Lucille Gibson. Toquei na guitarra do mestre, claro que travei! BB KING

    Autor Mensagem
    Caike_bend
    Veterano
    # mai/13


    Fala, galera! Tive o IMENSO prazer de tê-la nas minhas mãos e, mais que isso, toca-la: Lucille, que timbre, que som! Suave como um algodão!

    Confesso que travei. Tocar na guitarra do King é uma responsabilidade muito grande! Essa preciosidade pertence ao nosso amigo de fórum, o Careca, um rapaz que tenho orgulho de ser amigo.

    Mesmo sendo uma Lucille, o timbre está comprometido devido a caixa (Meteorozinha cansada) e o modo como foi filmado (Web cam de notebook), mas vale o registro!

    Saquem ae!



    Delson
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Caike_bend
    Fera demais! Se fosse eu, ficaria pelo menos UMA HORA ensaiando se pegava ela ou não, até passar o nervosismo, kkkk

    Mas conta aí, sobre a tocabilidade, e principalmente sobre o Varitone (sempre quis saber como seria usar um sistema desses).

    renatocaster
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    Bacana, isso daí é um baita dum guitarrão mesmo. Chegou a testar o lance do "Varitone"? Bicho, essa guitarra é demais!

    Aliás, o Pablo está com um "time" de guitarras de gente grande, só peça maneira. Camarada gente boa, mande um abraço pra ele!

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Eu tenho uma dessas há vários anos... O Varitone é carcterístico das ES-345, basicamente uma 335 com este circuito. Depois vieram as ES-355, que é uma 335 com escala de ébano, de onde a Lucille se baseou (algumas sairam com Varitone, nem todas), que era a guitarra que BB King usava, mas o mestre enchia a cavidade interna dela de espuma para diminuir o feedback. O mestre teve de ES-175, ES-330, ES-335, ES-345 até ES-355, que se tornou sua marca registrada na década de 60. Por isso a Gibson lançou o modelo dele sem os F-holes, com o varitone e escala em ébano, sendo que BB King é o principal artista da Gibson (desculpa aos fãs do isléchi, mas isso é dito dentro da fábrica da Gibson).

    Me dá a impressão que o Caike_bend tocou com o Varitone na posição 1, mas posso estar errado, sabe como é vídeo do Youtube... Normalmente vejo o mestre BB King tocando nas posições mais agudas, 5 ou 6. Mas se vocês estão curiosos, vou tentar explicar...

    O Varitone é um circuito de filtros com capacitores variáveis que funciona meio como um equalizador paramétrico. Vamos tomar como base este gráfico. A posição 1 seria em bypass, ou seja, um som bem próximo de uma 335. Conforme se vai girando até a posição 6, o pico da frequência de corte (fo) vai do agudo para o grave (da direita para esquerda) e aumentando o corte (mais profundo). Assim,

    Pos 1 : Bypass
    Pos 2 : -5dB at f0=1875 Hz
    Pos 3 : -6dB at f0=1090 Hz
    Pos 4 : -7dB at f0=650 Hz
    Pos 5 : -10dB at f0=350 Hz
    Pos 6 : -14dB at f0=130 Hz

    A teoria está ok, mas como soa? Bom, na posição 1, basicamente é uma ES-335, cheia de graves, posição que eu mais gosto (não é a posição preferida do mestre). Indo para as posições 2, 3 e 4 vai tendo um corte dos graves e com os médios acentuados, meio com humbuckers em Les Paul. A posição 5 dá um som meio strateiro, com bastante agudos. Na posição 6 ela é agudaça, lembra muito uma tele. Claro que em cada posição se pode selecionar os captadores como em qualquer guitarra de 2 humbuckers, na chave de 3 posições. Ou seja é uma guitarra lotada de sons diferentes, uma máquina de timbres. Ah, de brinde ela tem 2 jacks, mono e estéreo.

    Delson
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MMI
    Cara. Muito boa a explicação! É uma pena eu não poder te positivar (tentei, e a página disse que eu não poderia votar em mim mesmo, kkkkkkkkk), deve ser um bug...

    Então o Varitone não cancela bobinas? Só trabalha com os capacitores? Desculpa a ignorância, mas fiquei curioso com esse troço, hehe...

