Teste cego: Gibson vs. Fender

Autor Mensagem
clguitar
Membro
# mai/13


http://www.youtube.com/watch?v=nFF5bvX0biE

Gosto muito dos vídeos do Scott Grove. O cara tem umas opiniões fortes e às vezes exageradas, mas é sempre divertido.

Este vídeo me ajudou bastante a descobrir que eu curto muito o som de Telecaster.

Lucas Lippaus
Membro
# mai/13
· votar


Depende da proposta do que você quer eu diria, hehe

Eu tenho uma Jaguar, gosto muito do som dela. Mas ela deixa muito a desejar quando quero um som mais pesado e denso...

guizimm
Veterano
# mai/13
· votar


cada guitarra precisa de uma equalização pra se tirar o melhor dela, todos os timbres ficaram mais ou menos legais

Nefelibata
Veterano
# mai/13
· votar


clguitar

Eu acertei todas as stratos... mas teve hora q troquei tele por lespa e vice versa... as configs com coil split e dois singles complicam avaliar pq foge muito daquele som "standard" q colocamos nestas guitarras.

guizimm

A impressão q dá eh q o kra timbrou o amp pra uma lespa e o resto que se dane!

guizimm
Veterano
# mai/13
· votar


Nefelibata
eu nem vi que timbre era o quê, mas acho que as duas primeiras são Gibsons, e o resto soou tudo parecido

mateusrrm
Veterano
# mai/13
· votar


clguitar
Eu que sempre preferi gibson vejo que a minha "última colocada" foi uma gibson e a primeira uma fender kkk

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


mateusrrm
Engraçado mesmo... Pena que o teste não tem drive ou distorção, acho que as Gibson iam se sair relativamente melhor...

mateusrrm
Veterano
# mai/13
· votar


clguitar
Também acho, por causa dos humbuckers também, que iriam dar um peso a mais no drive

Nefelibata
Veterano
# mai/13
· votar


clguitar
mateusrrm

Mas distorção mascara muito o timbre, ainda mais se for amplificador high gain... aí ficariam todas iguais, diferenciando apenas pelo ganho e dinamica.

O teste é limpo pra mostrar o timbre de verdade do instrumento, em tese.

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


Nefelibata
Até concordo se fosse alto ganho. Mas, com o som de válvulas levemente saturadas, acho que daria para ter uma idéia legal do som de cada guitarra com um pouquinho de "sujeira".

De toda forma, achei muito bom esse teste. O Scott Grove entende muito de guitarra. Ele tem uma coleção de umas 200 e poucas, mas está vendendo ( infelizmente, só nos EUA...). Gosto muito da visão dele, de músico e professor, que não fica babando ovo demais para coisas vintage. Inclusive, acho bacana que ele goste muito das inovações da Gibson da época da Norlin, tipo a S-1 (baita instrumento).

Jochims
Membro
# mai/13
· votar


Nefelibata

Mas distorção mascara muito o timbre, ainda mais se for amplificador high gain... aí ficariam todas iguais, diferenciando apenas pelo ganho e dinamica.


Já acho ao contrário neste caso, acho que com drive daria para notar melhor o que é single e humb.

Nefelibata
Veterano
# mai/13
· votar


Jochims

Já acho ao contrário neste caso, acho que com drive daria para notar melhor o que é single e humb.

Aí é que está. Vc falou do timbre do captador. Eu tou falando do timbre da guitarra como um todo.

Por essa razão os testes com clean, pq assim vc pega todas as nuances do timbre básico do instrumento. Pq quanto mais saturação, mais se "distorce" esse timbre até ele ficar desfigurado.

Jochims
Membro
# mai/13
· votar


Nefelibata

Hum, agora entendi o teu ponto de vista.

vintagentleman
Veterano
# mai/13
· votar


Pessoal,

Para mim o vídeo só demonstra que Sweet Home Alabama fica mais legal em Telecasters.

Ou seja, não existe guitarra pior ou melhor em relação a elas mesmas. O que existe é melhor ou pior guitarra para o som que você quer tirar.

Dr.Blues
Membro
# mai/13
· votar


Amigos,

Nesta questão de guitarra ter uma especificidade para determinado estilo, realmente não vejo sentido. É claro que algumas guitarras ficaram famosas nas mãos de determinados ícones e acabam virando um padrão para aqueles estilos.
Porém, vários fogem à regra, vide Albert King tocando blues com Flying V ou Albert Lee com Music Man no Country.
O melhor mesmo, é tocar com que está acostumado e se sentir bem. Só não vale Death Metal com guitarra 3/4 da Hello Kitty ;)

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


Aqui vai o teste do mesmo cara, agora com distorção
http://www.youtube.com/watch?v=B0zDGQ7oQ3Q

Nefelibata
Veterano
# mai/13
· votar


vintagentleman
Dr.Blues

O que eu achei mais legal do teste foi o quanto o timbre da les pauls com singles fica parecido com o das teles, mais encorpado claro.

