Dúvida Sobre o Captador N3 Noilseless da Fender / American Standard X Deluxe

Autor Mensagem
Aldayga
Membro
# abr/13


Não encontrei nenhum tópico com a dúvida específica sobre este Captador. Estou indo para os EUA no mês que vem e sou fã de Strato (som que o Mark Knopfler tira, bem estalado), porém até hoje nunca tive uma American, apenas uma Mexicana.

Estou dividido entre a Strato American Standard ou a Deluxe no quesito captação. Pelo que eu vi a Deluxe é mais guitarra no sentido de ser "de luxo" mesmo, mas conversando com pessoas mais entendidas, muitas me disseram que estes Caps N3 Noiseless são muito opacos comparado com o da Standard... que não Humbuckers disfarçados.
Alguém tem ou já tocou em alguma Deluxe para dar opinião? O timbre é pior mesmo?

Se esses N3 não tiverem o som tradicional das Stratos da Fender vou acabar ficando com a Standard, mesmo com o ruído.

Muito Obrigado !

tomatelol
Veterano
# abr/13
· votar


Não toquei, mas pesquisei e tirei algumas conclusões:
- Eles não são piores, eles são diferentes. São bons, mas não são "vintage". Ou seja, são captadores versáteis, que voce vai conseguir tirar de tudo um pouco de uma forma satisfatória. Mas não diria que são piores que os da standard.
- Com certeza eu afirmo: se quer som vintage, esqueça eles.
- Muitos afirmam que são mais opacos mesmo, mas outros dizem que tem som sim de stratocaster, com os agudos presentes, e tudo mais. Então, por eu nao ter tocado, eu creio que seja de gosto essa questão. único jeito é ir la tocar e ver se gosta.
- No final voce falou do ruído. Cara, não é tanto assim, uma blindagem bem feita na guitarra já acaba com os ruídos dos singles na strato. Eu tinha uma standard e nunca me preocupei com ruídos. Eu tenho ruídos aqui em casa mas por falta de aterramento. Mas não por causa dos caps.

Espero ter ajudado.

Euxinus
Membro
# abr/13
· votar


Eu estive lá em NY semana passada e trouxe uma De Luxe Ash.
No loja testei um pouco essa e a Standard, pra sentir a diferença. Afinal são cerca de US$ 500 de uma pra outra. É complicado, pois as guitarras da loja estão muito desreguladas, cordas altas... é meio desconfortável. Pelo menos na loja, só guitarra plugada no ampli não vi diferença gritante na parte de ruído. E olha que sou chato bagarai com ruído de captador. Tive a impressão que blindando a standard e usando algum noise gate acho que dificilmente vai incomodar...
Sinceramente na captação a maior diferença que achei foi na saída. Me pareceu (sou bem cabaço) que os N3 tem o dobro de saída que os 50's... plugando uma e outra alternadamente a diferença me pareceu muito grande.
Já o timbre EU não senti diferença de uma ou outra que fosse perceptível ali na hora. Teria que tocar muito mais uma e outra.
Além dos captadores a De Luxe tem algumas coisas a mais, além do acabamento: botãozinho no volume pra ter outras 5 configurações dos captadores, tarrachas com travas, carrinhos lisos (achei bem agradável). Pelo menos até agora a afinação dela tá perfeita, mesmo dando muitos bends e alavancadas.
Pra quem liga, o acabamento é muito bacana, bem superior a Standard.
Tem que ver também o que você vai tocar. Lá na minha banda a gente toca muita coisa, então essa guitarra (De Luxe), com esses captadores, pelo menos até agora me pareceu muito versátil.
Optei pela De Luxe pois já tenho uma Southern Cross "upgradeada" e, pelo menos pra mim, a Standard não deu aquele "tesão".
Ontem a noite fiquei tocando a De Luxe até umas 2 da manhã. Estou muito satisfeito com ela...

Lu_Soares
Veterano
# abr/13
· votar


Aldayga
Eu tinha uma Deluxe HSS com caps N3, eu não gostei deles , não tem esse estalado do som estilo Mark Knopfler, é meio sem vida na minha opinião.
No geral realmente a guitarra é top, acabamento, ferragens o braço dela é espetacular, tem o raio composto, muito confortável.
Já que vc vai pra lá e quer um som mais específico, pega já uma Signature do Mark, que o preço é praticamente o mesmo.

fla3d
Veterano
# abr/13
· votar


Eu estive ano passado na guitar center em Los Angeles e testei as duas e as duas são muito boas, depende da questão de gosto. Eu escolhi a American Standard pois gostei mais do som dela, desde o modelo 2012 ela ta vindo com os custom shop fat 50's que eu adorei, mas novamente é questão de gosto, como exemplo o colega ali em cima testou as duas e preferiu a deluxe.