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Delson

    Não, não cancela bobina nenhuma. Mas que o som fica parecido com single, isso fica - sem hum.

    Tem uns dias que não se pode votar mais... Valeu!

    Drinho
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Caike_bend

    Rapá, coisa finíssima hein!

    abraço!

    Caike_bend
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Delson
    Cara, eu travei! hauahuahua É muito boa de tocar, macia, suave, as notas saem sem esforço. O varitone é muito legal, tem um leque de timbres incríveis. o MMI já explicou :P

    renatocaster
    Passei um FDS na casa dele, toquei em todas aquelas guitarras, me senti realizado! auahuaha.

    MMI
    Exatamente! Eu usei a posição 1, a mais grave, mais macia e gordinha, é a minha preferida. Aliás, todas as posições são ótimas,eu devia ter mostrado todas, mas nem me liguei..


    Drinho
    Me senti gente grande! ahuahuahuaha

    maspn
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MMI


    Que coisa, Hein

    Achava que o Les Paul era o principal músico da gibson, todos eventos, maioria dos workshops... etc.

    Deiab
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Eu gosto do som do BB King, mas nunca tinha parado pra ouvir mais sobre essa guitarra e seus timbres. Na verdade eu não tinha ideia da versatilidade dela.
    Pra mim era o som do BB King e pronto.
    Olhei no youtube agora depois do MMI explicar ela, e foi de babar.
    Simplesmente espetacular a guitarra.

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Caike_bend

    Legal, desta vez meus ouvidos não me trairam! Mas era de se esperar mesmo, é o som mais semi-acústica desta guitarra, geralmente é o que todo mundo gosta. Os outros são legais, mas fazem parte da versatilidade dela, o "puro-sangue" está na posição 1.


    maspn

    O Les Paul foi o gênio maior, ele era parceiro e inventor do modelo da guitarra, outra categoria. Mas lá na fábrica eles falam que o principal artista, entre os endorsees, é o BB King. Tanto é que o saguão principal na entrada tem uma enorme guitarra do mestre.


    Deiab

    Esta guitarra é de fato surpreendente. Uma vez, depois de ouvir Larry Carlton (vulgo Mr. 335), resolvi tirar sons jazzístico dela, para ver até onde ela podia chegar. Vou te contar, esta guitarra com cordas flatwound, captador do braço na posição 1 do Varitone também dá um belo caldo até para jazz, bem ao estilo mesmo, simulando uma archtop. Mas apesar dela segurar a onda do jazz e rock, a alma dela é bluseira. rs

    Caike_bend
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    maspn
    Acho que Les Paul é mais 'intelecto' e BB King mais 'artista'.
    Deiab
    Essa guitarra é fantástica
    MMI
    TUDO o que você toca na guitarra, soa blues! hauhauhaua Voce pode tentar tocar Pantera, mas vai soar como se fosse algo do King. ahuahuahua

    Deiab
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MMI
    Caike_bend
    Pois é meus caros, eu fiquei impressionado com a qualidade dessa guitarra.
    Aliado ao fato de que, salvo engano, o MMI visitou a fábrica onde ela é feita, e comentou que existe um controle de qualidade muito bom nessa guitarra e nas outras semi-sólidas da Gibson.
    Bateu uma G.A.S., quem sabe no futuro...

    Não da pra imaginar essa guitarra sem estar meio de lado, encostada no barrigão do BB King.

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Deiab

    Sim, estive na fábrica deles. Uma experiência sensacional. A fábrica de Memphis, onde são feitas as semi-sólidas, a double neck e a LP Custom branca (???). Diferente da fábrica de Nashville que tem 2 fábricas separadas (normal e Custom Shop), lá é uma fábrica Custom Shop. O cuidado é grande.

    Caike_bend
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MMI
    Pra visitar a fábrica tem alguma burocracia?

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Caike_bend

    depende. A Gibson Nashville e Montana não são abertas ao público, só se visita com convite. A Gibson Memphis é aberta, só ir lá e pagar ingresso.

    Caike_bend
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MMI
    Deve valer cada centavo hauhauha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lucille Gibson. Toquei na guitarra do mestre, claro que travei! BB KING