Buja
Veterano
# mai/13
· votar


A guitarra #9 é uma gibson com tres singles coils! Que pecado!
Se bem que a fender tem a jaguar né, uma fender com 2 humbuckers, uma heresia total.

Buja
Veterano
# mai/13
· votar


O cara tambem tem les paul com single coil no mesmo e fender com binding....so trem doido

Lelo Mig
Membro
# mai/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


clguitar

Já conhecia esse vídeo... achei bem dentro do esperado conceito geral:

Fender Stratos e Teles mais "estaladas e picantes" e maior presença dos harmônicos, com destaque para o sustain das Telecasters.

Gibson mais "suaves e aveludadas" com destaque para maior "crueza" das Flying V.

Como tenho Fender (por conta da versatilidade necessária quando a comprei) e não por preferência, meu gosto não mudou muito nas últimas décadas, continuo achando o ideal:

Ter uma Fender Strato Traditional e uma Gibson Les Paul Traditional.

Podendo, coloco uma Fender Telecaster e uma Gibson 335 na lista...heheh.

Só essas 4 tá bom!!

ogner
Veterano
# mai/13
· votar


Lelo Mig

Na minha lista, quero stratos (varias), uma guitarra com P-90 ( deve ser Lespa, de preferencia gold top velha) e uma semi acustica, tipo a 335!!
E ta bom. hehehe

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


Leo Mig
ogner
Uma Tele, uma Les Paul, uma Strato, uma 335, uma com P90... quando você vê, não tem mais lugar pra nada em casa, hahahaha!!!

ogner
Veterano
# mai/13
· votar


clguitar
Tenho 5 guitarras!! hehehe!! 4 strats e uma tele!

Lelo Mig
Membro
# mai/13
· votar


ogner
clguitar

Conheço um cara que é executivo e guitarrista hobbista (ele toca bem)... Como possui um bom poder aquisitivo, ele têm uma bela coleção, com Stratos, Teles, Lespas, Gibson Double Neck, Jackson, Kramer e etc, além de vários amplis, pedais, violões e outros instrumentos.

A mulher dele falou:
- Se botar mais uma guitarra em casa eu saio!

Ele me confessou que esta pensando seriamente em comprar mais uma guita, rapidão....heheheh

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


Lelo Mig

Este é o tipo de coisa que é melhor não falar... hehehehe

MauricioBahia
Moderador
# mai/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig: - Se botar mais uma guitarra em casa eu saio!

Agora, vai falar a mesma coisa quando ela compra, com seu cartão, o 502º sapato (e nem te avisa), mais uma pra coleção de 312 bolsas ou outro estojo de maquiagem entre as 8.765 "coisinhas" pra estética! Óbvio que ela vai te xingar imediatamente e dizer "É pra ficar bonita pra você, meu amor!". hehe

:D

ogner
Veterano
# mai/13
· votar


Lelo Mig
A mulher dele falou:
- Se botar mais uma guitarra em casa eu saio!

Ele me confessou que esta pensando seriamente em comprar mais uma guita, rapidão....heheheh

Poxa, acho que, dependendo da situação é uma ótima. Guitarras tem mais serventia doq imaginamos!!
Hehehehe!!

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


MauricioBahia
MMI
Lelo Mig

O macete é chegar em casa com a guitarra na surdina, sem que a patroa perceba (de preferência se ela não tiver em casa). Depois que entrou já era, kkkkkk.

MauricioBahia

o 502º sapato

No quarto temos duas sapateiras, que segundo ela, era pra ser uma pra mim e uma pra ela. Resumo: Meus tênis e sapatos estão todos espremidos numa ÚNICA prateleira e o resto está tudo dominado pelas sandálias, botas e sapatos dela. Hehehe!

MMI
Veterano
# mai/13
· votar


renatocaster

O macete é chegar em casa com a guitarra na surdina, sem que a patroa perceba (de preferência se ela não tiver em casa). Depois que entrou já era, kkkkkk.

Mas quando ela perceber tem 502 pares de sapato para dar na sua cabeça!

FBlues_rock
Veterano
# mai/13
· votar


MauricioBahia
renatocaster
Esses dias tive que "pedir licença" para arrumar um espaço para caber pelo menos meu shampoo no banheiro... hehe
Mas não posso falar muito não, nunca falou nada ao ver o "milagre da multiplicação das latinhas"!

Lelo Mig
Amigo sortudo! A minha se surtar, não sai, tira... rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teste cego: Gibson vs. Fender