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


Aldayga

Cara, o Knopfler usa Texas Special na signature fender dele. estes são bem estalados, mas tem uma boa dose de graves e médios bem equilibrados. Tenho eles, mas depende da sua mão e o jeito q toca. Eles são muito sensíveis à pegada. Se vc tocar de leve, o som sai mais apagado, com pouco agudo e mais médio. Se vc descer o braço aí sim fica um senhor som de strato.

Já testei uma guita com noiseless e não gostei justamente pelo som ser mais opaco, menor brilho, parece q tem menos vida. Realmente parecem humbuckers que querem ser singles, com o som bem equilibrado. Não estou dizendo q são ruins, já vi gente tirando um som muito strateiro com eles, só acho q single tem q ser single.

Abraço

Leomju
Veterano
# abr/13
· votar


Aldayga
Amigo, tem uma série da Knophler Signature que vem com um Fat 50's no braço.
Eu fiz uma boa busca pra achar minha guitarra, testei as duas (Standard e Deluxe) e escolhi a Standard, achei grande a diferença de sonoridade entre as duas e não me dei bem com o sistema S1 e com os Noiselles, achei-os meio abafados!

Mas isso é questão de gosto.

Dá uma olhada no meu tópico de compra da minha guitarra:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/300727/

Valeu!

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


Aldayga
Leomju

Eu concordo. Qdo testei os noiseless (em amp igual ao q uso todo dia), parecia q eu tinha colocado um lençol sobre o combo, pq eh um tanto abafado os caps.

Vou colar aqui o q eu postei no tópico do Leomju:

"Eu tb achei q esses caps noiseless tem o som mais achatado e abafado. Prefiro aturar o 'hum'. Mas com um amp de qualidade e boa elétrica vc fica com 0 de ruído. Vi um review dum gringo q tocava muito e ele dizia q em caps noiseless vc sempre tem q abrir mão de um pouco de timbre pra não ter hum."

Acrescento q as fenders normalmente tem um shielding bom. A minha tem singles e o ruído é praticamente zero mesmo usando um pedal de drive.

Aldayga
Membro
# abr/13
· votar


Obrigado pelas respostas !

Andei pesquisando.. me recomendaram Dimarzio Virtual Vintage que falaram que é muito bom e um chamado Kinman que não conhecia (vi em fóruns de la de fora muita gente comentando destes).
Vou na guitarcenter de LA também. Estou propenso a pegar uma American Standard mesmo, ou alguma usada e ai troco os Caps se achar necessário.
Eu toco Pop/Rock mas fazemos casamento também e tal, e como sempre toquei com Les Paul e Hambucker não sei como fica essa questão de Ruído ao vivo.. por isso estou pensando nos Noiseless, mas se não for tanto assim e se enquanto tocando eles não aparecerem talvez nem troque, já testei a American Standard com esses Custom Shop 50th e curti bastante..

Abraços !

Denis Guitar
Veterano
# abr/13
· votar


Aldayga
Olá. Eu tenho uma Fender American Deluxe e acho uma guitarra impecável! O acabamento é excelente, tem 22 casas e os captadores entregam sim o som de Fender. A ponte é fixa em apenas 2 pontos (maior estabilidade na afinação) e vai para baixo e para cima. Tem travas nas tarraxas e chave seletora com 5 posições single e 5 posições humbucker, muita versatilidade. Os captadores são bem silenciosos e a 4 posição da chave seletora entrega aquele som limpo característico da Fender. Uso o drive na posição 3 pois a posição 1 achei mais aberta do que estou acostumado, só uso em alguns ambientes dependendo da acústica.
Veja abaixo dois videos onde toco um solo limpo e depois com drive:





Drinho
Veterano
# abr/13 · Editado por: Drinho
· votar


Aldayga

se voce gosta de som de strato de verdade não é a tecnologia noiseless que trabalhará com mais eficiencia.... mas sim os singles de verdade.....

quem reclama do ruido espetacular do single é fresco e está traindo SRV, quando voce tá tocando o ruido nem aparece...

