[GAS] Telecaster + Amp Fender + Set minimalista pra tocar Pink Floyd

    Autor Mensagem
    sebber
    Veterano
    # mai/13


    Pessoal, criei o tópico para falar do meu GAS, não vou investir em nada nem tão cedo, mas não custa conversar sobre...

    Vai fazer um ano que tenho a pedaleira Boss ME-25, e usando ela aprendi mais sobre efeitos, equalização, preamps, etc., enfim, cheguei mais próximo do som que está na minha cabeça.

    Me surpreendi muito porque passei a valorizar três coisas que eu não gostava ou não me interessava:

    - Modelo/qualidade do amp;
    - Som mais agudo e menos abafado;
    - Fuzz e drive low-gain.

    Voltando ao GAS, se eu fosse investir em equipo hoje seria algo como um amp Fender, uma Telecaster (surgiu do nada a curiosidade sobre este modelo) e de efeitos só um Fuzz e/ou Tube Screamer, Delay e Uni Vibe.

    O que mais gosto de tocar é Pink Floyd, então manteria minha Strat para quando o som da Tele não se encaixar, por exemplo, na intro de Shine.

    Atenção
    Estou ciente de que o tópico pode soar como sem objetivo, mas queria ver se alguém comenta algo, se já teve experiência de GAS parecida, se toca Floyd com esse guear, etc...

    Flw

    Leomju
    Veterano
    # mai/13
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    sebber
    Bom, acho mesmo que o tópico é sobre uma projeção.

    Mas um tópico de guitarra é sobre isso mesmo, tem que ser pra especular também né... somos humanos... hehe!

    Cara, realmente as sonoridades marcantes do mercado de amplificadores se dividem em Fender, Marshal e Mesa Boogie.
    A correria dos outros fabricantes é soar como um deles ou então tentar imprimir uma sonoridade nova.
    Sua escolha pela sonoridade dos amps Fender veio de muito ouvir músicas e ainda dos simuladores de sua pedaleira, não é mesmo!
    Bom o importante é saber qual amp da Fender se encaixaria no seu som, eu particularmente não gosto muito da sonoridade dos deluxe, acho meio recheados de médios, gosto mais dos chamados "Blues"... hehe... faz parte do estilo.
    No mais, todos tem bons sons limpos e combinam bem com pedal.

    As tele são ótimas guitarras, mas você tem que entender que ela impõe aqueles agudos característicos e por isso tantos músicos de country usam. É um instrumento muito particular e você está certo em manter uma strato a disposição!

    No mais, vai devagar cara que você consegue comprar tudo da maneira que deseja.

    Boa sorte nas compras!

    Valeu!

    Led Zé
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Led Zé
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    sebber
    Cara, aconselho uma strato em vez da Tele. Além das características serem diferentes, o Gilmour usa o tremolo em algumas de suas músicas. O timbre dele é recheado de efeitos. Muito delay, chorus, compressão, reverb e fuzz. Não vejo ligar melhor para se interar do som dele do que aqui ó: gilmourish.com

    sebber
    Veterano
    # mai/13
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    Leomju

    Acho mesmo que o tópico é sobre uma projeção, [...] tem que ser pra especular

    Cara, é isso mesmo, você captou o sentido que nem eu tinham imaginado quando criei, apenas queria me expressar.

    [...] As sonoridades marcantes do mercado de amplificadores se dividem em Fender, Marshal e Mesa Boogie,[...] sua escolha pela sonoridade dos amps Fender veio de muito ouvir músicas e ainda dos simuladores de sua pedaleira, não é mesmo!

    Exatamente! Gostei muito dessa colocação também da tentência da sonoridade dos amps, nunca tinha parado pra pensar.

    Bom o importante é saber qual amp da Fender se encaixaria no seu som, [...] no mais, todos tem bons sons limpos e combinam bem com pedal.

    É mais especificamente aí que entra a parte do projetar hehe, pq como só toco em casa, o solid state que tenho mais a pedaleira resolvem a questão de amplificação e de efeitos.

