É normal isso acontecer?

    Autor Mensagem
    Gabriel.RJ
    Membro
    # mai/13


    Gente, toco violão a uns 3 anos, porem nunca estudei e não tinha o habito de treinar/praticar, então só toco por cifras ou tablaturas. Sendo que tem uns 7-8 meses que comprei uma guitarra e venho treinando mais frequentemente (não muito), só que reparei uma coisa esses dias: Eu consigo tirar solos razoáveis por video aulas ou tab, porem percebi que minha improvisação é muito ruim, ruim msm, eu até tento pegar alguns licks dos solos que aprendo porem fica esquisito. Estou provavelmente estudando errado ne? Para falar a verdade meus estudos se resumem a pegar 1 solo de alguma musica que gosto (oficina g3) e treina-lo por semanas até conseguir faze-lo. É normal vc conseguir pegar solo "difíceis" no começo e não improvisar bem?

    clguitar
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Minha sugestão: ponha umas backing tracks e fique improvisando. Você vai ouvir o que funciona ou não. E vai te dar uma noção de ritmo melhor que qualquer exercício.

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Gabriel.RJ

    É normal vc conseguir pegar solo "difíceis" no começo e não improvisar bem?

    não é normal nem pegar solos difíceis no começo muito menos improvisar com qualidade


    isso demanda tempo e vivencia com estudos e com musica....

    tem cara que não sabe nem escrever a cifra de sol com sétima maior, mas na hora que pega na guitarra arrebenta um monte de nego que estuda.....


    isso é vivência velho, demora....

    SuicideGuy
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Pelo que entendi sua improvisação é ruim pelo fato de você não saber nenhuma escala e não usar nenhuma técnica. Você aprendeu a reprodizir os solos que você gosta, mas criá-los é um pouco mais complicado que isso
    :(

    ALF is back
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Gabriel.RJ
    ...então só toco por cifras ou tablaturas
    se vc nao estudar e treinar improvisação, claro q nao vai desenvolver isso!
    uma das coisas q observamos nos guitarristas de you tube é q muitos conseguem tirar covers difíceis fantasticamente bem, mas quando upam um, um improviso ou conteudo autoral, é uma bosta!
    copiar é uma coisa, criar é outra!
    pra vc desenvolver seu improviso, tem q treinar isso! tem muitos videos interessantissimos sobre improviso por ai, e muito material didatico com boa escrita, tudo de acesso grátis! em bancas grandes vc tbm encontra apostilas de grandes musicos como Mozart Melo, Faiska, Nuno Mindelis e etc, falando sobre harmonia e improvisação...passe a dedicar parte do seu tempo nisso e vc notará uma melhora grande!

    Gabriel.RJ
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Tipo, solo dificeis eu digo Alguns do oficina g3, pra min e para alguns amigos meu são dificeis. O pior que pelo menos as escalas maiores e penta eu sei, acontece que eu não consigo colocar licks nos solos, eu na hora do improviso não erro (geralmente) as notas, porem fica aquele solo parecendo aquele exercício tio ao alvo sabe? O negocio é procurar 1 professor msm.

    Gabriel.RJ
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Vlw pelas dicas pessoal.

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    O negocio é procurar 1 professor msm.

    não necessariamente....
    hoje se você sabe ler e tem boa vontade acredito que pode ir longe sozinho, mas tem que colocar na cabeça que tudo á seu tempo.....

    você não vai improvisar bem se não ouvir muita musica e assimilar a diversidade de ideias melódicas e harmônicas que podem se aplicar no improviso, não vai improvisar bem se seu vibrato não estiver em dia, se seu bend não tiver personalidade, se sua palhetada não for precisa se sua ritimica for extremamente quadrada..... o instrumento canta o que você manda ele cantar....

    Rafael.Guitar.YwT
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Gabriel.RJ

    Cara, não precisa pegar licks pré-fabricados e tentar encaixar toda hora, por isso se chama improviso, algo feito na hora, estude bem as escalas, em todos os tons e regiões, e vai pegando bts pra ir improvisando por cima que com o tempo vc vai ver como melhora... Quanto aos licks, eu tento ao máximo usar coisas minhas, claro que vai ter influencia de um cara ou outro, muitas vezes eu improviso os licks, é um leque de possibilidades. É só estudar que vamos longe irmão, abs!!

    Delson
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    É normal não colocar o assunto no título do tópico?

    renatocaster
    Moderador
    # mai/13 · Editado por: renatocaster
    · votar


    É normal fechar este tópico?

    R: Sim.

    Por favor, leia as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Já existe(m) tópico(s) relacionado(s) sobre este assunto. Uma dica: Pesquise pelo assunto IMPROVISAÇÃO na BUSCA.

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres;

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a É normal isso acontecer?