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


Drinho

Vish!!! Tem como botar +1000 aí?

assino em baixo.

Sobre o que falei antes do noiseless, tah bem claro isso nos vídeos do Denis Guitar. É som de strato, mas singles de verdade deixam isso aí beeeem longe e sem edição ainda.

Me referia à isso, o som é mais apagado, parece q tem um cobertor sobre os falantes. Som achatado e pouca vida. Pela menor projeção de agudos, o ataque fica prejudicado, especialmente em se tratanto de quack quack.

Com esses noiseless fico com a impressão que as notas já começam no meio do decay, tipo com um limiter/compressor, justamente pela falta daquele ataque típico de single.

Enfim, vi um gringo dizendo que pra não ter hum em single a gente sempre vai ter q abrir mão de um pouco de timbre. Até agora não vi nenhum captador que não fosse assim.

A propósito do ruído, te garanto que a porcaria da rede elétrica e o restante do equipamento dá muito mais ruído do que os singles em si. Então não encane, escolhe o que vc gostar mais.

Se o som dos noiseless te agradar mais do que um single normal nossas opiniões não contam nada, pq é isso q importa.

abraço

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


Aldayga

No fundo o que você deve fazer é pegar a que lhe agradar mais ali na hora, sem dúvidas, como já lhe disseram. E de repente você está lá, acha uma usada que não tem nada a ver com a Std ou Deluxe e acaba levando, deixando toda essa discussão de lado... rs

Mas como estão falando opiniões, e são meras opiniões porque neste ponto ninguém tem a verdade absoluta, vou falar a minha. No seu lugar eu tenderia a procurar, e muito, a strato mais ressonante, mais balanceada, com melhor tocabilidade - talvez iniciaria no setor de usados, provavelmente olhando as procurando as Nash (não são muito caras, tem altíssima qualidade, especialmente nas teles), talvez Suhr e Tom Anderson também. E honestamente hoje em dia a Guitar Center não me enche os olhos, se bem que você vai em uma das grandes, então talvez valha a pena, mas eu começaria a busca em LA pela Norman`s. Como vários luthiers experimentados dizem, strato excelente é algo raro, eu mesmo só encontrei 2 na vida, que tenha tocado.

Quanto a sua pergunta sobre captadores... Sim, é verdade que vai de gosto e necessidade, um pode agradar mais que outro. Eu coloquei aqui que vai também de necessidade em homenagem ao Drinho (quem reclama do ruido espetacular do single é fresco e está traindo SRV, quando voce tá tocando o ruido nem aparece...), que tem razão que ao tocar o ruído não aparece, mas pode aparecer nas pausas e incomodar, tem os captadores que dão mais ou menos hum, mas pode se tornar um problema em gravações. Veja bem isso é raro e um caso totalmente de exceção, nada a se preocupar. Mas não sou do contra não, strato para mim é SSS, tem hum.

Muita gente critica de fato o Noiseless, tanto que já vi pejorativamente chamarem de "toneless". Mas dá para tirar sons legais deles, muita gente tira altos sons, só que eu mesmo não gosto. Só que eu prefiro buscar guitarras pelo equilíbrio como um todo, não somente nas especificações, isso olho depois. O captador é fácil trocar, as madeiras e a ressonância geral da guitarra não é fácil mudar. Com 1 mês de antecedência já se torna impossível encomendar um set custom, mas mesmo os "stock" de algumas marcas são bem mais legais que esses Fender, DiMarzio e Seymour - me refiro ao Lindy Fralin, Lollar, Rio Grande e mesmo Suhr - valem a pena, mas escolha a guitarra certa, digo porque a minha Fender Custom Shop nem é isso tudo mas tem um set desses. E já que você parece que é de São Paulo também, tem um sujeito aqui que está se dedicando a estes captadores custom handmade e que está saindo coisas muito boas de lá a preços interessantes (por enquanto), ou seja, se não rolarem os captadores, dá para arranjar algo bem legal aqui. Inclusive ele andou inventando um novo tipo de single, bastante interessante para cortar ruído.

Abç

Aldayga
Membro
# abr/13
· votar


Obrigado a todos pelas respostas.

MMI
Quando você diz que Strato excelente é raro, se refere a Timbre ou construção? Que itens tenho que observar antes da compra?
Pergunto isso pois procuro por timbre... vou tocar com clean ou distorções leves, e não sou muito fã dessas "super guitarras" que a Ibanez faz como a do Vai ou Satriani.

