas e meteoros de 15w". Vai dar 50 paginas tranqulamente.

Lelo Mig
Membro
# jun/13
· votar


zoguitarman

Cara, a ideia é boa.

A questão válida, na minha humilde opinião é: Fazer review de equipo barato.

Acho muito relevante. De equipos caros, tá cheio no Youtube...

Roberto Torao (a quem admiro e tenho respeito) pode comprar o que quiser, ser colecionador de pedais de boutique... mérito dele, não têm porque não fazê-lo se gosta e pode.

Mas essa não é a realidade da maioria e a galera mais nova precisa a perder a vergonha de ter equipo barato e aprender que é possível tirar leite de pedra em muitos casos.

Não me incomodam as marcas e os preços, mas a "grife" e o modismo que se alastrou é lastimável.

Vejo neguinho que nunca subiu num palco na vida, que leva 40 minutos prá multiplicar 6x8, que escreve feito um semi analfabeto, discutindo sobre valvulados e analógicos, como se fossem experts em áudio.

Isso sim, se tornou um porre no mundo guitarrístico!

sebber
Veterano
# jun/13
· votar


zoguitarman

Projeto interessante. Tomara que decole, e se eu puder contribuir de alguma forma o farei, afinal meu equipo não é nada top, mas consigo tirar o som que me agrada, modestamente hehe.

Como disse o Lelo Mig, equipamento caro não é a realidade da maioria, eu acho que principalmente se tratando de amplificador.

LuggBcando
Membro
# jun/13
· votar


estão com otimas ideias,
realmente montar um topico com reviews com equip baratos, de boa qualidade, ajudaria muita gente a perder a visão de que pra ter um som legal precisa ter uma guitarra epiphone, ibanez, fender, gibson etc.. um amp marshall valvulado, fender, mesas, laney de 5 mil...
pode-se ter também ter otimos timbres com equip nacionais de baixo custo ou até mesmo importados de baixo custo. Tudo vai depender de você ter o mínimo de conhecimento para saber regular seu pedal, pedaleira, para tocar com o amp que voce tem e conseguir timbre com a sua guitarra.
O grande problema que vejo acontecer ultimamente são pessoas que começaram a tocar guitarra a um ano, não saber nem timbrar direito e falando em comprar guitarra de 3 mil reias e valvulados importados, sendo que não ia saber nem utilizar tudo o que todo esse equip tem a oferecer.
O equip dever ir evoluindo junto com o guitarrista, e não uma gibson les paul custon e um valvulado pra uma carinha que não sabe nem ler tablatura direito.

jonas.hetfield
Veterano
# jun/13
· votar


Outra ponto de vista que tenho:
o ÚNICO requisito pra se comprar um instrumento musical é ter grana no bolso.
Me coloco como exemplo. Não trabalho com música, porém tenho um ótimo equipamento, mais caro do que muito músico profissional que vejo por aí.
A maioria desses músicos que citei, tocam e tem um timbre melhor do que o eu tiro, mesmo com equipamentos mais baratos. As vezes chega a ser constrangedor, mas é a vida... rs
Sabemos que música não dá tanto dinheiro como outras profissões, porém estudei e trabalhei muito pra ter o que tenho, e jamais vou deixar de comprar um instrumento musical por que acho que não vou "conseguir extrair o potencial dele".

O que me desanima demais em frequentar esse fórum são os "experts" que o Lelo Mig citou... Todos nós quando leigos ou iniciantes no assunto, cometemos gafes, o que é normal, passa com o tempo se o cara tem humildade de aprender e ouvir gente mais experiente sobre o assunto. O Problema, é que esses monstrinhos de hoje em dia são alimentados por outros ignorantes como Toroço, Parson, Priorado, e etc. Assim, o nível de ignorância atinge outros patamares, chegando a ponto do cara acreditar que marcas nacionais HORRÍVEIS, que não respeitam o consumidor, e nem tem bom produtos são boas, ou que ter uma pança maior ou menor influência no timbre (!)

É tanta indignação, que é melhor parar de falar.. rs

zoguitarman
Membro
# jun/13
· votar


Agradeço a participação de todos ! Realmente tudo o que foi dito aqui é válido e eu mesmo acredito que podemos nos patriotizar e ALEM DO MAIS saber extrair timbre dos equipamentos !
Essa é a ideia da serie que irei fazer !
Abraço galera ! e vamos nos faando por aqui !
Obrigado Sebber LuggBcanto Lelo Mig jonas.hetfeild

Buja
Veterano
# jun/13 · Editado por: Buja
· votar


O negocio é o seguinte.

