Gambiarrocaster 2 - Hardtail

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# abr/13


Gambiarrocaster 2 - Hardtail

E aí, galera!!!

Depois do meu projeto Gambiarrocaster, fiquei algum tempo com a guitarra e desanimei (acreditem) por conta do peso dela. O som tava ok, mas quando eu tocava com a Fender e depois pegava essa guitarra era como se pegasse uma guitarra de brinquedo, aí fui brochando com essa guitarra.

Enfim, sapeando pelo Ebay, encontrei um corpo de Squier Stratocaster Tom Delonge por US$60,00+frete (nem lembro mais quanto). Não pensei 2x e comprei na hora. Vejam o estado do corpo.

http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&_trksid=p4340.l2557& rt=nc&nma=true&item=320817718710&si=xNdttvK2zHZTE8DiY5IyHB5v1Xk%253D&v iewitem=&sspagename=ADME%3AX%3ARTQ%3AUS%3A1123&orig_cvip=true&rt=nc

Pois bem, retirei toda a tinta da guitarra e pedi pra um camarada meu fazer a pintura dela com spray Colorgin vermelho. Ele mandou algumas demãos e eu mandei ver no bombril pra tirar aquelas ondulações que ficam. Ficou bem fosco, e eu gostei do resultado, tanto que não vou nem mandar o verniz encima, vou deixar só na tinta.
Depois disso, fiz a furação pro captador do braço e do caminho dos fios do captador e também pra chave seletora (que não tem na guitarra original). Fiz os desenhos com lápis usando o escudo e a capinha do captador como base. No caso da furação da chave seletora foi mais complicado, mas deu certo no final. Ficou uma bela duma merda esteticamente comparando com as furações das guitarras de linha, mas como vai ficar tudo coberto (e vcs não vão ver tão cedo pq eu já montei toda a guitarra e esqueci de tirar fotos), foda-se... hehehe

Então, montei o escudo, fiz a solda dos captadores (acabei nem fazendo o treble bleed... =/ ) na chave, pot, jack e montei na guitarra.
Troquei o captador da ponte que era o Texas Traditional pelo Malagoli Custom 50 que tava no braço, aí na posição do braço coloquei um captador GFS Vintage Alnico Stagger, o mesmo que uso na minha Fender. Só potenciômetro de volume.
Pra cobrir a furação da posição meio, peguei uma capinha de captador e serrei a parte que fica pra dentro do corpo, deixando aproximadamente 2mm do topo e fixei no corpo... hehehe... gambiarras mil!!!

Na ponte, a furação onde as cordas passam pelo corpo bateram com as da ponte. Mas a furação no corpo que fixa a ponte ao corpo não bateu nenhuma com a ponte que comprei (e olha que eu procurei uma ponte que batesse com essa furação) e também não encaixou na cavidade/encaixe do escudo. Essa era a mesma ponte que havia comprado da Dolphin. Aí conversando com um luthier ele me aconselhou com estas sábias palavras: "Cara, mete a lixa no escudo e fura essa porra logo...", pensei "pq não?". Então, pequei uma serrinha e cortei na marcação que fiz da ponte e com uma lixa tirei a rebarba que ficou. Ficou bem "honesta" (pra não dizer que quase ficou uma merda). Mas funcionou.

O braço Shelter (o mesmo do outro projeto) eu cortei o bico de papagaio e a curva que fica no lado oposto às tarraxas mais perto do nut. Ficou bem legal, só que não deu pra fazer o mesmo desenho das Fender, já que tem uma curva bem aberta no bico de papagaio. Ficou legal. No acabamento, mandei uma merrequinha de um verniz que tinha lá, mas nem me procupei muito se ia ficar bom ou não, era só pra não ficar aquele esbranquiçado esquisito.
Tive que abrir a furação pras buchas entrarem, pois quando vendi as tarraxas originais, acabei vendendo com as buchas... burrão!!! As tarraxas coloquei as Wilkinson Deluxe Vintage Style.


Aí foi só regulagem e teste.

Seguem as fotos:

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6650Custom.jpg

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6653Custom.jpg

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6654Custom.jpg

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6659Custom.jpg

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6660Custom.jpg

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6661Custom.jpg

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6663Custom.jpg

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6664Custom.jpg

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6665Custom.jpg

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6667Custom.jpg

Lista de peças:
corpo: Squier Tom Delonge (alder, pelo menos é o que dizem todas as fontes, mas se não for é agathis)
braço: Shelter, maple/rosewood, 22 trastes.
tarraxas: Wilkinson Deluxe Vintage Style
ponte: Dolphin hardtail tipo vintage
captadores: Malagoli Custom Alnico 50 (ponte, 6k) e GFS Vintage Alnico Sttager (braço 5,55k)

Sobre o que achei do som: fiz uns showzinhos por esses dias e achei o som muito bonito, bem timbrado de strato. Achei que fosse ficar um pouco mais fechado que a Fender, mas tão bem parecidos (apesar do captador da ponte ser diferente do da Fender). Mas o que chama a atenção é o estalado que se consegue tocando na posição ponte+braço!!! Eu não gosto, mas fica um som muito próximo ao que obtinha na mesma configuração da minha Fender Jaguar (e suponho que seja o mesmo de uma tele). Não sei explicar direito… mas vou ver se lanço um vídeo ainda esse domingo (já que vou tocar de novo… hehehehehe).
O único potenciômetro nela é o de volume, e o resultado é muito bom para o controle de drive!!! Atualmente tenho utilizado somente guitarra e amp, então, tenho explorado muito o volume que tem se portado bem. Normalmente utilizo no 8 e nos solos mando pro 10.