    Um tempo desse até considerei o Frontman 25r, mas como não estou tocando em banda, não quis investir por enquanto. Se fosse pra escolher sem me preocupar com o preço pegaria um valvulado. Nunca toquei num amp desse tipo, mas pelo que vejo por aqui é bom.

    As tele são ótimas guitarras, mas você tem que entender que ela impõe aqueles agudos característicos

    Pois é, andei pesquisando por aqui mesmo, e quando eu for investir em outra guitarra (que vai demorar), penso numa Tele mesmo.

    Obrigado, gostei demais de sua resposta.

    sebber
    Veterano
    # mai/13
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    Led Zé

    Aconselho uma strato em vez da Tele. Além das características serem diferentes, o Gilmour usa o tremolo em algumas de suas músicas.

    Eu já tenho uma Strato, a Tele seria para acrescentar, pela curiosidade também.

    Não imagino até que ponto ela pode responder menos aos efeitos, por ser uma guitarra com suas características, mas eu pegaria quando quisesse um timbre mais crunchadão, anos 70, final de 69 hehe, tanto o Syd como Gilmour usaram Telecaster nessa época.

    Não vejo ligar melhor para se interar do som dele do que aqui ó: gilmourish.com

    Já conheço o site, é uma das minhas principais referências.

    Muito obrigado pela sua resposta.

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
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    Voltando ao GAS, se eu fosse investir em equipo hoje seria algo como um amp Fender, uma Telecaster (surgiu do nada a curiosidade sobre este modelo) e de efeitos só um Fuzz e/ou Tube Screamer, Delay e Uni Vibe.

    cara, é uma boa....

    meu caso com o fender é uma velha briga de casal

    as vezes amor as vezes ódio mortal......

    e mesmo a história de pedal com o fender, se não tomar cuidado aquilo vira um fuzz desgraçado, não que seja ruim mas pode ser indesejável, por isso buscar o som da forma correta pelos meios corretos, seja com pedal, pedaleira amplificador e etc... hehehe

    e escolher amplificador é isso mesmo que o Leomju falou

    só existem 3 no mundo com voz própria... os demais sempre vão ser alguma coisa parecida com um desses 3.... acho que pra floyd um fender funcionaria bem.... eu sou suspeito pra falar dos fenders pois sou maluco pelos blackfaces pra tocar blues e etc.... mas tenho pavor dos mesmos caso minha necessidade seja aumentar o ganho do meu som hehehehe

    o ideal é ter todos né cara, num tem jeito... ou um amplificador super moderno que faça tudo bem... hoje em dia tão aparecendo uns amplificadores meio milagrosos por ai..... vale dar uma pesquisada...

    Leomju
    Veterano
    # mai/13
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    sebber
    Drinho
    hoje em dia tão aparecendo uns amplificadores meio milagrosos por ai..... vale dar uma pesquisada...
    Pois é, nessa categoria acho que o Egnater Rebel 30 se encaixa direitinho!

    Drinho
    Veterano
    # mai/13
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    Leomju

    é, eu fiquei de cara com o tri amp da H&K, mas a merda é que com o preço dele você compra o fender, o marshall e o boogie mais 3 caixas com os falantes mais adequados para cada heheheheee

    sebber
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: sebber
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    Drinho

    Agradeço seu depoimento cara. É sempre bom analisar a experiência de quem já tocou com esses equipamentos que estou falando.

    Veja se entendi bem essa parte:

    e mesmo a história de pedal com o fender, se não tomar cuidado aquilo vira um fuzz desgraçado, não que seja ruim mas pode ser indesejável,

    - Você quis dizer que pedal de drive da fender pode soar como fuzz?
    - Ou que um pedal de drive qualquer quando misturado com o ganho do amp fender pode soar como fuzz?

    Leomju
    Drinho

    Sobre o amp., nem sei que uso eu daria para um equipamento de última geração ou com um de cada tipo, pois por enquanto só toco em casa mesmo, e com volume baixo hehe, mas gostei de saber essa história das 3 vozes próprias que tentam ser copiadas.