Se vamos fazer reviews de equipos considerados iniciantes e baratos, há de ser feito o mais transparente possivel, com o maior numero de testes e aplicações possiveis e bem explicado e gravado, primando pela qualidade final.

O grande problema de reviews de equipos baratinhos (tipo meus pedais da behringer) é que, ou o review é mentiroso (o cara lapida o som todinho na gravação), ou o review é feito com um pedal barato e o resto tudo top (pedalzinho behringer + gibson + marshall), ou o review é pessimo em termos de gravação (o cara grava no porao da cara dele sem camisa, pé descalço, falando tudo errado parecendo um jeca, falando tudo que é tipo de palavrão e totalmente desafinado e desregulado).

Vamos fazer review: vamos fazer transparente e bem feito.

Buja
Veterano
# jun/13 · Editado por: Buja
· votar


Tambem nao podemos super valorizar o equipo, nem deprecia-lo demais. Temos que fazer de forma que fique transparente.

Nao seria interessante alguem comprar sua primeira guitarra kobra ou austin e vir todo feliz dizendo...a guitarra é excelente, nao deve em nada a uma tagima, tem som de strato estalando perfeitamente. Sabemos que é mentira.

Tambem um cara que tem varias guitarras de 4 mil pra la, pega uma de 1 reais e diz que é muito ruim, braço gordo demais, captadores horriveis, pegada sofrivel, quando as vezes o cara ta querendo comparar uma condor com uma gibson. Ai é sacanagem.

zoguitarman
Membro
# jun/13
· votar


Com certeza caro Bruja é exatemente essa a ideia..também acho que os reviiews devem ser verdadeiros...você já viu o review que eu fiz do Kratos 20 da onerr ? procure em foruns ou acesse jorgeraulguitarman.wix.com/zoguitarman lá tem este e outros vídeos meus !
Abração;

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


zoguitarman
Vou procurar sim.

dupla de dois
Membro
# jun/13 · Editado por: dupla de dois
· votar


zoguitarman
É cara, faz review tambem como o Buja falou, pois isso vai expor novos equipamentos melhores e baratos.
O que falta para que os equipamentos nacionais sejam mais usados, é a divulgação.
Pois existem muito equipa bons no mercado nacional, esta faltando apenas a expossição dos mesmos.
Há, o pessoal que tem equipamentos nacionais, poderiam ficar postando aqui os modelos e marcas e ajudado a quem quer compra um produto nacional.

Valeu e abração!

olimpiojr
Veterano
# jun/13
· votar


zoguitarman
Pô achei muito legal tua iniciativa, eu tenho equips bem baratos e praticamente todos de mercado nacional, acho muito interessante as gente pode mostra que nem tudo que falam de ruim é verdade e nem de bom obvio, meu amp é um handmade nacional, os falantes da década de 70 da NOVIK é nacional, minha guita é de marca nacional claro feita na china, mas eu acho que vai muito mais do musico do que o preço ou qualidade do equipamento, nada que uma boa regulagem, blindagem algumas modificações simples que pode-se fazer em casa, que fazem toda a diferença na hora de tocar, minha guitarra vai ir para a pintura essa semana logo que ela voltar vou postar vídeos aqui também apoiando vocês, e eu como consumidor acredito que a força nacional esta nos equips handmade, mais do que as marcas próprias do pais infelizmente, apesar de sim existir marcas ótimas no brasil como a Di Giorgio, a própria Tagima e tantas outras.

zoguitarman
Membro
# jun/13
· votar


Dupla de dois Vou me esforçar e fazer o mehor que puder, captar o audio independente e o cenario vai estar bem bacana..A imagem também!
Olimpiojr Obrigado por participar, concordo com você, falta divulgação e boas exposições dos equipos !
Vou tentar contribuir com isso !
Abração a vocês !

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


Eu apoio a ideia e o canal. Eu nao tenho nenhum equipo caro, na verdade, nem nunca tive. Posso fazer um review bom de todos os meus equipos. Pena que eu ja vendi um punhado, mas posso fazer review deles tambem, porem so em texto mesmo, e fotos.

olimpiojr
Veterano
# jun/13
· votar


Buja
Tento ou não a experiência já é o bastante, porque algum outro membro pode ter e tirar proveito desse review e até postar um vídeo respectivo ao que você comentar, ou até descobrir novos meios não? o importante é a troca de experiências pra uma compra mais consciente do equipo, e descobertas como falei.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que não usar equipamentos nacionais e de baixo custo ?