Tocabilidade: achei que ficou muito gostosa de tocar, o braço é confortável, mas ainda vou meter um bombril na parte de trás pra ficar mais “deslizante”. O nut foi bem instalado, mas não consegui uma ação mais baixa das cordas Ezona e ezinha por conta dele não acompanhar a curva da escala (o que acontece na minha Fender), mas não atrapalha muito pra tocar… só um pouco mais pesada na Ezona, mas tudo em paz com isso!!!

Afinação: consegui regular bem as oitavas só no ouvido mesmo, e não tenho problemas de desafinação em bends por algum tempo. Essas tarraxinhas da Wilkinson estilo Kluson são bem boas mesmo!!!

Acho que é isso aí… por favor, façam perguntas se notarem que esqueci de algo.
Abç!!!

Will Bejar
Veterano
# abr/13
· votar


#fail... tiraram as fotos do anúncio... vou procura-las aqui e posto novamente...

Will Bejar
Veterano
# abr/13
· votar


Uuuuuup!

Demolisher
Veterano
# abr/13
· votar


Bacana, ficou muito legal...
Ainda vou brinca de montar uma assim, mas com headstock invertido...
Parabéns...

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


Will Bejar

Continua na ativa, né? Coloquei o link desse tópico lá no de frankies!

Will Bejar
Veterano
# abr/13
· votar


Demolisher
Ainda vou brinca de montar uma assim, mas com headstock invertido...
Parabéns...

Cara, faz sim pq é muito bom o processo... obrigado!!!

JJJ
Continua na ativa, né? Coloquei o link desse tópico lá no de frankies!
Opa, valeu, mano!!! Esse é aquele reviewzinho que tava devendo há tempos!!! Faltava o teste definitivo com amplificador, e o show aconteceu agora!!! huehuheuheuheu

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


Will Bejar

Ficou bacana!

Will Bejar
Veterano
# abr/13
· votar


JJJ
Valeu, mano!!!

MarcosMalmsteen
Veterano
# abr/13
· votar


Pow cara... queria ver as fotos u.u aqui no trampo ta bloqueado esses links

Will Bejar
Veterano
# abr/13
· votar


MarcosMalmsteen
Vê depois entáo... hehehehe... Valeu Abç!

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Segue a minha Gambiarrocaster atualizada!!!

- troquei aquele braço de Shelter por um braço Squier Korea '95 reformado o tensor;
- troquei os captadores Malagoli (ponte) e GFS (braço) por um jogo de captadores Condor do mesmo modelo da GX50 vintage!!! Muito bom o sonzinho deles!!!
- como coloquei o trio, troquei a chave para 5 posições.

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_8183Custom.jpg
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_8184Custom.jpg
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_8185Custom.jpg
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_8186Custom.jpg
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_8188Custom.jpg
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_8187Custom.jpg
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_8189Custom.jpg

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar
troquei os captadores Malagoli (ponte) e GFS (braço) por um jogo de captadores Condor do mesmo modelo da GX50 vintage

Hummm... Suponho que muita gente faria o caminho inverso! O que te levou a esse uso dos originais Condor? Que Malagoli era esse? E os GFS?

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


JJJ
Que Malagoli era esse? E os GFS?
captadores: Malagoli Custom Alnico 50 (ponte, 6k) e GFS Vintage Alnico Sttager (braço 5,55k)

Hummm... Suponho que muita gente faria o caminho inverso! O que te levou a esse uso dos originais Condor?
O primeiro, o preço para a troca. Vendi os dois pra pagar a mudança do blocão da Fender e a compra de captadores honestos e baratinhos.
Li muitos reviews das GX50 e vídeos do Youtube, achei que seria interessante a troca. Achei muito bons os captadores.

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Só detalhando um pouco mais os captadores, eles são novos e vem muito bem embalados numa caixinha plástica descrevendo as posições. São captadores chineses, desses que vc acha baratinho em qualquer site por aí. Mas peguei aqui no Brasil mesmo, lá do Paraná, pelo prazo de entrega baixo e valor ainda barato. As saídas estão entres 5,3 e 5,5 por aí...

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar

Ah, saquei. Pensei que fosse por ter achado os outros ruins...

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


JJJ
o/

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


ATUALIZANDO:

Semana passada chegaram as peças da GFS, saddles em aço inox (pra Gambiarrocaster) e um bloco de aço (pra substituir o de latão da minha Fender).

Bom, troquei os saddles e fiz um videozinho comparando a hardtail com a Fender. Achei os sons bem diferentes, embora ambos sejam "bem stratocasters". O som da câmera não é dos melhores, mas acho que será possível sacar. A execução foi de qualquer jeito, não liguem pros erros.