    Obrigado pelos comentários de vocês.

    Hitman
    Veterano
    # mai/13
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    Leomju
    amplificadores se dividem em Fender, Marshal e Mesa Boogie.
    Drinho
    só existem 3 no mundo com voz própria... os demais sempre vão ser alguma coisa parecida com um desses 3
    vcs tao me falando que o vox ac30 nao tem voz propria??

    apesar desses 3 serem todos benchmarks , eu dividiria os timbres por lugar... UK eh famoso por ter bastante medio, USA ja o contrario.
    E so porque mesa boogie eh pioneiro dos high gain, nao quer dizer que um marshall jcm 900 tenta copiar os mesas.
    ...so meu ponto de vista nesse aspecto.

    sebber
    Sobre o amp., nem sei que uso eu daria para um equipamento de última geração ou com um de cada tipo, pois por enquanto só toco em casa mesmo, e com volume baixo

    Se voce esta afim de um fender e grana nao for problema, algo um valvulado em torno dos 45w nao eh problema. (alguns me conhecem aqui no fcc por defender amps de potencia alta, mas vamo la)
    45w voce distorce o power tranquilamente num cenario de banda comum, e se voce empolgado em casa, tambem rola, e se for tocar baixo, vai ter um limpo bacana, pois esse era o ideal inicial da fender, socar mais potencia pro amplificador nao distoricer e manter o timbre que foi projetado pra ter, ate que finalmente se tocaram que os guitarristas estavam a procura do contrario...

    sebber
    Veterano
    # mai/13
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    Hitman

    Obrigado pelas dicas e informações sobre o amp. Por favor, me explica melhor essa parte aqui que não entendi:

    45w voce distorce o power tranquilamente num cenario de banda comum

    Que lance é esse de distorcer o power?

    Só lembrando que essa proposta minha de aquisição de guear é só hipotética. De fato não vou gastar nada durante um bom tempo, pois a cerca de um ano já comprei guitarra e pedaleira novas.

    Flws

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
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    eu dividiria os timbres por lugar... UK eh famoso por ter bastante medio, USA ja o contrario.
    Dizer está certo velho....

    vcs tao me falando que o vox ac30 nao tem voz propria??

    ahh, tem
    voz de marshall com defeito
    ou voz de fender querendo ser rebelde

    hehehehe to brincando....

    - Você quis dizer que pedal de drive da fender pode soar como fuzz?
    - Ou que um pedal de drive qualquer quando misturado com o ganho do amp fender pode soar como fuzz?


    esses amplificadores fenders velhos num tem ganho cara... o ganho deles vem do quão homem você é para aumentar.....

    Depende muito do fender creio eu cara, a fender tem 10 mil amplificadores, eu não posso ficar falando como se eu fosse especialista em produtos fender, não conheço a linha inteira entende, conheço os mais comuns e falo por esses, até porque pra alguns sons que gosto eles se saem muito bem.....

    os reverbs ... deluxe, super e twin me soam muito agradáveis com pouco ganho vindo de um pedal de drive e são muito fáceis de tirar som, claro que cada um na sua digamos proporção de ganho, um deluxe reverb suja legal fácil, um twin eu nunca consegui porque ele fica meio alto, mas com um pedal fica um crunch muito bonito, mas buscar ganho extremo com pedal de distorção neles pra mim não é adequado porque vem um grave meio inconveniente para o meu gosto então o som deixa de ficar doce e eu por exemplo não consegui contornar isso com o equalizador, um marshall já soa bem doce em alto ganho desde que você saiba domar o excesso de médio/agudo dele que pode incomodar, mas é fácil,você dá uma diminuída e fica animal já , veja bem, é o meu gosto, ás vezes você liga um metal zone num fender e acha legal hehehe... teste!