Caso vc esteja se referindo as Telecaster eu também pensei muito nelas, gostaria de uma que tivesse esse som abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=t3e1UKpXw_k

até conversei com o guitarrista do vídeo que disse estar usando uma Fender Nashville e surpreendentemente com aquele SCN que é Noiseless, mas ele mesmo me disse não gostar muito deles...

O fato é que sempre que vou a lojas e testo as Tele nenhuma chega nem perto de um som desses, talvez seja os pedais que ele esteja usando..
Por isso estava tentando as Stratos, de qualquer forma vou testar os dois modelos la.

Abraços!

Drinho
Veterano
# abr/13
· votar


"toneless"

hahahahaahaha

boa...

é cara... noiseless, stack e afins não são pra mim tbm....

Drinho
Veterano
# abr/13
· votar


digo porque a minha Fender Custom Shop nem é isso

kkkkkkkkkkk... sempre que você fala isso eu fico pensando

bom... ou ele é maluco ou eu tenho um mal gosto da porra

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


Aldayga

Quando você diz que Strato excelente é raro, se refere a Timbre ou construção? Que itens tenho que observar antes da compra?

Strato excepcional é raro. Fato! Tem um luthier muito conceituado que diz que se um guitarrista acha uma strato dessas, se vender é um imbecil porque nunca mais vai achar outra.

Me refiro a timbre e construção. Tem umas que saem com o som pronto, perfeito, a guitarra soa fantástica. Mesmo na tocabilidade, ela soa perfeita. Isso é raro.

Não sou dono da verdade nem tenho a pretensão que todos concordem comigo. Eu começo vendo a guitarra assim que a pego na mão, já vejo o peso, o equilíbrio do peso, o formato do braço, o encaixe do corpo, a "pegada". Sempre começo a tocar com ela desplugada, já me diz alguma coisa o som que ela dá. Depois é plugar, ver bem o som limpo e depois por fim que vejo o drive, mas aí observo o timbre, a ressonância, o sustain, o conforto, tudo mais. É difícil explicar, mas a guitarra perfeita fala mais, você sente, o som é melhor, mais equilibrado, mais agradável.

Caso vc esteja se referindo as Telecaster eu também pensei muito nelas, gostaria de uma que tivesse esse som abaixo:

Sim, passei pelas tele no que disse. Se você quiser uma tele de gente grande, pode acreditar. Já botei uma tele Fender CS Masterbuilt ao lado de uma tele Nash. A Nash, mesmo custando uma fração do preço, era tão absurdamente melhor que a Fender parecia guitarrinha vagabunda. E isso foi muito evidente, opinião unânime de 4 pessoas ali presentes.

Mas neste vídeo tem muito de regulagem do amp e talvez pedais...


Drinho

Este apelido dos captadores era comum na época que apareceram... rs

kkkkkkkkkkk... sempre que você fala isso eu fico pensando
bom... ou ele é maluco ou eu tenho um mal gosto da porra


Talvez um pouco maluco, pode ser... kkkkkk

Veja bem, não que seja ruim, de fato minha strato não é, especialmente com os captadores que o Lindy Fralin fez customizados para mim. Soa bem, fala bonito, mas ao lado de uma strato fodona dá dó.

Denis Guitar
Veterano
# abr/13
· votar


Nefelibata
Lembre que o som não está mixado por isso pode soar um pouco fechado. Esses foram takes dentro do estúdio com o som captado direto do amp com um pouco de delay. Usei na gravação do album novo 3 guitarras Fender, apenas uma com noiseless e apesar dos timbres diferentes não achei os captadores N3 mais fechados que os outros.

Só pra botar um pouco de lenha na fogueira vou postar um video onde toco com uma Fender American e captadores Lace Sensor (só pra comparar).




Drinho
Veterano
# abr/13
· votar


MMI

Mas acredito que seja complicado relacionar nesses casos guitarras á marcas.... ouvi a história (não sei é verdade) que o construtor da nash foi masterbuilder da fender e se não me engano o john suhr também.... então acredito que seja gente com um know-how muito grande né, esses caras são cientistas no assunto e naturalmente farão instrumentos de primeira, já peguei uma tele da nash baseada na fender 52 e realmente a guitarra era impossível hehehehehe

É difícil explicar, mas a guitarra perfeita fala mais, você sente, o som é melhor, mais equilibrado, mais agradável.

como diria um conhecido "uma boa guitarra é mais tudo"

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


Drinho

O John Suhr foi Senior Master Builder na Fender na década de 90, não sei do Bill Nash. Mas como ele detém o direito dado pela Fender de produzir guitarras relic, desconfio que sua informação seja verdadeira.

