Dúvida Memorização, Percepção, Como desenvolver , Como proceder?

    Autor Mensagem
    doubletalking
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: doubletalking


    (Antes alguém me diga para eu usar a pesquisa, usei, mas tudo que achei, não se tratava exatamente do que estou querendo saber, nada estava igual ao que quero saber. então é isso, já usei a pesquisa e não encontrei nada que me ajudasse em tópicos passados a respeito disso)

    Olá,
    Sei Campo Harmônico, Arpejos, Ligados, Modos Gregos, pentas, enfim os elementos necessários mais usados.
    Quero saber como desenvolver percepção para improvisar em cima de bases, pois o que acontece comigo é o seguinte:

    Se ouço um Backing Track, ao ouvi-lo consigo sentir qual a tonalidade. Se ele é um C jônio, Fá lídio, etc.., enfim consigo achar a tonalidade, em qual campo harmônico se encontra.
    Até aí tudo bem, mas meu problema está em perceber a mudança dos acordes da base.
    Suponhamos que tenhamos a seguinte base:
    F7M , C , Emb6 , Am
    Eu sei que essa base é um Fá lídio, e que ela está no campo harmônico de C Maior.
    Continuemos com ela como exemplo! O que acontece é que quando vou improvisar, por eu saber que essa base está no campo harmônico de C, eu acabo pensando nos elementos do Campo de Dó, enfim, acabo improvisando pelo tom do Campo Hamônico de dó, pois o Fá lídio está nesse campo.

    Meu problema está em jogar um arpejo de F7M exatamente em cima do Acorde F7M. Meu problema está em jogar um Arpejo de C em cima do Acorde de C, o problema está em jogar uma pentatônica de Am, exatamente em cima do Acorde de Am, ou um arpejo de Emb6 em cima do Acorde de Emb6 que seja.
    Eu acabo Usando qualquer elemento do campo de dó, em cima de qualquer um dos acordes da base, ou seja, usando a penta de Am em cima do acorde de F7M, ao invés de jogar em cima do acorde de Am. Acabo usando um arpejo de C em cima do Acorde de Emb6.

    Tudo isso acontece porque eu só penso no tom, não consigo ficar sentindo a mudança dos acordes, sei quais acordes estão na base, mas não consigo sentir as mudanças.
    Falei muito repetitivo para ver se dá pra entender melhor rs, espero que dê.

    Bom o que quero que quando eu ouvir um acorde da base, que eu saiba pelo som qual é esse acorde soando, que apenas em ouvir o acorde, eu já saiba dizer qual ele é, identifique apenas pelo som, Quero que ao ouvir um acorde, no exato momento eu saiba dizer :"Esse aqui é um dó" e já soltar um arpejo, penta, lick, de C em cima do acorde C. Eu não quero apenas saber o tom da música. como falei sei que no exemplo usado por mim a base tem os acordes F7M , C , Emb6 , Am . eu sei que esses acordes estão na base, sei dizer quais todos os acordes estão na base, mas depois que dou o play pra base começar a rolar eu fico perdido na mudança de acordes, a minha mente fica presa ao conceito que está no campo harmônico de C, e não consigo pensar em cada acorde individualmente. Meio que me vem o questionamento a seguir :
    Bom, sei que minha base tem os acordes F7M , C , Emb6 , Am , mas esse acorde que soou agora Qual Foi ? foi o F7M ?,ou será que é o C ?, será que é o Emb6 ? , ou Am ?

    Eu quero mudar isso, quero conseguir pensar em cada acorde que compõe a base individualmente, quero poder aplicar cada arpejo em cima do acorde correspondente. Quero aplicar exatamente a penta de Am em cima do Acorde de Am, enfim identificar os acordes só de ouvir, gravar o som deles na cabeça, perceber a mudança deles.

    Como desenvolver essa percepção ? Peço que me passem exercícios que devo fazer, passem o maior número de sugestões que me ajude.
    Não quero mais ouvir uma base e pensar apenas na tonalidade dela, e sim enxergar cada acorde individualmente que compõe a base.
    Preciso aprender a dominar isso, pois ao contrário, nunca vou conseguir fazer modulações.

    Ficou muito repetitivo, peço desculpas por isso.
    Mas preciso de Orientação a respeito disso. não há bons professores em minha cidade. então tenho que me virar sozinho. :-)

    Muito Obrigado desde já.
    Abraço.
    ______________________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Acho que vc não leu as regras, ou leu e não entendeu. Preste atenção nas partes sublinhadas e em negrito do texto abaixo:

    Aproveite para ler novamente as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Memorização, Percepção, Como desenvolver , Como proceder?