    agora tem um lá, que eu não lembro o nome, eu fui testar uma strato de humbucker nele, acho que é deville num sei o que, blues deluxe, sei lá eu, parece um bassman preto, eu meti um pedal de distorção lá, bicho... aquilo ficou uma vespa peidando grave, ficou mais tosco do que eu com 15 anos e minha zoom 505, as vezes o amplificador é animal e eu sou um incompetente, não descarto essa possibilidade, já vi muita gente arrancando um baita som de coisas que eu acho uma droga e consigo conviver com isso numa boa....
    Não entenda que eu estou generalizando, as vezes tem algum fender que funciona bem pra isso.....

    agora a real é a seguinte bicho......esses amplificadores clássicos não servem para atender meio mundo, eles são muito bons para o que foram concebidos.... você já viu o slayer tocando de fender? é óbvio que não.....

    E so porque mesa boogie eh pioneiro dos high gain, nao quer dizer que um marshall jcm 900 tenta copiar os mesas.

    sem dúvida nenhuma e nem precisa de ouvido de ouro pra saber disso...

    a sua analogia dos lugares é muito pertinente e totalmente válida, inclusive muita gente faz essa analogia....

    mas convenhamos... um fender, um marshall e um mesa boogie possuem MUITO mais personalidade do que um vox vai

    se eu to escutando um vox eu falo... putz, isso parece um marshall sem graça ou algum fender com algum pedalzinho desses que deixa o som mais aberto hehehehehe

    Led Zé
    Veterano
    # mai/13
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    Drinho
    se eu to escutando um vox eu falo... putz, isso parece um marshall sem graça ou algum fender com algum pedalzinho desses que deixa o som mais aberto hehehehehe

    Velho, nunca falei isso aqui porque nego ia esculachar...mas é bem por aí mesmo...E também concordo contigo no lance dos Fender com mais ganho.

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
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    Led Zé

    Não, eu dou o direito de todos me esculacharem, hehehehe não sou o dono da verdade e me coloco no meu direito de não gostar, todo mundo tem o direito de não concordar comigo e assumo minha incompetência caso seja incapacidade minha de arrancar som de seja lá o que for, to longe de ser o melhor guitarrista do mundo e tão pouco o maior mestre dos timbres....

    agora na minha opinião o vox parece um marshall arrotando ou um fender mexido... eu sinceramente não vejo tanta personalidade assim nele.... to sendo sincero mesmo... pra mim quando escuto qualquer tipo de som de guitarra me arremete sempre ao trio parada dura e se eu nao soubesse que os beatles usavam vox eu ia dizer que eles usavam um fender fuçado ou seja lá o que for....

    tem aquele amplificador lá, bogner alchemist, cara eu não sei tirar som dessa desgraça, ele parece um transistor na minha mão e tem uns caras que arrancam uma puta sonzeira daquele negócio (claro que eles tiram uma sonzeira que não é o que eu busco) e tem amplificador que eu ligo e já sai o que eu quero ouvir entende, é a questão da afinidade com o negócio, tem guitarristas que sabem fazer qualquer amplificador funcionar na mão deles, eles tem o som que eles querem na cabeça e pelo equalizador mais no máximo um pedalzinho eles conseguem chegar bem próximo do que eles buscam, eu tenho muito bem na minha cabeça o som que eu quero mas tem amplificador que eu fico tentando pilotar durante 3 horas e não arranco som de nada... a culpa é minha, óbvio....

    agora não é porque as viúvas dos beatles amam esse negócio que eu tenho que achar que um vox tem a elegância de um Vibroverb nem tão pouco a rebeldia de um Plexi e muito menos a devastação de um dual rectifier...

    sebber
    Veterano
    # mai/13
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    Nessa discussão (no melhor sentido da palavra) sobre amplificadores vou ficar só de espectador, mas estou gostando de ver as ideias sendo debatidas. hehe.