Olha só como tava o parafuso do saddle anterior (o vagabo)
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_8189Custom.jpg

E os novos!!!
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_8193.jpg
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_8194.jpg





JJJ
Veterano
# dez/13 · Editado por: JJJ
· votar


Will Bejar
Semana passada chegaram as peças da GFS, saddles em aço inox (pra Gambiarrocaster) e um bloco de aço (pra substituir o de latão da minha Fender).

Putz, o meu blocão da GFS tá demorando uma eternidade... Quanto tempo levou o seu pra chegar? Deu imposto? Foi First Class ou Priority?

De resto, belos carrinhos, hein? Ficou show.

UAU! Siberian Khatru!!! PQP, essa música é do caralho e meio!

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


JJJ
Quanto tempo levou o seu pra chegar? Deu imposto? Foi First Class ou Priority?
Vixxx, mano, demorou 2 meses e meio...

De resto, belos carrinhos, hein? Ficou show.
Apesar de eu gostar mais dos vintage pelo visual, esse são muito bonitos!!! E foi facinho regular oitava nessa guitarra. Eles tem bastante massa, e não sei se foi por isso, mas pelos vídeos acho que dá pra perceber que ela dá mais volume que a Fender!!! Os captadores tem saída similar aos GFS da Fender, mas ele parece mais arisco!!!

UAU! Siberian Khatru!!! PQP, essa música é do caralho e meio!
Lembrei dela e pensei "vou gravar algo diferente"... heuheuheuheuuehu

Natanael_DM
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar
Cara, uma curiosidade: o fato de ser hardtail deixa a strato muito diferente? Sou louco pra ter uma com ponte fixa, mas nunca pintou algo que me agradasse...
o/

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Natanael_DM
Putz, cara, difícil dizer... pq cada guitarra é uma guitarra, e mesmo que fossem da mesma maneira, pra comparar teria que ter tudo sob a mesma especificação. Eu acho hardtail mais simples pq não precisa se preocupar com molas e regulagem de alavanca... eu não uso alavanca, então, tá tudo certo!!!

Digo que nessa guitarra aí, dei sorte, comprei um corpo de alder bom baratinho e o timbre da guitarra tá muito bacana na minha opinião.

Enfim, a diferença é menor influência do bloco da ponte e maior influência da madeira no timbre. Eu diria que vc tem que testar uma e ver o que vc acha de diferente.

Natanael_DM
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar
Pois é. Já tive muitas stratos e nunca usei alavanca. Acho que posso considerar esse um item irrelevante, pra mim! Hehehehehe!

Obrigado pela dica!
o/

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Natanael_DM
Eu tb, sou fã de strato mas alavanca nunca foi meu forte...
Acho que uma hardtail vale pela simplicidade. E a minha é campeã em simplicidade, sem tremolo e sem tones... heuheuheuheu... só volume.

Natanael_DM
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar
Cara, sou fã de guitarras com ajustes mínimos. Durante um bom tempo usei uma guitarra que tinha um único e mísero P90, na ponte. E só. Heheheheehehehe!

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Natanael_DM
Aquelas Gibson junior???

Mas eu já melhorei, essa só tinha o captador da ponte e braço!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk
A minha Fender é ligação normal!!!

Natanael_DM
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar
Cara, não foi a Les Paul Jr. Foi uma série da Gibson Melody Maker que saiu com o mesmo tipo de corpo das Les Paul Jr. (aquele slim profile) e com o mesmo P90. Só mudava a mão da guita, que seguia aquele padrão de todas as Melody Maker e o acabamento, que era bem simplinho.

Mas era muuuuuuuuuuito bacana de tocar. Braço grossão dos anos 50 e tal.

Bom, tu realmente tá evoluindo!
Heheheheheehhe!
Strato com captador da ponte e do braço é loucura demais!!!
Hehehehehehehehehe!

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Natanael_DM
Gibson Melody Maker que saiu com o mesmo tipo de corpo das Les Paul Jr. (aquele slim profile) e com o mesmo P90.

Mas era muuuuuuuuuuito bacana de tocar. Braço grossão dos anos 50 e tal.
o/

Bom, tu realmente tá evoluindo!
Heheheheheehhe!
Strato com captador da ponte e do braço é loucura demais!!!

Tô aprendendo a usar os captadores combinados. O tone até uso de vez em quando na Fender, mas como é uma situação muito mais de casa que de "guerra", nem fazia falta.

Natanael_DM
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar
Podes crer!
Essa fase de (re)descobrimento do próprio equipo é muito bacana!

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Natanael_DM
Essa fase de (re)descobrimento do próprio equipo é muito bacana!
heuheuehuehuheu... uso só um DS1, mas vou pegar um DD3... TALVEZ um wah!!! heuheuheueuheu

Natanael_DM
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar
Tu tá melhor que eu: nos últimos dias, uso a entrada normal do meu amp, com reverb, e, quando preciso de um boost, mudo pra entrada top boost! Hehehehehe! E era isso. Tô gostando muito dessa fase de tocar com quase nada de efeitos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gambiarrocaster 2 - Hardtail