Aldayga
Membro
# abr/13
· votar


Deem uma olhada nessa Telecaster com N3 ! eu Particularmente achei muito louco...

http://www.youtube.com/watch?v=Xd1cPwb_ViU

Drinho
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drinho
· votar


Aldayga

então cara... se liga....



você num acha o singlezão mais purista não? hehehhe

quando eu ouço um negócio desse já visualizo uma pick up ford gigante, um copo de jack daniels sem gelo e a bandeira dos estados unidos

Aldayga
Membro
# mai/13
· votar


Drinho

hahaha loco demais...

qual a média de valor de uma Nash será? Os Caps são dele mesmo ou qual ele usa?

Abraços

Drinho
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drinho
· votar


Aldayga

a única nash que eu toquei na vida tava lá na two tone, era uma tele igual essa do video... tava 9 mil, a guitarrinha deixava muita fender pequena, na gringolandia ela custa coisa de 1500 a 2000 obamas, inclusive as fenders desse nível custam um carro... ela vem com os lollar

são os captadores dos metidos que falam mal dos seymours, fenders e dimarzios da vida....

tem vários violentos ai na praça.....

lollar, vanzandt, mccon o wah, sliders, lindy fralin, rio grande ....

Drinho
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drinho
· votar


eu to querendo pegar o sliders 59 pra strato....

o negócio é satânico bicho....

ele vende a ideia que voce consegue o real som do srv (que pra mim é o maior som de strato que o homem já conseguiu) e o interessante é que mesmo uns caras que mal sabem tocar uma guitarra quando simplesmente batem no mizão sai realmente o som dos deuses ou seja estou garantindo porque procuro algo que fale muito sem depender de mim hehehehehe....

Aldayga
Membro
# mai/13
· votar


MMI

Pirei nas NASH que vi no youtube... puta som...
Mas será que tem valor quando chegar aqui? No caso de um dia querer vender.. porque não encontrei nenhuma pra vender por aqui e tenho medo de acabar ficando com um "elefante branco" nas mãos, ai no caso pego uma Fender mesmo que teoricamente não perderia tanto numa venda. As Suhr e a Tom Anderson pesquisei nos sites de LA e achei muito caras.. já passa do orçamento... tudo na faixa de 2900usd... Posso gastar no max 2000usd.
O que você acha?
Nash ou Fender?

Drinho
Veterano
# mai/13 · Editado por: Drinho
· votar


Nash ou Fender?

1800 dólares - nash
3500 dólares - fender team built
5000 dólares - fender masterbuilt

o que você acha? é inquestionável o custo beneficio da nash...

as reissues de fábrica da fender que seriam as american vintage num encaram essa nash mas nem a pau e olha que as american vintages são umas guitarras bem legais já e além do mais essas fenders de fabrica já estão custando o preço da nash e dependendo da loja são até mais caras....

Aldayga
Membro
# mai/13
· votar


Drinho

É, essas Fender pra cima de 2000 dólares já não tenho condições...
Tem umas Fender American Deluxe usada por uns 1500 Dolares.. ai no caso trocaria os Captadores..
mas mesmo assim acho que as Nash são melhores né?
E se precisar vender um dia aqui no Brasil consigo um valor bom ou vão me oferecer 1000 reais?

Estou indo domingo agora pra la,
De novo, obrigado pela ajuda de todos.

Drinho
Veterano
# mai/13
· votar


Aldayga

bicho, essa nash não foi feita pra concorrer com fender chulé... você tem que pegar umas fenders que custam uma fábula pra comparar com ela e essas fenders custam no minimo o dobro....

Drinho
Veterano
# mai/13
· votar


E se precisar vender um dia aqui no Brasil consigo um valor bom ou vão me oferecer 1000 reais?

na two tone tão vendendo uma por 9 mil


caso você queira vender por 1000 pegue meu telefone que você já tem um comprador hehehehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida Sobre o Captador N3 Noilseless da Fender / American Standard X Deluxe