    Gostaria de entender melhor algumas colocações de vocês:

    Drinho

    Veja se entendi bem essa parte:

    e mesmo a história de pedal com o fender, se não tomar cuidado aquilo vira um fuzz desgraçado, não que seja ruim mas pode ser indesejável,

    - Você quis dizer que pedal de drive da fender pode soar como fuzz?
    - Ou que um pedal de drive qualquer quando misturado com o ganho do amp fender pode soar como fuzz?
    - Ou que o ganho de amp fender quando em níveis elevados parece fuzz? (no caso, os que você já experimentou)

    Hitman

    Não entendi isso aqui:

    45w voce distorce o power tranquilamente num cenario de banda comum

    Que lance é esse de distorcer o power?

    Valeu

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
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    - Você quis dizer que pedal de drive da fender pode soar como fuzz?
    - Ou que um pedal de drive qualquer quando misturado com o ganho do amp fender pode soar como fuzz?
    - Ou que o ganho de amp fender quando em níveis elevados parece fuzz? (no caso, os que você já experimentou)



    Não, drive de pedal da fender não, nem conheço os pedais da fender....
    Me refiro ao amplificador com pedal ou mesmo um amplificador de mais baixa wattagem saturado (com o "ganho" alto) e NÃO são todos os amplificadores também, que puxam essa caracterista lembrando que esses fenders estilo clássico não têm GAIN, PRE AMP e similares... é só volume, então a distorção vem com você aumentando o volume, quando mais alto mais sujo.... entendeu?

    sebber
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: sebber
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    Drinho

    Saquei cara, valeu pela explicação. Assim que eu for para o estúdio vou brincar só com a guitarra plugada direto no ampli pra ver como fica o som com minha strato minha e pegada.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Lelo Mig
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    sebber

    Minha pequena experiência com música, principalmente ao vivo, é um caminho um pouco diverso do seu, mas foi o que determinou minhas preferências em termos de equipos e timbragem, óbviamente dentro das limitações financeiras.

    Quando eu comecei a tocar ao vivo, por volta de 1980, em bares, festas, bailes, eventos e etc, eu tocava absolutamente de tudo. De Hard Rock (Deep Purple, Sabbath, Led Zep, etc) à marchinha de carnaval.

    Então, eu não podia ter um equipo que atendesse à tudo, por questões financeiras, e nessa época era mais difícil, pois não haviam pedaleiras onde eu pudesse "pressetar" uma sequência de efeitos para cada estilo.

    Então optar por um equipo versátil, que me desse a opção de timbrar o mais próximo possível e de forma simples e rápida, foi o que definiu o tipo de equipo que prefiro e me dou melhor (o que não quer dizer que é o ideal).

    Por isso meu set (mínimo, quando só podendo ter uma guita e uma pedaleira não muito grande) acabou sendo:

    - Fender Stratocaster com Humbucking na ponte.
    - Fuzz e Overdrive
    - Chorus/Phaser/Delay
    - Sustain/EQ

    - Tremolo/Vibrato e Reverb através de Footswitch do ampli.

    - Ampli o melhor que pudesse comprar!

    Obs: Se fosse direcionar para um guitarrista específico, como o David Gilmour que você cita, é claro que precisaria incluir algumas coisas e tirar outras. Mas repito, nunca foi meu caso.... eu precisava tocar Gilmour agora e Gilberto Gil daqui 1 hora, sem voltar para casa, para mudar de equipo...hehhe.

    E garanto, por experiência pessoal, que esse pequeno set, e mais uma caderneta onde eu tinha anotado todas as regulagens possíveis para cada estilo, me permitiam tocar de tudo... se não igualzinho, mas muito satisfatório. Porém, a caderneta, ahhhh, essa levou dias e noites de estudos e testes de regulagens....rs.


    Abraço!

    Hitman
    Veterano
    # mai/13
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    sebber
    Led Zé
    Drinho
    galera, infelizmente to sem tempo, mas sebber, deixo isso contigo:
    Link
    abracos!

    sebber
    Veterano
    # mai/13
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    Hitman

    Valeu, saquei agora do que se trata isso de saturar power. Pena que não está dentro de minha realidade tocar em altos volumes, menos ainda num valvulado heheh.

    Flw

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